António José Teixeira é o novo diretor de Informação da RTP

2020-01-13
Fonte: Espalha Factos/ Comunidade de Cultura e Arte
Foto por: RTP

António José Teixeira, já considerado um resistente na direção de Informação da RTP, na qual entrou em 2016, é o escolhido para agora liderar a estrutura. José Fragoso foi a primeira escolha, mas a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recusou a acumulação da programação e informação.

O nome do jornalista, que já passou pela SIC Notícias, DN, JN, TSF e Rádio Comercial, é apontado pelo jornal Público como “o mais consensual” dentro da redação. Antes, quando Paulo Dentinho se demitiu, em 2018, Teixeira foi um dos nomes mais apontados como sucessor, mas acabou por ficar como número 2 de Maria Flor Pedroso.
O novo diretor, que também é professor de jornalismo na Universidade Nova de Lisboa (na NOVA FCSH), rodeia-se de uma equipa que só tem nomes da casa. Carlos Daniel é diretor adjunto com a informação não-diária (que inclui programas como o Linha da Frente, o Sexta às 9 ou o Prós e Contras), e são também adjuntas Adília Godinho e Joana Garcia, que era subdiretora na anterior direção e trabalhou com Teixeira como coordenadora geral na SIC Notícias. Hugo Gilberto volta também a ser diretor-adjunto e deverá assumir as responsabilidades na área do Desporto. Como subdiretores é destacada Luísa Bastos, até aqui editora da secção de Política, e mantém-se Rui Romano, com a área da produção.
O nome agora proposto tem ainda de ser aceite pela ERC, bem como a exoneração de Maria Flor Pedroso, atualmente demissionária do cargo. À partida, os problemas identificados anteriormente pelo órgão regulador ficarão solucionados, dado que António José Teixeira estará em exclusivo na área da informação e tem feito carreira no jornalismo desde sempre.

Janeiro 2020

Bookmark and Share