Painel "Inovação, Proximidade e Confiança: Como os Melhores Operadores Criam Valor num Mercado em Profunda Transformação"

2019-06-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Este painel do XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019 teve como Key Note Speaker, Xavier Rodríguez-Martín, Administrador da Dstelecom, e como Moderador, Jorge Cravo, Partner da Leadership Business Consulting. Integraram este painel António Sercal, Membro da Comissão de Gestão Interina da Angola Telecom; Isidoro Gomes, Presidente do Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde; e Nelson Chacha, Diretor Comercial da Tmcel - Moçambique Telecom.

A tarde deste dia intenso de trabalho iniciou-se com este painel, no qual Xavier Rodríguez-Martín, partilhou com todos os participantes que a tecnologia é fundamental para o negócio de todos os operadores, mas não é, por si só, apenas um elemento de diferenciação, de sustentabilidade ou de vantagem competitiva permanente, havendo elementos intangíveis na sua estratégia que num mundo em mudança profunda assumem uma importância cada vez maior, tais como a capacidade de inovação, a proximidade e a confiança.
Dando especial importância ao facto de que “a capacidade de inovação não é a mesma coisa que inovação, não substituindo a importação de inovação o desenvolvimento interno de competências, processos e atitudes que são já imprescindíveis para o reposicionamento dos operadores num mundo radicalmente diferente ao vivido nas últimas décadas”, Xavier Rodríguez-Martín referiu que a proximidade física, emocional e digital aos clientes pode ser uma vantagem sustentável para os operadores de cada um dos nossos países, que dispõem de ferramentas e oportunidades para mais e melhores contactos com os clientes do que os seus concorrentes globais.
Após a intervenção de Xavier Rodríguez-Martín, na bastante participativa mesa redonda que se seguiu, todos os membros deste painel de trabalho tiveram a oportunidade de partilhar com os participantes aquilo que cada uma das suas respetivas organizações estão a fazer e a trabalhar em termos de inovação e concordaram que a confiança é o atributo mais importante e mais escasso no mundo atual, estando os operadores a erigir-se como garantes fiduciários dos dados, das experiências e da identidade digital dos clientes, o que cria um potencial enorme de criação de valor.

Junho 2019

Bookmark and Share