Infraestrutura de comunicações é fundamental para o sucesso de grandes eventos desportivos

2019-07-14
Fonte: Infor Channel
Foto por: JESHOOTS.com/ Pexels

Mais uma vez, o Brasil foi a sede de um grande evento desportivo internacional – a Copa América 2019, que se realizou de 14 de junho a 7 de julho. E como nos demais eventos desse porte realizados no país – e no mundo - a infraestrutura de comunicações tem um papel fundamental para o sucesso não só das transmissões dos jogos como também dos serviços oferecidos nos estádios onde eles são realizados.

Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, por exemplo, mais de 50% do público assistiu às partidas por meio de dispositivos móveis, o que causou uma demanda expressiva por banda para transmissão de dados, desafiando a infraestrutura de TI. Para além disso, essa infraestrutura precisa atender às necessidades de outras aplicações e serviços nos estádios, como câmeras de vigilância, sistemas de controle de acesso, de telefonia e de automação, sonorização, painéis de informações, controle de iluminação, entre outros.
A Furukawa foi a responsável pelo fornecimento de infraestrutura de rede, óptica e metálica, para diversos estádios que foram palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e que também abrigaram as partidas da Copa América Brasil 2019. “Essa infraestrutura foi preparada para atender plenamente às demandas desse novo evento desportivo, seja em termos de transmissão ao vivo de imagens em altíssima resolução (UHD ou 4K), para milhões de pessoas no mundo, seja em termos de serviços para o público que for aos estádios para assistir aos jogos”, enfatizou Roberto Kihara, gerente geral comercial da Furukawa.
Para dar um exemplo do tamanho dessa demanda: uma transmissão padrão de até 480 pixels exige capacidade de cerca de 3Mb por segundo – o que significa que, em uma conexão de uma hora, são consumidos aproximadamente 1 Gb. Já uma transmissão Ultra HD, ou 4K, precisa de uma largura de banda de 25Mb por segundo – ou cerca de 7 GB em uma conexão de uma hora.
Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Junho 2019

 

Bookmark and Share