«Luanda, Lisboa, Paraíso» de Djaimilia Pereira de Almeida

2019-02-07
Fonte: Wook

 

Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?
Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.
«Luanda, Lisboa, Paraíso», o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que (...)

Frankie Chavez lança «Miramar»

2019-02-07
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Embora venham de diferentes latitudes e tenham experiências distintas, Frankie Chavez e Peixe estão unidos pelo seu trabalho com a Guitarra.
Peixe começou a dar nas vistas há mais de vinte anos, ao assinar o som musculado e inconfundível dos míticos Ornatos Violeta, mas isso foi só o princípio de uma longa e rica viagem. Seguiram-se os Pluto, as experiências delirantes dos Zelig, as mais do que muitas colaborações e o resultado de todo o estudo e exploração das possibilidades do seu instrumento de eleição em dois grandes discos a solo – (...)

Pudim de Mandioca, o Sabor de Cabo Verde

2019-02-07
Fonte: Ezilda Almeida
Foto por: © Nham Nham - Sabores de Cabo Verde

 

Ingredientes:
2 copos de mandioca crua ralada
2 copos de açúcar
2 copos de leite ou leite de coco
2 ovos ligeiramente batidos
½ copo de coco ralado
250g de manteiga derretida
Caramelo líquido qb.

 

Confeção:
Numa tigela, coloco a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco, o leite e a manteiga. Misturo muito bem com uma colher de pau;
Barro uma forma com caramelo líquido, despejo o (...)

Comércio entre a China e países de língua portuguesa aumenta 25% em 2018 para 147 354 milhões de dólares

2019-02-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Julius Silver from Pexels

O valor das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 147 354 milhões de dólares em 2018, um aumento de 25,31% em termos homólogos, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

De janeiro a dezembro do ano passado a China exportou bens no valor de 41 847 milhões de dólares, um acréscimo homólogo de 14,40%, para os oito países de língua oficial portuguesa e importou desses mesmos países mercadorias no montante de 105 506 milhões de dólares (+30,24%), assumindo um défice comercial de 63 659 milhões de dólares.
O comércio com o Brasil, o principal parceiro da China em termos mundiais, atingiu 110 807 milhões de dólares (+26,59%), com a China a ter exportado bens no valor de 33 730 milhões de dólares (+15,39%) e a (...)

«A Última Porta Antes da Noite» de António Lobo Antunes

2019-01-13
Fonte: Bertrand
Foto por: Bertrand

 

Um autor com uma facilidade prodigiosa para enlaçar obras-primas, que dentro de cinco mil anos, em argila ou em pó de estrelas, continuarão a ser lidas com paixão.”
El País
António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973. Em 1979 publicou os seus primeiros livros, Memória de (...)

«Manga» a voz de Mayra Andrade

2019-01-13
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Abraçando um novo som, misturando afrobeat, música urbana e ritmos tradicionais Cabo Verdianos, Mayra nuca soou tão atual, mas mantendo-se ligada às suas raízes ao cantar em Português e creolo de Cabo Verde. O álbum foi gravado em Paris e Abidjan.
Mayra decidiu mudar o seu processo artístico e de criação convidando Kim Alves, seu amigo e músico e ainda dois talentosos beatmakers próximos de Sidiki Diabate, Wizkid e Mr eazy: 2B e Akatche, com origens muito próximas da música urbana de Abidjan e Dakar. A cantora escolheu também Romain (...)

Bolo de rolo com goiabada cremosa, o sabor do Brasil

2019-01-13
Fonte: Raíza Costa/ GNT Globo
Foto por: Raíza Costa/ GNT Globo

 

Ingredientes

Para a massa
• 20g de manteiga derretida para untar as formas
• 200g de manteiga (sem sal e em temperatura ambiente)
• 200g de açúcar granulado
• 6 ovos em temperatura ambiente (separados gema e clara em recipientes diferentes)
• 250g de farinha de trigo peneirada
• 50g de açúcar granulado para pulverizar o bolo enrolado/pronto

Para o recheio
• 400g de goiabada em tablete (...)

«Diálogo com As Ilhas: Sobre cultura e literatura de São Tomé e Príncipe» de Inocência Mata

2018-12-08
Fonte: Wook
Foto por: Ed. Colibri

 

Uma das ideias que, com frequência, se repete, diz respeito à escassez de trabalhos na área dos estudos literários africanos de língua portuguesa. Porém, um olhar mais atento pode descobrir que talvez essa escassez se deva mais à dispersão dos estudos do que propriamente à sua inexistência. E esta foi a razão primeira para a autora pensar em compilar alguns dos trabalhos dispersos sobre a cultura e a literatura são-tomenses para os trazer a lume, numa só publicação.

Arroz Doce, o sabor natalício de Portugal

2018-12-08
Fonte: Natal.pt
Foto por: Natal.pt

 

Ingredientes:
• 1 litro de leite
• 1 limão
• 4 colheres de arroz
• 5 ovos
• 150 gr de açúcar

Preparação: Põe-se o leite ao lume com a casca de limão. Quando levantar fervura, junta-se o arroz previamente lavado e o açúcar. Quando o arroz estiver cozido, juntam-se as gemas batidas. Leva-se de novo ao lume, juntam-se as 5 claras de ovo batidas em castelo, mexe-se bem e serve-se.

 

«OK OK OK» de Gilberto Gil

2018-12-08
Fonte: FNAC

 

«OK OK OK» marca um período de intensa criação de Gilberto Gil. O álbum do cantor e compositor tem 15 músicas (3 delas faixas bónus) e inclui aquelas publicadas digitalmente, "Pela Internet 2" e "Afogamento", esta última com a cantora Roberta Sá.
O projeto, marcado por outras participações como João Donato e Yamandu Costa, trata de questões pessoais e do relacionamento com a sua família. Musicalmente, o artista mostra diferentes gêneros, como é habitual nele.
Gilberto Gil, conhecido por sua musicalidade exuberante e inúmeros (...)