“Harmonização" das tecnologias de informação na SADC "melhora políticas públicas"

2019-07-14
Fonte: Diário de Notícias

A Associação de Reguladores das Comunicações da África Austral (CRASA, sigla inglesa) considerou "necessária" a "harmonização de dados sobre tecnologias de informação e comunicação" na região, com vista à formulação de "melhores políticas públicas".

Este posicionamento foi expresso no passado dia 1 de julho, em Luanda, por Briget Linzie, membro de Direção da Associação, à margem de um 'workshop' sobre Estatística das Tecnologias de Informação e Comunicação e Serviços Postais, afirmando que a harmonização de dados "vai beneficiar, sobretudo, os cidadãos".
Segundo a dirigente, o maior desafio da região austral do continente africano tem a ver "com a diferença na forma como os países membros fazem a recolha de dados", porque, observou, a recolha desses dados "é importante para ajudar a formular políticas públicas".
"Na medida em que isso pode beneficiar os cidadãos e as respetivas políticas dos governos em relação aos setores socioeconómicos, e o que estamos aqui a tentar fazer, a razão do encontro, é encontrarmos forma de harmonizarmos a recolha desses dados nos setores das telecomunicações", acrescentou.
O 'workshop', que decorreu em Luanda, foi organizado pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), em parceria com a CRASA e o apoio da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e a União Postal Universal (UPU).
Por seu lado, a Administradora de Programas do Bureau Regional para África, da UIT, Anne Rita N. Ssemboga, apontou a relevância do encontro, que decorre na capital angolana, "aplaudindo" as ações de Angola no domínio da recolha de dados do setor.
"É muito importante que se tenham esses dados, estamos muito felizes por saber que Angola tem estado a priorizar a necessidade de se recolher os dados, sabemos que o mundo tem avançado muito na área digital e é importante que os países tenham informações relativamente a este setor", afirmou.
Na abertura do encontro, o Ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação angolano, José Carvalho da Rocha, defendeu a "aceleração da integração digital" dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) começando pela "harmonização das estatísticas" da região.

Julho 2019

Bookmark and Share