2Africa: O cabo submarino da Facebook que vai ligar Portugal a África

2020-06-07
Fonte: Exame Informática
Foto por: Exame Informática

O cabo de 37 mil quilómetros vai colocar o projeto 2Africa na lista dos maiores deste género. O objetivo do Facebook, em parceria com a China Mobile International, MTN, GlobalConnect, Orange, stc, Telecom Egypt, Vodafone e WIOCC é aumentar a conexão de Internet no continente africano e na região do Médio Oriente.

A ligação em questão vai chegar a 23 países do ‘velho continente’, de África e do Médio Oriente, triplicando a capacidade de rede fornecida por este tipo de cabos. A nova rota vai aumentar a largura de banda naquelas regiões, permitir responder rapidamente ao aumento de procura no Médio Oriente e dar um maior apoio ao crescimento das ligações 4G, 5G e de banda larga para centenas de milhões de pessoas.
O cabo que vai ser instalado é constituído por um condutor em alumínio inovador neste tipo de soluções e duplica o suporte com uma solução de fibra ótica com tecnologia SDM1 (de Spatial Division Multiplexing), com até 16 pares de fibra. Esta será também a primeira vez em que se usa o WSS-ROADM (de Wavelenght Selective Switching) para uma capacidade de gestão de rede mais flexível.
A publicação do Facebook salienta que o 2Africa vai ser um pilar importante para suportar a expansão digital em África e para apoiar o crescimento da economia digital no continente.
Saiba mais sobre o projeto na página dedicada da Facebook a este projeto.

Maio 2020

 

Bookmark and Share