Diretora dos CTT de Macau levou delegação a Beijing

2018-06-15
Fonte: Correios de Macau
Foto por: Correios de Macau

A Diretora dos CTT, Lau Wai Meng, liderou uma delegação oficial destes Serviços, que se deslocou a Beijing (China), entre os dias 7 e 12 de maio de 2018, para visitar a Federação Filatélica Nacional da China, os Correios Nacionais, o Grupo dos Correios da China, o Museu Nacional de Correio e Filatelia da China, o Ministério da Indústria e Tecnologia de Informações e o Gabinete da Comissão Central dos Assuntos de Ciberespaço/Administração do Ciberespaço da China.

No primeiro encontro, com o Presidente da Federação Filatélica Nacional da China, Yang Limin, e membros da Administração, os CTT fizeram uma breve apresentação sobre a situação presente da organização da “35.ª Exposição Internacional Asiática de Filatelia, Macau (2018)”. A Federação partilhou a sua experiência na preparação e promoção de grandes eventos e ambas as partes se pronunciaram sobre uma emissão filatélica conjunta e apoio à referida exposição filatélica a ter lugar em Macau.
No mesmo dia, a delegação dos CTT foi ainda recebida pela Direção dos Correios Nacionais, liderada por Ma Junsheng. Neste encontro, a delegação de Macau fez uma apresentação sobre os novos CTT, sobre o projeto de uma emissão filatélica conjunta com o Interior da China e sobre a preparação da “35.ª Exposição Internacional Asiática de Filatelia, Macau (2018)”.
Os CTT e os Correios Nacionais concordaram continuar a reforçar o intercâmbio e a comunicação, a impulsionar a reforma e o desenvolvimento do sector postal e a estreitar a cooperação em atividades e negócios.
No dia seguinte, no encontro com o Grupo dos Correios da China, designadamente com o Presidente, Li Guohua, e restantes membros da Administração, foram tratados, com profundidade, assuntos como o desenvolvimento e cooperação em atividades filatélicas, o novo serviço eEMS e acompanhamento e localização de objetos postais. O Grupo manifestou o seu apoio aos CTT na organização da “35.ª Exposição Internacional Asiática de Filatelia, Macau (2018)”. Além deste encontro, a delegação dos CTT visitou ainda o Museu Nacional de Correio e Filatelia da China, onde trocou opiniões com a respetiva direção sobre futuras curadorias conjuntas na área da filatelia.
Na área das telecomunicações, a delegação foi recebida por Chen Zhaoxiong, Vice- Ministro do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informações. Neste encontro foram trocadas impressões sobre regulação do sector das telecomunicações, planeamento para desenvolvimento de 5G, projetos de construção de redes de telecomunicações na área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e ainda sobre desenvolvimento de “Big Data”.
Na reunião com Qi Xiaoxia, Diretora-Geral dos Serviços de Cooperação Internacional do Gabinete da Comissão Central dos Assuntos de Ciberespaço/Administração do Ciberespaço da China, foram abordados temas como a promoção de cibersegurança, o projeto “Cidade Inteligente” e o desenvolvimento da internet em Macau.
Através destas visitas, foram reforçados o intercâmbio e a cooperação entre os CTT e o Interior da China, em termos de orientação, planeamento e desenvolvimento de atividades nas áreas de correios e de telecomunicações, que ajudarão Macau na definição de melhores políticas para participação no desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e na integração gradual de Macau no desenvolvimento Nacional.

Maio 2018

 

Bookmark and Share