«publicação da mortalidade» de Valter Hugo Mãe

2018-07-12
Fonte: Bertrand
Foto por: Bertrand

 

«publicação da mortalidade» reúne a obra poética de Valter Hugo Mãe, que para esta edição eliminou poemas, trabalhou os que ficaram e acrescentou um importante número de inéditos.

poemas são transumâncias
de deuses
pastam nos versos
a infinita criação

 

Caetano Moreno Zeca Tom Veloso - «Ofertório»

2018-07-12
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Caetano Veloso, um dos artistas brasileiros mais queridos, confessa que há muitos anos queria cantar com os seus filhos em público. Atuar em conjunto é uma longa tradição que é sempre motivo de comemoração. O cantor e compositor vem de uma grande família e afirma que "não somos uma família de músicos, somos músicos de família". Ofertório é o seu mais recente projeto, no qual é acompanhado pelos seus três filhos: Moreno, Zeca e Tom. Caetano Veloso é considerado o fundador, a par de Gilberto Gil, da corrente conhecida como (...)

Kibeba de Angola

2018-07-12
Fonte: Candando
Foto por: Candando

 

Ingredientes:
- 600 g choquinhos
- 2 colheres de sopa óleo de palma
- 2 cebolas em meias-luas
- 1 malagueta picada
- 400 g batata-doce em cubos médios
- 400 g mandioca em cubos médios
- sal a gosto

 

 

Confeção
Numa panela ao lume com água, coza os chocos. Retire, reservando o choco e a água da cozedura
Numa caçarola ao lume com óleo de (...)

Prémio Camões 2018 atribuído a Germano Almeida

2018-06-18
Fonte: República Portuguesa
Foto por: Wikipédia/ Leandro Müller

 

No seguimento da reunião do júri da 30.ª edição do Prémio Camões, que decorreu em Lisboa, no dia 21 de maio, o Ministro da Cultura anuncia que o Prémio Camões 2018 foi atribuído ao escritor cabo-verdiano Germano Almeida.
Germano Almeida nasceu na ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1945. Licenciou-se em Direito, em Lisboa, e exerce advocacia. Estreou-se como contista no início da década de 80, colaborando na revista “Ponto & Vírgula”. A sua obra de ficção representa uma nova etapa na história literária de Cabo Verde. Está publicada (...)

Creme de Mandioca: o sabor de Moçambique

2018-06-18
Fonte: Rotas Turísticas
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes:
6 colheres de sopa de farinha de mandioca
2 cebolas
3 tomates
1 alho
salsa
peixe cozido que baste
sal
azeite
manteiga

Confeção
Picam-se as cebolas e o alho que vai ao lume num tacho com uma colher de azeite; deixa-se refogar devagar até alourar. Deitam-se os tomates sem peles e grainhas e a salsa picada.
Torna-se a refogar até estar grosso, mexendo sempre.
Deita-se então um pouco de água (...)

«Os Portugueses» de Rodrigo Leão

2018-06-18
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

10 novas gravações originais, com novos arranjos conduzidas por Rodrigo Leão numa produção excecional, neste ano que se assinalam os seus 25 anos de carreira. Todas as canções em Português com as vozes de Camané, Selma Uamusse e Ana Vieira. CD inéditos: O Pastor, Vida tão Estranha, Rosa e o original Restos da Vida, entre outros. CD Bónus: Portugal, um retrato Social.

Junho 2018

 

«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» celebrado em todo o mundo

2018-06-10
Fonte: CPLP
Foto por: CPLP

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi comemorado por um conjunto de eventos, um pouco por todo o mundo, organizados pelo Secretariado Executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a Organizações Internacionais, pela Sociedade Civil e pelos governos nacionais.

Na sede da CPLP, o Secretariado Executivo organizou uma sessão solene, no dia 3 de maio de 2018, sob o lema «Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-Membros da CPLP». A abertura da sessão foi efetuada pela Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e pelo Representante do Brasil junto à CPLP (Presidência pro tempore da CPLP), Embaixador Gonçalo Mourão, seguindo-se uma mesa-redonda para reflexão e debate. A recuperação e preservação da memória histórica merece (...)

Lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA

2018-06-10
Fonte: UCCLA
Foto por: UCCLA

Vai decorrer no dia 13 de junho, pelas 18 horas, no auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII), o lançamento da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa - atribuída ao livro “Equilíbrio Distante” da autoria de Óscar Ruben Lopez Maldonado.

Neste evento estarão presentes o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o editor da Bela e o Monstro, João Pinto de Sousa, o representante do Movimento 2014, José Ribeiro e Castro, o consultor do prémio, o poeta António Carlos Cortez, e o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.
O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa conjunta da UCCLA e Editora A Bela e o Monstro, que conta com o apoio do Movimento 2014 e Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (...)

Moçambique e China lançam primeira pedra de centro cultural em Maputo

2018-06-10
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Horizonte 25

O Governo moçambicano e uma comitiva estatal chinesa lançaram hoje a primeira pedra do Centro Cultural Moçambique - China, em Maputo.

A obra está orçada em 66,8 milhões de euros, anunciou o embaixador da China em Moçambique, Su Jian, citado pela Televisão de Moçambique (TVM).
O empreendimento vai nascer numa área de dois hectares que vai incluir também a futura escola de comunicação e artes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e uma delegação do Instituto Confúcio, vinculado ao Ministério da Educação chinês e que tem como objetivo promover a língua e a cultura da China.
O investimento hoje lançado resulta de acordos de cooperação assinados entre (...)

CPLP apoia novos projetos de documentários de TV do espaço da lusofonia

2018-06-10
Fonte: Observador
Foto por: CPLP

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.

Projetos de documentários sobre o grupo de teatro angolano Elinga, a antropóloga Margot Dias ou a música da resistência timorense vão ser apoiados pelo Programa CPLP Audiovisual, anunciou esta sexta-feira a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesta segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão, “que apresentem uma visão original que aborde processos contemporâneos da respetiva realidade nacional”, refere a CPLP.
Entre os projetos a apoiar contam-se “Elinga Teatro (...)