Índia vai pedir estatuto de observador na CPLP

2020-01-13
Fonte: Observador
Foto por: Observador

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, afirmou, no passado dia 19 de dezembro, à agência Lusa que o seu homólogo Narendra Modi lhe comunicou a decisão da Índia requerer o estatuto de observador na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Narendra Modi abordou o tema da CPLP na reunião que teve a sós com António Costa, que durou cerca de uma hora, tendo adiantando ao primeiro-ministro português que a Índia conta iniciar esse processo rapidamente.
O pedido do estatuto de observador da Índia na CPLP constitui mais um passo diplomático que rompe com uma antiga tradição de distância face a Portugal e à língua portuguesa desde a invasão de Goa pelas tropas da União Indiana em 1961.
Estamos perante uma excelente notícia. Tenho a certeza que todos os países da CPLP (...)

Livro Branco incentiva transformação digital

2020-01-13
Fonte: Interlusófona
Foto por: Jornal de Angola

José Carvalho da Rocha falava no ato de abertura do Fórum Telecom, que abordou «O futuro das telecomunicações, privatizações e redes móveis», promovido pelo jornal «Expansão».

O que espelhamos no Livro Branco é a nossa visão sobre o sector que impacta na vida dos cidadãos e no desenvolvimento social e económico de Angola”, disse.
O ministro afirmou que nos próximos tempos, o desafio será interligar Angola à rede africana. “Queremos fortalecer as nossas capacidades e levar serviços de telecomunicações e tecnologias de informação a países como a Zâmbia, Ghana e Marrocos”, indicou.
José Carvalho da Rocha informou que entraram em vigor novos regulamentos, como o Plano de (...)

Angola conta com mais de 14 milhões de utilizadores de telemóvel

2020-01-13
Fonte: Notícias ao minuto
Foto por: cottonbro de Pexels

Angola conta atualmente com mais de 14 milhões de utilizadores de telemóvel e com quase 7 milhões de subscritores de internet, anunciou hoje a administração do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), exortando empresários a investirem no setor.

Segundo o presidente do conselho de administração do INACOM, Leonel Augusto, o setor emprega mais de 7.000 colaboradores diretos e apresenta "distintas oportunidades para o investimento" para o alargamento de "serviços com qualidade" em toda extensão do país.
"Na verdade, se olharmos para esses números, temos de facto aqui uma curva de crescimento com algum efeito a partir de 2016 e este impacto tem muito a ver com a questão de investimento em infraestrutura", afirmou Leonel Augusto.
Para o responsável que (...)

Angola quer co-liderar telecomunicações na SADC

2020-01-13
Fonte: Notícias ao minuto
Foto por: SADC

O Governo angolano manifestou, no passado 17 de dezembro, intenção de co-liderar as telecomunicações a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), garantindo que desenvolve ações com esse propósito no âmbito do «Livro Branco das TIC 2019-2022».

O posicionamento foi manifestado pelo diretor nacional das Telecomunicações de Angola, Pedro Mendes de Carvalho, referindo que o eixo de ações do setor contempla "dezoito iniciativas de infraestruturas, conectividade e inclusão digital".
Segundo o dirigente, no Plano Nacional das Tecnologias de Informação, que emana do Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também constam oito iniciativas de modernização tecnológica da administração pública, cinco de regulação e sete a nível de inovação.
O (...)

IoT, como fica a nossa privacidade?

2020-01-13
Fonte: Privacy Tech/ Fabricio Barili
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

Enquanto estou escrevendo este texto, confesso que visto meu Xiaomi Mii Band 3 - o qual chamo carinhosamente de 'Smart Watch de baixo orçamento'. Ele se conecta ao meu Smartphone via Bluetooth e, por estar preso ao meu pulso, coleta informação sobre meu sono, quantidade de passos, de calorias e frequência cardíaca.

A quantidade de informações que este dispositivo 'barato' consegue coletar me chamou a atenção para alguns pontos que gostaria de discutir nesse espaço. Aspectos como a tipologia dos dados, a frequência com que são produzidos, a forma que eles são enviados e a diversidade dos gadgets são alguns itens que podem, e vão, afetar a nossa privacidade nos próximos anos. A minha intenção é esclarecer as minhas preocupações e fazer com que você possa refletir. Não desejo que você fuja delas já que isso significa renunciar a uma série de (...)

Fazer da Internet um serviço universal

2020-01-13
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Christina Morillo de Pexels

A menos de um ano das próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro de 2020, um dos candidatos apresentou na sexta-feira passada um plano de 150 mil milhões de dólares para mudar a forma como a Internet funciona nos Estados Unidos da América. A ideia é do independente Bernie Sanders e pretende fazer da Internet de alta velocidade um serviço igual ao da eletricidade, ou seja, um serviço público que todos merecem ter, por ser um direito humano básico.

Descontente com a atual forma de gestão da Internet no seu país, o senador de Vermont quer terminar com a "ganância" das empresas que oferecem serviços de Internet, recordando os milhares de milhões de dólares que ganharam nos últimos dois anos e os milhões de americanos que continuam a não estar ligados.
Na proposta designada por "High-Speed Internet for All", o candidato a presidente dos Estados Unidos destaca as “disparidades geográficas” no acesso à Internet no país, alegando que mais de 31% dos americanos (...)

2020 será o ano em que a inteligência artificial terá ampla adoção, diz pesquisa

2020-01-13
Fonte: IPNews/ Sapo Tek
Foto por: Alex Knight from Pexels

Atualmente tem-se falado muito sobre inteligência artificial, mas como e quando a IA será amplamente adotada nos negócios ainda continua sendo a grande questão. Pelo menos até agora. De acordo com a nova pesquisa global da IBM sobre a adoção da IA, “Dos obstáculos à escala: a disparada global à IA” (From Roadblock to Scale: The Global Sprint to AI), a IA está crescendo rapidamente nos negócios, à medida que as barreiras à sua adoção vão diminuindo.

A pesquisa considerou respostas de 4.514 líderes de grandes organizações de diferentes países, não apenas para identificar a implantação global da IA, mas também para determinar o que a está impulsionando. Algumas conclusões foram:
• 3 em cada 4 empresas estão explorando ou implementando a IA: em todos os setores, os líderes empresariais já implantaram a IA (34%) ou estão evoluindo as fases exploratórias com a IA (39%).
• Conhecimento, dados e ferramentas representam os maiores obstáculos: 37% dos entrevistados citaram o (...)

EUA: streaming já é responsável por 80% das receitas geradas pela indústria da música

2020-01-13
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Vlad Bagacian de Pexels

O streaming transformou a indústria da música e nos EUA essa transformação fica bem patente quando nos focamos nos números. Graças a serviços como o Spotify e o Apple Music, a tecnologia tornou-se responsável por 80% das receitas geradas pelo mercado norte-americano da música em 2019. Em 2010, a percentagem que cabia ao streaming era de apenas 7%.

Na última década, o número de subscrições subiu de 1,5 milhões para 61 milhões, segundo a Recording Industry Association of America (RIAA), levando o streaming a ultrapassar os downloads digitais e a venda de produtos físicos.
O Spotify chegou aos EUA em 2011, tendo a Apple estreado o seu serviço de streaming de música três anos depois. Tidal, Pandora, YouTube Music e Amazon Prime Music são apenas algumas das restantes opções disponíveis.
A RIAA justifica o aumento com a popularidade dos smartphones junto dos (...)

5G: Nova tecnologia já é comercializada em nove países da União Europeia

2020-01-13
Fonte: Expresso
Foto por: Largo Polacsek de Pexels

A tecnologia móvel de quinta geração (5G) já é disponibilizada, de forma comercial, em nove Estados-membros da União Europeia (UE), e Portugal não integra a lista, segundo dados divulgados em Bruxelas.

De acordo com o Observatório Europeu para o 5G, estrutura criada em 2018 pela Comissão Europeia, o 5G já é comercializado na Alemanha, Áustria, Finlândia, Irlanda, Itália, Espanha, Estónia, Reino Unido e Roménia.
Aquele observatório explica que, "desde o lançamento dos primeiros serviços comerciais 5G no final de 2018, muitas redes e [outros] serviços comerciais 5G surgiram na Europa". Ao todo, são agora 15 as operadoras que já disponibilizam redes 5G nestes nove Estados-membros.
Destes países, só o Reino Unido dispõe de (...)

O futuro dos negócios esteve em destaque na 29.ª edição do Digital Business Congress da APDC

2019-12-08
Fonte: Sapo Tek/ APDC
Foto por: APDC

O Centro Cultural de Belém foi palco da mais recente edição do Digital Business Congress da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Ao longo dos dias 20 e 21 de novembro, o congresso anual da APDC, que tem em curso um processo de reinvenção, centrou a sua discussão na temática do futuro dos negócios.

Para debater a influência da revolução digital no mundo dos negócios e fazer já uma antecipação daquilo que o futuro reservará nesta área, o congresso vai contar com os testemunhos dos protagonistas centrais da transformação digital.
A agenda do 29.º Digital Business Congress foi marcadas por diversas sessões acerca da inovação de áreas desde a energia ao governo, passando pelos media ou ainda o comércio. Em análise estiveram também temáticas que estão a marcar a atualidade, contando, por exemplo, com debates acerca do futuro do 5G, (...)