Empresas vão investir mais de um bilião de euros em transformação digital

2019-05-07
Fonte: Sapo Tech
Foto por: International Data Corporation

A International Data Corporation (IDC) divulgou o seu mais recente Guia Mundial Semestral de Transformação Digital. O estudo prevê que empresas em todo o mundo irão, durante 2019, investir 1,18 biliões de dólares (cerca de 1,05 biliões de euros) na sua transformação digital. Este valor representa uma subida de 17,9% em relação ao verificado em 2018.

Globalmente, as empresas têm vindo a fazer investimentos significativos em tecnologias e serviços com o objetivo de realizar a transformação digital dos seus modelos de negócio, organização, produtos e serviços. Do ponto de vista tecnológico, os investimentos em hardware e serviços irão representar mais de 75% de todos os gastos em transformação digital realizados em 2019.
No topo desses investimentos, vão estar os serviços de tecnologias de informação, com 154 mil milhões de dólares (cerca de 138 mil milhões de euros, seguindo-se os serviços de conectividade com 102 mil milhões de dólares (91 mil milhões de euros)). Os gastos com hardware serão distribuídos por várias categorias, incluindo hardware corporativo, dispositivos pessoais e infraestrutura de IaaS.
Os gastos com software relacionados com transformação digital totalizarão 253 mil milhões de dólares (226,5 mil milhões de euros) em 2019. As categorias de tecnologia que mais crescem serão IaaS (35,9% CAGR), software de desenvolvimento e implantação de aplicativos (26,7% CAGR) e serviços comerciais (26,5% CAGR).
"A transformação digital está-se a tornar rapidamente o maior impulsionador de novos investimentos em tecnologia e projetos entre as empresas", disse Craig Simpson, investigador do grupo Customer Insights & Analysis da IDC. "O nosso estudo deixou claro que as empresas que investiram fortemente em transformação digital nos últimos 2-3 anos já estão a colher os frutos, em termos de crescimento de receita mais rápido e lucros líquidos mais fortes, em comparação com as empresas atrasadas em iniciativas e investimentos de transformação digital."

Abril 2019

 

Bookmark and Share