5 Tendências para o E-commerce nos próximos anos

2017-07-12
Fonte: Empresas e Negócios
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

O segmento de e-commerce brasileiro continua em expansão no país. Esta modalidade de comércio cresceu 9,23% e chegou a 600 mil lojas eletrónicas em 2017, segundo pesquisa sobre o setor. Os dados foram revelados por Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp., durante evento realizado no passado dia 29 de junho, na sede do PayPal, em São Paulo.

"Esse crescimento, embora menor que nos anos anteriores, mostra uma maior maturidade do e-commerce. O mercado está começando a estabilizar em uma média mais sustentável", disse Rodrigues. "Essa maturidade é muito boa para o ecossistema com um todo".

Tendências para o e-commerce
Gustavo Azevedo, gerente de acesso a mercados e serviços financeiros do Sebrae, falou sobre as novidades que devem nortear o setor de comércio eletrónico nos próximos anos. São cinco tendências que já estão sendo introduzidas por gigantes do varejo mundial como Amazon e Wallmart. Confira a lista:
1. Acesso mobile
Segundo os dados da pesquisa, 24,2% das lojas eletrónicas brasileiras possuem sites com acesso a mobile. Responsável pela maior parte do tráfico online, os aparelhos móveis tornam-se um alvo obrigatório para os e-commerces que pretendem se tornar relevantes.
2. Media como canal de comunicação
O uso dos media pelo comércio eletrónico alcançou 72,43% neste ano contra 60,71% de 2016. A utilização desse mecanismo de comunicação possibilita que lojas de menor escala possam desenvolver estratégias de divulgação adequadas para o seu tamanho. Campanhas cada vez mais elaboradas dentro dos media devem trazer mais clientes para as lojas.
3. Aplicação própria
Segundo Azevedo, esta é uma tendência mais voltada para o comércio eletrónico de alimentos. Cada vez mais se torna importante oferecer uma ferramenta própria para facilitar a experiência do seu cliente na sua loja pelo celular.
4. Sistema de "clica e retira"
Neste modelo o cliente seleciona e paga um produto pelo site e depois retira o pedido em algum ponto físico. Essa tem sido uma saída interessante para grandes mercados, como o Wallmart. É uma opção que facilita a vida do cliente ao mesmo tempo que oferece uma experiência presencial diferente.
5. Convergência
Em busca de oferecer experiências diferentes, algumas empresas estão a trabalhar para unir diferentes cenários na hora de fechar uma venda. O gerente do Sebrae deu como exemplo um produto da Amazon em que o cliente pode pedir roupas na sua casa para provar e depois decidir quais ele efetivamente vai comprar. As roupas que não interessarem podem ser devolvidas gratuitamente.

Julho 2017

 

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