Moçambique participa no Fórum Económico de São Petersburgo

2017-06-08
Fonte: ANGOP
Foto por: Fórum Económico de São Petersburgo

Patrocinado pelo Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, o Fórum deste ano contará com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, entre outros líderes de organismos mundiais.

Durante a visita, Carlos Mesquita vai manter encontros de trabalho com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Serguey Lavrov, e das Telecomunicações e Meios de Comunicação de Massa, Nikolay Nikiforov, entre outras entidades russas.
Durante os encontros, segundo um comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes e Comunicações enviado à redacção da AIM, serão abordadas matérias sobre a cooperação económica no sector dos Transportes e Comunicações entre Moçambique e a Rússia.
O SPIEF, que se realiza anualmente desde 1997, (...)

Grupo Galp Energia financia projetos de energia solar em Moçambique

2017-06-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Galp Energia

O grupo petrolífero português Galp Energia vai doar 674 mil dólares a Moçambique para financiar projetos de energia solar para iluminar escolas primárias e unidades sanitárias nas zonas rurais de quatro províncias, ao abrigo de um acordo assinado no passado dia 30 de maio, em Maputo.

O acordo, assinado entre o grupo português e o Fundo de Energia (Funae), nas pessoas dos respetivos presidentes, Carlos Silva e António Saíde, irá dotar de energia eléctrica cerca de 700 escolas e 600 centros de saúde nas províncias de Cabo Delgado, na região norte, Manica e Sofala (centro) e Maputo (sul).
A agência noticiosa AIM escreveu terem sido já eletrificados com recurso a sistemas de energia solar 201 vilas, 669 escolas, 623 centros de saúde e 77 edifícios públicos, tendo uma fábrica de painéis solares entrado em funcionamento em (...)

Fundo para a cooperação entre a China e os países de língua portuguesa com sede em Macau

2017-06-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

O Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, que desde o passado dia 1 de junho, tem sede em Macau, está a analisar 20 projetos apresentados por empresários em Portugal, Timor-Leste e Brasil que pretendem obter financiamento para a sua execução.

O Fundo, criado em 2013 com uma dotação de mil milhões de dólares, já apoiou projetos apresentados por grupos empresariais em Moçambique, Angola e Brasil em áreas como agricultura, energia e infraestruturas.
O apoio financeiro previsto para os projetos apresentados ao fundo é de 20 milhões de dólares por unidade mas responsáveis da instituição referiram a abertura para estudar aumentos nas verbas a conceder, de acordo com a dimensão dos projetos de investimento apresentados.
A transferência da sede do fundo de Pequim para Macau foi (...)

Angola e Rússia aprofundam cooperação económica

2017-06-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de cooldesign em FreeDigitalPhotos.net

O satélite angolano AngoSat pode entrar em órbita ainda este ano, anunciou o ministro da Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, em declarações proferidas em Luanda.

O ministro, que falava no final de uma reunião com o vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Yury Trutnev, que o projeto está a decorrer dentro do calendário previsto, estando a construção do satélite quase a ficar concluída, de acordo com o Jornal de Angola.
José Carvalho da Rocha disse que o encontro serviu para passar em revista o nível de cooperação, particularmente os projetos que o sector tem estado a desenvolver com a Rússia, uma vez que há datas que foram acordadas e que precisam ser cumpridas.
O vice-ministro russo foi (...)

Thiago Rodrigues Braga vence Prémio Literário UCCLA

2017-05-18
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: UCCLA

 

O escritor brasileiro Thiago Rodrigues Braga venceu a segunda edição do Prémio Literário UCCLA -- Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, com a obra "Diário de Cão", anunciou no passado dia 4 de maio a organização.
A segunda edição do prémio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) distinguiu com uma menção honrosa o trabalho poético "Asa Norte" da autoria da brasileira Rafaela Nogueira Barbosa.
A obra vencedora vai ser lançada a 16 de junho, na Feira do Livro de Lisboa e será distribuída pelo jornal (...)

Mornas ao Piano

2017-05-18
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Mornas ao Piano” é o nome do novo disco que nos traz de volta Tété Alhinho. "Mindel de Mãe Auta", o novo single, está nomeado para "Melhor Morna" nos Cabo Verde Music Awards, os Prémios que elegem o melhor que se faz pelas Ilhas de Morabeza. Nome incontornável da música de Cabo Verde, Tété arrebatou o mundo com a sua voz nos anos 90, no grupo SIMENTERA. Em 2004 editou “VOZ” com Mario Lucio Sousa, um disco que a cristalizou como uma das grandes vozes do nosso tempo. 2017 é o ano do regresso às edições em nome (...)

Sopa de camarão com quiabos de Moçambique

2017-05-18
Fonte: Sapo Lifestyle
Foto por: Sapo Lifestyle

 

Ingredientes
• Quiabos 100 g
• Mini milho 150 g
• Malaguetas 2
• Camarão 750 g
• Óleo de palma 2 colheres de sopa
• Gengibre fresco ralado 1 colher de sopa
• Alho 2 dentes
• Caril em pó 1 colheres de sopa
• Leite de coco 300 ml
• Limão 1
• Molho de soja 3 colheres de sopa
• Açúcar amarelo 1 colher de sopa
• Sal q.b.
• Coentros 1 raminho

Preparação
Descasque os camarões e deite num tacho as cascas e as (...)

Uma visita ao Museu das Comunicações através da Realidade Aumentada

2017-04-10
Fonte: Jornal Económico
Foto por: FPC

 

A IT People Innovation estabeleceu uma parceria com a Fundação Portuguesa das Comunicações, com o objetivo de levar a Realidade Aumentada para o espaço do Museu das Comunicações.
As duas entidades pretendem assim promover e valorizar o acervo das exposições permanentes e temporárias, dando aos visitantes uma experiência museológica totalmente diferente. Com esta parceria, a IT People Innovation será responsável pelo desenvolvimento de uma APP de Realidade Aumentada, com modelação e animação 3D, que os visitantes do Museu das (...)

«O Convidador de Pirilampos» de Ondjaki e António Jorge Gonçalves

2017-04-10
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

 «– Não achas que podem ficar tristes, esses pirilampos dentro de uma gaiola que fica dentro do teu quintal?
– Se estivessem tristes, acho que não brilhavam assim.
– E se estiverem a brilhar de tristeza? – perguntou o Avô.
– Não tinha pensado nisso.
»
Perto da Floresta Grande vive um menino e o seu Avô. O menino gosta de cientistar coisas: Já inventou um aumentador de caminhos e um convidador de pirilampos. Fala em código Morse com eles.

«Mapata» de Moçambique

2017-04-10
Fonte: Travel Tailors
Foto por: Linda Barreiro - Blog: http://www.receitaparatudo.com/

 

Ingredientes:
750 gramas de amendoim cru
1 coco
1 kg de camarão seco ou caranguejo
1 kg de folhas de mandioca ou couve
2 litros de água
sal a gosto

Preparação:
Pila-se o amendoim até ficar em pó e dissolve-se em cerca de meio litro de água (sem a casca). Rala-se a polpa de coco e espreme-se num passador, juntando o pouco e pouco o restante litro e meio de água de forma a extrair todo o leite ao coco. Junta-se este leite de coco à (...)