O futuro dos negócios esteve em destaque na 29.ª edição do Digital Business Congress da APDC

2019-12-08
Fonte: Sapo Tek/ APDC
Foto por: APDC

O Centro Cultural de Belém foi palco da mais recente edição do Digital Business Congress da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Ao longo dos dias 20 e 21 de novembro, o congresso anual da APDC, que tem em curso um processo de reinvenção, centrou a sua discussão na temática do futuro dos negócios.

Para debater a influência da revolução digital no mundo dos negócios e fazer já uma antecipação daquilo que o futuro reservará nesta área, o congresso vai contar com os testemunhos dos protagonistas centrais da transformação digital.
A agenda do 29.º Digital Business Congress foi marcadas por diversas sessões acerca da inovação de áreas desde a energia ao governo, passando pelos media ou ainda o comércio. Em análise estiveram também temáticas que estão a marcar a atualidade, contando, por exemplo, com debates acerca do futuro do 5G, (...)

Dash Smart Shelf: como a Amazon quer fazer com que deixe de se preocupar com encomendas

2019-12-08
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Amazon

A Amazon simplificou o processo de encomenda há cerca de quatro anos. Com o lançamento dos Dash Buttons, a marca condensou-o num clique. O gadget que o permite chama-se Dash Button, mas deixou de estar disponível para venda em 2018, sendo descontinuado pela empresa.

A ideia é que premir os botões podia ser complicado em algumas situações, sobretudo em empresas, e por isso a marca criou uma nova tecnologia que se imiscuiu diretamente nas peças onde os artigos são armazenados. A lógica é simples. Quando estes acabam, uma balança deteta a inexistência de unidades e encomenda um novo lote de forma automática.
O gadget chama-se Dash Smart Shelf e pode ser facilmente acomodado em cima de qualquer secretaria. O aparelho foi desenvolvido para monitorizar o stock de inventário comum, como canetas, (...)

5G: Há novas faixas que podem ser usadas para largura de banda mais elevada

2019-12-08
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Adrianna Calvo de Pexels

Os dois temas estiveram em destaque durante a Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) promovida pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), um organismo das Nações Unidas e podem ter impacto no alargamento da banda disponível para comunicações de alto débito em telemóveis, mas também em ligação entre outros equipamentos, da Internet das Coisas.

Para os serviços móveis foram identificadas faixas de frequências adicionais, harmonizadas globalmente para a implementação do 5G, nomeadamente as faixas dos 24,25-27,5 GHz; 37-43,5 GHz e 66-71 GHz, como indica a Anacom em comunicado. Existem, porém, algumas condições associadas à utilização deste espectro adicional, que passam pelos limites de potência para a proteção do serviço de Exploração da Terra por satélite (passivo) nas faixas abaixo de 24,25-27,5 GHz e em 36-37 GHz.
Na mesma conferência foram ainda identificadas outras faixas (...)

Telecom Infra Project acelera implementação de tecnologias abertas e desafia modelo das redes de telecomunicações

2019-12-08
Fonte: Sapo Tek
Foto por: Telecom Infra Project

O Telecom Infra Project começou há 3 anos e meio com meia dúzia de parceiros numa reunião em Menlo Park, no campus do Facebook, mas, entretanto, a iniciativa tem vindo a reunir apoios e participantes e já conta com mais de 500 membros, entre operadores, fabricantes, integradores, startups e implementadores de soluções de telecomunicações. Para além do Facebook fazem parte do grupo a Vodafone, a Telefonica, Telecom Italia, Intel, Qualcomm e muitas outras.

Esta é a infraestrutura do futuro […] Estamos em mais de 100 países com testes no terreno e com soluções comerciais a serem lançadas”, sublinha Attilio Zani, diretor executivo do Telecom Infra Project (TIP), que realizou uma conferência em Amesterdão, na Holanda.
O grupo pretende promover a inovação na área das telecomunicações e reduzir custos dos equipamentos e da implementação. A base são interfaces abertos e a partilha de designs de referência dos equipamentos e soluções, e esta lógica está materializada em várias (...)

Segurança cibernética é prioridade do governo de Moçambique

2019-12-08
Fonte: ARECOM
Foto por: Pixabays de Pexels

O Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Alberto Fortes Mesquita, defendeu, hoje, na abertura oficial da MOZCYBER (II Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética), que a segurança cibernética é prioridade do governo.

O Governo de Moçambique tem a questão da segurança cibernética como uma das suas prioridades”, declarou.
Avançou, como fundamento, algumas ações levadas a cabo, como a aprovação da Lei das Transações Eletrónica, elaboração da Política Cibernética e a respetiva Estratégia, criação de mecanismos para a certificação digital, melhoramento das condições de acesso e funcionamento das telecomunicações, aprovação de regulamentos que visam reforçar a segurança das redes de comunicações e o reforço das ações com (...)

Startups em África. Um movimento que está a crescer e a fazer história

2019-12-08
Fonte: Sapo
Foto por: Startup Stock Photos de Pexels

Sim, pode ser questionável que a Web Summit sirva de barómetro para medirmos o que está a fazer mexer o mercado das tecnologias pelo mundo. Mas, não, não é desprezível o facto de o número de startups vindas de África estar a aumentar de edição para edição naquela que é considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas no mundo. Este ano marcaram presença 41.

Cabo Verde, por exemplo, vale um capítulo por si só. Mas já lá vamos.
As mudanças no panorama do empreendedorismo do continente africano têm dado que falar, e o Quartz, publicação dedicada à área dos negócios, tem lançado alguns dossiês especiais sobre o tema. Num estudo divulgado a 8 de novembro, o Quartz ajuda-nos a compreender “porque é que o panorama das startups de África continua a fazer história” (“Why Africa’s startup scene keeps making history”, no original).
Os valores investidos estão a bater (...)

Pesquisa global mostra que a inteligência artificial definirá o panorama tecnológico da década de 2020, mas consequências imprevistas representam grandes riscos

2019-12-08
Fonte: AFP/ SCHAUMBURG, Illinois
Foto por: ISACA

O crescente relacionamento entre inteligência artificial, automação e seres humanos deve criar oportunidades promissoras em matéria de força de trabalho de tecnologia, mas também apresenta questões preocupantes para o público em geral, de acordo com a nova pesquisa da ISACA que avalia o panorama tecnológico da década de 2020.

A pesquisa «Próxima década de tecnologia: prevendo os anos 2020» (Next Decade of Tech: Envisioning the 2020s) da ISACA, que consultou mais de cinco mil profissionais de tecnologia empresarial, é lançada no ano em que a associação global de profissionais comemora seu 50.º aniversário, mantendo seu compromisso de ajudar seus associados a lidarem com o futuro da tecnologia. A pesquisa mostra que seus participantes estão consideravelmente mais otimistas quanto à forma como avanços tecnológicos da próxima década afetarão sua carreira (59%) (...)

Prática de recolha de dados da Facebook e da Google sob investigação europeia

2019-12-08
Fonte: Exame Informática
Foto por: UE

A União Europeia abriu uma investigação sobre as práticas de recolha de dados e monetização da Facebook e da Google.

"Estas investigações dizem respeito à forma como os dados são recolhidos, processados, usados e monetizados, incluindo para fins publicitários" e os trabalhos preliminares incidem sobre a Google e a Facebook dizem os porta-vozes da União Europeia, citados pela Reuters.
Os organismos reguladores pretendem perceber se a Facebook restringe o acesso a dados por terceiros e, se o faz, por que motivo. A UE está a analisar se a empresa de Zuckerberg coloca entraves ao acesso a dados por parte de outras em troca de acesso às API para a sua (...)

UPS lança solução de Internet das Coisas para aprimorar logística

2019-11-07
Fonte: CIO
Foto por: UPS

A UPS, empresa americana de logística e entrega de encomendas, anunciou uma solução que usa a Internet das Coisas para monitorizar a cadeia logística de forma remota. De acordo com a UPS, a sua solução chamada de UPS Premier oferece opções de rastreio e gestão para remessas críticas do setor de saúde.

O anúncio acompanha a criação de uma unidade de logística dedicada para serviços de saúde. A UPS Healthcare and Life Sciences (HCLS) reúne operações globais de 114 instalações de atendimento do setor de saúde com as empresas Marken e Polar Speed, adquiridas pela UPS.
"Estamos a oferecer aos clientes uma excepcional visibilidade e segurança para os embarques mais críticos do setor da Saúde e Ciências da Vida. Com essas novas tecnologias e processos, teremos maior flexibilidade para proteger a carga ao longo da 'cadeia de (...)

O Acesso à Banda Larga para todos em África implica custos de USD 100 mil milhões

2019-11-07
Fonte: The World Bank
Foto por: Christina Morillo by Pexels

Em África, onde menos de um terço da população tem acesso à ligação de banda larga, para se conseguir acesso universal, de baixo preço e boa qualidade à internet até 2030 irá exigir um investimento de USD 100 mil milhões. Isto segundo um relatório lançado nas Reuniões Anuais do Grupo Banco Mundial, que apela a medidas urgentes para reduzir o fosso no acesso à internet e, simultaneamente, fornece um roteiro para se atingir esta meta ambiciosa.

O relatório do Grupo de Trabalho da Banda Larga para Todos (*) apresenta ideias práticas e sugestões do que é necessário para se alcançar este objetivo, incluindo um plano de ação para conectividade universal de banda larga em África. Para se alcançar acesso universal à banda larga, os países africanos terão de colocar online mais cerca de 1.100 milhões de pessoas. Para tal, serão precisos esforços excecionais e coordenados dos governos, do sector privado, dos parceiros de desenvolvimento e da sociedade civil, diz o relatório, mas o (...)