Kuiper, o plano da Amazon para levar Internet a zonas excluídas

2019-04-07
Fonte: Sapo 24
Foto por: Sapo 24

A Amazon confirmou, no passado dia 04 de abril, que está a desenvolver um projeto de criação de uma rede de satélites para fornecer um serviço de internet de alto débito em regiões do mundo onde as ligações são más ou inexistentes.

Este projeto da empresa norte-americana de comércio ‘online’, batizado de Kuiper, foi mencionado pela primeira vez pelo sítio especializado em notícias de tecnologia GeekWire, referindo-se a documentos depositados junto de agências de regulação norte-americanas, nos quais é detalhado o projeto, orçado em vários milhares de milhões de dólares.
O projeto Kuiper é uma nova iniciativa para lançar uma constelação em baixa órbitra terrestre de satélites que vão fornecer ligações de alto débito a comunidades mal ou não (...)

Angola conta com mais de 13 milhões de utilizadores de telemóvel

2019-04-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: rawpixel.com from Pexels

Angola conta atualmente com mais de 13 milhões de utilizadores de telemóvel, mais de 170.000 da rede telefónica fixa e quase seis milhões de clientes do serviço de Internet, revelou, no passado dia 28 de março, o secretário de Estado das Telecomunicações angolano.
Os dados foram avançados por Mário Augusto de Oliveira, em Luanda, na abertura de segundo workshop sobre Indicadores das Tecnologias de Informação e Comunicação, promovido pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), acrescentando que são números oficiais dos resultados estatísticos consolidados até dezembro de 2018 em Angola, país que conta com cerca de 26 milhões de habitantes.

O governante defendeu também a necessidade de haver uma formação contínua para melhor compreensão das novas tecnologias.
Sobre os indicadores dos serviços das comunicações eletrónicas em Angola, Mário Augusto de Oliveira realçou os resultados de 2018, afirmando que o país conta com um total de 13.288.421 utilizadores dos serviços da rede móvel, 171.858 da rede fixa e 5.927.715 utentes do serviço de internet.
As estatísticas apontam que Angola conta também com 1.928.237 subscritores dos serviços de televisão por assinatura.

Angola e Rússia reforçam cooperação sobretudo nas áreas de telecomunicações e espacial

2019-04-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Pexels

Os Governos de Angola e da Rússia vão reforçar a sua cooperação, com especial interesse para a área espacial e das telecomunicações, um domínio novo e muito importante para o futuro desenvolvimento do país africano.

A informação foi avançada pelo chefe da diplomacia angolana, que acompanha o chefe de Estado angolano, João Lourenço, na visita oficial que iniciou, no dia 02 de abril, à Rússia.
Manuel Augusto referiu que estava prevista a assinatura de dez acordos em vários setores, alguns dos quais para consolidar programas e projetos já existentes e outros novos.
"Serão assinados cerca de dez instrumentos jurídicos, mas mais do que os acordos serão reafirmados pelos dois líderes o desejo do reforço das relações, a adaptação dessas (...)

Visita do Secretário-Geral da UIT a Macau

2019-04-07
Fonte: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau
Foto por: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau

O Secretário-Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Zhao Houlin, deslocou-se a Macau, no dia 21 de março, para um encontro com o Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo Arrais do Rosário, e a Diretora dos Serviços de Correios e Telecomunicações, Lau Wai Meng.

Durante este encontro houve lugar a troca de impressões sobre os últimos desenvolvimentos dos sectores de telecomunicações internacionais e de 5G, bem como sobre o papel de Macau como plataforma de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa. Foi ainda analisado o espaço de cooperação entre Macau e a União Internacional de Telecomunicações, incluindo os seus membros lusófonos, a fim de Macau desempenhar plenamente o seu papel enquanto “ponte”.
O Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo Arrais (...)

Já existe 5G comercial: a Coreia do Sul é a primeira a lançar o 5G para o consumo

2019-04-07
Fonte: Mais Tecnologia
Foto por: Pexels

A Coreia do Sul lança as primeiras redes móveis 5G na sexta-feira, tornando-se o primeiro país do mundo a lançar a nova conectividade 5G para os consumidores. No entanto, como seria de esperar, os planos variam entre os 50 dólares e os 110 dólares, sendo que não há planos ilimitados de dados.

As comunicações super-rápidas anunciadas pela tecnologia sem fio de quinta geração irão sustentar tudo, desde torradeiras a telefones; de carros elétricos para redes elétricas, tudo o que possa ser ligado à internet, terá a vida facilitada com esta nova rede.
Mas enquanto A Coreia do Sul ganhou a corrida para ser o primeiro a fornecer a experiência do utilizador, essa é apenas uma parte de uma batalha mais ampla que colocou os Estados Unidos contra a China e enredou gigantes, incluindo a Huawei. Há muito que a Coreia do Sul tem uma (...)

Ritmo de adoção de IoT segue acelerado em todo o mundo

2019-04-07
Fonte: CIO / Dinheiro Vivo
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

Quase metade (46%) dos 841 executivos entrevistados pela CIO Survey 2019, pesquisa realizada recentemente pela Logicalis em 24 países, afirmam que suas empresas já estão a usar a Internet das Coisas (IoT). O número mostra o intenso ritmo de crescimento dessa tecnologia em todo o mundo, já que, há 12 meses, a mesma pesquisa mostrava que apenas 24% das empresas usavam soluções do tipo.

Os benefícios de negócios trazidos pela adoção, entretanto, ainda não estão tão claros – ou pelo menos não são unânimes. Segundo o estudo, 25% dos entrevistados entendem que as soluções de IoT aumentam a eficiência operacional, 23% enxergam melhoras nos produtos e serviços, 21% creem que podem melhorar o atendimento ao cliente, 18% apostam na criação de novos produtos e serviços e 14% acreditam em um melhor planeamento estratégico a partir dos dados trazidos por esses projetos.
Os números da CIO Survey fazem coro aos resultados (...)

BMW e Microsoft fecham parceria para aumentar uso de IoT no setor industrial

2019-04-07
Fonte: Mundo Conectado/ Microsoft
Foto por: Microsoft

A BMW e a Microsoft firmaram uma parceria para aumentar o uso de dispositivos de Internet das Coisas (da sigla em inglês IoT), através da criação de uma Plataforma de Manufatura Aberta (Open Manufacturing Platform, ou OMP). Trata-se de um sistema de tecnologia aberta que busca integrar de maneira mais próxima as soluções usadas nas linhas de montagem, permitindo que membros do grupo contribuam com tecnologias que serão partilhadas por todos os participantes.

De acordo com as empresas, o objetivo é otimizar a produção, reduzir o tempo de montagem dos produtos e aumentar a eficiência de suas fábricas. O grupo BMW hoje possui três mil máquinas, robôs e sistemas de transporte autônomos conectados ao sistema de Internet das Coisas BMW Group IoT. Segundo a companhia, o uso de tecnologias do tipo permitiu simplificar os processos logísticos ao realizar uma coordenação central do sistema de transporte.
"Hospedada na plataforma de nuvem Microsoft Azure Industrial IoT, a Plataforma de Manufatura Aberta (...)

Comissão Europeia aprova novas regras de acesso a conteúdos online de televisão e rádio

2019-04-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Comissão Europeia

Mais um passo em frente na direção do mercado único digital. As novas regras facilitam o acesso aos conteúdos entre os diferentes países da União Europeia, mas respeitando os direitos de autor.

Depois da votação positiva da polémica reforma da lei dos direitos de autor, o Parlamento Europeu voltou a votar favoravelmente na diretiva relacionada com a simplificação da distribuição e retransmissão de programas televisivos e de rádio entre os países da União Europeia. Esta nova votação completa assim o círculo da modernização das regras de copyright num processo que começou em 2015, visando o funcionamento do mercado único digital.
As novas regras vão facilitar a distribuição de programas transmitidos na televisão e (...)

Cabo Verde com novo regime de financiamento de rádio e televisão pública

2019-04-07
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Knelstrom ltd from Pexels

A lei da Contribuição para o Audiovisual já entrou em vigor e prevê um regime de cariz social mantendo a isenção aos consumidores de energia elétrica com um consumo mensal de até 40 Kwh e uma redução de 20% para consumos entre 40 a 60 Kwh.

O Governo de Cabo Verde aprovou o novo regime de financiamento do serviço público de rádio e televisão e de cobrança da contribuição audiovisual. A medida consta do Decreto-Lei nº/2019, de 20 de março, publicada no Boletim Oficial nº 32, de 20 de março, a que a agência local “Inforpress” teve acesso.
De acordo com o comunicado do executivo cabo-verdiano, este novo regime, denominado “Contribuição para o Audiovisual”, vai redefinir o mecanismo para garantir o financiamento do serviço público de rádio e (...)

Streaming já é responsável por quase metade das receitas geradas globalmente com a venda de música

2019-04-07
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Vlad Bagacian from Pexels

No final de 2018, já existiam mais de 255 milhões de utilizadores pagantes em plataformas musicais de streaming.

Há várias análises de mercado que comprovam o sucesso do streaming na indústria da música dos EUA - no último outono, a tecnologia já era responsável por quase 75% das receitas geradas pelo sector - mas a última edição do IFPI Global Music Report atesta a dimensão global do fenómeno. De acordo com o estudo, as receitas geradas por streaming cresceu 34% em 2018, sendo que, no final, o valor correspondeu a 47% do bolo total gerado em todo o mundo.
Contas feitas, a indústria da música gerou cerca de 19,1 mil milhões de dólares em (...)