XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se nos passados dias 23 e 24 de abril, no Sheraton Grand Macao Hotel (RAE Macau), o XXVI Fórum AICEP das Comunicações 2018, sob o tema “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital”.

Com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores, Altos Diretores e outros Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios e encomendas, comunicações eletrónicas e telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional, bem como de inúmeros outros ilustres participantes e convidados, e de entre estes, representantes diplomáticos dos vários países representados nesta Associação, este XXVI Fórum debateu o “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital” num contexto em que a digitalização da sociedade está hoje presente no dia-a-dia das pessoas em grande parte das suas atividades. A procura da melhor experiência de utilização (“User Experience”) de serviços, alavancada pela tecnologia, leva ao surgimento de interações fáceis, simples, não-invasivas e ubíquas suportadas no digital. Aquilo que consumíamos como produtos está a transformar-se em serviços de modo a alcançar o fim da melhor experiência de utilização. A partir do momento em que conhecemos as preferências de consumo de um determinado serviço, através da pegada digital que deixamos, surgem oportunidades de criar valor ao consumidor recomendando-lhe serviços ou produtos complementares, antecipando necessidades, facilitando o dia-a-dia, e poupando-lhe tempo.
Por outro lado, a Internet das Coisas para além da automatização na agricultura, indústria e fábricas do futuro, vem potenciar uma nova panóplia de serviços, visando criar edifícios e cidades mais inteligentes, sustentáveis e atrativas para as pessoas e os negócios, tirando partido da sensorização e monitorização e gerando enormes e nunca antes vistas quantidades de dados.
Os setores dos correios e encomendas, das telecomunicações e comunicações eletrónicas e dos conteúdos e media são, em si, grandes produtores de dados e potenciais consumidores, transformando esse recurso em valor para os seus clientes, criando diferenciação e vantagens competitivas, pelo que o sucesso da monetização deste ativo extremamente valioso no contexto da Transformação Digital será cada vez mais determinante para a sobrevivência dos negócios futuros.
Com este contexto em mente, e com a certeza de que é transversal e impactante também nas atividades dos operadores de correios e encomendas, de telecomunicações e comunicações eletrónicas e de conteúdos e media, e das respetivas Autoridades Reguladoras sectoriais em todo o mundo e, portanto, também no mundo lusófono, o XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 contou com a participação de vários especialistas que favoreceram um intenso trabalho de reflexão e discussão sobre o mencionado tema que não poderia ser mais oportuno para o setor das comunicações, tendo o amplo debate que se realizou sido um contributo essencial para analisar o rumo que deve ser seguido para acompanhar a revolução digital que estamos a assistir e a viver.

Programa.pdf
Bookmark and Share