CTM realizou o Media Lunch 2018 apresentando as Aplicações da Macau Digital

2018-04-13
Fonte: CTM
Foto por: CTM

O Media Lunch 2018 da CTM realizou-se no passado dia 28 de março, no Macau JW Marriot Hotel, e contou com a participação da alta direção e dos repórteres dos media locais. Durante a ocasião, Vandy Poon, CEO da CTM, apresentou o desempenho geral dos negócios de 2017 e o próximo plano de desenvolvimento da CTM.

Em 2017, a CTM aprimorou continuamente todos os aspectos da infraestrutura de rede e alcançou vários avanços inovadores na busca do projeto para a Macau Digital.

Entrando na Era da Alta Velocidade
Antes do almoço começar, os convidados foram conduzidos por de uma exposição que mostrava os vários aplicativos inteligentes que estão em teste ou prontos para serem lançados pela empresa, incluindo sistema de estacionamento inteligente, sistema inteligente de postes, sistema de sensores de (...)

INACOM coordena Comité de Coordenação de Infraestruturas de Comunicações Electrónicas (INFRACOM) e realiza a sua 1.ª reunião ordinária

2018-04-13
Fonte: INACOM
Foto por: INACOM

O Comité de Coordenação de Infraestruturas de Comunicações Electrónicas (INFRACOM), coordenado pelo INACOM, realizou sua 1.ª reunião ordinária, no dia 9 de março, dando início efetivo às suas atividades, tendo como foco aspetos organizativos, tais como a apresentação do regulamento de partilha de infraestruturas e a proposta do plano de trabalhos.

O regulamento interno também foi apresentado, tendo suscitado várias intervenções, dentre contribuições e pedidos de esclarecimento de conteúdos constantes do documento.
Importa referir que no passado dia 23 de fevereiro de 2018, Sua Excelência Secretário de Estado para as Telecomunicações, Eng.º Mário Augusto da Silva Oliveira, em representação de Sua Excelência Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Dr. José Carvalho da Rocha, presidiu o acto solene de início de atividades do INFRACOM.
O Comité (...)

Seminário de Regulação levou à Praia (Cabo Verde) Membros da AICEP

2018-03-19
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se na cidade da Praia (Cabo Verde), nos passados dias 5 e 6 de março de 2018, o Seminário de Regulação organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), subordinado ao tema “Regulação na Sociedade Digital”, o qual reuniu personalidades de destaque do mundo empresarial e regulatório das áreas das Comunicações e Media dos nove países e territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que se confrontam e lidam diariamente com as novas questões colocadas pela Economia Digital.

Conforme referiu o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, na sessão de abertura deste seminário, “a digitalização das atividades económicas e sociais está no centro da globalização. As possibilidades que hoje temos, enquanto agentes económicos, consumidores e cidadãos de vendermos ou adquirirmos bens (físicos ou digitais) ou serviços ou de acedermos a informação e a conteúdos, de qualquer natureza, em qualquer momento e lugar, tornou o mundo mais pequeno e aproximou-nos uns dos outros, alterando radicalmente a forma como nos (...)

CTT marcam presença no programa “Smart Cities Tour 2018”

2018-03-19
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: Smart Cities Tour 2018

Os CTT estão a marcar presença no programa “Smart Cities Tour 2018”, um conjunto de workshops temáticos organizados pela Information Business School da Universidade Nova e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, a decorrer desde janeiro até março de 2018. De 11 a 13 de abril tem também início a “Portugal Smart Cities Summit”, um evento que no seu primeiro dia reunirá diversas autarquias num encontro que pretende debater inúmeras questões relevantes de diversas áreas.

O “Smart Cities Tour 2018” apresentou o primeiro workshop no dia 21 de fevereiro, em Albufeira, com o tema “Cidade como Plataforma”. Neste dia, o Responsável de Projetos de Desenvolvimento dos CTT, Francisco Travassos, falou sobre a Transformação Digital a que assistimos hoje em dia, bem como sobre as alterações nas diversas áreas de negócio da empresa que derivam dessa transformação.
O segundo workshop com o tema “Mobilidade” realizou-se dia 23 de fevereiro, sexta-feira, em Ponta Delgada, nos Açores. Contou com a presença do (...)

Angola Cables estabelece parceria com a FiberLight LLC para fornecer conectividade para clientes baseados nos EUA através do cabo submarino Monet

2018-03-19
Fonte: Angola Cables
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables, uma multinacional angolana de telecomunicações especialista em operação e comercialização de capacidade de transmissão e trânsito de IP através de cabos submarinos, anunciou que a FiberLight LLC, com sede nos EUA, fornecerá conectividade backhaul (ao nível das redes periféricas) nos EUA, começando com a região de Miami, Flórida e depois se expandindo para outros locais.

Esta parceria permitirá a entrega de serviços derivados do Monet, uma gama mais ampla de clientes e mercados. O cabo Monet, recentemente instalado, tem uma extensão de 10.556 km, ligando a Flórida ao Brasil. Este sistema é capaz de fornecer um mínimo de 64 Tbps de capacidade, fornecendo uma rota de baixa latência para usuários nos EUA e na América Latina. A Angola Cables opera dois dos seis pares de fibra ótica dentro do sistema de cabos Monet, que permitem a transmissão de dados entre as cidades de São Paulo, Santos e Fortaleza, no Brasil para as (...)

Companhias angolanas lançam novo serviço

2018-03-19
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: MSTelcom

A MSTelcom, subsidiária da Sonangol para as telecomunicações, e a Multichoice Angola, preparam o lançamento de um serviço de televisão, voz e Internet chamado Triple Play, provido em rede de fibra ótica, anunciou uma fonte oficial.

Uma publicação no site da Sonangol, consultada pelo Jornal de Angola, afirma que as duas companhias lançam a operação conjunta para diversificar a carteira de produtos e serviços.
O documento revela que os três serviços já se encontram em fase de teste num projeto-piloto em curso para cerca de 60 clientes na centralidade do Kilamba, consistindo no fornecimento de Internet em banda larga de até 10 megabits por segundo, televisão digital com pacote Bué+ e telefone fixo com chamadas gratuitas na rede da MSTelcom.
De modo a (...)

O regresso mais esperado da televisão angolana

2018-03-19
Fonte: ZAP
Foto por: ZAP

Em 2018, a ZAP lança uma nova produção que leva os angolanos a reviver as emoções do maior concurso de descoberta de novos valores, realizado a nível nacional: o Unitel Estrelas ao Palco.

Na edição de 2018 o programa tem o patrocínio da UNITEL que, com esta associação, mantém a aposta na música e juventude angolana, dando a oportunidade aos candidatos de ter aulas de música, viver um ambiente maravilhoso de competição saudável, e assim tornar-se na Nova Estrela de Angola.
Os Castings terão início na província de Benguela e seguirão para todas as restantes províncias, semanalmente, onde serão apurados os candidatos provinciais que virão para Luanda para um Casting Final.
A avaliação nos castings será efetuada (...)

RTP procura novas séries e ideias para o seu serviço de streaming RTP PLAY

2018-03-19
Fonte: Shifter / Jornal de Notícias
Foto por: RTP Play

A estação pública portuguesa vai financiar os conteúdos selecionados e dar-lhes uma plataforma de distribuição.

Depois de Amnésia, #CasaDoCais, Subsolo e Appaixonados, a RTP está à procura de novas séries para passar no seu serviço de streaming RTP Play e também no YouTube. Através da marca RTP Lab, a estação pública abriu uma nova consulta de conteúdos (o prazo termina já dia 15 de Março) e está à procura sobretudo de ideias multiplataforma.
O objetivo da RTP é, não só, encontrar novos projetos audiovisuais para financiar e integrar no portefólio de conteúdos digitais do grupo, mas também “promover um laboratório (...)

Já pode ver os programas do canal STV no seu iPhone e no iPad

2018-03-19
Fonte: Sapo Notícias Moçambique
Foto por: STV Play

O Grupo SOICO passou a disponibilizar a aplicação STV Play na Apple Store, o que lhe permite chegar aos dispositivos móveis que tenham o sistema operativo IOS. No final de 2017 o referido grupo já tinha disponibilizado a aplicação para os equipamentos que usam o sistema Android.

Com este novo passo em frente, a STV Play já pode ser vista por quem tenha um equipamento da Apple, nomeadamente através do iPhone, do iPad e do iTunes.
Com este lançamento, a STV Play torna-se na primeira aplicação móvel de um órgão de comunicação social moçambicano a disponibilizar conteúdos através dos principais sistemas operacionais, IOS (Apple) e Android, em Moçambique e nos mercados internacionais”, refere através de comunicado de imprensa o grupo SOICO.
Basicamente, basta usar um smartphone, tablet (...)

ANACOM dá os primeiros passos para o lançamento da 5ª geração

2018-03-19
Fonte: Expresso
Foto por: ANACOM

Regulador das comunicações está a preparar o lançamento da 5.ª geração móvel em Portugal e vai ouvir o mercado para avaliar o seu interesse face às faixas e serviços que pretendem. Objetivo é também decidir se vai haver leilão ou concurso.

A ANACOM já começou a preparar o lançamento da 5.ª geração móvel e vai auscultar o mercado para avaliar o interesse dos operadores nas faixas que tecnologicamente possibilitam o desenvolvimento dos vários serviços que podem ser prestados com esta nova geração móvel, inclusive comunicações Machine-to-Machine (M2M) e Internet of Things (IoT)", avança a ANACOM em comunicado.
A consulta pública vai terminar no dia 19 de abril.
Portugal vai começar assim a dar assim os primeiros passos na nova geração de rede móvel, a 5.ª. Foi este (...)