A AICEP esteve presente na Assembleia-Geral da CE-CPLP

2018-06-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Representada pelo seu Secretário-Geral, Dr. Rui Marques, a AICEP esteve presente na Assembleia-Geral Ordinária da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) que se realizou no dia 8 de maio de 2018, em Maputo (Moçambique).

Na agenda de trabalhos estava incluída a leitura, análise e aprovação da Acta da última reunião da Assembleia-Geral da CE-CPLP; a informação da adesão de novos Membros da Confederação Empresarial da CPLP e a Análise e Aprovação dos Relatórios de Contas e Atividades do ano de 2017.
Para além destes pontos, o Secretariado-Geral da CE-CPLP deu informações sobre a evolução da implementação das decisões e recomendações da Reunião Ordinária de Direção da referida Confederação Empresarial e da atual situação de regularização da adesão das empresas dos 3 dirigentes à CE-CPLP. Foi ainda apresentada e aprovada a Proposta de Criação das Comissões Especializadas da Confederação.

Maputo acolhe 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP
A 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP decorreu a 9 e 10 de maio de 2018, em Maputo, Moçambique. Contando com o Apoio Institucional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) organizou esta conferência para abordar “importantes temas como a caracterização do mercado e a criação de grupos de trabalho para: Mobilidade (vistos); Reconhecimento e mobilidade profissional – envolvendo as Ordens Profissionais dos vários países; Harmonização das Relações Fiscais entre Países – Convenções de Dupla Tributação; Constituições de Empresas de Capital Estrangeiro (países da CPLP); Centro de Arbitragem, Conciliação e Mediação da CPLP; Manual de Ética e de Compliance das Empresas e Energia na CPLP”.
Nesta senda, a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, esteve em Maputo para participar no evento. Recordemo-nos, Maria do Carmo Silveira reuniu-se com a CE-CPLP no dia 3 de abril, no Palácio Conde Penafiel, em Lisboa, para uma breve apresentação do planeado para esta 1.ª Conferência Económica do Mercado da Comunidade.
Na ocasião, o Presidente da Comissão Organizadora desta 1.ª Conferência, Tiago Mendonça, enquadrou os objetivos do evento, tendo sido apresentadas de maneira mais aprofundada as questões da Mobilidade e Vistos de negócios, por responsáveis da SRS Advogados, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associado. A constituição de empresas de capital estrangeiro no Espaço da CPLP foi outro dos temas abordados por responsáveis da Miranda Associados e SRS Advogados, bem como a Dupla Tributação e a Proteção de Investimento, por responsáveis da Abreu Advogados, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, PLMJ Advogados e Vieira de Almeida Advogados.

Maio

Bookmark and Share