Tecla-e: Liberdade digital para todo o portador de cadeira de rodas

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Quando a tecnologia serve o ser humano atinge o seu esplendor e glória, é para isso que é criada e pensada. O que mostramos hoje tem como destino ajudar a pessoa deficiente motor ou com alguma limitação nas mãos. Com o dispositivo Tecla-e poderá com muito mais facilidade usar o seu computador, a sua TV ou o seu smartphone.

Tecla-e é um sistema pensado para facilitar a vida a todos os que têm limitações motoras e precisam da tecnologia para desobstruir caminhos no que toca à utilização dos dispositivos do dia a dia.
As pessoas que têm limitações motoras ao nível das mãos, encontram grandes obstáculos na utilização dos smartphones ou de um tablet. Poderemos achar que há alternativas, contudo, são estes os gadgets que concentram muito da nossa vida e que nos permitem estar ligados ao mundo. Esta foi certamente a motivação que levou a empresa Komodo OpenLab Inc, situada no Canadá, a criar a inovadora solução: Tecla-e.

Mas o que é o Tecla-e?
Este é um dispositivo que promete ser revolucionário, todo o portador de cadeiras de rodas e pessoas com limitações motoras nas mãos, poderão finalmente controlar e dominar esta nova tecnologia dos touchscreens (ecrãs ou telas de toque). O conceito foi pensado e concretizado por dois engenheiros biomédicos, Mauricio Meza e Jorge Silva, que combinam mais de 20 anos de experiência no campo da tecnologia assistida.
Tecla-e permite que o utilizador interaja com o seu dispositivo móvel iOS ou Android, computadores e sistemas de automação. Para isso, ele funciona com todos os tipos de controlos do mercado, incluindo botões, controladores sip-and-puff, matrizes, joysticks e os controlos de direção de uma cadeira de rodas.

O que traz o novo Tecla-e? integração com a cloud
Este dispositivo já existia com o nome de Tecla. Contudo, hoje em dia os dispositivos não ficam estagnados entre paredes, a cloud é a ponte entre o ponto físico e o virtual onde tudo é ligado de ponta a ponta para não se perder nada e haver partilha de informação em tempo real. O sistema Tecla evoluiu e agora chama-se “Tecla-e”. Este novo dispositivo liga-se à cloud (nuvem) e permite que os utilizadores partilhem as suas experiências com os seus dispositivos inteligentes e ambiente.

Em termos práticos o que se pode fazer com o Tecla-e?
Com esse aparelho, o utilizador poderá controlar dispositivos através da Internet, usando o Wi-Fi ou dados móveis, a partir de plataformas ou serviços domésticos inteligentes.
Equipado com sensores de GPS, temperatura, movimento e luz, “tecla-e” permite recolher todas essas informações e transmiti-las à família ou ao cuidador, recorrendo para isso ao download da aplicação desenvolvida para as plataformas iOS e Android.

Abril 2017

 

Bookmark and Share