Revista Anual 2018 da AICEP já se encontra disponível

2019-04-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

 

Todos os anos a Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) edita a sua revista, a qual inclui toda a informação relevante e relativa a cada ano, designadamente sobre todas as suas atividades constantes do seu extenso plano anual de ações de formação e de cooperação para o desenvolvimento sustentável das comunicações do mundo lusófono.

A edição da Revista 2018 da AICEP encontra-se disponível

Mirri Lobo lança «Salgadim»

2019-04-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Na sequência do sucesso alcançado com «Caldera Preta», o álbum com que o artista arrecadou os prémios de Melhor Voz, Melhor Álbum, Melhor Coladeira e Melhor Música do ano nos CVMA de 2012, Mirri Lobo elevou a fasquia e lança agora mais doze inéditos que vêm dar corpo ao repertório deste disco. Aqui, aposta fortemente em composições de jovens autores e também se assume como compositor de alguns dos temas. «Salgadim», o primeiro tema, é também o título escolhido pelo artista para dar nome a este novo trabalho. O álbum é uma homenagem à Ilha (...)

«A Educação Sentimental dos Pássaros» de José Eduardo Agualusa

2019-04-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Onze histórias deliciosas sobre a origem do Mal, da imaginação, dos anjos, dos demónios – e de pessoas quase normais. E onde a realidade se cruza com a ficção.
«A Educação Sentimental dos Pássaros» reúne onze contos, onze histórias, onze cenários – e onze possibilidades. Em comum têm uma mesma preocupação sobre a origem e a natureza do Mal. Como é que o pequeno Jonas se transformou em Savimbi? O que move a carreira política de Hillary? Os anjos e os demónios caminham entre nós e nem sempre se distinguem uns dos outros.

Prémios da Lusofonia entregues em Paris

2019-03-07
Fonte: Jornal de Notícias

 

No rol de galardoados contaram-se personalidades de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde que se notabilizaram nos domínios do desporto, cinema, escultura, literatura, pintura, música, fotografia, investigação, Ensino Superior, meio empresarial, arquitetura, diplomacia, política e ecologia. Todas reconhecidas por se terem "destacado na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona".
O maestro Álvaro Cassuto (80 anos), o arquiteto Álvaro Siza Vieira (85 anos), o ator Lima Duarte (88 anos) e o (...)

«Princípio de Karenina» de Afonso Cruz

2019-03-07
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Um pai que se dirige à filha e lhe conta a sua história, que é a história de ambos, revelando distâncias e aproximando-se por causa disso, numa entrega sincera e emocional. Uma viagem até aos confins do mundo, até ao Vietname e Camboja, até ao território que antigamente se designava como Cochinchina, para encontrar e perceber aquilo que está mais perto de nós, aquilo que nos habita. Um pai que ergue muros de silêncio, uma mãe que faz arco-íris de música, uma criada quase tão velha como o Mundo, um amigo que veste roupas de mulher, uma amante que (...)

O sabor da Guiné-Bissau: Frango com Bagique

2019-03-07
Fonte: Gastronomias
Foto por: Rotas Turísticas

 

Ingredientes:
• 1 cebola
• 1 frango
• 2 dentes de alho
• piripiri q.b.
• 1 dl óleo-de-palma (cíti)
• 1 molho de bagique (espinafres)
• sal q.b.
• 1 folha de louro
• 1 limão

Confeção:
Depois do frango limpo e lavado, corta-se aos bocados.
Tempera-se com cebola e alho picados, a folha de louro, o óleo-de-palma, sal e piripiri.
Leva-se ao lume num tacho a cozer com pouca água por (...)

«Luanda, Lisboa, Paraíso» de Djaimilia Pereira de Almeida

2019-02-07
Fonte: Wook

 

Chegados a Lisboa, Cartola e Aquiles descobrem-se pai e filho na desventura. Até que num vale emoldurado por um pinhal, nas margens da cidade mil vezes sonhada pelo velho Cartola, encontram abrigo e fazem um amigo. Será esta amizade capaz de os salvar?
Se o entendimento entre duas almas não muda o mundo, nenhuma ínfima parte do mundo é exactamente a mesma depois de duas almas se entenderem.
«Luanda, Lisboa, Paraíso», o segundo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, é o balanço tocante de três vidas obscuras, em que (...)

Frankie Chavez lança «Miramar»

2019-02-07
Fonte: Fnac
Foto por: Fnac

 

Embora venham de diferentes latitudes e tenham experiências distintas, Frankie Chavez e Peixe estão unidos pelo seu trabalho com a Guitarra.
Peixe começou a dar nas vistas há mais de vinte anos, ao assinar o som musculado e inconfundível dos míticos Ornatos Violeta, mas isso foi só o princípio de uma longa e rica viagem. Seguiram-se os Pluto, as experiências delirantes dos Zelig, as mais do que muitas colaborações e o resultado de todo o estudo e exploração das possibilidades do seu instrumento de eleição em dois grandes discos a solo – (...)

Pudim de Mandioca, o Sabor de Cabo Verde

2019-02-07
Fonte: Ezilda Almeida
Foto por: © Nham Nham - Sabores de Cabo Verde

 

Ingredientes:
2 copos de mandioca crua ralada
2 copos de açúcar
2 copos de leite ou leite de coco
2 ovos ligeiramente batidos
½ copo de coco ralado
250g de manteiga derretida
Caramelo líquido qb.

 

Confeção:
Numa tigela, coloco a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco, o leite e a manteiga. Misturo muito bem com uma colher de pau;
Barro uma forma com caramelo líquido, despejo o (...)

Comércio entre a China e países de língua portuguesa aumenta 25% em 2018 para 147 354 milhões de dólares

2019-02-07
Fonte: Macauhub
Foto por: Julius Silver from Pexels

O valor das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 147 354 milhões de dólares em 2018, um aumento de 25,31% em termos homólogos, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum de Macau.

De janeiro a dezembro do ano passado a China exportou bens no valor de 41 847 milhões de dólares, um acréscimo homólogo de 14,40%, para os oito países de língua oficial portuguesa e importou desses mesmos países mercadorias no montante de 105 506 milhões de dólares (+30,24%), assumindo um défice comercial de 63 659 milhões de dólares.
O comércio com o Brasil, o principal parceiro da China em termos mundiais, atingiu 110 807 milhões de dólares (+26,59%), com a China a ter exportado bens no valor de 33 730 milhões de dólares (+15,39%) e a (...)