Painel "Desafios e oportunidades da transformação digital nos setores das telecomunicações, conteúdos e media"

2017-05-18
Fonte: AICEP
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Este painel do XXV Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2017 teve como Key Note Speaker Alcino Lavrador, Presidente Executivo da Altice Labs. e como Moderador Carlos Fino, Jornalista, Comunicador, ex-Correspondente Internacional da RTP e anterior Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal no Brasil.

No âmbito deste painel, Alcino Lavrador, na sua intervenção, explicou detalhadamente que todos os dias surgem novos negócios que colocam em causa indústrias tradicionais com longos anos de aperfeiçoamento e elevados níveis de desempenho que, de um momento para o outro, deixam de fazer sentido face a alternativas simples e fáceis de utilizar.
Nas suas palavras “um dos últimos passos que faltava para a digitalização completa da economia surge com a Indústria 4.0 que vai alterar radicalmente o modelo de produção. Sistemas ciberfísicos encarregar-se-ão de gerir toda a cadeia produtiva, tornando antiquadas milhares de fábricas e milhões de empregos num futuro próximo. Novas profissões ainda desconhecidas hoje no campo de Big Data, Data Science, Inteligência Artificial e Machine Learning irão surgir nos próximos 5 anos para responder às novas exigências, colocando também em causa o modelo de ensino”.
A natureza “digital-friendly” dos conteúdos colocou a indústria de media no “olho do furacão” de uma profunda disrupção e pequenas start-ups ágeis, com plataformas digitais nativas, proporcionam excelentes experiências de utilização e apresentam vantagens competitivas, tendo em conta os novos hábitos de consumo. “São os hábitos de consumo que hoje ditam a inovação tecnológica”, referiu Alcino Lavrador.
Por outro lado, com a banalização das tecnologias digitais, tudo o que pode ser digitalizado está a sê-lo e não deixa de ser paradoxal que o setor de telecomunicações, sendo o principal motor da transformação digital, é também um dos mais impactados por ela. Modelos de negócio sustentáveis durante anos, com elevados investimentos materiais e de recursos humanos, de repente deixam de ter valor ao serem substituídos por alternativas fáceis e simples, implementadas em plataformas digitais e com uma melhor experiência de utilização.
Mas, para Alcino Lavrador, a transformação digital apresenta também imensas oportunidades a este setor, importando encontrar um espaço neste novo mundo onde tudo precisa de ser conectado entre si: as coisas às coisas, as pessoas às pessoas e as coisas às pessoas e no qual “a necessidade de construir rapidamente uma organização que pode mudar quer a sua tecnologia, quer a sua cultura, será crucial não apenas para sobreviver durante a disrupção do negócio, mas para construir um novo modelo ágil, adaptável e desenhado para perdurar num futuro onde a mudança é a única constante”, disse o referido especialista.

Altice Labs.pdf
Bookmark and Share