Selos dos CTT vão destacar a cultura portuguesa em 2018

2018-01-08
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

 

Os CTT voltarão, em 2018, a destacar personalidades, obras e datas históricas que marcaram a definição do que é ser português nos últimos 250 anos. Os Maias, de Eça de Queirós, o pintor Domingos Sequeira, o compositor Vianna da Mota, a construção do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, ou os patrimónios imateriais da humanidade materializados nos processos de fabrico de chocalhos e da louça de barro preto de Bisalhães são alguns desses destaques.
Indo ainda mais longe no tempo, os CTT irão prosseguir com mais uma emissão filatélica de (...)

«As Areias do Imperador - Livro 3: O Bebedor de Horizonte» de Mia Couto

2018-01-08
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Neste último volume da trilogia, os prisioneiros embar¬cam no cais de Zimakaze e a lancha parte em direção ao posto de Languene. Ali farão uma breve paragem para depois rumarem para o estuário do Limpopo e ali darem início à viagem marítima que conduzirá os africanos para um distante e eterno exílio.

 

Galinha de Ginguba, o sabor de Angola

2018-01-08
Fonte: Receitas de Comida/ A Cozinha da Ana
Foto por: Receitas de Comida/ A Cozinha da Ana

 

Ingredientes
• 1 Galinha
• Ginguba (Amendoim) moída q.b.
• 1 Cebola
• 3 Colheres de sopa de óleo
• 1 Tomate
• 1 Limão ou 1 copo de vinho branco
• Alho
• Louro
• Sal

Confeção
Corte galinha em pedaços, mas não muito pequenos e depois tempere com sal, o alho e o sumo de limão ou o copo de vinho branco e deixa-se repousar 10 minutos para tomar gosto.
Faça um refogado com o óleo, a cebola e o (...)

Instituto do Mundo Lusófono vai ser "vitrina da lusofonia"

2018-01-07
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: IMLus

O Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) foi lançado, no passado dia 7 de dezembro, na universidade da Sorbonne, em Paris, e trata-se de uma plataforma que pretende ser uma "vitrina da lusofonia", disse a presidente do instituto Isabelle de Oliveira.

O Instituto do Mundo Lusófono, criado em finais de 2015, foi apresentado no primeiro Congresso da Lusofonia e da Francofonia, que e decorreu, em Paris, tendo como embaixadora a escritora Alice Vieira e como madrinha a deputada Maria de Belém Roseira. O instituto vai juntar parceiros económicos, universidades e agentes da cultura dos países lusófonos mas, para já, é apenas de uma plataforma digital e a sua sede física deverá ser inaugurada dentro de um ano em Paris, de acordo com Isabelle de Oliveira, que também organizou o congresso.
"Foi (...)

São Paulo ganha novo festival cultural lusófono em 2018

2018-01-07
Fonte: Mundo Lusíada
Foto por: Mundo Lusíada

A Semana Internacional de Música de São Paulo – SIM São Paulo aconteceu em dezembro e trouxe uma programação repleta de atividades, incluindo um debate sobre a Lusofonia, a comunidade formada por todos os povos e as nações que compartilham a língua e cultura portuguesas.

Após o painel “Dos dois lados do Atlântico: A conexão lusófona”, com representantes de Portugal e Angola com o intuito de aumentar a aproximação desses e outros países lusófonos com o Brasil, foi anunciando a criação do Festival Fixe, um festival lusófono que deverá “ser realizado em 2018 no Brasil visando estreitar laços”, contou Anabela Cunha, mediadora do evento.
O foco do Festival Fixe será música, mas tentaremos trazer outras áreas da cultura, como gastronomia, cinema, literatura e teatro”, (...)

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce 29,81% de janeiro a outubro

2018-01-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de satit_srihin em FreeDigitalPhotos.net

O comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresceu 29,81% em termos homólogos de Janeiro a Outubro para 97,99 mil milhões de dólares, revelam dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

Ao longo dos primeiros dez meses do ano a China importou dos oito de língua portuguesa mercadorias no valor de 68,38 mil milhões de dólares (+32,21% em termos homólogos) e exportou para aqueles países bens no valor de 29,61 mil milhões de dólares, assumindo um défice comercial de 38,77 mil milhões de dólares.
Com o Brasil, o principal parceiro comercial mundial, a China trocou mercadorias no montante de 72,83 mil milhões de dólares (+29,26%), tendo vendido aquele país da América do Sul bens no valor de 23,50 mil milhões de dólares (...)

Produto Interno Bruto de Cabo Verde aumenta 4,9% no 3.º trimestre de 2017

2018-01-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Davetrainer/ Wikipedia

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 4,9% no 3.º trimestre de 2017, contra 3,0% no trimestre anterior, evolução que resultou do maior contributo das despesas do consumo final e das exportações, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

O INE informou ainda no comunicado com as Contas Nacionais Trimestrais relativas ao período de Julho a Setembro que a aceleração do consumo final resultou, principalmente, do aumento das despesas do consumo final da administração pública.
A formação bruta de capital fixo ou investimento teve, em termos homólogos, uma variação negativa de 12,3%, que compara com uma variação positiva de 22,4% no trimestre anterior.
As exportações efectuadas no terceiro trimestre registaram um aumento homólogo de 14,1%, contra uma quebra de 5,2% no trimestre anterior e (...)

2018: Cabo Verde à frente da CPLP num ano em que se perspetivam privatizações

2018-01-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: CPLP

A presidência da comunidade de países lusófonos deverá marcar 2018 em Cabo Verde, onde se perspetiva a privatização de várias empresas, incluindo a TACV, e a concretização do 'hub' aéreo do Sal.

Cabo Verde vai assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 2018- 2020 e acolher a XII conferência de chefes de Estado e de Governo lusófonos, que deverá ocorrer em julho.
Depois de ter perdido para a Costa do Marfim a presidência da comissão da Comunidade Económica de Países da África Ocidental (CEDEAO), a ação da política externa de Cabo Verde centrar-se-á, no próximo ano, na presidência da CPLP.
O país quer uma presidência marcada pela agenda cultural, com a proposta de criação de um (...)

A literatura e a geografia de Cabo Verde na escrita de seu presidente

2017-12-10
Fonte: Correio Braziliense
Foto por: Fnac

 

«O albergue espanhol», um escritor planeja meticulosamente o romance que ainda não escreveu. Lista os temas sobre os quais falará, decide que apenas nomes com cinco letras e “azulado som” entrarão no texto, escolhe uma cidade verde e afrodisíaca para servir de rota de emigração e avisa ao leitor, logo no início, que ele encontrará ali mares, navegantes, brisa, nuvens, artesanatos e cavalos. É inusitado «O Albergue espanhol» de Jorge Carlos Fonseca, jurista nascido em Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, e presidente reeleito do (...)

«Fitxadu» de Sara Tavares

2017-12-10
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Sara Tavares está de regresso às edições discográficas. Chama-se “Fitxadu” e é o quinto trabalho de originais de um nome maior da música portuguesa e Pela primeira vez, Sara Tavares partilha a composição das suas canções, na companhia de nomes como Kalaf Epalanga, Toty Sa´Med, Manecas Costa, Bilan (Cachupa Psicadélica) Princezito, ou Paulo Flores, entre muitos outros. “Coisas Bunitas” e “Brincar de Casamento” anteciparam a chegada do quinto trabalho de originais com data de edição dia 27 de Outubro de 2017 (Sony Music Portugal), (...)