A AICEP esteve presente na MOZTECH 2018

2018-06-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se em Maputo, nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2018, a 5.ª edição da MOZTECH, a maior feira de tecnologias de informação e comunicação de Moçambique, que visa colocar a tecnologia ao serviço do desenvolvimento daquele país e que teve este ano como tema “Construção de uma Sociedade do Conhecimento Hiperconectada”.

A MOZTECH tem como objetivos principais:
• Fomentar a cultura tecnológica como pilar para o crescimento e desenvolvimento económico em Moçambique.
• Criar um espaço de debate, interação e troca de experiências entre os diferentes sectores da sociedade.
• Proporcionar às instituições públicas e privadas um espaço para networking e oportunidade de negócio.
• Reconhecer instituições, empresas ou pessoas singulares que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico de Moçambique e potenciar o empreendedorismo (...)

A AICEP esteve presente na Assembleia-Geral da CE-CPLP

2018-06-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Representada pelo seu Secretário-Geral, Dr. Rui Marques, a AICEP esteve presente na Assembleia-Geral Ordinária da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) que se realizou no dia 8 de maio de 2018, em Maputo (Moçambique).

Na agenda de trabalhos estava incluída a leitura, análise e aprovação da Acta da última reunião da Assembleia-Geral da CE-CPLP; a informação da adesão de novos Membros da Confederação Empresarial da CPLP e a Análise e Aprovação dos Relatórios de Contas e Atividades do ano de 2017.
Para além destes pontos, o Secretariado-Geral da CE-CPLP deu informações sobre a evolução da implementação das decisões e recomendações da Reunião Ordinária de Direção da referida Confederação Empresarial e da atual situação de regularização (...)

Estudo mostra trending topics do ecommerce no primeiro trimestre de 2018

2018-06-15
Fonte: E-commerce Brasil/ Jornal de Negócios

O mercado de e-commerce continua a ganhar destaque na economia brasileira e deve crescer 12%, movimentando R$ 53,5 mil milhões em 2018. As projeções são do relatório Webshoppers 37, divulgado pela Ebit. Mais de 60 milhões de consumidores farão compras online este ano, impulsionando o setor.

Para acompanhar as tendências desse segmento durante todo o ano, a Nuvem Shop acaba de realizar um levantamento que destacou os números do comércio eletrónico referentes ao primeiro trimestre de 2018. Os dados levantados permitem avaliar os trending topics do setor entre janeiro e março de 2018 e analisar o desempenho de cada nicho de mercado. Os resultados foram extraídos da base de lojistas que utilizam a plataforma de serviços de e-commerce da Nuvem Shop, que possui mais de 18 mil lojas movimentando o mercado online atualmente.

Marketplace é estratégia para desenvolver e-commerce em África

2018-05-07
Fonte: Alice Wakai para E-Commerce Brasil
Foto por: Cortesia de Stuart Miles em FreeDigitalPhotos.net

As pequenas e médias empresas e a criação de novos empregos inclusivos estão a crescer em África. Muitas iniciativas representam um pouco mais que a metade dos empregos na África, incentivando a demanda para novos produtos e serviços.

O e-commerce é a porta de entrada para os empreendedores africanos no mercado global, com margens altas de lucro, ajudando diretamente tanto compradores quanto vendedores, sem a necessidade de passar por custos intermédios.
Vender produtos e serviços para consumidores de forma global exige mais do que conexão de internet e acesso à tecnologia. Sem as habilidades adequadas, inclusive aquelas de domínio tradicional como marketing, pagamentos, logística, sem as quais, empreendedores provavelmente não conseguirão ser bem-sucedidos em um (...)

Digitalização ao serviço da humanização dos serviços

2018-05-07
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Cortesia de thesomeday1234 em FreeDigitalPhotos.net

As principais tendências da banca online apontam para uma aposta contínua na simplificação de processos essenciais para os clientes que, até no caso dos nativos digitais, contam hoje com soluções ca vez mais personalizadas.

A banca vive hoje, em ritmo acelerado, mudanças que nos conduzem para novos paradigmas e soluções tecnológicas que procuram proporcionar benefícios para todas as partes.
A banca digital “está a passar por um período de profunda transformação, resultante da aplicação de novas tecnologias, do aparecimento de novos players e de alterações regulatórias”, afirma Paulo Figueiredo, administrador do Banco BIG, salientando ainda que os bancos vão passar a competir entre si, ao nível da abertura ao mundo exterior, recorrendo a (...)

É hora de pensar na IoT como ferramenta para aumento da produtividade

2018-05-07
Fonte: Cristina De Luca/ CIO
Foto por: Cortesia de andongob em FreeDigitalPhotos.net

Se a sensorização da economia é um caminho inexorável, empresas de diversos setores precisam começar a preocupar-se desde já em como a IoT poderá ajudá-las a tornar os processos de negócio mais eficientes.

A Internet das Coisas (IoT) promete tornar tudo mais inteligente e eficiente. As redes inteligentes, os contadores inteligentes, as geladeiras inteligentes e os carros inteligentes são apenas alguns exemplos mencionados em cada artigo e paper sobre o tema. Por isso é preciso, desde de já, ajudar a desenvolver aplicações atraentes e inovadoras, e a pensar em como a mecânica da IoT afetará a produtividade das organizações, conforme ficou claro em um painel o IT Forum 2018, que aconteceu de 27 de abril a 1 de maio na Praia do Forte, Bahia, reunindo (...)

“O futuro da Inteligência Artificial depende da ética e moral do ser humano”, avisa Eduardo Fermé

2018-05-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Cortesia de Farbentek em FreeDigitalPhotos.net

Eduardo Fermé, professor da Universidade da Madeira (UMa) que integra a elite mundial na área da Inteligência Artificial (IA) foi o nome que se seguiu na lista de oradores presentes nas ‘Conferências da Inovação e Futuro’, a decorrer durante o dia 03 de maio, no Centro de Congressos da Madeira.

O especialista argentino, a viver na Região desde 2002, pautou a sua intervenção pela boa disposição, arrancando muitas gargalhadas aos presentes, fruto das analogias e comparações que utilizou para facilitar a compreensão sobre o tema que o trouxe até este evento, isto é, a Inteligência Artificial (IA).
Os paradigmas simbólicos e conexionistas, a diferença entre Big Data e Deep Learning, o perigo do conhecimento emergente, a perda da nossa privacidade, carros autónomos, hackers e armas autónomas foram alguns dos (...)

Operadoras de telecomunicações atualizam políticas de privacidade

2018-05-07
Fonte: Jornal de Notícias
Foto por: Cortesia de hywards em FreeDigitalPhotos.net

O novo Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD), que entra em vigor no final de maio, levou as operadoras de telecomunicações a atualizarem as políticas de privacidade e as principais companhias portuguesas já estão a avisar os clientes.

Questionadas pela Lusa, a Vodafone, a NOS e a Altice admitiram que o RGPD cria "novos desafios" às companhias, mas as operadoras que representam a maioria do mercado asseguram que já estão a adotar medidas para cumprir a nova legislação. A Lusa também contactou a Nowo, que não respondeu até ao momento.
Relativamente à Vodafone, a operadora disse à Lusa que "uma das principais mudanças que o regulamento traz prende-se com o reforço da informação que já hoje é disponibilizada aos clientes no que diz respeito à proteção dos (...)

Centro de Investigação Internacional do Atlântico será oficializado em Cabo Verde

2018-05-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Atlantic Interactions

O Centro de Investigação Internacional do Atlântico (AIR Center) vai ser oficializado em Cabo Verde no terceiro encontro da instituição, que juntou quase 300 convidados na capital cabo-verdiana, anunciou fonte da organização do evento.

Segundo o diretor-geral do Ensino Superior de Cabo Verde, Aquilino Varela, que fez o anúncio em conferência de imprensa, o AIR Center é uma organização em rede, formada por instituições e com polos em todos os países membros, que visa fazer pesquisas atmosféricas, espaciais e oceanográficas no atlântico, colocando os dados à disposição da sociedade.
A comissão instaladora tem representantes de vários países, nomeadamente Portugal, que lidera, Espanha, Reino Unido, Nigéria, África do Sul, Cabo Verde e Angola, Brasil, Argentina e (...)

Criar conteúdos para nichos de mercado mais lucrativos da internet em 3 passos

2018-05-07
Fonte: Administradores
Foto por: Cortesia de everydayplus em FreeDigitalPhotos.net

Escolher os nichos de mercado mais lucrativos da internet é um bom começo para quem quer ganhar dinheiro online... Mas, não é tudo.

Monetização, engajamento e conteúdos! Isso é tudo que você vai ler neste texto e isso é importante para você entender que não basta ter os nichos de mercado mais lucrativos da internet... É preciso entender como criar os conteúdos para ter tráfego.
Bom, visto isso, esse texto seguirá o cronograma:
- Parceiros para monetização,
- Engajamento de conteúdo,
- Criação de conteúdo para nichos.
Então, vamos lá: começáramos por entender a importância da monetização e também da escolha dos parceiros para (...)