CTM, China Mobile Hong Kong e China Mobile Guangdong estabelecem aliança na área da Grande Baía

2019-09-08
Fonte: CTM/ Telecompaper
Foto por: Cortesia de Pixomar em FreeDigitalPhotos.net

A CTM, China Mobile Hong Kong, China Mobile Guangdong e a Associação da Indústria de Comunicação de Guangdong estabeleceram «A Aliança da Indústria 5G da Área da Grande Baía». A colaboração tem como objetivo aprimorar e promover o desenvolvimento das indústrias 5G, especialmente para as partes interessadas e operadores na área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA).

A Aliança procura promover o desenvolvimento em áreas como a criação de centros internacionais de ciência e tecnologia, a cooperação entre empresas de alta tecnologia, aproveitando diferentes vantagens da indústria em várias regiões e a facilitação da cooperação industrial. Pretende fomentar o desenvolvimento estratégico de novas indústrias e grupos, estendendo a cooperação verticalmente em toda a cadeia da indústria e a partilha e construção de recursos. Em suma, a sua missão é ajudar na construção de uma ecologia 5G, o que ajudará (...)

Tmcel lança 4G e expande serviços com financiamento da China

2019-09-08
Fonte: MMO/ Lusa
Foto por: Tmcel

A Tmcel vai introduzir, até finais de novembro próximo, a tecnologia 4G no âmbito do projeto de modernização e atualização de toda a sua rede de transmissão”, refere a empresa.

Após a introdução do 4G na capital e arredores, “vai ser lançada a segunda fase do projeto com vista à sua expansão para todo o território nacional, estando já assegurado o seu financiamento por parte do governo chinês”, refere o comunicado, citando o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita.
As outras duas operadoras móveis moçambicanas (Vodacom e Movitel) já oferecem cobertura 4G.
A atualização da rede da Tmcel “inclui os equipamentos, o que irá contribuir para a melhoria da qualidade e (...)

ARECOM organiza III Conferência Nacional das Telecomunicações

2019-09-08
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

A III Conferência Nacional das Telecomunicações (CONTEL), organizada pela Autoridade Reguladora das Comunicações (ARECOM), que decorreu nos dias 29 e 30 de agosto, sob o lema Telecomunicações em Moçambique: Prontidão para IV Revolução Industrial, serviu de plataforma de busca de soluções com vista ao avanço do país rumo à IV Revolução Industrial.

Pedro Inglês, Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), que representou o titular do pelouro e procedeu à abertura oficial do evento, declarou que a III Conferência Nacional das Comunicações acontece numa altura em que o país implementou com sucesso o Plano Quinquenal do Governo (2015-2019). Ele fez ainda menção do facto de o universo dos subscritores dos serviços de telefonia em Moçambique ser de cerca de 14 milhões de utilizadores, dentre redes 2G, 3G e 4G.
Em 2015 aprovou-se a nova lei em que se (...)

A AICEP debateu em Lisboa, Luanda, Maputo, Praia e São Tomé “WeChat: The Shape of the Connected China”

2019-07-14
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 9 de julho de 2019, a AICEP realizou em simultâneo entre Lisboa (Portugal); Luanda (Angola); Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e S. Tomé, mais uma “Conversa AICEP”, desta vez subordinada ao tema “WeChat: The Shape of the Connected China."

WECHAT: FONTE DE INSPIRAÇÃO OU UMA EXCEÇÃO CHINESA?
O WeChat é uma plataforma chinesa que inventa e executa na perfeição o modelo de negócio de Super App, ainda desconhecido no Ocidente.
Este estudo é uma oportunidade para viajar até ao coração da aplicação, que nos permite entender as novas utilizações, bem como as dinâmicas competitivas da nova economia chinesa.
Embora a China impressione e intrigue, o seu exemplo é, muitas vezes, colocado de lado por ser “demasiado diferente”. Contudo, a China tem sido (...)

Cabo Verde recompra 40% da CVTelecom à Oi

2019-07-14
Fonte: ECO
Foto por: RTC

O Estado cabo-verdiano recomprou à PT Ventures, empresa do grupo Oi, uma fatia de 40% da CVTelecom, pondo fim a um litígio que durava desde 2014.

O Estado cabo-verdiano recomprou 40% da CVTelecom, por 23,3 milhões de euros, pondo assim fim a um litígio de cinco anos com a PT Ventures, empresa detida pela brasileira Oi, e com o objetivo de voltar a vender as ações.
A cerimónia de assinatura dos acordos de quitação realizou-se na cidade da Praia, na presença do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, de representantes da PT Ventures e dos dirigentes das instituições que adquiriram as ações: Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e da Aeroportos e (...)

General Floriano Peixoto assume Presidência dos Correios do Brasil

2019-07-14
Fonte: ECT - Correios do Brasil
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Tomou posse no passado dia 24 de junho, em cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília, o Presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto. A posse foi conduzida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Participaram ainda da solenidade o Vice-Presidente Hamilton Mourão; o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Dias Toffoli; e a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, entre outras autoridades e parlamentares.

O Presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao general por ter aceitado o convite que segundo ele, traz muitos desafios. “Sabemos da importância e da história dos Correios e temos a certeza de que ele (Floriano Peixoto) fará o melhor para ajudar na recuperação dessa instituição”, disse o Presidente da República.
Em seu discurso, Floriano Peixoto discorreu sobre a necessidade de fortalecimento da estatal diante dos tempos atuais, marcados pelo avanço da tecnologia. “Os Correios têm o desafio de acompanhar a tendência mundial, (...)

Comércio eletrónico é "alavanca" para o crescimento do negócio dos CTT

2019-07-14
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: CTT - Correios de Portugal

O Diretor de e-Commerce dos CTT, Alberto Pimenta, disse à Lusa que o comércio eletrónico é "alavanca" para o crescimento do negócio dos Correios de Portugal, representando cerca de "20% das encomendas".

O comércio eletrónico é um vetor relevante para o crescimento", um "negócio cada vez mais global", com os consumidores portugueses a fazerem a maioria das suas compras em ‘sites' internacionais devido à oferta", disse o responsável, razão pelo qual os CTT têm parcerias internacionais para garantir a entrega das encomendas.
O comércio eletrónico esteve em destaque na conferência internacional de “e-Commerce e logística Deliver 2019", da qual os CTT foram parceiros estratégicos, na terceira edição daquela que é (...)

Angolana Unitel quer entrar no negócio da banca móvel

2019-07-14
Fonte: Africa 21/ Lusa-Sapo
Foto por: Unitel

O Administrador da Unitel, Miguel Geraldes, afirmou que a operadora móvel angolana está interessada “em explorar” a possibilidade de entrar no negócio da banca móvel que considerou ter “grande impacto” na recuperação económica.

Em declarações à Lusa à margem de uma conferência, em Lisboa, sobre desenvolvimento económico em África, Miguel Geraldes, nomeado Diretor-Geral da empresa em maio, destacou que a entrada da banca móvel (‘mobile money’) em África tem ajudado as economias locais e beneficiado os bancos, considerando que “o ‘mobile money’ é essencial para as economias em choques económicos”.
As próprias entidades angolanas, acrescentou, “demonstraram um grande interesse” em que a Unitel encontrasse uma solução.
Além (...)

Victor Adonai Costa assume Diretoria-Geral da Angola Cables

2019-07-14
Fonte: IPNews /Teletime
Foto por: IPNews

Victor Adonai Costa assumiu o cargo de Diretor-Geral da filial brasileira da Angola Cables, até então ocupado por Regina Menezes. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Telecom e TI, o executivo atuou na presidência e diretoria de grandes empresas do setor.

 

Angola Cables inaugura data center AngoNAP em Fortaleza
Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e com MBA em Finanças pela FGV, ele chega à companhia para liderar os megaempreendimentos que já estão em operação no país – o Data Center AngoNAP Fortaleza e os cabos submarinos de fibra ótica SACS e Monet.
A Angola Cables é uma multinacional de telecomunicações fundada em 2009. Atua nos mercados de cloud, por meio de seus Data Centers, e no de atacado, com (...)

Investidos mais de USD 130 milhões para modernização tecnológica na Tmcel

2019-07-14
Fonte: Superbrands Moçambique
Foto por: Tmcel

O Ministro dos Transportes e Telecomunicações de Moçambique, Carlos Fortes Mesquita, garantiu que até finais do próximo ano a Tmcel voltará a estar numa posição de competição com as outras duas operadoras de telefonia móvel existentes no país. Neste momento, está a ser investido mais de 130 milhões de dólares para a modernização tecnológica.

Segundo o jornal “O País”, o empréstimo de 130 milhões de dólares foi feito pela Exin Bank da China, para a reestruturação tecnológica em todo o país, que inclui a instalação de um outro cabo de fibra óptica para melhorar as comunicações.
De referir que a Tmcel é resultado da fusão das empresas Telecomunicações de Moçambique (TDM) e a Moçambique Celular (Mcel).

Julho 2019