INACOM premiado na Expo-MOXICO

2018-12-08
Fonte: INACOM
Foto por: INACOM

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) foi premiado como o melhor expositor do Sector das Comunicações Eletrónicas e Serviços Postais, na primeira edição Multissectorial da Feira de Potencialidades e Oportunidades (Expo-MOXICO 2018), que decorreu na cidade do Luena, capital da província do Moxico, de 10 a 13 de outubro passado.

O evento que decorreu na Praça 1.º de Maio, na cidade do Luena, contou com a participação de agentes comerciais, cooperativas agropecuárias, empresas e organismos nacionais das províncias de Benguela, Bié, Huambo, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, em Angola e de empresários das Repúblicas do Congo Democrático e da Zâmbia.
Na abertura aconteceu o corte da fita pelo Ministro do Comércio, Dr. Jofre Van-Dúnem Júnior, ladeado pelo Governador da província, Dr. Gonçalves Muandumba, que enalteceram as potencialidades daquela região de Angola, convidando todos quantos queiram investir na transformação dos seus recursos naturais em riqueza, criando emprego para o benefício das populações locais, particularmente, jovens.
Após o corte da fita, Suas Excelências, o Ministro do Comércio e o Governador da Província do Moxico, percorreram os vários stands e no stand do INACOM, receberam informações sobre os produtos em divulgação, nomeadamente, a Linha de Apoio ao Consumidor (LAC), o Observatório Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação (SIMTIC), assim como tomaram contacto com o sistema de monitorização e fiscalização do espectro de radioelétrico exposto no certame.
Às primeiras horas da manhã de sábado, uma composição de comboio partiu com vários expositores num passeio turístico com destino ao município de Luacano a convite do Governo do Moxico e ao longo da viagem se deslumbraram com as famosas “Chanas do Leste”, terrenos propícios para o cultivo de arroz e a diversa fauna e flora.
Luacano vai albergar o ramal para o caminho-de-ferro com destino à Zâmbia. Importa lembrar que, ainda na província do Moxico, Luau é o ponto de conexão com o caminho-de-ferro de Catanga na República Democrática do Kongo.

PCA do INACOM recebido em audiência no Governo da Huíla
O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), Eng.º Leonel Inácio Augusto, foi recebido em audiência pelo Vice-Governador da Huíla para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Dr. Nuno Bernabé Mahapi Dala.
Num encontro cordial que recentemente teve lugar no gabinete daquele responsável, o PCA do INACOM informou o anfitrião sobre o atual momento do mercado das comunicações eletrónicas, com o surgimento de novos operadores, sendo também abordadas questões relacionadas com a prestação dos serviços de comunicações eletrónicas às populações naquela província, em particular, nas zonas de difícil acesso e das principais vias de circulação.
Nessa vertente, constatou-se que todas as sedes municipais, naquela província, têm cobertura de serviços de telefonia móvel, estando em curso projetos a nível central e local para a satisfação das populações nas comunas e aldeias fora das zonas de cobertura.
Durante a audiência o PCA do INACOM fez-se acompanhar do Administrador para o Pelouro responsável pelos centros Regionais, Dr. Álvaro Damião André dos Santos, o Chefe do Departamento de Regulação do Mercado e Serviço Universal, Dr. Joaquim Muhongo, e o Representante do INACOM na província, Sr. Celso Casimiro Madureira Tomás.

Novembro 2018

 

Bookmark and Share