Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola quer reunir empresários durante a Feira Internacional de Luanda

2018-06-10
Fonte: Macahub
Foto por: FILDA

A Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA) está a organizar um encontro no qual pretende juntar empresários e gestores dos dois países durante a edição deste ano da Feira Internacional de Luanda (Filda), que se realiza de 10 a 14 julho, de acordo com o jornal português Público.

O encontro está marcado para o dia 12 de Julho, afirmou o responsável da CCIPA, João Traça, e é o segundo organizado pela associação empresarial tendo como mote as “relações com passado e futuro.”
O jornal destaca que a reunião ocorre num momento de relançamento das ligações entre os dois países e que Portugal tem tido as mais expressivas representações estrangeiras na Filda, o maior certame angolano de negócios.
As relações comerciais entre Angola e Portugal estão a atravessar uma fase negativa.
Depois de uma queda (...)

Turismo em Angola deverá gerar mais receitas e postos de trabalho

2018-06-10
Fonte: Rumo
Foto por: Wikipedia/ Dr. Thomas Wagner

A ministra do turismo Ângela Bragança, que prestava declarações no final da 8.ª reunião de trabalho com os embaixadores de Angola acreditados em países estrangeiros, afirmou que o Ministério está a trabalhar com outros sectores como o da Construção e do Interior, na adoção de medidas para desenvolver a atividade turística, arrecadar receitas e, em consequência, criar postos de trabalho.

Disse ainda que o turismo desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento da economia angolana, dado haver potencial suficiente para desenvolver o sector e obter receitas, um desiderato a ser atingido com a participação do empresariado estrangeiro.
Mas para que isso aconteça, a ministra acredita que é fundamental melhorar os serviços básicos, como as vias de comunicação terrestre e fiscalização dos locais turísticos, de modo a salvaguardar a sua estrutura física, bem como a qualificação dos recursos humanos, de modo a permitir que (...)

Eletricidade de Moçambique vai expandir rede no norte do país

2018-06-10
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Wikipedia/ Hansueli Krapf

A Eletricidade de Moçambique (EDM) vai investir 2,4 milhões de euros nos próximos três meses na expansão da rede de distribuição de energia na província de Cabo Delgado, anunciou o presidente da empresa.

A província costeira está situada no extremo norte do país, a mais de dois mil quilómetros da capital, e faz fronteira com a Tanzânia.
O investimento vai abranger distritos do interior da região, nomeadamente Mueda, Muidumbe e Nangade, anunciou Mateus Magala, citado hoje pelo jornal moçambicano Notícias.
Apesar de os distritos estarem ligados à rede nacional de energia elétrica, ainda há carências em certas instituições públicas, como centros de saúde, escolas e pequenos sistemas de abastecimento de água, (...)

Lusofonia prepara a "Agenda digital"

2018-06-10
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: CPLP

Angola defende a aprovação de um plano de acção para a implementação da “Agenda digital” em benefício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A posição de Angola vai ser apresentada, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, na reunião dos ministros das Comunicações da comunidade lusófona.
A décima reunião de ministros, que começa hoje, é antecedida de um encontro de peritos, que começou sábado e terminou ontem, bem como de um encontro do secretariado permanente da Associação de Reguladores das Comunicações e Telecomunicações da CPLP.
A "Declaração de Malabo", que está a ser (...)

Países de língua portuguesa ganharão portal único

2018-06-10
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe
Foto por: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Grupo Bandeirantes assinou acordo com Global Media Group, de Portugal. Iniciativa lançará site de notícias e entretenimento voltado para países e regiões lusófonas no segundo semestre.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação assinou um acordo com o Global Media Group, de Portugal, para promover a língua portuguesa. Um dos projetos do acordo é o lançamento de um portal de notícias e entretenimento com conteúdo em português de diversos países além de Brasil e Portugal, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e outros africanos, e até de grandes comunidades lusófonas, como Macau, na China.
Segundo Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, o portal se chamará Plataforma.com e terá conteúdos em vídeo, áudio e textos. (...)

Jantar no “Instituto de Formação Turística (IFT)” (Macau)

2018-05-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP/ CTM

 

De entre os vários eventos sociais realizados no âmbito do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018, realizOU-se, em Macau, um jantar no “Instituto de Formação Turística” (IFT), amavelmente oferecido pela Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), no qual houve a oportunidade para todos os participantes trocarem experiências e conviverem em ambiente de boa disposição e amizade.

Jantar no “Macau Golf & Country Club” (Macau)

2018-05-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP/ CTT

 

De entre os vários eventos sociais realizados no âmbito do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018, realizOU-se, em Macau, um jantar no “Macau Golf & Country Club”, amavelmente oferecido pela Direção de Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT), no qual houve a oportunidade para todos os participantes trocarem experiências e conviverem em ambiente de boa disposição e amizade.

RTC – Radiotelevisão Caboverdiana adere à AICEP

2018-05-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

 

Na sequência da última reunião da Assembleia-Geral, realizada no dia 23 de abril de 2018, em Macau (RAEM), aderiu à AICEP, como novo membro associado, a empresa de televisão de Cabo Verde RTC – Radiotelevisão Caboverdiana, aumentando, assim, o número de empresas operadoras de conteúdos e de televisão presentes na vida desta Associação.
A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta Associação (...)

«O Paraíso e Outros Infernos» de José Eduardo Agualusa

2018-04-14
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Neste livro, os temas são variados: da literatura portuguesa ou de uma frase de Borges à situação política em Angola, de uma navalha sul-africana à teoria dos sonhos e ao cabelo da sua filha, da lista de inspirações para a sua obra até à beleza da Ilha de Moçambique e à herança portuguesa no Brasil – sempre num registo literário que ultrapassa a fronteira do tempo e da sua contingência. O autor faz desses textos o ponto de partida para um livro mais complexo, misturando fragmentos do seu diário com crónicas publicadas na imprensa, ou seja, (...)

«Branco» de Cristina Branco

2018-04-13
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Cristina Branco assume-se cada vez mais como sinónimo de sofisticação, inovação e tradição. O reconhecimento notório refletiu-se no prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, em 2017, para “Melhor Disco”, referente ao álbum “Menina”, bem como a nomeação para Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual. O disco conta com colaborações de nomes consagrados da música, como é o caso de Mário Laginha e Sérgio Godinho, a par de nomes como Jorge Cruz (Diabo na Cruz), André Henriques (Linda Martini) e Filho da (...)