O e-Commerce diferencia o sucesso no contexto atual

2020-06-07
Fonte: Jornal Económico/ Rogério Canhoto
Foto por: PhotoMIX Company no Pexels

A atual conjuntura empresarial trouxe ao debate a aceleração digital das empresas portuguesas. Gabriel Coimbra, da IDC, chegou mesmo a afirmar que o choque provocou uma aceleração de dez anos face ao que era a prática anterior, quase como se a necessidade aguçasse o engenho de um investimento prioritário para o futuro de muitos sectores, e que adquiriu agora um novo sentido de urgência.

Existem várias áreas em que vemos a digitalização entrar com toda a legitimidade nas empresas portuguesas. Desde a automatização de processos ao teletrabalho, a tecnologia tem ajudado as empresas a responder da melhor forma e ajudado, inclusive, a criar vantagens competitivas para a retoma depois da crise.
Mas existe uma área, em particular, que tem uma oportunidade única neste tempo de isolamento social, e que permite diferenciar as empresas. É, aliás, uma das áreas a que as empresas precisam de apostar seriamente para não só aproveitarem a (...)

Governo de Angola destaca papel das telecomunicações

2020-06-07
Fonte: Agência Angola Press
Foto por: Vanderlei Longo no Pexels

O Governo angolano destacou, este domingo, 17 de maio, o papel que o sector das telecomunicações e tecnologias de informação desempenha no contexto social e da economia angolana e mundial.

O reconhecimento vem expresso numa mensagem do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), alusiva ao 17 de maio, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que se assinala, este ano, sob o lema «Connect 2030: TIC para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável».
A mensagem ministerial considera que a data representa um momento de avaliação, quer pela sociedade, no seu todo, quer para os operadores das comunicações eletrónicas, em particular.
Na sua saudação, (...)

Africell avança para a rede móvel em Angola com a promessa de que a Angorascom não vai operar

2020-06-07
Fonte: Ango Notícias
Foto por: Africell

A atribuição de uma licença sem concurso público a um eventual concorrente, que até tem operações na Coreia do Norte, fez soar os alarmes na Africell, empresa sedeada no Reino Unido, mas de capitais norte-americanos. A embaixada dos EUA tem apoiado pressão junto do Governo, que se prepara para voltar atrás no negócio que envolvia a cedência da terceira licença móvel, que é um ativo da Angola Telecom.

O Governo e a Africell, uma operadora móvel já a operar em África, estão a afinar os últimos detalhes para a entrada em Angola desta empresa de capitais maioritariamente norte-americanos sedeada no Reino Unido.
A aposta em Angola chegou a estar em causa, isto porque o Governo, através do Despacho Presidencial n.º 193/19 e publicado em Diário da República no passado 5 de Novembro, entregou sem concurso público a terceira licença móvel que estava atribuída à Angola Telecom à Angorascom, uma empresa que tem como acionistas o quarto homem mais (...)

2Africa: O cabo submarino da Facebook que vai ligar Portugal a África

2020-06-07
Fonte: Exame Informática
Foto por: Exame Informática

O cabo de 37 mil quilómetros vai colocar o projeto 2Africa na lista dos maiores deste género. O objetivo do Facebook, em parceria com a China Mobile International, MTN, GlobalConnect, Orange, stc, Telecom Egypt, Vodafone e WIOCC é aumentar a conexão de Internet no continente africano e na região do Médio Oriente.

A ligação em questão vai chegar a 23 países do ‘velho continente’, de África e do Médio Oriente, triplicando a capacidade de rede fornecida por este tipo de cabos. A nova rota vai aumentar a largura de banda naquelas regiões, permitir responder rapidamente ao aumento de procura no Médio Oriente e dar um maior apoio ao crescimento das ligações 4G, 5G e de banda larga para centenas de milhões de pessoas.
O cabo que vai ser instalado é constituído por um condutor em alumínio inovador neste tipo de soluções e duplica o suporte com uma (...)

China Mobile já é a maior operadora 5G do Mundo com mais de 50 milhões utilizadores

2020-06-07
Fonte: Pplware
Foto por: China Mobile

A China Mobile é uma das principais operadoras do país asiático. E agora divulgou que tem já mais de 50 milhões de utilizadores 5G, tornando-a na maior operadora da rede de quinta geração do Mundo.

Mas a empresa quer aumentar muito mais estes números, numa altura que o 5G começa a dar os primeiros passos importantes, mesmo debaixo de várias críticas e teorias.
De acordo com o recente relatório anunciado pela China Mobile, a operadora já tem mais de 50 milhões de utilizadores 5G. Estes números fazem dela a maior operadora 5G em todo o Mundo, tendo em consideração que há um papel comercial doméstico na rede de quinta geração há menos de meio ano.
A operadora chinesa afirma ainda que irá ultrapassar a marca de 100 milhões de (...)

Angola: “São necessárias infraestruturas para a migração digital”

2020-06-07
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Canva Studio no Pexels

Além de incentivos ao investimento nas zonas mais remotas, a partilha de infraestruturas resultaria em menores investimentos e na possibilidade da aplicação de recursos financeiros em outras zonas menos apetecíveis. Hoje, celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e o Jornal de Angola entrevistou o engenheiro Francisco Pinto Leite.

Numa altura em que se celebra o Dia Internacional das Telecomunicações e Comunicação, como avalia a Revolução Digital em Angola?
São evidentes alguns avanços no sentido da Digitalização em Angola. Por exemplo, existe uma estratégia do Governo para a digitalização, descrita no Livro Branco das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e tem-se produzido bastante legislação sobre o assunto. Nos últimos 16 anos, vários investimentos públicos e privados foram feitos, no sentido da implementação de (...)

Europa pede que se combatam teorias da conspiração sobre o 5G

2020-06-07
Fonte: Exame Informática
Foto por: UE

Os membros do Conselho da União Europeia salientaram, numa discussão interna, a necessidade de se fazer mais para desmontar as teorias da conspiração em torno do 5G. As nações da UE pretendem que o 5G seja a alavanca que melhor as posiciona na corrida contra os EUA e a China, mas os fãs da teoria de que a nova tecnologia é responsável pela expansão do novo coronavírus ou que traz malefícios à saúde pública têm causado dissabores. Os dados da ETNO e da GSMA, dois grupos de lóbis das telecomunicações, registam mais de 140 ataques a infraestruturas de telecomunicações nos últimos tempos em dez países europeus, o que poderá causar atrasos na implementação.

De acordo com o documento a que a Reuters teve acesso, os ministros reunidos no Conselho da UE mostraram a preocupação e expressaram a “importância de lutar contra a expansão da desinformação em torno das redes 5G, especialmente no que toca às falsas alegações de que estas redes constituem um risco para a saúde ou que estão ligadas à Covid-19”.
A Organização Mundial de Saúde já veio a público várias vezes explicar que os vírus não se transmitem por ondas de rádio ou pelas redes móveis.

Junho 2020

Zoom já vale mais do que as 7 maiores companhias aéreas do mundo

2020-06-07
Fonte: Executive Digest
Foto por: Zoom

A popular empresa de videoconferência, Zoom Communications, é hoje um exemplo das empresas que conseguiram ter com esta pandemia uma oportunidade única de crescimento com os mercados a corresponder e a serem palco para valorizações astronómicas.

A capitalização de mercado da Zoom subiu para 48,8 mil milhões de dólares a 15 de maio passado, apesar de ter registado receita de apenas 623 milhões de dólares o ano passado, numa clara ascensão da Zoom face aos concorrentes.
Quanto ao que explica o aumento massivo da aplicação na cultura comercial tradicional, os analistas do setor dizem que os utilizadores corporativos foram atraídos devido à sua interface fácil de usar e à experiência do utilizador, além da capacidade de suportar até 100 participantes por vez.
A aplicação (...)

Microsoft vai substituir jornalistas do MSN por Inteligência Artificial!

2020-06-07
Fonte: Leak
Foto por: Leak

A Microsoft tem agora o grande objetivo de levar tudo o que a Inteligência Artificial tem de melhor para todas as vertentes do seu negócio, o que aparentemente inclui o seu site MSN. Afinal de contas, a gigante do software está neste momento a terminar os contratos com a grande maioria dos jornalistas que trabalham na plataforma, de forma a substituí-los por software baseado em Inteligência Artificial! Será este o início da Skynet!?

Portanto, 50 empregados da plataforma MSN receberam entre 28 e 29 de maio, a notícia que os seus contratos não seriam renovados. Ou seja, a partir do dia 30 de junho, o seu futuro era mesmo o desemprego! Sabe porquê? Porque a Microsoft quer experimentar substituir todo, ou quase todo o seu staff, por modelos de aprendizagem máquina, que por sua vez irão gerar notícias de forma completamente automática. (Tudo tendo como base a poderosa estrutura Azure da Microsoft)
Dito isto, segundo os atuais empregados, a plataforma de notícias MSN já tem (...)

Correios no mundo realizam ajustes para enfrentar novo coronavírus

2020-05-06
Fonte: ONU
Foto por: Roman Koval no Pexels

A pandemia de covid-19 levou várias agências de correios no mundo a realizarem mudanças para garantir a saúde de seus funcionários e usuários.

Muitos operadores informaram seus novos planos de trabalho à União Postal Universal (UPU), a agência da ONU que cuida do setor.

Restrições
Carteiros em todo o globo continuam trabalhando apesar das restrições de movimento impostas em vários países após o fechamento de fronteiras.
A UPU informou que as mudanças têm como base as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselhamento médico e de medidas de governos sobre a pandemia.
Além disso, todas as (...)