Unitel T+ adere à AICEP

2017-05-18
Fonte: AICEP
Foto por: Unitel T+

Na sequência da última reunião da Assembleia-Geral, realizada no dia 11 de maio de 2017, em Brasília (Brasil), aderiu à AICEP, como novo membro associado, a empresa operadora de telecomunicações cabo-verdiana Unitel T+, juntando-se, assim aos demais membros associados desta Associação Internacional.

 A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta Associação Internacional muito contribuirá para o enriquecimento das referidas atividades.

MSTelcom tem nova Comissão Executiva

2017-05-18
Fonte: MSTelcom
Foto por: MSTelcom

No início do mês de Maio foi nomeada a nova Comissão Executiva da MSTelcom presidida por Roger Alexandre Quintino dos Santos Ferreira e tendo como vogais Edivaldo Letício Ferreira Manuel e Patrício Palma Gouveia.
Maio 2017

 

Salimo Abdula reassume cargo de PCA da Vodacom Moçambique

2017-05-18
Fonte: O País
Foto por: Foto Sapo

A Vodacom Moçambique tem, desde abril, um novo Presidente de Conselho de Administração (PCA). Chama-se Salimo Abdula, que reassume o cargo dois anos depois de o ter deixado. O novo PCA substitui Lucas Chachine, que exercia o cargo desde 2015.

Esta é a terceira vez que Salimo Abdula assume o cargo de presidente da operadora de telecomunicações, depois de conduzir a empresa de 2009 a 2011, em representação da Intelec Holdings e de 2013 a 2015, em nome da Vodacom International Limited.
Salimo Abdula, da Intelec Holdings, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Vodacom para o período de 1 de abril de 2017 a 31 de março de 2019. Os presidentes da Vodacom Moçambique têm sido eleitos de dois em dois anos.
Consciente dos atuais desafios, o novo Presidente do Conselho (...)

Governo de Moçambique aprova licença unificada de telecomunicações

2017-05-18
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Cortesia de bajita111122 em FreeDigitalPhotos.net

O conselho de ministros de Moçambique aprovou, no passado dia 9 de maio, um decreto de licenciamento de telecomunicações que regulamenta o acesso unificado a vários serviços, anunciou o porta-voz do órgão.

O decreto abre a possibilidade de haver uma "licença unificada através da qual um operador pode prestar todos os serviços de telecomunicações, independentemente das tecnologias de suporte", referiu Mouzinho Saide.
"No regulamento anterior, para os diferentes serviços, a entidade precisaria de licenças específicas", por exemplo, licença de rádio, televisão ou outra. "Perante os desenvolvimentos tecnológicos, o que se pretende é uma licença unificada", acrescentou.
"As instituições que pretenderem podem (...)

A proteção de Dados Pessoais e o papel do governo

2017-05-18
Fonte: CIO
Foto por: Cortesia de hywards em FreeDigitalPhotos.net

Em 6 de janeiro de 1978 - uma data histórica para o mercado de tecnologia - a França tornou-se no primeiro país do mundo a criar uma lei relativa à informática, arquivos e liberdades, segundo a nomenclatura da época.

Naquela ocasião, a preocupação era que, com a capacidade da tecnologia da informação, o governo francês conseguisse cruzar todas as bases de dados dos cidadãos e acabasse com a privacidade dos franceses. Essa lei deveria estabelecer limites para isso.
De lá para cá, os governos conseguem cruzar todos os dados sobre a nossa vida pessoal, sabem quanto gastamos durante o ano nos cartões de crédito, qual foi a nossa movimentação financeira, quantas multas levamos e, portanto, onde estivemos, os hotéis em que nos hospedamos, sabem o que acedemos (...)

Mobile banking se torna o preferido dos brasileiros para transações bancárias, revela FEBRABAN

2017-05-18
Fonte: FEBRABAN
Foto por: Cortesia de jk1991 em FreeDigitalPhotos.net

O mobile banking é o canal preferido dos brasileiros para operações bancárias e já representa um terço das transações feitas no país, de acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2017, divulgada no passado dia 10 de maio pela Federação, com dados de 2016. Segundo o estudo realizado pela Deloitte, com 17 bancos que representam 91% dos ativos da indústria bancária brasileira, o canal superou, pela primeira vez, o internet banking na preferência do cliente e respondeu por 34% do total das transações realizadas no país no ano passado, um aumento de 14 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

O levantamento revelou que o uso do mobile banking quase dobrou em 2016, passando de 11,2 mil milhões de transações para 21,9 mil milhões. Considerando-se apenas as transações com movimentação financeira, o crescimento foi ainda maior: saltou de 500 milhões para 1,2 mil milhões, alta de 140%. No ano passado, foram feitas pelo canal 505 milhões de transferências por TED/DOC ante 60 milhões em 2015, um incremento significativo de 741%. Além disso, os brasileiros pagaram 468 milhões de contas pelo mobile banking, 37% a mais do que (...)

Tecla-e: Liberdade digital para todo o portador de cadeira de rodas

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Quando a tecnologia serve o ser humano atinge o seu esplendor e glória, é para isso que é criada e pensada. O que mostramos hoje tem como destino ajudar a pessoa deficiente motor ou com alguma limitação nas mãos. Com o dispositivo Tecla-e poderá com muito mais facilidade usar o seu computador, a sua TV ou o seu smartphone.

Tecla-e é um sistema pensado para facilitar a vida a todos os que têm limitações motoras e precisam da tecnologia para desobstruir caminhos no que toca à utilização dos dispositivos do dia a dia.
As pessoas que têm limitações motoras ao nível das mãos, encontram grandes obstáculos na utilização dos smartphones ou de um tablet. Poderemos achar que há alternativas, contudo, são estes os gadgets que concentram muito da nossa vida e que nos permitem estar ligados ao mundo. Esta foi certamente a motivação que levou a (...)

Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia

2017-05-18
Fonte: Pplware
Foto por: Pplware

Falar do carro autónomo da Apple era, até hoje, falar de uma ideia que muitos conheciam e que poucos tinham a certeza de ser real. Sempre envolto em mistério e em dúvidas, este era um projeto que era apenas uma ideia.

Agora tudo mudou e a Apple tem finalmente o seu primeiro carro de testes a circular nas estradas da Califórnia, mas a desilusão pode ser grande. O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam.

O carro autónomo da Apple já circula
Este primeiro carro autónomo de testes da Apple é o início do programa de testes que a empresa vai iniciar, depois de ter recebido, em meados do mês de abril, a autorização da DMV para circular nas estradas da Califórnia.

Microsoft busca inserir inteligência artificial no dia-a-dia

2017-05-18
Fonte: Globo
Foto por: Microsoft

Microsoft anunciou, no passado dia 10 de maio, novas ferramentas tecnológicas para fazer a inteligência artificial (AI) chegar ao dia a dia das pessoas, usando os recursos de computação em nuvem e dispositivos conectados.

"Estamos a introduzir a AI em cada produto e serviço que oferecemos", disse o vice-presidente da Microsoft responsável por este setor, Harry Shum, durante a conferência de desenvolvedores do grupo em Seattle. "Estamos a criar os blocos de construção para a atual onda de descobertas em AI há mais de duas décadas", acrescentou.
A pesquisa da Microsoft tem-se aprofundado em áreas como a aprendizagem de máquinas, reconhecimento de voz e habilitação de robots para reconhecer o que eles "veem". Os rivais da Microsoft, incluindo a (...)

A união de conteúdo com tecnologia proporciona aprendizado para professores via WhatsApp

2017-05-18
Fonte: Negócios em foco
Foto por: Whatsapp

Duas empresas focadas na educação do país se unem e lançam um novo projeto que oferece conteúdos sobre educação transformadora para profissionais da área.

O Brasil ocupa a 60.ª posição no ranking mundial de educação, em uma avaliação que engloba 76 países. A avaliação realizada pela OCDE analisou o desempenho de alunos de 15 anos em testes de Ciências e Matemática, o mesmo relatório aponta que na última década, o Brasil registou melhorias no desempenho dos adultos, porém, ressaltam o grande número de estudantes que abandonam a escola, alertando para a qualidade do ensino.
A insatisfação com esses resultados e a certeza de que o Brasil tem dezenas de projetos de referência em (...)