“Morna: Música Rainha de Nôs Terra” - por ocasião da Candidatura da Morna a Património Cultural da Humanidade

2019-12-08
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Público

 

“Morna: Música Rainha de Nôs Terra” (5 livros + CD) começou a ser distribuída, no passado dia 27 de novembro, em Cabo Verde, e desde o dia 30, também em Portugal (pelo jornal Público). Falamos com o autor da colecção, o Antropólogo e Professor Universitário Manuel Brito-Semedo, que recorda como surgiu esta iniciativa e nos fala do processo de pôr em texto, som e imagem a história de um género que se cruza com a história de um povo.

Esta coleção é o resultado uma parceria entre o Expresso das (...)

Chico Buarque vai receber Prémio Camões no dia 25 de Abril em Lisboa

2019-12-08
Fonte: Público
Foto por: FNAC

 

O autor de Essa Gente, o seu mais recente romance, virá a Lisboa no próximo ano receber o mais importante prémio do universo da língua portuguesa.
A entrega do Prémio Camões a Chico Buarque acontecerá em Lisboa, no dia 25 de Abril do próximo ano, confirmou ao PÚBLICO o Ministério da Cultura. A notícia foi dada pelo jornal brasileiro O Globo que escreveu que “a data é significativa, dia da Revolução dos Cravos — a propósito, Chico compôs Tanto mar, em 1975, para homenagear justamente o movimento que derrubou a ditadura de (...)

Açucarinhas: Sabores de S. Tomé e Príncipe

2019-12-08
Fonte: Sabores de São Tomé
Foto por: Sabores de São Tomé

 

Ingredientes:
• 1 e 1/3 chávena (chá) de água
• 2 chávenas (chá) de açúcar
• 500 g de coco ralado
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher (sopa) de manteiga

 

Preparação:
• Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até soltar da panela.
• Retire do fogo, retire com uma colher e coloque na superfície untado ou folha de bananeira deixa secar e (...)

João Pedro Pais lança «Confidências - de um Homem Vulgar»

2019-11-08
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Com mais de 20 anos de carreira, o artista mantém-se com a mesma entrega dos primeiros acordes: a prova está em “Fazes-me Falta”, o seu novo single, que faz parte do seu oitavo disco de originais. Desde os primeiros acordes, não restam dúvidas: “Confidências (de um Homem Vulgar)” é João Pedro Pais, de alma, guitarra e coração. A produção, gravação e misturas deste álbum foram entregues a Benjamim, e o mesmo é integralmente composto por João Pedro Pais.

 

«Bolo de Mandioca», o sabor de Moçambique

2019-11-08
Fonte: Rota dos Sabores
Foto por: Rota dos Sabores

 

Ingredientes:
1/2 kg de açúcar
1 copo de água (200 ml)
120 g de margarina ou manteiga
8 gemas
1/2 kg de mandioca ralada
200 ml de leite de coco

Preparação:
Faça uma calda com o açúcar e a água. Deixe ferver até o ponto de calda. Desligue o lume e adicione a margarina. À parte, misture a mandioca ralada com as gemas e o leite de coco. Adicione a mistura à calda de açúcar. Untar uma forma com margarina polvilhada com açúcar e (...)

Prémio Literário Guerra Junqueiro expande-se à lusofonia em 2020

2019-10-11
Fonte: Público
Foto por: Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=5123042

 

A portuguesa Ana Luísa Amaral, Lopito Feijó (Angola), Raul Calane da Silva (Moçambique), Tony Tcheka (Guiné-Bissau) e Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde) serão os cinco autores distinguidos.
O Prémio Literário Guerra Junqueiro, atribuído desde 2017 numa parceria da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta com a Editorial Novembro, vai expandir-se a quatro países da lusofonia e premiar Ana Luísa Amaral, de Portugal; Lopito Feijó, de Angola; Raul Calane da Silva, de Moçambique; Tony Tcheka, da Guiné-Bissau; e Jorge Carlos Fonseca, de

Expensive Soul e «A Arte das Musas»

2019-10-11
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, e se é verdade ou não, para o caso, pouco importa. É a partir da capa que queremos juntar as peças deste mosaico que é o novíssimo trabalho dos Expensive Soul. “Comunicar através da tela. É sempre esse o desafio. Para o respeitoso álbum “A Arte das Musas”, o repto e a responsabilidade são acrescidos. Da carta-branca entregue pelos muy caros e amigos Expensive Soul, apenas três indicações: transmitir a magia, a alegria e a felicidade através da cor... A dança, o amor e os animais cheios (...)

Cataplana de Tamboril: o sabor do sul de Portugal

2019-10-11
Fonte: Gastronomias
Foto por: Gastronomias

 

Ingredientes:
• Tamboril às postas 500 g
• Miolo de camarão 300 g
• Pimento vermelho ½
• Pimento verde ½
• Batatas médias 4 a 5
• 400 g Tomate pelado
• 2 Cebolas grandes
• 5 Dentes de alho grandes
• 1 Raminho de coentros
• Azeite e vinho branco
• Sal grosso e piripiri

Confeção:
Prepare a cataplana, começando por colocar um bom fio de azeite na base. Por cima distribua uma camada (...)

«O Terrorista Elegante e Outras Histórias» de José Eduardo Agualusa e Mia Couto

2019-09-09
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

"Três novelas curtas, deliciosas e cheias de humor e suspense, de dois dos autores mais populares e reconhecidos da ficção em língua portuguesa.
Na história «O terrorista elegante» (escrita a quatro mãos sob um alpendre, em Boane, Moçambique), que dá título ao livro, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.
«Venho aqui para matar.» É (...)

Adriana Calcanhotto lança «Margem»

2019-09-09
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Depois de ter lançado «Maritmo» em 1998 e «Maré» dez anos depois em 2018, eis que chega o novo álbum de originais de Adriana Calcanhotto - «Margem» que fecha esta trilogia de lançamentos. Neste novo álbum a cantora apresenta 9 temas inéditos, onze anos depois do seu último trabalhão de estúdio, pontuado apenas por edições ao vivo (Olhos de Onda 2011 e Loucura -2015). «Margem» e «Lá Lá Lá», foram os primeiros temas a ver a luz do dia e segue-se o single oficial «Dessa Vez».