Tecla-e: Liberdade digital para todo o portador de cadeira de rodas

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Quando a tecnologia serve o ser humano atinge o seu esplendor e glória, é para isso que é criada e pensada. O que mostramos hoje tem como destino ajudar a pessoa deficiente motor ou com alguma limitação nas mãos. Com o dispositivo Tecla-e poderá com muito mais facilidade usar o seu computador, a sua TV ou o seu smartphone.

Tecla-e é um sistema pensado para facilitar a vida a todos os que têm limitações motoras e precisam da tecnologia para desobstruir caminhos no que toca à utilização dos dispositivos do dia a dia.
As pessoas que têm limitações motoras ao nível das mãos, encontram grandes obstáculos na utilização dos smartphones ou de um tablet. Poderemos achar que há alternativas, contudo, são estes os gadgets que concentram muito da nossa vida e que nos permitem estar ligados ao mundo. Esta foi certamente a motivação que levou a (...)

Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Falar do carro autónomo da Apple era, até hoje, falar de uma ideia que muitos conheciam e que poucos tinham a certeza de ser real. Sempre envolto em mistério e em dúvidas, este era um projeto que era apenas uma ideia.

Agora tudo mudou e a Apple tem finalmente o seu primeiro carro de testes a circular nas estradas da Califórnia, mas a desilusão pode ser grande. O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam.

O carro autónomo da Apple já circula
Este primeiro carro autónomo de testes da Apple é o início do programa de testes que a empresa vai iniciar, depois de ter recebido, em meados do mês de abril, a autorização da DMV para circular nas estradas da Califórnia.

Microsoft busca inserir inteligência artificial no dia-a-dia

2017-05-18
Fonte: Globo
Foto por: Microsoft

Microsoft anunciou, no passado dia 10 de maio, novas ferramentas tecnológicas para fazer a inteligência artificial (AI) chegar ao dia a dia das pessoas, usando os recursos de computação em nuvem e dispositivos conectados.

"Estamos a introduzir a AI em cada produto e serviço que oferecemos", disse o vice-presidente da Microsoft responsável por este setor, Harry Shum, durante a conferência de desenvolvedores do grupo em Seattle. "Estamos a criar os blocos de construção para a atual onda de descobertas em AI há mais de duas décadas", acrescentou.
A pesquisa da Microsoft tem-se aprofundado em áreas como a aprendizagem de máquinas, reconhecimento de voz e habilitação de robots para reconhecer o que eles "veem". Os rivais da Microsoft, incluindo a (...)

A união de conteúdo com tecnologia proporciona aprendizado para professores via WhatsApp

2017-05-18
Fonte: Negócios em foco
Foto por: Whatsapp

Duas empresas focadas na educação do país se unem e lançam um novo projeto que oferece conteúdos sobre educação transformadora para profissionais da área.

O Brasil ocupa a 60.ª posição no ranking mundial de educação, em uma avaliação que engloba 76 países. A avaliação realizada pela OCDE analisou o desempenho de alunos de 15 anos em testes de Ciências e Matemática, o mesmo relatório aponta que na última década, o Brasil registou melhorias no desempenho dos adultos, porém, ressaltam o grande número de estudantes que abandonam a escola, alertando para a qualidade do ensino.
A insatisfação com esses resultados e a certeza de que o Brasil tem dezenas de projetos de referência em (...)

Spotify 'abre guerra' contra Apple e Google

2017-05-18
Fonte: Notícias ao Minuto

O Spotify e outras apps como a Deezer estão a acusar a Apple e a Google de comportamento anticompetitivo, tendo enviado uma carta à União Europeia a denunciar a situação.

Apesar de não visarem especificamente as duas gigantes tecnológicas e responsáveis pelos sistemas operativos iOS e Android, os queixosos apontam o dedo às responsáveis por lojas virtuais, indicando que essas empresas abusam da sua posição no mercado para limitar rivais.
Na perspetiva do Spotify, a Apple e a Google acabam por beneficiar os seus próprios serviços de streaming (Apple Music e Google Play Music) em detrimento da sua plataforma. Diz o 9to5mac que em reação a Apple indica que a empresa sueca se baseia em “rumores e (...)

Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial fala a Mercados Africanos

2017-04-10
Fonte: Mercados Africanos
Foto por: CE-CPLP

 “Foi um desafio que aceitei por considerar que com a minha experiência profissional e de vida no associativismo, e com o apoio de todos, poderia contribuir para uma CPLP mais forte economicamente

Porque decidiu ser líder da confederação empresarial da CPLP?
A minha entrada para liderar a CE-CPLP foi muito rápida, posso até dizer que apanhou-me de surpresa. Na época (2013), a CE-CPLP estava em regime de liderança rotativa pelos países membros e era a vez de Moçambique liderar a organização por dois (2) anos. Nos dois primeiros anos de Moçambique, foi a Associação Industrial de Moçambique (AIMO) através do Dr. Carlos Simbine a presidir a CE-CPLP. No segundo ano era a vez da Confederação das Associações (...)

Fusão na Índia cria um dos maiores operadores de telecomunicações do mundo

2017-04-10
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Vodafone/Idea Cellular

A empresa que vai resultar da fusão entre a unidade da Vodafone na Índia e a Idea Cellular vai ter quase 400 milhões de clientes.

A Vodafone chegou a acordo para realizar uma fusão entre a unidade na India e empresa local Idea Cellular. A união vai criar a líder mundial no país, com 395 milhões de clientes, sendo que a empresa será também uma das maiores operadoras de telecomunicações móveis do mundo.
A empresa britânica terá 45,1% da nova empresa, tendo acordado alienar uma posição de 4,9% na empresa ao bilionário indiano Kumar Mangalam Birla. A holding deste empresário ficará com uma posição total de 26% na nova empresa, com o restante capital a ficar disperso (...)

Primeira chamada com um telemóvel foi feita há 44 anos

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Wikipedia/Anders

No dia 3 de abril de 1973 o engenheiro da Motorola Martin Cooper fazia uma chamada para o seu maior rival no sector das telecomunicações, Joel Engel, dos Bell Labs, a partir de um telemóvel. “Sabes de onde te estou a ligar?” foram as primeiras palavras proferidas.

Martin Copper estava em plena Sexta Avenida em Nova Iorque, Estados Unidos, a caminho de uma conferência de imprensa, em que ia precisamente anunciar que tinha acabado de fazer a primeira chamada telefónica através de um telefone móvel.
Além da rede de comunicações, o outro protagonista do momento histórico foi um Motorola Dyna Tac 8000X, com perto de 800 gramas e uns 33 centímetros muito difíceis de imaginar nos dias que correm, até para quem tem já era nascido na altura.
A juntar às (longínquas) características móveis de outros (...)

Tecnologia portuguesa que quer revolucionar a Internet das Coisas está a caminho do Espaço

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de photoraidz em FreeDigitalPhotos.net

São sensores eletrónicos mais pequenos do que a palma da mão, podem ser programados para monitorizarem tudo e mais alguma coisa e a taxa de transmissão de dados já atingiu o gigabit por segundo. Tudo isto sem utilizarem pilhas ou baterias.

Desenvolvidos no Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), o segredo dos sensores sem bateria está no aproveitamento das ondas de rádio, "uma fonte de energia inesgotável e presente até os confins do Universo", explicam os seus criadores numa nota enviada à imprensa. Tanto assim é que a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) quer esta tecnologia a bordo das naves, revela-se.
O projeto começou há três anos, pelas mãos do investigador do IT Ricardo Correia, com o objetivo de desenvolver sensores (...)

NASA está a criar uma “internet a laser” a pensar nas comunicações entre planetas

2017-04-10
Fonte: Sapo Tek
Foto por: NASA

Atualmente, maioria das transmissões de dados de longa distância faz-se com fibra ótica, mas aquilo que é considerado “alta velocidade” na Terra, não chega para o Espaço. Já um sistema de comunicações baseado em raios laser é outra coisa.

É esta a aposta da NASA com o LCRD, sigla para Laser Communications Relay Demonstration, a plataforma que vai tornar possível criar um sistema capaz de codificar dados num raio de luz, que depois pode propagar-se facilmente no Espaço, uma vez que, ao contrário do que acontece na Terra com as nuvens ou com a curvatura do planeta, não encontrará qualquer obstáculo pelo caminho.
Por enquanto estão apenas a ser dados os passos iniciais, sendo o principal objetivo desta plataforma identificar a melhor forma de gerir um sistema de comunicações (...)