Consórcio britânico-americano vai explorar petróleo em São Tomé e Príncipe

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Moises

 O consórcio petrolífero formado pela britânica BP Exploration Operating Co. Ltd. e pela norte-americana Kosmos Energy ganhou o direito de prospecção de dois blocos de petróleo da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe, anunciou em São Tomé o director da Agência Nacional de Petróleo.

Em comunicado enviado à Macauhub em São Tomé, Orlando Pontes sublinha que a decisão resulta de um concurso “restrito” lançado há pouco mais de um mês pelo governo são-tomense através da Agência Nacional de Petróleo referente aos blocos números 10 e 13.
O documento informa também que “a Agência Nacional de Petróleo dará início nos próximos dias às negociações com o referido consórcio com vista à assinatura do Contrato de Partilha de Produção de petróleo e gás” dos blocos em causa.
Além do consórcio vencedor, (...)

FMI recomenda que despesa em infraestruturas na Guiné-Bissau seja bem gerida

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Colleen Taugher

O investimento em infraestruturas proposto pelo governo da Guiné-Bissau em sede de Orçamento de Estado para 2018 é bem-vindo, uma vez que ajuda a preencher lacunas graves, mas o processo tem de ser muito bem gerido, afirma a equipa do Fundo Monetário Internacional que conclui uma missão àquele país de 17 a 23 de janeiro.

A deslocação da missão liderada por Tobias Rasmussen visou avaliar a proposta de Orçamento de Estado para 2018, aprovada em reunião de Conselho de Ministros, as implicações a nível fiscal e de dívida de um proposto aumento da despesa pública para a construção de infraestruturas e passar em revista os recentes acontecimentos ocorridos no sector bancário do país.
A atividade económica continua a demonstrar dinamismo, apoiada numa gestão orçamental eficaz. A inflação continua baixa e a receita fiscal demonstra um aumento robusto, (...)

Cabo Verde, lusófono com melhor democracia no índice do "The Economist"

2018-02-11
Fonte: Voa Português
Foto por: Pitt Reitmaier/ Wikipedia

Cabo Verde é o país lusófono melhor classificado no Índice de Democracia de 2017 publicado pela revista britânica "The Economist" no passado dia 31 de janeiro.

Ao ocupar a 23ª. posição, o arquipélago ficou à frente de Portugal, Timor Leste e Brasil, todos no grupo das chamadas “democracias com falhas”.
O relatório “Free Speech Under Atack” (“Liberdade de Expressão Sob Ataque”), coloca Moçambique no grupo de “países híbridos” e remete Angola e Guiné-Bissau para a classe de “regimes híbridos”, enquanto São Tomé e Príncipe não foi incluído no estudo.
Dos 167 países analisados pela revista britânica, 89 viram a democracia (...)

Governo de Cabo Verde alarga isenção de vistos para atrair investimentos

2018-02-11
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/Ximonic, Simo Räsänen

O governo de Cabo Verde vai alargar a isenção de vistos aos cidadãos dos Estados Unidos da América, do Canadá e dos países europeus fora do espaço Schenghen, anunciou no passado dia 25 de janeiro, na Praia o ministro dos Negócios Estrangeiras e das Comunidades, Luís Filipe Tavares.

São oportunidades importantes para o país, pois queremos mais investimentos e mais empregos”, acrescentou o ministro, no final da XX Reunião do Grupo Local de Seguimento da Parceria Especial Cabo Verde – União Europeia (UE).
Sobre a isenção de vistos para cidadãos da União Europeia e do Reino Unido, prevista para entrar em vigor em Janeiro mas adiada para Maio, Luís Filipe Tavares adiantou que o novo calendário foi motivado por “um conjunto de preocupações de natureza técnica.”
Relativamente ao encontro, (...)

Selos dos CTT vão destacar a cultura portuguesa em 2018

2018-01-08
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

 

Os CTT voltarão, em 2018, a destacar personalidades, obras e datas históricas que marcaram a definição do que é ser português nos últimos 250 anos. Os Maias, de Eça de Queirós, o pintor Domingos Sequeira, o compositor Vianna da Mota, a construção do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, ou os patrimónios imateriais da humanidade materializados nos processos de fabrico de chocalhos e da louça de barro preto de Bisalhães são alguns desses destaques.
Indo ainda mais longe no tempo, os CTT irão prosseguir com mais uma emissão filatélica de (...)

«As Areias do Imperador - Livro 3: O Bebedor de Horizonte» de Mia Couto

2018-01-08
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Neste último volume da trilogia, os prisioneiros embar¬cam no cais de Zimakaze e a lancha parte em direção ao posto de Languene. Ali farão uma breve paragem para depois rumarem para o estuário do Limpopo e ali darem início à viagem marítima que conduzirá os africanos para um distante e eterno exílio.

 

Galinha de Ginguba, o sabor de Angola

2018-01-08
Fonte: Receitas de Comida/ A Cozinha da Ana
Foto por: Receitas de Comida/ A Cozinha da Ana

 

Ingredientes
• 1 Galinha
• Ginguba (Amendoim) moída q.b.
• 1 Cebola
• 3 Colheres de sopa de óleo
• 1 Tomate
• 1 Limão ou 1 copo de vinho branco
• Alho
• Louro
• Sal

Confeção
Corte galinha em pedaços, mas não muito pequenos e depois tempere com sal, o alho e o sumo de limão ou o copo de vinho branco e deixa-se repousar 10 minutos para tomar gosto.
Faça um refogado com o óleo, a cebola e o (...)

Instituto do Mundo Lusófono vai ser "vitrina da lusofonia"

2018-01-07
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: IMLus

O Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na universidade da Sorbonne, em Paris, e trata-se de uma plataforma que pretende ser uma "vitrina da lusofonia", disse a presidente do instituto Isabelle de Oliveira.

O Instituto do Mundo Lusófono, criado em finais de 2015, foi apresentado no primeiro Congresso da Lusofonia e da Francofonia, que e decorreu, em Paris, tendo como embaixadora a escritora Alice Vieira e como madrinha a deputada Maria de Belém Roseira. O instituto vai juntar parceiros económicos, universidades e agentes da cultura dos países lusófonos mas, para já, é apenas de uma plataforma digital e a sua sede física deverá ser inaugurada dentro de um ano em Paris, de acordo com Isabelle de Oliveira, que também organizou o congresso.
"Foi (...)

São Paulo ganha novo festival cultural lusófono em 2018

2018-01-07
Fonte: Mundo Lusíada
Foto por: Mundo Lusíada

A Semana Internacional de Música de São Paulo – SIM São Paulo aconteceu em dezembro e trouxe uma programação repleta de atividades, incluindo um debate sobre a Lusofonia, a comunidade formada por todos os povos e as nações que compartilham a língua e cultura portuguesas.

Após o painel “Dos dois lados do Atlântico: A conexão lusófona”, com representantes de Portugal e Angola com o intuito de aumentar a aproximação desses e outros países lusófonos com o Brasil, foi anunciando a criação do Festival Fixe, um festival lusófono que deverá “ser realizado em 2018 no Brasil visando estreitar laços”, contou Anabela Cunha, mediadora do evento.
O foco do Festival Fixe será música, mas tentaremos trazer outras áreas da cultura, como gastronomia, cinema, literatura e teatro”, (...)

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce 29,81% de janeiro a outubro

2018-01-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de satit_srihin em FreeDigitalPhotos.net

O comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresceu 29,81% em termos homólogos de Janeiro a Outubro para 97,99 mil milhões de dólares, revelam dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Ao longo dos primeiros dez meses do ano a China importou dos oito de língua portuguesa mercadorias no valor de 68,38 mil milhões de dólares (+32,21% em termos homólogos) e exportou para aqueles países bens no valor de 29,61 mil milhões de dólares, assumindo um défice comercial de 38,77 mil milhões de dólares.
Com o Brasil, o principal parceiro comercial mundial, a China trocou mercadorias no montante de 72,83 mil milhões de dólares (+29,26%), tendo vendido aquele país da América do Sul bens no valor de 23,50 mil milhões de dólares (...)