Vodacom conta com mais 20 estações de telefonia móvel no centro e norte do país

2019-12-08
Fonte: Txoupela
Foto por: Vanderlei Longo de Pexels

O facto decorre de um acordo que a Vodacom assinou, recentemente, com a Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM). Trata-se de um Contrato de Trespasse para a Prestação de Serviços de Acesso Universal. Graças ao memorando, a Vodacom passa a gerir 20 estações de telefonia móvel existentes no centro e norte de Moçambique. Antes de se passar à Vodacom, as estações estavam sob gestão de uma outra rede de telefonia móvel, a mesma que as instalou. Sucede que o quadro actual revela que diversas estaçōes construídas com base no nanciamento do Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU) não se encontram operacionais e foi isso que levou a ARECOM a rescindir o contrato com a outra operadora de telecomunicações, convidando a Vodacom a apresentar uma proposta com vista à sua operacionalização.

São estações financiadas pelo FSAU, entidade gerida pela Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM) e que se dedica ao financiamento de projectos de telecomunicações, sendo que a infraestrutura e equipamentos por si financiados são propriedade do Estado. O Presidente do Conselho Executivo da Vodacom, Jerry Mobbs, manifestou o entusiasmo da empresa pelo facto de se estar a caminhar a passos largos rumo à qualidade de sinal. “Isto mostra o nosso compromisso em fornecer serviços cada vez melhores para os moçambicanos, em geral, (...)

E o serviço público de media, que papel deve ter? (Entrevista ao Presidente do CA da RTP)

2019-12-08
Fonte: Observador
Foto por: RTP

Para ser forte a RTP deve funcionar cada vez mais num ambiente de convergência para as plataformas digitais e deve dispor de políticas de gestão de talento que incentivem o mérito e os resultados.

Os desafios dos media são enormes, são super atuais, são de fácil exposição e difícil resolução, são editoriais e de gestão, são preocupantes, mas ao mesmo tempo fascinantes. Não há soluções mágicas, mas julgo que há premissas essenciais, para começo de conversa: as sociedades abertas e as democracias liberais requerem medias fortes e independentes; a autonomia editorial e a diversidade nas políticas de conteúdos andam de braços dados com a sustentabilidade económica; os cidadãos conseguem valer sempre as suas escolhas individuais sobre (...)

ARECOM E FSDMoc assinam memorando de entendimento

2019-12-08
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

A Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM) e a Financial Sector Deepening Mozambique (FSDMoc) assinaram, no passado dia 29 de novembro, um memorando de entendimento que visa oficializar e fortalecer as relações existentes entre as duas instituições nos domínios de desenvolvimento das tecnologias viradas para inclusão financeira.

Este memorando, segundo o Presidente do Conselho de Adminsitração da ARECOM, vai elevar o nível do sector de regulação das tecnologias. O financiamento de projectos vai estimular a redução gradual do custo dos processos de pagamentos eletrónicos e torná-los mais abrangentes.
Apoiar estas iniciativas é um trabalho muito importante em termos de desenvolvimento de alternativas para as pessaas conseguirem fazer operações financeiras de forma facilitada. O dinheiro é parte importante no processo no desenvolvimento porque faz as pessoas (...)

Seminário de Regulação levou a Luanda (Angola) Membros da AICEP

2019-11-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Com o Alto Patrocínio do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Angola, realizou-se em Luanda (Angola), nos passados dias 17 e 18 de Outubro de 2019, o prestigiado Seminário de Regulação organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), subordinado ao tema “Rumo ao Digital: Tendências e Desafios”, o qual reuniu personalidades de destaque do mundo empresarial e regulatório das áreas das Comunicações e Media dos nove países e territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que se confrontam e lidam diariamente com as novas questões colocadas pela Economia Digital.

Conforme referiu o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, na sessão de abertura deste seminário, “o fenómeno do digital, enquanto desmaterialização das atividades, nomeadamente das económicas, está a assumir uma função cada vez mais central na vida de todos, pessoas e empresas. Dos simples atos de consumo à celebração de contratos, do acesso a conteúdos desmaterializados a qualquer momento e em qualquer lugar aos riscos de ataques cibernéticos a redes e serviços essenciais, o fenómeno “digital” é hoje (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina em Lisboa para a 11.ª edição do PDRH dos CTT

2019-11-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 21 a 31 de outubro, os CTT - Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a décima-primeira, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único premiado a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina, que tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
Esta 11ª edição do PDRH permitiu aos 14 participantes, dois deles financiados pela AICEP, oriundos de 6 (...)

Correios do Brasil investem R$ 720 milhões em triagem automatizada

2019-11-07
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Os Correios do Brasil investiram nos últimos cinco anos cerca de R$ 720 milhões na renovação e ampliação dos centros automatizados de triagem de cartas e encomendas. Até ao momento, foram adquiridas 21 máquinas de triagem automatizada de cartas e concluídas a atualização tecnológica de outras 27. Para a triagem de encomendas, foi concluída a atualização tecnológica de 9 máquinas. Devido à necessidade de ampliação do parque automatizado de encomendas para atender o crescimento da demanda, especialmente do e-commerce, também foram adquiridos 10 novos equipamentos.

A tecnologia trouxe resultados que se refletem diretamente nos índices de eficiência dos Correios. O processo de automação permite que a carga chegue às unidades já triadas para os distritos dos carteiros, eliminando ou reduzindo a necessidade de manipulação da carga. Assim, a melhoria do processo da triagem por meio da automação contribui para a manutenção dos padrões de qualidade dos serviços da estatal.
Ao todo, os Correios contam com 52 máquinas de triagem de cartas e 24 de encomendas.
Os centros automatizados de triagem dos (...)

O futuro está no digital (Entrevista ao PCA dos Correios de Cabo Verde)

2019-11-07
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Expresso das Ilhas

Comemorou-se, dia 9 de Outubro, o Dia Mundial dos Correios, data em que foi fundada a União Postal Universal (UPU), entidade que congrega correios de 191 países, e da assinatura do Tratado de Berna, em 1874. No âmbito desta efeméride, o Presidente do Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, concedeu uma entrevista ao Expresso das Ilhas onde avançou que o Correio Postal tem vindo a cair, tanto a nível doméstico, como internacional, em detrimento do Correio Encomenda quem têm estado a aumentar.

Com 170 anos, de acordo com Isidoro Gomes, os Correios de Cabo Verde “acompanharam a construção” da identidade do povo cabo-verdiano. Segundo conta, inicialmente, os funcionários dos Correios eram quem escreviam as cartas. Além de entregar as mensagens, também liam as cartas para as pessoas e ensinavam-nas a escrever.
Portanto teve um papel pedagógico desde o início da sua criação. Acompanhou essa evolução do desenvolvimento do país do ponto de vista da literacia, do ponto de vista académica, da escrita, enfim”, (...)

CTT - Correios de Portugal fazem parceria com o AliExpress para o “Black Friday” da China

2019-11-07
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT fizeram uma parceria com o AliExpress, do Grupo AliBaba, para o Festival Global de Compras 11.11 de 2019 do AliExpress, o “Black Friday” da China, procurando repetir o sucesso alcançado no ano passado, quando foram recebidas em Portugal mais de 300 mil encomendas vindas daquele mercado asiático.

Em 2018, foram recebidas encomendas de mais de 300 mil objetos no âmbito desta parceria, o dobro do inicialmente estimado”, referem os CTT. “A nível global, cerca de 180 mil comerciantes participaram no festival e os consumidores gastaram cerca de 30 mil milhões de euros durante as 24 horas em que decorrem as promoções em todo o mundo”, acrescentam.
Este ano, repete-se a parceria entre as duas empresas. “A renovação desta parceria deixa-nos muito satisfeitos e mostra bem a importância dos CTT no desenvolvimento (...)

Angola Cables fecha acordo com DE-CIX, maior ponto de troca de tráfego do mundo

2019-11-07
Fonte: Telesíntese
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables, dona de cabos submarinos que interligam Brasil, África e Estados Unidos, fechou parceria com a DE-CIX, dona do maior ponto de interconexão do mundo, localizado na Alemanha, mas com outros pontos de troca de tráfego mundo a afora, em cerca de 100 países.

O objetivo do contrato é expandir capacidades e impulsionar negócios de Provedores de Internet via ligações Sul-Sul pelo Atlântico. Com o acordo, ISPs que contratarem a capacidade nos cabos da Angola Cables poderão contratar também serviços de interconexão em países da Europa, Oriente Médio, América do Norte e Índia.
Por enquanto, há interligações diretas ativas com as redes da DE-CIX em São Paulo, Fortaleza e Lisboa. Em breve, serão anunciadas também conexões em Nova York, Mardrid e Frankfurt.

O objetivo do contrato é expandir capacidades e impulsionar negócios de Provedores de Internet via ligações Sul-Sul pelo Atlântico. Com o acordo, ISPs que contratarem a capacidade nos cabos da Angola Cables poderão contratar também serviços de interconexão em países da Europa, Oriente Médio, América do Norte e Índia.
Por enquanto, há interligações diretas ativas com as redes da DE-CIX em São Paulo, Fortaleza e Lisboa. Em breve, serão anunciadas também conexões em Nova York, Mardrid e Frankfurt.

Novembro 2019

 

-->

Unitel promove workshop de Inteligência Artificial para Executivos

2019-11-07
Fonte: Unitel/ Notícias de Angola
Foto por: Unitel

Teve lugar no Hotel Palmeiras, em Luanda, no dia 18 de outubro, um workshop intitulado “Inteligência Artificial (IA) para Executivos,” promovido pela Academia Unitel e pela Direção de Sistemas de Informação (DSI). A ação visou despertar a atenção para questões ligadas à Inteligência Artificial e aos mecanismos de aplicação na empresa.

No início do evento, Miguel Geraldes falou sobre a nova tendência mundial para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial, bem como o posicionamento da Unitel face ao tema.
Este é um dos primeiros workshops nesta área, e hoje somos desafiados a refletir sobre isso. Faz parte da nossa estratégia avançar com áreas que a IA oferece. Após estudos feitos durante 5 anos ao cérebro humano por alguns cientistas, ficou comprovado que o número de conexões do cérebro é maior comparado às da internet, e que consome apenas 12 (...)