Comércio entre a China e países de língua portuguesa atinge 67 615 milhões de dólares de janeiro a julho

2017-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Pjt56 - Wikimedia Commons

O valor das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa registou um crescimento homólogo de 31,29% para 67 615 milhões de dólares no período entre janeiro e julho, de acordo com dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

A China foi responsável por exportações no montante de 19 822 milhões de dólares (+25,74% em termos homólogos) e importações que atingiram 47 793 milhões de dólares (+33,74%), assumindo um défice comercial de 27 971 milhões de dólares.
O Brasil, que representou quase 74% do comércio entre a China e os oito países de língua portuguesa com 49 903 milhões de dólares (+30,51%), vendeu às empresas chinesas bens no valor de 34 246 milhões de dólares (+28,57%) e comprou mercadorias no valor de 15 657 milhões de dólares (+34,97%).
O (...)

São Tomé e Príncipe tem a melhor taxa de alfabetização dos PALOP

2017-10-08
Fonte: Diário de Notícias

Pelo menos 90% dos são-tomenses com mais de 15 anos sabem ler e escrever, a melhor taxa entre os países africanos de língua portuguesa, indica o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PAJA) são-tomense

O Governo de São Tomé e Príncipe prevê erradicar o analfabetismo no país até 2022, mas em 1975 tinha uma taxa de analfabetismo estimada em pouco mais de 80% da população.
"Depois da independência, houve uma grande campanha para a redução do analfabetismo, principalmente nos jovens e adultos, começou-se a trabalhar e em 1990 reduziu-se a taxa para 50%", explica a diretora do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, Helena Bonfim.
Segundo a diretora desta instituição, esse programa foi suspenso "quando se mudou o (...)

Empresas de Macau podem ajudar congéneres da China a investir nos países de língua portuguesa

2017-10-08
Fonte: Macauhub
Foto por: Fórum Macau

O secretário para a Economia e Finanças de Macau, Leong Vai Tac, disse esperar que as empresas interessadas em investir nos países de língua portuguesa colaborem com as empresas de Macau, no decurso de um encontro ocorrido em Changsha, província de Hunan.

Leong Vai Tac acompanhou o Chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, que naquela cidade manteve um encontro com o governador da província de Fujian, Yu Weiguo, no decurso da qual foram trocadas ideias sobre a participação conjunta na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e o aprofundamento da cooperação nas áreas de turismo, convenções e exposições, entre outros temas.
Os dois dirigentes deslocaram-se a Changsha para participar na Reunião Conjunta das Lideranças Executivas de 2017, no contexto da Cooperação Regional do Pan-Delta do Rio das (...)

Estufas adaptam práticas agrícolas são-tomenses face as mudanças climáticas

2017-10-08
Fonte: Téla Non
Foto por: Téla Non

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, através do Fundo Mundial para o Ambiente, está a implementar o uso de estufas em 10 comunidades agrícolas de São Tomé e Príncipe, para produção de hortaliças. O projeto se enquadra no reforço das capacidades das comunidades rurais para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

É uma experiência pioneira em São Tomé e Príncipe. O Fundo Mundial para o Ambiente e o PNUD, organizaram os agricultores da roça Canavial numa cooperativa, para gestão da estufa.
A cooperativa de 8 membros, já lançou tomateiros num espaço de cerca de 600 metros quadrados. Estão floridos, e segundo os cálculos a estufa da roça Canavial deverá produzir no mínimo 12 toneladas de tomate.
Em São Tomé e Príncipe, as hortaliças são produzidas em maior quantidade nos três meses da estação seca. O resto do ano, a produção baixa. (...)

Paulina Chiziane lança

2017-09-08
Fonte: mCel
Foto por: mCel

 

A escritora moçambicana Paulina Chiziane lançou, no passado dia 26 de julho, a sua mais recente obra literária, intitulada “O Canto dos Escravos”, na qual fala do percurso dos africanos no nosso País e fora do continente.
Composto por 122 páginas, divididas em sete capítulos, o livro pretende ser uma celebração da existência do negro, da dor, da alegria e da esperança, de modo a transformá-lo num diálogo entre o passado, o presente e o futuro.
Com esta obra, Paulina Chiziane convida os leitores à reflexão sobre a nova identidade (...)

Carminho Canta Tom Jobim

2017-09-08
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

No fado, como em muitas outras músicas, fala-se muitas vezes do “tom maior” e do “tom menor”. Carminho, já o sabíamos, era uma cantora em tom maior – e a ficar maior de disco em disco, de um “Fado” que se tornou “Alma” e depois passou a “Canto”, ao longo de três álbuns que dela fizeram uma voz aclamada, dentro e fora de Portugal. Mas daí a ouvi-la cantar um tom à parte como é o de Tom Jobim – e acompanhada pela Banda Nova que foi a última banda de Jobim, e com nomes que privaram com ele como Bethânia e Chico - vai um passo (...)

Pudim de Mandioca: o Sabor de Cabo Verde

2017-09-08
Fonte: Ezilda Almeida/Nham Nham Sabores de Cabo Verde
Foto por: Ezilda Almeida/Nham Nham Sabores de Cabo Verde

 

Ingredientes:
2 copos de mandioca crua ralada
2 copos de açúcar
2 copos de leite ou leite de coco
2 ovos ligeiramente batidos
½ copo de coco ralado
250g de manteiga derretida
Caramelo liquida qb.

Preparação:
Numa tigela, coloque a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco, o leite e a manteiga. Misture muito bem com uma colher de pau;
Barre uma forma com caramelo líquido, despejo o preparado;
Leve em forno médio (...)

José Eduardo Agualusa vence prémio literário de Dublin

2017-07-12
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Wikipedia/LaraLongle

 

O escritor angolano José Eduardo Agualusa foi distinguido, no passado dia 21 de junho, com o prémio literário internacional de Dublin, pela tradução inglesa do romance "Teoria Geral do Esquecimento". José Eduardo Agualusa era finalista do prémio literário internacional de Dublin deste ano, numa edição em que o escritor moçambicano Mia Couto estava também entre os finalistas, com a tradução de "A Confissão da Leoa".
O prémio literário de Dublin, de 100 mil euros, é gerido pelas Bibliotecas Públicas de Dublin, com o apoio da (...)

"Mim Ê Bô" - o regresso de Tito Paris aos discos

2017-07-12
Fonte: TSF
Foto por: Fnac

 

Depois de uma ausência discográfica, em nome próprio, de quinze anos, o cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris voltou aos estúdios para gravar um disco que foi editado no passado dia 23 de junho.
Ausente dos discos de originais desde a edição, em 2002, de "Guilhermina", Tito Paris reaparece agora com "Mim Ê Bô", um trabalho feito sem pressas e, talvez por isso mesmo, com um notável resultado final de completo amadurecimento.
Ao longo deste hiato de quinze anos, houve muito mundo percorrido por Tito Paris, sempre com a lusofonia numa (...)

Pitche-patche de Ostras - o sabor da Guiné-Bissau

2017-07-12
Fonte: Rotas Turísticas
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes
1 dl de óleo de amendoim
1 kg de ostras
3 tomates médios maduros
70 grs de arroz carolino
2 dentes de alho
1 limão
1 cebola grande
sal q.b.
piripiri q.b.

Confeção
Em primeiro lugar põe-se o arroz de molho em água fria durante 15 minutos.
Retira-se da água e põe-se num pano de cozinha e com o rolo da massa ou uma garrafa pisa-se para o partir.
Leve um tacho ao lume com o óleo, a cebola e dentes de alho picados. Junte o tomate limpo de peles e (...)