Pandemia faz emergir "nómadas digitais"

2020-09-06
Fonte: RTP
Foto por: Vlada Karpovich no Pexels

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o teletrabalho foi uma obrigação para muitos setores. No entanto, muitas pessoas veem esta nova realidade como uma oportunidade para viajar enquanto trabalham, à medida que cada vez mais países estão a convidar à prática de trabalho remoto com a atribuição de vistos de residência.

O conceito “nómada digital” não é novo, mas a pandemia da Covid-19 veio reinventá-lo. Obrigada a trabalhar a partir de casa, uma parte da população decidiu trabalhar remotamente a partir do estrangeiro, apoiados por programas que lhes permitem a estadia até um ano.
De forma a responder à atual crise, alguns países estão a convidar estrangeiros a trabalhar remotamente, ao atribuírem vistos de residência de um ano. Isto permite que cada pessoa viva legalmente e trabalhe remotamente nesse país até um ano. Todos os países que adotaram este (...)

Pandemia ajuda a disparar receitas da empresa de videoconferências Zoom

2020-09-06
Fonte: RTP
Foto por: Zoom

As receitas da empresa norte-americana Zoom têm crescido exponencialmente durante a pandemia da covid-19, sendo cada vez maior o número de utilizadores pagantes que recorrem a esta ferramenta para realizar as suas reuniões virtuais.

Segundo a agência AP, a Zoom divulgou no passado dia 31 de agosto que o número de clientes pagantes permitiu-lhe quadruplicar a sua receita durante o período de maio a julho para os 555,6 milhões de euros.
A empresa norte-americana, sediada no Estado da Califórnia, fechou o segundo trimestre com 370.200 clientes, com pelo menos 10 trabalhadores, o que representa um ganho de 105.000 clientes no final de abril.
Há um ano a Zoom tinha apenas 66.300 clientes com pelo menos 10 trabalhadores pagantes.
Esse aumento de clientes fez com que a (...)

Angola Online importante na massificação e inclusão digital

2020-09-06
Fonte: INACOM/ Menos Fio
Foto por: Christina Morillo no Pexels

O projeto de internet gratuita "Angola Online” tem permitido o acesso de trinta mil cidadãos, nos 111 pontos existentes em todo país, destacou o Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), Manuel Homem.

Falando no final de uma visita no Instituto de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), Manuel Homem, enaltecendo a importância do projeto para a massificação e inclusão digital.
O projeto Angola Online é uma iniciativa do INFOSI, instituto público tutelado pelo MTTICS, que tem como objeto social a promoção e o desenvolvimento da sociedade de informação em Angola.
"A internet deve continuar a ser um ativo que devemos promover a sua acessibilidade em todas as camadas da sociedade, e este trabalho está a ser conseguido por via (...)

África carece de políticas de crimes cibernéticos

2020-09-06
Fonte: Menos Fio
Foto por: Pixabay no Pexels

A UIT estimou que em 2019 nos países menos desenvolvidos, apenas 19% dos indivíduos utilizaram a internet, em comparação com 87% nos países desenvolvidos. Nesta escala, a África obteve a classificação mais baixa, com apenas 28% dos indivíduos utilizaram a Internet, em comparação com a Europa, que obteve a classificação mais elevada, com 83% dos indivíduos que usaram a Internet.

Nesse mesmo ano, o continente africano tinha a maior percentagem de população offline do mundo, e a maioria dos países nesta condição situam-se na África Central, Oriental e Ocidental. Apesar das disparidades na penetração da Internet em África e em outras regiões, o continente africano ainda mostra que é bastante vulnerável ao cibercrime.
Isso ocorre porque a maioria dos africanos que estão a ser expostos à internet, devido a uma série de fatores como ampla cobertura de internet, carecem de conhecimentos técnicos básicos sobre como (...)

Trabalho remoto contribuiu para aumento de 13% nas telecomunicações em Moçambique

2020-09-06
Fonte: Sapo
Foto por: RF._.studio no Pexels

A opção pelo trabalho remoto, devido à covid-19, contribuiu para um aumento de 13% no volume das telecomunicações e correios em Moçambique, no primeiro semestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2019, anunciou a tutela.

Em comunicado, o Ministério dos Transportes e Comunicações justifica a subida na prestação também com o aumento da procura dos serviços de telecomunicações viabilizado pela melhoria da qualidade e expansão da rede de telecomunicações que o país tem vindo a registar nos últimos anos.
"Contribuiu, igualmente para estes resultados, o aumento do trabalho remoto que caracteriza o período de emergência imposto pela pandemia da covid- 19", refere a nota.

Agosto 2020

 

Internet das Coisas: 4 tendências de IoT até o ano de 2023

2020-09-06
Fonte: Compara plano
Foto por: Markus Spiske no Pexels

A Internet das Coisas (IoT) está em alta e não é de hoje. Em 2018, a empresa Gartner, uma consultoria especializada em tecnologia, lançou um estudo para identificar o que viria pela frente no desenvolvimento da IoT. Denominado “Top 10 tendências na Internet das Coisas para 2023”, a pesquisa ainda é pertinente quando pensamos no cenário atual da IoT.

Para você ter uma ideia, a Internet das Coisas terá influência desde a conceção de carros autônomos até o planeamento das smart cities, ou cidades inteligentes.
Neste artigo você confere quatro das tendências identificadas pela Gartner que continuam relevantes em 2020 e de fato dão o tom para o caminho da internet das coisas até 2023.

O que é a Internet das Coisas (IoT)?
Primeiramente, a sigla IoT vem do inglês “Internet of Things”. O termo foi utilizado (...)

Moçambique assume presidência rotativa da comunidade da África Austral

2020-09-06
Fonte: Notícias ao minuto
Foto por: SADC

Moçambique assumiu a presidência em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na cimeira anual da organização, que este ano decorre em formato virtual por causa da pandemia de Covid-19.

A 40.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e as reuniões que a precedem terão lugar de 10 a 17 de agosto de 2020 em formato virtual", segundo anunciou, em comunicado, o secretariado da organização, que tem sede em Gaborone, no Botsuana.
De acordo com a mesma fonte, "face às dificuldades criadas pela pandemia de Covid-19", a cimeira terá "uma agenda de trabalhos reduzida" e centrada na passagem da presidência da organização da Tanzânia para (...)

Web Summit anuncia primeiros 50 oradores

2020-09-06
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Web Summit

Já são conhecidos os primeiros oradores que estão presentes no palco de uma das maiores conferências sobre tecnologia do mundo. A Web Summit tornou público quem são 50 dos speakers que discursão através de videoconferência ou presencialmente na cimeira que voltará a acontecer em Portugal.

Entre os nomes mais sonantes estão os dos fundadores do Zoom – Eric Yuan – e do Facebook. Eduardo Saverin – e o da comissária eleitoral dos Estados Unidos Ellen Weintraub. O presidente da Microsoft, Brad Smith, e o diretor-executivo da Revolut, Nikolay Storonsky, voltam a ser presenças confirmadas neste encontro, mas a organização diz que este é apenas o “início” das apresentações.
A portuguesa Daniela Braga (fundadora da DefinedCrowd), Peggy Johnson (CEO da Magic Leap), Adaire Fox-Martin (administradora da SAP), Padmasree Warrior (...)

NASA contrata empresas blockchain para a criação de sistema de comunicações

2020-09-06
Fonte: Money Time
Foto por: NASA

A Orbit Logic e Fraunhofer USA Center for Experimental Software Engineering (CESE) receberam US$ 124,8 mil em financiamento da Agência Aeronáutica e Espacial dos Estados Unidos (NASA) para criar SCRAMBL, sigla que significa “Reconstrução de Comunicação e Mapeamento Espacial com Registro em Blockchain”.

Segundo a CoinDesk, o sistema visa propagar dados entre satélites da rede, aumentando a eficácia, coordenação e “conscientização geral” de comunicação para seus satélites e drones.
A adaptabilidade dinâmica da rede SCRAMBL permitirá o roteamento sobre comunicações espaciais sobre interrupções e desconexões. Os algoritmos específicos a serem desenvolvidos serão leves e sob medida para a execução eficiente dos elementos computacionais limitados por recursos usados em nossos satélites. As otimizações realizadas no (...)

Impõe-se uma regulação global da inteligência artificial

2020-09-06
Fonte: Jornal de Negócios/ Filipe S. Fernandes
Foto por: Pixabay

“AI and Me” é a segunda das tendências detetadas pelo “Accenture Technology Vision 2020” e destaca a crescente influência da inteligência artificial na eficiência e qualidade das operações das empresas e na vida das pessoas.

"A pandemia da Covid-19 tem motivado uma pressão adicional nas empresas para a adoção destes novos conceitos de tecnologia e as barreiras anteriormente percebidas de presença física, humana, deixaram de ser interpretadas da mesma forma por clientes e pelas próprias empresas", refere Hugo Preto, Managing Director da Accenture Portugal, licenciado em Economia pelo ISEG e na empresa desde o ano 2000.

Quais são as principais tendências na utilização da inteligência artificial por parte das empresas e (...)