Operadores Postais Lusófonos e da América Latina em Lisboa para a 11.ª edição do PDRH dos CTT

2019-11-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 21 a 31 de outubro, os CTT - Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a décima-primeira, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único premiado a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina, que tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
Esta 11ª edição do PDRH permitiu aos 14 participantes, dois deles financiados pela AICEP, oriundos de 6 países – Angola, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe – conhecer a realidade de uma das melhores empresas de correios e encomendas do mundo e versou um tema específico: a “Oferta Postal e Operações”.
A singularidade deste programa é, precisamente, a diversidade da origem dos formandos. O PDRH junta realidades que, sendo distintas, têm um denominador comum: a atividade postal, permitindo simultaneamente aos participantes uma troca de experiências que muito os enriquece.
Embora a formação tenha incluído temas como o enquadramento estratégico e institucional, a Filatelia, os Produtos Financeiros, as Soluções Empresariais, a Comunicação, o e-Commerce, Banco Postal e relações operacionais com as Alfândegas programa deste ano incidiu, particularmente, sobre as áreas de tratamento, transportes, atendimento e distribuição dos correios, em geral, e dos CTT, em particular.
Os formandos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer em pormenor o trabalho desenvolvido no Centro de Produção e Logística do Sul, na Mailtec, no Corepost, na Loja CTT de Cabo Ruivo e até de acompanhar um Carteiro do CDP 1800 Lisboa no seu percurso de distribuição diário. No final do curso os participantes ainda tiveram a oportunidade de visitar a Fundação Portuguesa das Comunicações.
Na cerimónia de encerramento desta 11ª edição do PRDH, o sentimento geral era de grande satisfação, pelas experiências partilhadas, pelos conhecimentos adquiridos, que poderão ser postos em prática nos países de origem, e ainda pelas novas amizades desenvolvidas ao longo desta formação.
Recorde-se que em 2013 o Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos dos CTT foi distinguido internacionalmente, tendo recebido a insígnia de “Muito Recomendado”, na categoria “People Management”, na 13.ª edição dos “World Mail Awards”, em Madrid (Espanha), distinção esta que foi novamente atribuída em 2016, na 16ª edição dos referidos “Word Mail and Parcels Awards”, em Varsóvia (Polónia).

Outubro 2019

Bookmark and Share