Creme de Mandioca: o sabor de Moçambique

2018-04-13
Fonte: Receitas e Menus
Foto por: Receitas e Menus

 

Ingredientes:
• 6 colheres de sopa de farinha de mandioca
• 2 cebolas
• 3 tomates
• 1 alho
• salsa
• peixe cozido que baste
• sal
• azeite
• manteiga

Confeção:
Picam-se as cebolas e o alho que vai ao lume num tacho com uma colher de azeite; deixa-se refogar devagar até alourar. Deitam-se os tomates sem peles e grainhas e a salsa picada. Torna-se a refogar até estar grosso, mexendo sempre.

«Ensina-me a Voar Sobre os Telhados» de João Tordo

2018-03-19
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Autor vencedor do Prémio Literário José Saramago Japão, 1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa. Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide (...)

«Moça Morena» a fusão da música Portuguesa e Brasileira

2018-03-19
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

A sonoridade do RioLisboa reflete a fusão das musicalidades de Portugal e do Brasil – países unidos por laços históricos e pela língua de Camões. O fado unido à bossa-nova – a nostalgia e a saudade unidas à alegria e à paixão. Esta mistura expressa as sonoridades da antiga Alfama com as da saudosa Copacabana, numa junção alegremente conseguida, sensivelmente materializada pelos poetas e pelos músicos que compõem este colectivo. Moça Morena ilustra a mulher moderna europeia que se identifica com as influências latinas, africanas e (...)

Xérem tradicional de Cabo Verde

2018-03-19
Fonte: Rotas Turísticas
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes:
 200 grs de atum fresco
 2 colheres de sopa cheias de banha
 1 boa cebola
 250 grs de carolo de milho
 8 dl de leite de coco
 sal q.b.
 piripiri q.b.

Confeção:
Depois do atum arranjado e lavado, corta-se aos bocados e tempera-se com sal e piripiri.
Leva-se um tacho ao lume com a banha e cebola picada a refogar. Assim que a cebola alourar um pouco, junta-se o atum.
Deixa-se refogar (...)

FESTin 2018 arranca no final de fevereiro em Lisboa

2018-02-12
Fonte: Canela e Hortelã
Foto por: FESTin

 

Decorre entre 27 de fevereiro e 6 de março a 9.ª edição do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que terá como base o cinema São Jorge, em Lisboa, onde irão decorrer todas as atividades do festival.
O certame arranca com o filme Como Nossos Pais, da realizadora Laís Bodansky; e encerra com As Duas Irenes de Fabio Meira. Entre as novidades da edição deste ano, destaque para a exibição de várias obras vindas da Berlinale, e uma parceria com o Guiões -Festival de Roteiros de Língua Portuguesa.
A participação (...)

David Hopffer Almada lança "Dito & Escrito" na Biblioteca Nacional

2018-02-12
Fonte: A Semana
Foto por: A Semana

 

O escritor David Hopffer Almada lançou o seu novo livro intitulado “Dito & Escrito”, na Biblioteca Nacional, na Varzea, cidade da Praia. A apresentação esteve a cargo dos escritores Jorge Tolentino e Mário Lúcio Sousa.
A obra vem tornar públicas intervenções do autor feitas no passado e que ficaram confinadas a um pequeno círculo de audiência. David Hopffer Almada resolve agora partilhar essas intervenções com toda a gente, expondo a sua posição na presente obra sobre diversos temas abordados.
Além de "Dito (...)

Canjica: o sabor de São Tomé e Príncipe

2018-02-12
Fonte: Rotas Turísticas
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes:
6 ovos
500 gr de açúcar
1 pau de canela
1 litro de água quente
1 kg de milho verde
canela em pó q.b.

Confeção:
Pisa-se muito bem o milho.
Depois de pisado adiciona-se a água quente, mexa.
Passa-se por um passador de rede fina, espremendo bem.
Leva-se um tacho ao lume com o caldo obtido, o açúcar e a canela a ferver até estar em ponto de pérola, o que leva +- 3 minutos de fervura.
Retire (...)

Jovens empreendedores de Macau e da China visitam Lisboa e Porto

2018-02-11
Fonte: Diário de Notícias

Jovens empreendedores de Macau, Cantão, Shenzhen e Zhuhai iniciaram, no passado dia 06 de fevereiro, uma visita a Lisboa e no Porto.

Deslocações a ”espaços de trabalho partilhado e incubadoras de empresas locais” foram o ponto alto da visita de uma comitiva de jovens empreendedores de Macau, Cantão, Shenzhen e Zhuhai que iniciaram no dia 6 de fevereiro e que os levou ao Porto e Lisboa. O objetivo foi desenvolver oportunidades de negócios e cooperação. Em Lisboa este jovens empreendedores de Macau e do interior da China visitaram a Second Home, um espaço de trabalho partilhado (coworking), a Fábrica de Startups, uma aceleradora e incubadora, a Beta-i, (...)

Consórcio britânico-americano vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Moises

 O consórcio petrolífero formado pela britânica BP Exploration Operating Co. Ltd. e pela norte-americana Kosmos Energy ganhou o direito de prospecção de dois blocos de petróleo da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé o director da Agência Nacional de Petróleo.

Em comunicado enviado à Macauhub em São Tomé, Orlando Pontes sublinha que a decisão resulta de um concurso “restrito” lançado há pouco mais de um mês pelo governo são-tomense através da Agência Nacional de Petróleo referente aos blocos números 10 e 13.
O documento informa também que “a Agência Nacional de Petróleo dará início nos próximos dias às negociações com o referido consórcio com vista à assinatura do Contrato de Partilha de Produção de petróleo e gás” dos blocos em causa.
Além do consórcio vencedor, (...)

FMI recomenda que despesa em infraestruturas na Guiné-Bissau seja bem gerida

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

O investimento em infraestruturas proposto pelo governo da Guiné-Bissau em sede de Orçamento de Estado para 2018 é bem-vindo, uma vez que ajuda a preencher lacunas graves, mas o processo tem de ser muito bem gerido, afirma a equipa do Fundo Monetário Internacional que conclui uma missão àquele país de 17 a 23 de janeiro.

A deslocação da missão liderada por Tobias Rasmussen visou avaliar a proposta de Orçamento de Estado para 2018, aprovada em reunião de Conselho de Ministros, as implicações a nível fiscal e de dívida de um proposto aumento da despesa pública para a construção de infraestruturas e passar em revista os recentes acontecimentos ocorridos no sector bancário do país.
A atividade económica continua a demonstrar dinamismo, apoiada numa gestão orçamental eficaz. A inflação continua baixa e a receita fiscal demonstra um aumento robusto, (...)