«Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» celebrado em todo o mundo

2018-06-10
Fonte: CPLP
Foto por: CPLP

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi comemorado por um conjunto de eventos, um pouco por todo o mundo, organizados pelo Secretariado Executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a Organizações Internacionais, pela Sociedade Civil e pelos governos nacionais.

Na sede da CPLP, o Secretariado Executivo organizou uma sessão solene, no dia 3 de maio de 2018, sob o lema «Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-Membros da CPLP». A abertura da sessão foi efetuada pela Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e pelo Representante do Brasil junto à CPLP (Presidência pro tempore da CPLP), Embaixador Gonçalo Mourão, seguindo-se uma mesa-redonda para reflexão e debate. A recuperação e preservação da memória histórica merece (...)

Lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA

2018-06-10
Fonte: UCCLA
Foto por: UCCLA

Vai decorrer no dia 13 de junho, pelas 18 horas, no auditório da APEL da Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII), o lançamento da obra vencedora da 3.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa - atribuída ao livro “Equilíbrio Distante” da autoria de Óscar Ruben Lopez Maldonado.

Neste evento estarão presentes o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o editor da Bela e o Monstro, João Pinto de Sousa, o representante do Movimento 2014, José Ribeiro e Castro, o consultor do prémio, o poeta António Carlos Cortez, e o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.
O Prémio Literário UCCLA é uma iniciativa conjunta da UCCLA e Editora A Bela e o Monstro, que conta com o apoio do Movimento 2014 e Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (...)

Moçambique e China lançam primeira pedra de centro cultural em Maputo

2018-06-10
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Horizonte 25

O Governo moçambicano e uma comitiva estatal chinesa lançaram hoje a primeira pedra do Centro Cultural Moçambique - China, em Maputo.

A obra está orçada em 66,8 milhões de euros, anunciou o embaixador da China em Moçambique, Su Jian, citado pela Televisão de Moçambique (TVM).
O empreendimento vai nascer numa área de dois hectares que vai incluir também a futura escola de comunicação e artes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e uma delegação do Instituto Confúcio, vinculado ao Ministério da Educação chinês e que tem como objetivo promover a língua e a cultura da China.
O investimento hoje lançado resulta de acordos de cooperação assinados entre (...)

CPLP apoia novos projetos de documentários de TV do espaço da lusofonia

2018-06-10
Fonte: Observador
Foto por: CPLP

Na segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão. Os projetos terão apoio de coprodução no valor de 50 mil euros.

Projetos de documentários sobre o grupo de teatro angolano Elinga, a antropóloga Margot Dias ou a música da resistência timorense vão ser apoiados pelo Programa CPLP Audiovisual, anunciou esta sexta-feira a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesta segunda edição do programa serão apoiados nove projetos inéditos de documentários de televisão, “que apresentem uma visão original que aborde processos contemporâneos da respetiva realidade nacional”, refere a CPLP.
Entre os projetos a apoiar contam-se “Elinga Teatro (...)

Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola quer reunir empresários durante a Feira Internacional de Luanda

2018-06-10
Fonte: Macahub
Foto por: FILDA

A Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA) está a organizar um encontro no qual pretende juntar empresários e gestores dos dois países durante a edição deste ano da Feira Internacional de Luanda (Filda), que se realiza de 10 a 14 julho, de acordo com o jornal português Público.

O encontro está marcado para o dia 12 de Julho, afirmou o responsável da CCIPA, João Traça, e é o segundo organizado pela associação empresarial tendo como mote as “relações com passado e futuro.”
O jornal destaca que a reunião ocorre num momento de relançamento das ligações entre os dois países e que Portugal tem tido as mais expressivas representações estrangeiras na Filda, o maior certame angolano de negócios.
As relações comerciais entre Angola e Portugal estão a atravessar uma fase negativa.
Depois de uma queda (...)

Turismo em Angola deverá gerar mais receitas e postos de trabalho

2018-06-10
Fonte: Rumo
Foto por: Wikipedia/ Dr. Thomas Wagner

A ministra do turismo Ângela Bragança, que prestava declarações no final da 8.ª reunião de trabalho com os embaixadores de Angola acreditados em países estrangeiros, afirmou que o Ministério está a trabalhar com outros sectores como o da Construção e do Interior, na adoção de medidas para desenvolver a atividade turística, arrecadar receitas e, em consequência, criar postos de trabalho.

Disse ainda que o turismo desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento da economia angolana, dado haver potencial suficiente para desenvolver o sector e obter receitas, um desiderato a ser atingido com a participação do empresariado estrangeiro.
Mas para que isso aconteça, a ministra acredita que é fundamental melhorar os serviços básicos, como as vias de comunicação terrestre e fiscalização dos locais turísticos, de modo a salvaguardar a sua estrutura física, bem como a qualificação dos recursos humanos, de modo a permitir que (...)

Eletricidade de Moçambique vai expandir rede no norte do país

2018-06-10
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Wikipedia/ Hansueli Krapf

A Eletricidade de Moçambique (EDM) vai investir 2,4 milhões de euros nos próximos três meses na expansão da rede de distribuição de energia na província de Cabo Delgado, anunciou o presidente da empresa.

A província costeira está situada no extremo norte do país, a mais de dois mil quilómetros da capital, e faz fronteira com a Tanzânia.
O investimento vai abranger distritos do interior da região, nomeadamente Mueda, Muidumbe e Nangade, anunciou Mateus Magala, citado hoje pelo jornal moçambicano Notícias.
Apesar de os distritos estarem ligados à rede nacional de energia elétrica, ainda há carências em certas instituições públicas, como centros de saúde, escolas e pequenos sistemas de abastecimento de água, (...)

Lusofonia prepara a "Agenda digital"

2018-06-10
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: CPLP

Angola defende a aprovação de um plano de acção para a implementação da “Agenda digital” em benefício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A posição de Angola vai ser apresentada, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, na reunião dos ministros das Comunicações da comunidade lusófona.
A décima reunião de ministros, que começa hoje, é antecedida de um encontro de peritos, que começou sábado e terminou ontem, bem como de um encontro do secretariado permanente da Associação de Reguladores das Comunicações e Telecomunicações da CPLP.
A "Declaração de Malabo", que está a ser (...)

Países de língua portuguesa ganharão portal único

2018-06-10
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe
Foto por: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Grupo Bandeirantes assinou acordo com Global Media Group, de Portugal. Iniciativa lançará site de notícias e entretenimento voltado para países e regiões lusófonas no segundo semestre.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação assinou um acordo com o Global Media Group, de Portugal, para promover a língua portuguesa. Um dos projetos do acordo é o lançamento de um portal de notícias e entretenimento com conteúdo em português de diversos países além de Brasil e Portugal, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e outros africanos, e até de grandes comunidades lusófonas, como Macau, na China.
Segundo Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, o portal se chamará Plataforma.com e terá conteúdos em vídeo, áudio e textos. (...)

Jantar no “Instituto de Formação Turística (IFT)” (Macau)

2018-05-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP/ CTM

 

De entre os vários eventos sociais realizados no âmbito do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018, realizOU-se, em Macau, um jantar no “Instituto de Formação Turística” (IFT), amavelmente oferecido pela Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), no qual houve a oportunidade para todos os participantes trocarem experiências e conviverem em ambiente de boa disposição e amizade.