17 de maio de 2017, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

2017-06-09
Fonte: UIT
Foto por: UIT

Todos os anos, no dia 17 de maio, os membros da UIT em todo o mundo celebram o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação , um dia para marcar a fundação da nossa União há mais de 150 anos.

O tema para 2017 é "Big Data for Big Impact", que explorará o poder dos grandes dados para o desenvolvimento e examinará as oportunidades de converter quantidades inéditas de dados em informações que possam impulsionar o desenvolvimento.
A perceção resultante dessa análise de dados permitirá a tomada de decisões baseadas em evidências nos níveis nacionais, regionais, internacionais que ajudará na implementação de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.
Será também uma ocasião para examinar de perto a importância do governo e da regulamentação e as implicações para a privacidade e a seguranças pessoais, tendo em conta o crescimento exponenciais do futuro dos dados e da conectividade.
Inúmeras oportunidades também serão identificadas à medida que aprendemos a aperfeiçoar e aproveitar grandes dados e entender o impacto que os grandes dados podem ter como um bem global.
As atividades desenvolvidas pelos Membros da UIT contribuirão para a construção de um impulso político que permita abraçar a Big Data e tirar proveito de insights para identificar novas oportunidades para abordar de forma criativa os desafios do desenvolvimento sustentável.
O Dia Mundial das Telecomunicações está em estreita conexão com a União Internacional de Telégrafos (UIT), o comité formado em 1865 para apoiar os métodos de comunicação emergentes da época. A UIT esteve presente em todas as grandes descobertas das comunicações, a invenção do telefone em 1876, o lançamento do primeiro satélite em 1957 e, em última instância, o nascimento da Internet nos anos 60. A UIT foi estabelecida pelos representantes de 20 países europeus, que criaram um conjunto de normas para regulamentar o uso internacional do telégrafo. Cento e quarenta anos depois, a Assembleia-Geral das Nações Unidas decidiu "adicionar" o Dia Mundial da Sociedade da Informação em 2005 a uma data comemorativa que já existia, o Dia das Telecomunicações.
A Internet tem um papel importante atualmente e é sempre associada a esse dia, razão que leva as pessoas a chamarem também de Dia da Internet ou Dia Internacional da Internet no dia 17 de maio. O Dia das Telecomunicações se comemora por causa da União Internacional de Telecomunicações que foi fundada no dia 17 de maio de 1865.
As comunicações, especialmente as comunicações eletrónicas, transformaram-se numa parte integrante da vida humana em vários domínios. Todas as manhãs as pessoas se tornam conscientes das notícias mais importantes do mundo que são liberadas por diferentes fontes, a um custo mínimo e em uma fração de tempo. Todos estes estão em dívida com as comunicações, especialmente as eletrónicas. O fato de que as pessoas comuns possam monitorar as atividades dos setores governamentais, criticar quando necessário, oferecer sugestões e, assim, desempenhar um papel direto ou indireto na tomada de decisões do país é um dos benefícios das comunicações. A telecomunicação é agora considerada o fator infraestrutural do desenvolvimento económico, social e cultural. É por isso que o desenvolvimento de um país é avaliado com base nos progressos no domínio das telecomunicações nesse país em particular. O objetivo das telecomunicações é eliminar viagens extras nas condições económicas mais apropriadas, reduzir a referência de pessoas a organizações governamentais e economizar tempo e custo da sociedade.
Enquanto isso, a necessidade de usar redes científicas e de pesquisa para buscadores de conhecimento em todo o mundo na maioria dos campos é outra vantagem da tecnologia de telecomunicações. O que causa a eficiência e a velocidade dessas redes é a crescente capacidade das telecomunicações que transformaram os computadores em uma ferramenta para pesquisar, coletar, categorizar, analisar e transmitir enormes quantidades de dados.
Indústria de Comunicação da tecnologia da informação, é uma das atividades mais rentáveis e mais bem sucedidas. Existência conjunto de políticas e reforma regulatória de estados dinâmicos, padrões internacionais, inovação industrial e investimento em novas infraestruturas e serviços, entram bilhões de pessoas dentro na sociedade da informação em um curto período.
As informações e comunicações na sociedade pós-industrial de hoje são consideradas como principal medida do desenvolvimento económico e industrial. Hoje, o papel das novas tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento da ciência e da investigação dos países, não escondido de ninguém. Neste contexto, a relação entre "informação" e "comunicação" tem particular importância. Devido à ligação de informação e comunicação entre si, a Informação de matéria-prima e o precioso presente século na forma de sistemas de informação e comunicação está disponível. Assim, a política e o planeamento para o desenvolvimento da pesquisa e das comunidades científicas devem ser feitos em paralelo com o desenvolvimento da informação e da comunicação. Assim como para a cooperação nacional e internacional na nova ordem mundial de informação e comunicação, deve ser evitado a partir do fluxo de informação unidirecional e do atual sistema totalitário que domina o mundo. Ter um monopólio da informação e dos meios de comunicação de massa significa ter poder tremendo, que se não prestar atenção a ele, ao invés de esta nova ordem é colocada ao serviço da humanidade, pode ser que trazer a dominação da escravidão humana.

Maio 2017

Bookmark and Share