Tecnológicas europeias entram no radar das bolsas de ações

2017-12-10
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Cortesia de jscreationzs em FreeDigitalPhotos.net

As empresas tecnológicas da Europa costumavam ser o parente pobre em relação a outras regiões como os Estados Unidos a e Ásia. A aposta feita nos últimos anos para fomentar o ecossistema tech no Velho Continente está, no entanto, a começar a dar frutos, com o maior interesse por parte dos investidores a conduzir as empresas a optar pela entrada em bolsa.

Nos primeiros nove meses deste ano, a Europa registou 38 ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês). Este é o maior número de tech IPO no mundo em 2017 e compara com as 17 realizadas nos EUA, segundo o Relatório do Estado da Tecnologia Europeia, realizado pela empresa de investimento em inovação Atomico.
A expetativa é que, até ao final de dezembro, o número suplante ainda as 49 IPO que tiveram lugar na Europa em 2016.
O que isto reflete é que a Europa está a produzir um número crescente de empresas com capacidade de (...)

Empresa chinesa DJI quer crescer no mercado de “drones” do Brasil

2017-12-10
Fonte: Macauhub
Foto por: Cortesia de Naypong em FreeDigitalPhotos.net

A empresa chinesa DJI (Da-Jiang Innovations Science and Technology Co., Ltd) escolheu a empresa Golden Distribuidora para representante oficial no Brasil, país onde pretende aumentar as vendas de veículos aéreos não-pilotados de forma significativa ao longo dos próximos dois anos, informaram as duas empresas em comunicado conjunto divulgado.

As duas empresas pretendem, ao abrigo desta parceria, preencher um segmento de mercado por explorar, após a gama completa de equipamentos da DJI ter sido homologada e certificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que em Maio último aprovou regras para a utilização de veículos aéreos não-pilotados, vulgo “drones.”
O presidente executivo e fundador da Golden Distribuidora, Davi Saadia, disse que estão a ser vendidos no Brasil cerca de 10 mil “drones” da DJI por mês, (...)

Robôs, carros autónomos e chatbots podem obrigar 375 milhões a mudar de emprego

2017-12-10
Fonte: Público
Foto por: Cortesia de Farbentek em FreeDigitalPhotos.net

O desenvolvimento da automação – mais braços mecânicos em fábricas, robôs humanóides em lojas, chatbots a falar com clientes, ou carros que se conduzem sozinhos – pode forçar mais de 375 milhões de pessoas a mudar de emprego até 2030. O número vem no relatório anual do instituto McKinsey Global. Corresponde a 14% da força de trabalho global.

Mesmo se existir trabalho suficiente para garantir o nível de emprego atual até 2030, esperam-nos transações que podem superar a escala de mudanças históricas ao nível da agricultura e da industrialização,” lê-se no relatório publicado.
Para chegar às conclusões, os autores analisaram o mercado de trabalho em 46 países (incluindo Portugal) ao nível das habilitações, ordenados, e oferta de emprego. Foram consideradas 800 ocupações diferentes (dessas, 60% já podem incluir um terço de automação). Concluiu-se que nos (...)

Revolução digital em 20 anos nos media

2017-12-10
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Cortesia de renjith krishnan em FreeDigitalPhotos.net

Há 20 anos nascia o primeiro órgão de comunicação social em Portugal exclusivamente online: o Canal de Negócios, que a partir de 2001 passou a designar-se negocios.pt. Na altura, havia pouco mais do que meia dúzia de sites de informação. E quase todos de âmbito generalista e associados à marca de algum jornal.

A expansão dos media portugueses à esfera digital começou dois anos antes, quando só 6,3% da população tinha acesso à internet. O Jornal de Notícias foi o primeiro diário generalista a lançar-se online, a 26 de Julho de 1995, seguido pelo Público dois meses depois. No final desse ano, o Diário de Notícias também arrancou com a sua edição online. A cronologia foi compilada por Hélder Bastos, professor da Universidade do Porto, no livro publicado em 2011 "Da implementação à estagnação: os primeiro doze anos de ciberjornalismo em (...)

Marketing de conteúdo: o que significa (e por que faz tanta diferença)?

2017-12-10
Fonte: Tec Mundo
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

Quando foi a última vez que você comprou um produto sem antes pesquisar na web sobre ele diversas vezes? Pois é, foram-se os dias em que os consumidores simplesmente iam até a loja mais próxima quando queriam comprar algo.

Justamente por isso o marketing de conteúdo acabou se tornando tão importante: para ajudar as empresas a estarem juntas do usuário a cada passo da jornada de compra. Afinal, no lugar das publicidades convencionais, que interrompem a vida do usuário e acabam mais irritando o público do que o incentivando a comprar o produto, o marketing de conteúdo tenta trazer materiais que se encaixam no que seu público procura.
A solução, na teoria, pode parecer simples. Com conteúdos interessantes, fica fácil ter consumidores mais engajados e construir um (...)

Gigantes tecnológicas e Softbank unem-se para construir cabo submarino no Pacífico

2017-12-09
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Sapo Tek

Com cerca de 14.000 km, o cabo Júpiter vai ligar a Ásia e os EUA e, uma vez concluído em 2020, poderá transportar mais de 60TB de dados por segundo.

A multinacional japonesa de telecomunicações vai juntar-se ao Facebook, à Amazon e a outras empresas tecnológicas para construir o novo cabo submarino que vai ligar a cidade de Los Angeles a dois pontos principais de desembarque no Japão, nas cidades de Shima e Maruyama, e a um terceiro em Daet, nas Filipinas.
Koji Ishii, da SoftBank, disse que "a procura por largura de banda na região do Pacífico continua a crescer a uma velocidade notável e é acompanhada pelo aumento de aplicações dependentes dessa capacidade, como a realidade aumentada e (...)

5G começa a instalar-se nos EUA em 2018. Verizon quer garantir rede em cinco cidades

2017-12-09
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Cortesia de alexisdc em FreeDigitalPhotos.net

A primeira localidade a receber cobertura vai ser a cidade californiana de Sacramento. A operadora espera garantir instalações funcionais em entre três a cinco cidades norte-americanas.

A Verizon arrisca-se a ser uma das primeiras operadoras a disponibilizar uma rede comercial de internet 5G. De acordo com um anúncio feito esta quarta-feira, a empresa tem planos para instalar equipamentos capazes de fornecer internet com esta velocidade em cerca de três, quatro ou cinco cidades até ao final do próximo ano.
A primeira cidade a receber internet 5G vai ser Sacramento, no estado da Califórnia. Os processos já estão a ser agilizados, mas a rede só deverá estar disponível na segunda metade de 2018.
O comunicado da Verizon (...)

Web Summit 2017: Inteligência artificial e conectividade

2017-11-15
Fonte: Euronews
Foto por: Websummit

A capital portuguesa acolheu este ano cerca de 60 mil visitantes, graças à Web Summit, o que fez do evento um dos maiores encontros de tecnologia em todo o mundo.

Foi no Parque das Nações que todos falaram no mundo digital, tanto pelas vantagens como pelos perigos que o rompimento das novas barreiras digitais pode supor.
Uma mensagem que Comissão Europeia quis recordar, ao lembrar também que a tecnologia existe, acima de tudo, para servir as pessoas.
Margrethe Vestager, Comissária Europeia para a Concorrência, disse, em Lisboa, que a tecnologia nos “permite fazer imensa coisa” mas que deve “estar ao nosso serviço”.
“Agora, mais do que nunca, devemos ser cautelosos. (...)

Correios dos EUA planeiam usar carros autónomos até 2025

2017-11-15
Fonte: R7
Foto por: USPS

O United States Postal Service (USPS), serviço de correios dos Estados Unidos, emitiu um comunicado em que afirma ter planos de usar carros autónomos ou semiautónomos nos próximos sete anos, inicialmente em rotas rurais no país.

A ideia, segundo a nota divulgada no passado dia 9 de outubro, é manter funcionários dentro deles, mas a nova tecnologia dos veículos tornará mais eficientes os serviços: os motoristas não precisarão estacionar a todo momento para entregar uma correspondência.
A frota do USPS é a maior do mundo, com 228 mil veículos, e a direção do serviço já trabalha com as mudanças, em parceria com a Universidade de Michigan. Com os pesquisadores, a empresa planeia o chamado Veículo de Entrega Rural Autônomo, que deve ser testado em 28 mil rotas rurais (...)

UCCLA promoveu Fórum Económico “Cidades Sustentáveis” em Macau

2017-11-15
Fonte: UCCLA

Decorreu, no dia 20 de outubro, um Fórum Económico subordinado ao tema "Cidades Sustentáveis", numa iniciativa da UCCLA e do FELP - Fórum de Empresários de Língua Portuguesa.

O fórum pretendeu ser um espaço de debate, partilha de experiências, com uma plateia de empresários e de representantes de cidades. Os temas em análise foram “Como melhorar a capacidade de financiamento de projetos entre a China, Macau e os Países de Língua Portuguesa” e “Cidades Sustentáveis e Inteligentes, perspetivas para uma cooperação económica global, tendo em conta o Desenvolvimento Local”.
A comitiva integrava representantes de cidades e empresas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, (...)