Correios do Brasil terão pequenos postos instalados dentro de lojas

2019-01-13
Fonte: Extra Globo
Foto por: Correios do Brasil

Os Correios do Brasil vão criar agências modulares dentro das grandes redes de varejo. Serão pequenos pontos de atendimento, com a marca «Correios Aqui».

Os estabelecimentos comerciais interessados em instalar esses canais poderão apresentar as suas propostas à empresa até o dia 8 de março. Na primeira fase, a intenção é licitar 27 lotes em 11 estados. O valor estimado do investimento é de R$ 10 mil, com prazo de contrato de cinco anos. No Rio, há previsão de instalação de duas unidades: em Resende e em Teresópolis.
Esses pontos serão diferentes das unidades de atendimento tradicionais. “O público-alvo do edital são as lojas de varejo que possuam atividades comerciais compatíveis e (...)

Angola Cables e Broadband Infraco estabelecem acordo para serviços de Internet

2019-01-13
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Broadband Infraco

A multinacional angolana de telecomunicações Angola Cables e a empresa sul-africana Broadband Infraco estabeleceram um acordo de parceria que permitirá às duas empresas utilizar as redes de ambas para expandir o acesso à Internet em África.

Segundo a imprensa angolana, o acordo foi celebrado durante o AfricaCom 2018, a maior tribuna de telecomunicações, tecnologia e inovação a nível do continente, realizado na semana passada na Cidade do Cabo, na África do Sul.
"O acordo vai promover sinergias de canais de negócios, proporcionando aos angolanos e sul-africanos um melhor e mais rápido acesso aos conteúdos digitais que trafegam nas redes das duas companhias", referiu António Nunes, presidente da comissão executiva da Angola Cables.
"Isso é particularmente (...)

CTM faz parceria com a Tencent Cloud para a segunda fase do Macau Digital

2019-01-13
Fonte: Macau Business
Foto por: CITIC

A Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) associou-se à Tencent Cloud para construir a plataforma Macau Digital para os responsáveis pelo desenvolvimento móvel local, de acordo com Ebel Cham PouI, vice-presidente da empresa de telecomunicações.
A CTM já construiu uma rede de dados em Macau que, de acordo com o executivo, é a primeira fase de um plano geral de Macau Digital.

Estamos agora a arrancar para a segunda fase do Digital Macau. Vamos desenvolver diferentes aplicações inteligentes para o mercado. Em termos de Smart City, na verdade, ninguém sabe o que isso implica”, disse Cham.
A razão pela qual nos associámos à Tencent Cloud, é por esta ser muito forte nesta temática das aplicações inteligentes. Quando criamos esta parceria, precisamos de localizar a plataforma Tencent Cloud em Macau.”
As duas empresas concordaram em cooperar com computação em nuvem, Big Data, Internet (...)

Regime de convergência de telecomunicações em Macau vai permitir pelo menos quatro operadoras

2019-01-13
Fonte: Ponto Final/ Catarina Vila Nova
Foto por: CTT Macau

A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) prevê lançar a consulta sobre o regime de convergência das telecomunicações até finais de março e arrancar com o processo legislativo este ano. A este jornal, Derby Lau, diretora dos CTT, revelou que o diploma prevê que pelo menos quatro operadoras possam receber uma licença.

Pelo menos quatro empresas vão poder operar em Macau ao abrigo do regime de convergência das telecomunicações, que vai entrar em processo legislativo este ano. Ao PONTO FINAL, Derby Lau, diretora da Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT), revelou que a intenção do Governo é de disponibilizar, pelo menos, quatro licenças, e que este diploma deverá ir a consulta ainda no primeiro trimestre. Esta nova legislação vai permitir o desenvolvimento em Macau da rede 5G, mas, até ao momento, apenas a Companhia de Telecomunicações de (...)

Ministro da Justiça da República Democrática de Timor-Leste visita a Sede da AICEP

2018-12-08
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 30 de novembro de 2018, a sede da AICEP, em Lisboa (Portugal), recebeu a ilustre visita de S. Exa. o Ministro da Justiça da República Democrática de Timor-Leste, Dr. Manuel Cárceres da Costa.

Em visita oficial a Lisboa, onde realizou um conjunto de encontros de trabalho, entre os quais com a sua homóloga portuguesa, o Dr. Manuel Cárceres da Costa não quis deixar de visitar as novas instalações da Sede da AICEP, de cumprimentar a Equipa e o Secretariado e de se reunir com o Presidente da Direção desta Associação Internacional, encontro este no qual ambos tiveram a oportunidade de trocar impressões sobre várias matérias e, em particular, sobre o relevante contributo dos atuais membros timorenses para o crescimento da AICEP e sobre como (...)

Líderes das Comunicações Lusófonas debateram em Penalva do Castelo (Portugal), a “Inovação na Era da Transforação Digital”

2018-12-08
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo (Portugal), nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, o Encontro de Altos Dirigentes 2018 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional e potenciou uma vez mais a partilha de conhecimento entre todos os intervenientes, (...)

Correios de Cabo Verde criam centro interpretativo de filatelia

2018-12-08
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Correios de Cabo Verde

Os Correios de Cabo Verde (CCV) vão criar um centro interpretativo dedicado à filatelia que servirá também como museu para expor peças ligadas à área dos correios e telecomunicações no país.

O administrador executivo dos CCV, Cipriano Carvalho, afirmou, em entrevista à Inforpress, que o centro será erguido atrás dos Correios no Plateau, no espaço conhecido por “Cruzeiro”, nas proximidades do local onde a câmara pretende construir um miradouro.
A mesma fonte avançou ainda que o projeto já foi elaborado e uma empresa especializada já fez as medições para trabalhar o ‘layout’, faltando agora receber a proposta técnica e financeira.
O que estamos a pretender é criar um centro interpretativo, dentro em (...)

Parceria CTT e AliExpress resulta em 300 mil encomendas

2018-12-08
Fonte: CTT – Correios de Portugal/ Dinheiro Vivo
Foto por: CTT – Correios de Portugal/ Dinheiro Vivo

A parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo Alibaba, para o Festival de Compras do AliExpress ajudou a quase duplicar o número de encomendas a partir de Portugal. Durante o período de promoções do Single’s Day (11 e 12 de novembro), um evento muito semelhante ao “Black Friday”, foram expedidas cerca de 300 mil encomendas e/ou pacotes postais para Portugal, para as quais a parceria entre os CTT e o AliExpress, do Grupo Alibaba, contribuíram de forma decisiva.

Segundo Alberto Pimenta, Diretor de E-Commerce dos CTT, “O volume de encomendas obtidas através desta parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo AliBaba, confirma que os portugueses estão cada vez mais predispostos a comprar online e que têm confiança no e-commerce, ainda mais se estiverem envolvidas marcas que lhes inspirem confiança. Os CTT têm apostado no comércio eletrónico com um dos eixos estratégicos de desenvolvimento e os resultados desta parceria vieram mostrar que estamos no caminho certo. Apesar de o (...)

Angola Telecom é a primeira a privatizar em plano aprovado pelo PR angolano

2018-12-08
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Angola Telecom

O Governo angolano oficializou, no passado dia 28 de novembro, que está em curso o processo de privatização de 45% do capital social da Angola Telecom que, entretanto, já recebeu do Estado o título que a habilita como terceiro operador nacional da rede móvel.

A informação consta de um edital publicado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que acrescenta que esta alienação se insere já no recente plano intercalar aprovado pelo novo Presidente angolano, João Lourenço, para melhorar a situação económica e social do país.
Nomeadamente, através da exploração de "parcerias público-privadas nos investimentos em infraestruturas e na oferta de bens e serviços púbicos e semipúblicos essenciais", mas também na promoção do "mercado de ações por via da (...)

MSTelcom tem nova Comissão Executiva

2018-12-08
Fonte: MSTelcom
Foto por: MSTelcom

No passado dia 23 de novembro foi nomeada a nova Comissão Executiva da MSTelcom, presidida por Adalberto Nhinguica, anterior Diretor de Finanças, e tendo como vogais Felisberta de Jesus, antiga Diretora de Operações, e Januário Chivangulula.