Painel "Os Dados como um Novo Fator de Competitividade nas Comunicações e Media"

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Este painel do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 teve como Key Note Speaker António Robalo de Almeida, Presidente Executivo da Potencial of Change/Principal Advisory e como Moderadora Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs.

No âmbito deste painel, António Robalo de Almeida, na sua intervenção, defendeu que o ecossistema do Big Data é provavelmente a última oportunidade de um crescimento sustentável para os operadores tradicionais de comunicações e media, na sequência dos impactos muito negativos no e-commerce, OTT´s (voz e mensagens) e da nova TV, como a Netflix.
Segundo o referido especialista, a regulação relativa à Proteção dos Dados tem um papel absolutamente determinante no desenvolvimento do Big Data, eliminando receios dos cidadãos e abusos por parte das entidades utilizadoras de dados. Todavia deverá ser fortemente estimulada a inovação neste domínio, criando soluções que possam substituir algumas áreas da regulação.
Mais referiu que os operadores de comunicações e de media têm grandes desafios e oportunidades relativamente ao Big Data que se podem sistematizar em 4 grandes áreas: Clientes, Rede, Operações e Segurança e Monetização dos Dados. A otimização do ciclo de vida do marketing, acompanhando o cliente ao longo de todas as fases da sua vida é vital para o sucesso dos negócios e das organizações.
E terminou dizendo que igualmente para o sucesso do Big Data nas organizações deverá ser adotado e executado um plano detalhado com especial enfoque em 4 áreas: Estratégia, Organização, Infraestrutura e Tecnologias e Competências.

 

3. António Robalo de Almeida.pdf
Bookmark and Share