«Diálogo com As Ilhas: Sobre cultura e literatura de São Tomé e Príncipe» de Inocência Mata

2018-12-08
Fonte: Wook
Foto por: Ed. Colibri

 

Uma das ideias que, com frequência, se repete, diz respeito à escassez de trabalhos na área dos estudos literários africanos de língua portuguesa. Porém, um olhar mais atento pode descobrir que talvez essa escassez se deva mais à dispersão dos estudos do que propriamente à sua inexistência. E esta foi a razão primeira para a autora pensar em compilar alguns dos trabalhos dispersos sobre a cultura e a literatura são-tomenses para os trazer a lume, numa só publicação.

Arroz Doce, o sabor natalício de Portugal

2018-12-08
Fonte: Natal.pt
Foto por: Natal.pt

 

Ingredientes:
• 1 litro de leite
• 1 limão
• 4 colheres de arroz
• 5 ovos
• 150 gr de açúcar

Preparação: Põe-se o leite ao lume com a casca de limão. Quando levantar fervura, junta-se o arroz previamente lavado e o açúcar. Quando o arroz estiver cozido, juntam-se as gemas batidas. Leva-se de novo ao lume, juntam-se as 5 claras de ovo batidas em castelo, mexe-se bem e serve-se.

 

«OK OK OK» de Gilberto Gil

2018-12-08
Fonte: FNAC

 

«OK OK OK» marca um período de intensa criação de Gilberto Gil. O álbum do cantor e compositor tem 15 músicas (3 delas faixas bónus) e inclui aquelas publicadas digitalmente, "Pela Internet 2" e "Afogamento", esta última com a cantora Roberta Sá.
O projeto, marcado por outras participações como João Donato e Yamandu Costa, trata de questões pessoais e do relacionamento com a sua família. Musicalmente, o artista mostra diferentes gêneros, como é habitual nele.
Gilberto Gil, conhecido por sua musicalidade exuberante e inúmeros (...)

Moçambique com crescimento superior a 4,0% previsto para 2019

2018-12-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ Hansueli Krapf

A economia de Moçambique deverá registar um crescimento no intervalo de 4,0% a 4,7% em 2019, sendo que a taxa de inflação prevista rondará 6,0%, segundo o comunicado da missão técnica do Fundo Monetário Internacional.

Uma equipa do FMI, liderada por Ricardo Velloso, visitou Maputo entre os dias 6 e 19 de Novembro de 2018, para analisar os desenvolvimentos económicos recentes e iniciar conversações relativas às opções possíveis de envolvimento com as autoridades moçambicanas em 2019.
O comunicado divulgado em Washington adianta que a taxa de crescimento prevista é o resultado dos esforços para a criação de uma paz duradoura, do relaxamento gradual das condições monetárias, da regularização dos pagamentos internos em atraso junto de fornecedores e do (...)

Guiné-Bissau e União Europeia assinam novo acordo de pescas

2018-12-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia/ jbdodane

A Guiné-Bissau e a União Europeia assinaram, no passado dia 15 de novembro, o acordo de pesca para que navios de alguns países europeus possam operar nas águas territoriais do país, anunciou em Bissau a ministra das Pescas.

A ministra Adiatu Nandigna disse que a União Europeia acordou pagar à Guiné-Bissau 15,6 milhões de euros anuais durante cinco anos, sendo que pelo anterior acordo Bissau recebia cerca de 9,5 milhões de euros anuais.
O novo acordo estipula que dos 15,6 milhões de euros anuais 11,6 milhões serão canalizados para o Orçamento Geral do Estado guineense, sendo os restantes quatro milhões de euros aplicados no apoio às infra-estruturas da pesca, fiscalização das águas territoriais e ainda para pesquisa.
O acordo entre a UE e a (...)

Portugal pretende investimento da China em áreas produtivas

2018-12-07
Fonte: Macauhub

A China é um "país parceiro amigo de Portugal", desde logo pela aposta chinesa em empresas portuguesas, disse segunda-feira em Lisboa o ministro da Economia, que salientou a necessidade de se conseguir "investimento produtivo."

Pedro Siza Vieira, ao intervir na conferência “Portugal-China, uma relação com futuro”, em Belém, Lisboa, disse ainda que o relacionamento entre os dois países reflecte-se sobretudo ao nível do investimento estrangeiro em Portugal, aludindo às “significativas aquisições de empresas e de ativos” em diversas áreas.
Em causa estão empresas como a Global Media (comunicação social), companhia de seguros Fidelidade, Redes Energéticas Nacionais (REN), EDP – Energias de Portugal, e Banco Comercial Português.
O (...)

Maria do Carmo Silveira, secretária Executiva da CPLP, em entrevista à PORT.COM

2018-12-07
Fonte: Port.com
Foto por: CPLP

Maria do Carmo Silveira termina em dezembro o seu mandato de dois anos à frente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Em entrevista à PORT.COM, a secretária Executiva da CPLP falou das conquistas e dos desafios que ainda se colocam à organização, particularmente no que respeita à mobilidade dos seus cidadãos e à necessidade de, num curto prazo, aprofundar os mecanismos de facilitação da circulação de pessoas no espaço da comunidade. Na sua despedida ficou também o reconhecimento de que foram dois anos de intenso trabalho, mas bastante desafiantes.

No atual contexto internacional, marcado por volatilidade política, acredita que existe espaço para reforço do papel de organizações como a CPLP?
Sim. Creio mesmo que são mais relevantes e necessárias do que nunca. Num mundo globalizado, interdependente e volátil, a busca de soluções coletivas para os desafios que se apresentam a todos os nossos países, mesmo que de maneiras e com intensidades diferentes, é cada vez mais urgente. A CPLP tem grande potencial para servir como uma plataforma para a projeção coletiva de (...)

Economia de Macau deve crescer à média de 4,9% em 2018/2019, Economist

2018-12-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Wikipedia

A economia de Macau deverá registar um crescimento médio de 4,9% em 2018/2019, com valores de 5,8% este ano e de 3,9% em 2019, segundo o mais recente relatório sobre o território da Economist Intelligence Unit (EIU).

O crescimento a registar-se, embora em desaceleração, continuará a dever-se ao comportamento da indústria dos jogos de fortuna e azar, uma vez que os esforços do governo no sentido de diversificar a economia deverão continuar a não ter grande êxito.
A despesa pública na construção de infra-estruturas de transportes e de habitação social irão apoiar a evolução do indicador investimento, atendendo a que os grandes hotéis/casinos construídos pelos concessionários do jogo ou já estão concluídos ou irão sê-lo até 2019.

Timor-Leste continua a contar com apoio de Portugal no setor educativo

2018-12-07
Fonte: Correio da Manhã
Foto por: Wikipedia/ Alex Castro

Timor-Leste continua a contar com o apoio de Portugal no reforço da capacitação de professores em língua portuguesa, incluindo em parcerias "valiosas" como o projeto das escolas de referência, afirmou à Lusa a ministra da Educação timorense.

Dulce Soares explica que esse é o componente central, na área educativa, do Plano Estratégico de Cooperação Portugal - Timor-Leste para os anos 2018-2022 que deverá ser assinado em breve. "Queremos essencialmente contar com o apoio de Portugal no reforço da capacitação de professores de e em Língua Portuguesa, quer essa capacitação decorra em Timor-Leste, quer em Portugal", adiantou em entrevista, por escrito, à Lusa.

Novembro 2018

«Princípio de Karenina» de Afonso Cruz

2018-11-18
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Um pai que se dirige à filha e lhe conta a sua história, que é a história de ambos, revelando distâncias e aproximando-se por causa disso, numa entrega sincera e emocional. Uma viagem até aos confins do mundo, até ao Vietname e Camboja, até ao território que antigamente se designava como Cochinchina, para encontrar e perceber aquilo que está mais perto de nós, aquilo que nos habita. Um pai que ergue muros de silêncio, uma mãe que faz arco-íris de música, uma criada quase tão velha como o Mundo, um amigo que veste roupas de mulher, uma amante que (...)