CTT editam livro sobre 500 Anos do Correio em Portugal

2020-11-11
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

 

No ano em que a atividade de correio celebra 500 anos em Portugal, os CTT editam e apresentam o livro «500 Anos do Correio em Portugal», da autoria de Fernando Moura.
O autor do livro é historiador e foi durante muitos anos o Conservador do Património Artístico e Filatélico do Museu Postal dos CTT, situado na Fundação Portuguesa das Comunicações.
Este livro contém descrições detalhadas da história dos correios em Portugal durante estes cinco séculos, destacando os principais momentos que definiram o enquadramento desta (...)

«Amália Por Cuca Roseta»

2020-11-11
Fonte: FNAC
Foto por: FNAC

 

Mais do que uma homenagem de Cuca Roseta à maior voz do fado “AMÁLIA por Cuca Roseta” trata-se, sobretudo, de um agradecimento pessoal a uma mulher e a uma obra que, desde o primeiro momento, se tornaram um alicerce fundamental para o seu crescimento artístico enquanto fadista. Ao celebrar o seu encontro com a obra de Amália, Cuca Roseta celebra também a vida e os seus encontros. Aqueles que, em cada momento, fazem de cada um de nós aquilo que somos. E a quem, muitas vezes, falta dizê-lo assim, com todas as letras: Obrigado, Amália. Para não (...)

Saboko de Camarão: o sabor de Timor-Leste

2020-11-11
Fonte: Gastronomias/ Seafood East Timor
Foto por: Gastronomias

 

 

 

 

 

 

Ingredientes:
• 1 dl de sumo de tamarindo
• 2 colheres de sopa de leite de coco
• 750 grs de camarões grandes
• 2 colheres de sopa de molho sutate
• 1 cebola média
• açafrão q.b.
• sal q.b.
• piripiri e pimenta (...)

Morreu Quino, o pai da contestatária Mafalda

2020-10-11
Fonte: Sapo
Foto por: Por ByB (Bruno Barral) at fr.wikipedia - Fotografia própria

 

O cartoonista Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido pelo pseudónimo "Quino", o criador da emblemática Mafalda, morreu, no passado dia 30 de setembro, aos 88 anos, anunciou o seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter.
De acordo com o jornal argentino Clarín, o autor morreu na sequência de um acidente vascular cerebral que sofreu na semana anterior.
"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu Divinsky, Diretor das Ediciones de la Flor.
Quino costumava passar seis meses do ano em Espanha e (...)

«Liwoningo» é o novo disco de Selma Uamusse

2020-10-11
Fonte: RTP África
Foto por: FNAC

 

«Liwoningo» significa luz em Chope, uma das línguas de Moçambique, e é o novo disco de Selma Uamusse. É o segundo longa-duração da artista, sucede a «Mati» e já está disponível.
Selma Uamusse lançou o seu segundo disco em nome próprio, «Liwoningo». Produzido por Guilherme Kastrup, produtor premiado com um Grammy pelos álbuns «A Mulher do Fim do Mundo» e «Deus é Mulher» da lenda brasileira Elza Soares, este é um disco que “acentua o património imaterial africano, de Moçambique”, refere a artista em comunicado. (...)

Bolo de mandioca e queijo: o sabor do Brasil

2020-10-11
Fonte: Petit Chef
Foto por: Petit Chef

 

Ingredientes
• 3 ovos
• 2 chávena de chá de açúcar
• 3 colheres de sopa de manteiga
• 1/2 chávena de chá de queijo meia cura ralado
• 1/2 chávena de chá de leite
• 3 chávena de chá de mandioca ralada
• 1 colher de fermento em pó

 

Confeção
Coloque a mandioca sobre um pano fino e esprema muito bem, até ficar bem seca como se fosse coco ralado. Será muito mais fácil e (...)

Museu Virtual da Lusofonia ‘salta’ para plataforma Google Arts & Culture

2020-09-06
Fonte: Correio do Minho
Foto por: Universidade do Minho

 

O Espaço Lusófono e a Língua Portuguesa vão ficar a ser ainda mais conhecidos em todo mundo com a passagem do Museu Virtual da Lusofonia da Universidade do Minho para a plataforma da Google Arts & Culture. O projeto foi lançado em Braga, dia 4.
O Museu Virtual da Lusofonia, criado em 2017 pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UMinho), vai dar um ‘salto gigante’, ao ser integrado na plataforma Google Arts & Culture. O lançamento oficial do projeto e do museu já na plataforma (...)

«Livro de Vozes e Sombras» de João de Melo

2020-09-06
Fonte: Wook

 

Cláudia Lourenço, jornalista, é enviada de Lisboa à ilha de São Miguel ao serviço do Quotidiano. Tem por missão entrevistar um conhecido ex-operacional da Frente de Libertação dos Açores e reaver a crónica do independentismo insular durante a Revolução. Depara-se-lhe um homem-mistério, voz e sombra do jogador, das suas verdades que mentem, das suas mentiras que dizem a verdade.
Ela, que pertence à geração seguinte, não parece ter memória histórica do país de então: vive no de agora, e o passado é um território longínquo, cuja (...)

«Kue Manco», sabor de Timor Leste

2020-09-06
Fonte: Sapo
Foto por: Sapo

 

 

 

 

Ingredientes:
• Farinha de arroz: 400 g
• Açúcar: 1/2 kg
• Água: 1/2 litro
• Fermento em Pó: 11 g
• Corante alimentar: a gosto - algumas gotas

Preparação:
Em primeiro lugar, cozer o açúcar com meio litro de água até o açúcar ficar derretido. Deixar arrefecer. Pôr a farinha de arroz numa bacia e (...)

Livro «África em transformação: Desenvolvimento económico na era da dúvida» de Carlos Lopes

2020-07-15
Fonte: UCCLA/ Tinta-da-china
Foto por: UCCLA

 

Reflexões sobre o desenvolvimento em África, os seus desafios e oportunidades, abordagens políticas sobre questões essenciais, estão refletidas no livro «África em transformação - Desenvolvimento económico na era da dúvida» do economista Carlos Lopes, agora traduzido em português e apresentado em março de 2020.
A obra publicada, inicialmente em inglês, foi traduzida por Myriam Zaluar e tem a chancela das “Edições Tinta-da-China”.
Trata-se de uma análise sobre o crescimento económico em África, na qual o autor apresenta oito (...)