E se o futuro das comunicações não estivesse nem no Wi-Fi, nem nas redes móveis?

2019-07-14
Fonte: Pplware
Foto por: rawpixel.com/ Pexels

Hoje, ao pensar em comunicações, pensamos essencialmente em Internet, nas suas várias formas. Mas será que não há nada que a substitua?

A Oppo apresentou recentemente uma tecnologia capaz de fazer ligações que dispensem Internet, Bluetooth ou rede móvel.

O Protocolo MeshTalk da Oppo
A Oppo deu a conhecer recentemente uma nova tecnologia projetada para permitir que as pessoas comuniquem, através de mensagens ou voz, em distâncias médias. A questão que se coloca aqui é que estas ligações não dependem nem de redes móveis, Internet ou Bluetooth.
O protocolo é apelidado de MeshTalk e baseia-se num sistema ponto a ponto descentralizado. Segundo a Oppo este será capaz de cobrir 3 quilómetros ao ar livre, ou ainda em ambientes onde a rede móvel poderá estar sobrecarregada.
A Oppo está a projetar este protocolo para os seus dispositivos móveis. Assim, poderão criar áreas de comunicação apenas com smartphones, sem necessidade de estações de rede específicas.
Relativamente aos consumos de bateria impostos por esta tecnologia, a Oppo refere que não são significativos. Além disso, a marca tem planos para que a MeshTalk funcione mesmo 72 horas em modo de espera, para casos de emergência.
A Oppo prevê que o MeshTalk seja utilizado em situações em que não existe acesso à Internet ou quando as redes móveis estão congestionadas demais, como espetáculos ou depois de pousar em um aeroporto estrangeiro. A empresa não referiu, no entanto, quais os dispositivos que vão, no futuro, suportar este protocolo.

Junho 2019

 

Bookmark and Share