Google é a marca tecnológica com mais reputação em Portugal no ranking da OnStrategy

2020-03-13
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Google

O estudo Global RepScore analisou os níveis de reputação de marcas de diferentes sectores e, na tecnologia, é a Google a liderar, seguida da Microsoft e do YouTube.

Em Portugal, a Google é a marca mais reputada no sector tecnológico e das poucas com reputação de excelência. A conclusão é do estudo Global RepScore, realizado pela consultora OnStrategy, e que avalia o posicionamento e os níveis de reputação associados a mais de 2.700 marcas a operar em Portugal.
Em comunicado, a empresa garante que a área da tecnologia, juntamente com a do sector alimentar e soluções para crianças, é das que apresenta uma melhor reputação. No caso tecnológico, a Google é a única das restantes empresas a conseguir arrecadar a nota A-, com 81,2 pontos, logo seguida da Microsoft e do YouTube. O WhatsApp e a Samsung encerram o top cinco deste sector.
Para Pedro Tavares, partner e CEO da consultora, o desafio está na "correta identificação dos stakeholders mais influentes, auditoria de posicionamento e reputação, seleção dos touchpoints mais eficientes e gestão dos impactos financeiros”. E, apesar do aumento das marcas consideradas como tendo índices reputacionais excelentes e robustos, Pedro Tavares garante que este conjunto não chega a representar 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Por isso, considera que ainda há um grande trabalho pela frente.
Em oposição aos sectores com melhor reputação, surgem áreas de serviços e governos como a energia, a banca e os seguros, alguns dos sectores com índices de reputação mais baixos. Para além da tecnologia, na área das telecomunicações o vencedor foi a Vodafone e na energia a Galp.
O documento analisa ainda os CEO com melhor reputação a nível nacional, sendo o fundador do Grupo Nabeiro, Rui Nabeiro o vencedor, com 80,1 pontos. Em segundo lugar, surge António Mexia (77,3 pontos), presidente da EDP, seguido de Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente do grupo Jerónimo Martins, falecido em agosto do ano passado, que alcançou 74,2 pontos.
Estes dados surgem depois de no ínicio de 2020 a Google ter trazido pela primeira vez para Portugal o programa StartUp Growth Lab. Depois de ter selecionado oito startups que passam a ter acesso a mentoria e workshops com o objetivo de acelerar o seu crescimento, a Google pretende acelerar o seu crescimento ao longo de dois meses.

Março 2020

 

Bookmark and Share