Europa pede que se combatam teorias da conspiração sobre o 5G

2020-06-07
Fonte: Exame Informática
Foto por: UE

Os membros do Conselho da União Europeia salientaram, numa discussão interna, a necessidade de se fazer mais para desmontar as teorias da conspiração em torno do 5G. As nações da UE pretendem que o 5G seja a alavanca que melhor as posiciona na corrida contra os EUA e a China, mas os fãs da teoria de que a nova tecnologia é responsável pela expansão do novo coronavírus ou que traz malefícios à saúde pública têm causado dissabores. Os dados da ETNO e da GSMA, dois grupos de lóbis das telecomunicações, registam mais de 140 ataques a infraestruturas de telecomunicações nos últimos tempos em dez países europeus, o que poderá causar atrasos na implementação.

De acordo com o documento a que a Reuters teve acesso, os ministros reunidos no Conselho da UE mostraram a preocupação e expressaram a “importância de lutar contra a expansão da desinformação em torno das redes 5G, especialmente no que toca às falsas alegações de que estas redes constituem um risco para a saúde ou que estão ligadas à Covid-19”.
A Organização Mundial de Saúde já veio a público várias vezes explicar que os vírus não se transmitem por ondas de rádio ou pelas redes móveis.

Junho 2020
 

Bookmark and Share