TDM e MCEL têm novo Conselho de Administração

2017-07-12
Fonte: Diário de Moçambique
Foto por: Diário de Moçambique

Mahomed Rafique Jusob Mahomed é desde o passado dia 8 de Junho Presidente do Conselho de Administração da Moçambique Celular (MCEL) e da Telecomunicações de Moçambique (TDM), tendo como principal missão conduzir o processo de fusão das duas empresas.
Segundo um comunicado do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEP), o novo PCA lidera uma equipa que integra dois administradores, Mário Luís Albino e Binda Celestino Augusto Jocker.

A mesma fonte revelou ainda que o Conselho de Administração das duas empresas de telefonia móvel e fixa foi indicado em Assembleia-Geral Extraordinária dos respetivos Accionistas, realizada na cidade de Maputo.
A TDM e a MCEL eram dirigidas por Virgílio Ferrão e Teodato Hunguana, respectivamente, cujo mandato terminou há já algum tempo.
Entre outros cargos, Mahomed Rafique Jusob Mahomed foi Vice-Ministro da Indústria, Comércio e Turismo; Diretor do Centro de Promoção de Investimentos e Diretor Executivo do Banco Africano de Desenvolvimento. Recorde-se que até pouco depois da proclamação da independência nacional e muito antes da introdução da telefonia móvel, a empresa que veio a designar-se Telecomunicações de Moçambique fazia parte dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT).
Com a separação, o sector da telefonia desenvolveu-se rapidamente e modernizou-se, enquanto os Correios de Moçambique registavam um gráfica decrescente e não mais se colocaram ao nível alcançado enquanto CTT.
Mas nos últimos anos tem-se falado muito da fusão das empresas participadas pelo Estado, as Telecomunicações de Moçambique e a Moçambique Celular.

Junho 2017

 

Bookmark and Share