A China lançou com sucesso o primeiro satélite de teste de comunicações 6G do mundo

2020-11-11
Fonte: Avalanches Notícias /Ecommerce Brasil
Foto por: Pixabay by Pexles

Às 11h19 do passado dia 6 de novembro, o veículo de lançamento Longa 6 de Março foi lançado do cosmódromo chinês Taiyuan e entregou com sucesso três satélites na órbita da Terra. Um deles, denominado Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica (Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica), é o primeiro satélite de teste celular de sexta geração do mundo, ou simplesmente 6G.

Gizchina.com O satélite, também conhecido como Tinyan 05, foi desenvolvido pela Chengdu Guoxing Aerospace Science and Technology. em conjunto com a Universidade de Ciências Eletrônicas e Tecnologia da China e as empresas de Tecnologia de Pequim Weinaxingkong. Seu objetivo principal é o sensoriamento remoto da Terra. As áreas nas quais o satélite se concentra são a construção urbana, monitoramento de desastres na agricultura e silvicultura e outras indústrias que precisam de serviços semelhantes. Além disso, o Tinyan 05 testará cargas de (...)

Quais são as cinco maiores ciberameaças que têm vindo a atacar a Europa em 2020?

2020-11-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Check Point

Do ransomware de “dupla extorsão” aos sofisticados esquemas de phishing com temáticas relacionadas com a pandemia de COVID-19, a Check Point Software faz um balanço das ameaças que têm vindo a preocupar os investigadores de cibersegurança europeus.

À medida que o mês Europeu de Sensibilização para a Cibersegurança chega ao fim, a Check Point Software revela quais são as cinco principais ciberameaças que têm vindo a assolar a Europa ao longo de 2020.
Os dados do seu Threat Intelligence Report revelam que durante os últimos 6 meses, foi registada uma média de 333 ataques por semana às empresas europeias. Em linha com o que Rui Duro, Country Manager Portugal da Check Point Software, tinha dado a conhecer numa recente conferência, o correio eletrónico é (...)

Cloud e Inteligência Artificial terão impacto profundo nos modelos de negócio

2020-11-11
Fonte: Expresso
Foto por: Soumil Kumar / Pexels

Os últimos oito meses têm sido uma verdadeira aventura para os gestores nacionais e internacionais. A pandemia pela Covid-19 surgiu de forma inesperada e obrigou o tecido empresarial a dar uma resposta rápida às condicionantes impostas por um vírus que chegou a praticamente todos os pontos do globo. A rapidez exigida foi, para muitas organizações, a diferença entre garantir a continuidade do negócio ou fechar as portas, com todo o impacto financeiro, económico e social inerente.

E agora? Como assegurar a recuperação económica e injetar dinâmica aos negócios neste ‘mundo novo’? À procura das respostas a estas questões, a jornalista da SIC, Clara de Sousa, partilhou o palco com os responsáveis de algumas grandes empresas presentes em Portugal, que partilharam as experiências e os desafios empresariais que vivenciaram nos últimos meses, e desvendaram um pouco das suas estratégias para encarar o futuro com otimismo. Mário Vaz (Vodafone Portugal), Pedro Leitão (Banco Montepio), Sofia Tenreiro (Galp) e José Manuel Paraíso (...)

Transformação digital foi acelerada pela necessidade

2020-11-11
Fonte: Dinheiro Vivo
Foto por: Kaboompics .com/ Pexels

No terceiro painel da Accounting Summit, a tecnologia foi o mote para falar de mais um dos grandes desafios da contabilidade: o aumento da produtividade do setor. Segundo um estudo internacional, a tecnologia aumenta a produtividade das empresas entre 20% e 30%.

Os últimos meses puseram-nos à prova e mostraram que foi possível fazer em dois meses uma transformação digital que provavelmente só aconteceria em dois anos, segundo os planos de muitas empresas. Isso aconteceu pela necessidade, que foi uma grande impulsionadora desta transformação", afirma Paula Panarra. A Diretora-Geral da Microsoft em Portugal foi a primeira oradora do terceiro dia de trabalho do Accounting Summit, evento realizado online e que conta com a participação de 20 especialistas que, durante cinco dias, (...)

Os desafios do digital numa rede de lojas físicas

2020-11-11
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Negative Space/ Pexels

"Como é que conseguimos ser mais rápidos e mais ágeis no negócio? O retalho por si é um dos negócios mais desafiados no dia a dia, porque está em contacto direto com o consumidor. Uma crise de covid-19 ou uma mudança de comportamento, ter mais ou menos dinheiro no bolso, tem um impacto imediato no retalho. O facto de ser mais rápido a reagir a uma tendência do mercado é crucial", afirma Nuno Miller, CIO da Sonae Fashion Division.

A Sonae Fashion é o ramo da Sonae que explora a área da moda que tem quatro grandes insígnias a Mo, a Zippy, a Salsa e a Lousan, que é uma marca baseada em Espanha que é B2B, “wholesale” e que vende alguns milhões de peças a nível internacional.
Há dois anos lançou um programa que era o MDA que significava More Fashion, More Digital e More Agile. "Achamos que o digital e o agile vêm de mão dada, que tem muito a ver com uma forma diferente de ver o mundo", garante Nuno Miller. Na área da moda, as coleções são (...)

O digital está a transformar os media: a sobrevivência passa pela adaptação e criação de conteúdo relevante

2020-11-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Portugal Digital Summit,

A mudança do formato dos conteúdos e dos canais, imposta pela afirmação de novas tecnologias e de plataformas como o streaming ou o Video on Demand (VoD), foram o ponto alto do painel New Media, Sports and Entertainment, no terceiro dia do Portugal Digital Summit, num debate que juntou TVI, SIC, SAPO e HBO Portugal.

Este é um ano muito difícil e desafiante para todos”, sublinhou Nuno Santos. Perante as circunstâncias da pandemia, a relevância da TV é imensa, mas os meios para produzir são agora menores, dado à redução de 95% das receitas da publicidade. O responsável revelou que, quando chegou à TVI, tinha em mente toda uma estratégia de relançamento do canal que se teve de alterar completamente. “Foi preciso reinventar tudo”.
Poupar no acessório e investir no essencial” passou a ser o mote perante a incerteza (...)

Transição digital: com a pandemia saltámos etapas e desbloqueámos resistências

2020-11-11
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Canva Studio/ Pexels

Os três pilares do Plano de Ação para a Transição Digital estiveram no centro da entrevista que o Secretário de Estado André de Aragão Azevedo deu no Portugal Digital, onde reforçou o objetivo de Portugal se tornar um líder digital na Europa e no Mundo. Para o secretário de Estado, a pandemia funcionou como acelerador da transição digital.

Apesar de Portugal já partir de “um patamar muito interessante em termos de digitalização da sociedade e da economia”, com a conjuntura e a pressão do confinamento as empresas e as pessoas adaptaram-se a uma nova realidade, e isso trouxe efeitos positivos e de aceleração.
Houve uma maior noção da importância do digital desbloqueando muitas das resistências que tínhamos identificado”, explicou o Secretário de Estado da Transição Digital. O teletrabalho, o uso das redes na interação social e a adesão das empresas (...)

Comissão Europeia quer multar plataformas digitais que tolerem conteúdos ilegais

2020-11-11
Fonte: ECO
Foto por: Comissão Europeia

A Comissão Europeia está a concluir uma proposta de lei para apresentar aos Estados-membros e ao Parlamento Europeu onde estabelece uma vigilância supranacional das principais plataformas digitais, com o intuito de punir a presença de conteúdos ilegais nessas páginas, mesmo que a origem do material seja de terceiras pessoas ou de uma empresa independente, escreve o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

O objetivo é multar quem apresente conteúdos ilegais — como a incitação ao ódio, a oferta de produtos falsos, campanhas de desinformação, entre outros — na sua plataforma ainda que a origem seja de pessoas terceiras ou outras empresas. “Vamos ser extremamente estritos”, disse o comissário europeia do mercado interno, o francês Thierry Breton, num encontro com o El País e outros jornais europeus, em antecipação da apresentação do pacote legislativo que deverá acontecer nas próximas semanas. A ordem de grandeza das coimas não é (...)

Dia Mundial dos Correios "Mostrámos que somos mais do que correio"

2020-10-11
Fonte: ARECOM
Foto por: UPU

A 9 de outubro, a Comunidade Internacional comemora o Dia Mundial dos Correios, este ano sob o lema «Mais do que correio». Ou, como declara o Diretor-geral da União Postal Universal (UPU), Bishar Hussein, na mensagem dedicada à efeméride, referindo-se ao percurso desta organização na realização da sua missão, “mostrámos que somos mais do que correio”.

Segundo Hussein, “desde o início, superámos guerras, desastres naturais e peste e sempre cumprimos com a entrega das encomendas. No entanto, 2020 foi o ano em que a indústria postal mostrou ao mundo a sua resiliência, determinação e o papel inestimável que ela desempenha em todas as sociedades. Mostrámos que somos mais do que correio.
Esta efeméride, decorrente da assinatura do Tratado de Berna pelos Membros da União Postal Universal (UPU), em 1874, é todos os anos celebrado mundialmente nesta data.
O timoneiro da UPU (...)

Africell começa a operar em 2021

2020-10-11
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Africell

A Africell, a quarta operadora de telecomunicações, entra em funcionamento, a partir do 2.º semestre do próximo ano, garantiu ontem, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), Leonel Augusto.

O responsável, que falava à margem de um encontro que visou auscultar as associações de defesa do consumidor e operadores de telefonia e televisão sobre a atualização de preços de serviços, disse que a nova operadora está a obedecer aos trâmites definidos para o exercício da atividade, cuja fase passou pela conclusão da negociação e provimento dos termos finais estabelecidos concedida à Africell a licença TGU (Titulo Global Unificado), para operar em território nacional e celebração com o Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) o (...)