Painel "A Cadeia de Valor dos Dados: Geração, Recolha, Processamento, Disponibilização, Atuação e Monetização”

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Este painel do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 teve como Key Note Speaker Paulo Pereira, Altice B2B Group Head of ICT and Digital Product Management e como Moderadora Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs.

Na sua intervenção Paulo Pereira partilhou com todos os presentes que os dados que qualquer entidade hoje consegue recolher de clientes, fornecedores e parceiros, constituem uma das suas maiores riquezas. A construção de plataformas de tratamento próprias ou recorrendo a terceiros será determinante para transformar esses dados em informação e conhecimento que poderão ser transacionados ou transformados em valor internamente.
E para isso, um dos principais desafios a resolver, segundo Paulo Pereira, é a qualidade dos dados e a sua (...)

Painel "Os Dados como um Novo Fator de Competitividade nas Comunicações e Media"

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Este painel do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 teve como Key Note Speaker António Robalo de Almeida, Presidente Executivo da Potencial of Change/Principal Advisory e como Moderadora Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs.

No âmbito deste painel, António Robalo de Almeida, na sua intervenção, defendeu que o ecossistema do Big Data é provavelmente a última oportunidade de um crescimento sustentável para os operadores tradicionais de comunicações e media, na sequência dos impactos muito negativos no e-commerce, OTT´s (voz e mensagens) e da nova TV, como a Netflix.
Segundo o referido especialista, a regulação relativa à Proteção dos Dados tem um papel absolutamente determinante no desenvolvimento do Big Data, eliminando (...)

Painel "Dados de Comunicações e Media na Criação de Valor nas Cidades Inteligentes"

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Este painel do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018 teve como Key Note Speaker António Almeida Henriques, Presidente do Conselho Estratégico do Portugal Smart Cities e da Secção das Cidades Inteligentes da ANMP e como Moderadora Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs.

No âmbito deste painel, António Almeida Henriques, igualmente partilhando com todos a sua experiência nesta matéria como Presidente da Câmara Municipal de Viseu (Portugal), explicou que a Inteligência Urbana focaliza-se na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e na otimização de recursos que leve o decisor público a utilizar menos recursos financeiros, utilizando a tecnologia.
Para ele, as cidades necessitam de uma infraestrutura cada vez mais versátil e universal, necessidade esta que cria a oportunidade de criação e desenvolvimento de (...)

Painel de Debate "Estado e Tendências das Comunicações Lusófonas"

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: ACEP

Este último painel de debate do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018, Moderado por Ana Patrícia Monteiro, Responsável pela Gestão da Inovação da Altice Labs, teve como participantes Miguel Martinho dos Santos Júnior, Vice-Presidente de Operações da ECT – Correios do Brasil; José Luís Livramento, Presidente do Conselho de Administração do Grupo CVTelecom; José Lopes Araújo, Diretor Institucional da RTP - Rádio e Televisão de Portugal; e Américo Muchanga, Diretor-Geral da Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (INCM).

Neste último painel, os vários participantes tiveram a oportunidade de partilhar e debater com todos os participantes o trabalho que cada uma das suas organizações está a fazer no contexto do digital e do Big Data, demonstrando que as respetivas organizações estão atentas ao processo de transformação digital que tem estado a acontecer a nível global e à inerente importância crescente dos dados, nas diferentes vertentes abordadas ao longo de todo este Fórum.
Mais resultou do muito participativo debate efetuado que, não obstante os (...)

Conclusões e Sessão de Encerramento do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A sessão de conclusões e encerramento do XXVI Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2018, subordinado ao tema “Big Data e Monetização de Dados: a Nova Oportunidade de Negócio resultante da Transformação Digital”, contou com a intervenção do Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, e serviu, desde logo, para fazer um breve balanço dos dois dias de trabalho realizado, do qual resultou a indiscutível importância e a oportunidade de trazer este tema à reflexão e debate de todos os participantes.

Do balanço efetuado resultaram importantes conclusões que o Presidente da Direção descreveu e sintetizou e as quais poderão ser consultadas no documento que abaixo se anexa.
Por outro lado, o Presidente da Direção aproveitou a oportunidade para referir que o intenso trabalho, e também convívio, que se realizou em Macau (RAEM) enriqueceu todos os participantes, tendo para o efeito sido fundamental o trabalho de um conjunto de pessoas, quer da sede da AICEP, quer da Direção de Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT), quer ainda (...)

Timor Telecom Governo assina com Governo acordo para rede de fibra ótica em Timor-Leste

2018-04-13
Fonte: Observador
Foto por: Timor Telecom

O Primeiro-Ministro timorense assinou com a Timor Telecom um contrato para o fornecimento, instalação e configuração de "rede principal" de fibra ótica doméstica.

Com um valor de cerca de 1,88 mil milhões de dólares, o projeto abrange, em concreto, a interligação da rede fibra ótica entre as subestações da EDTL (Eletricidade de Timor-Leste) e os edifícios da administração municipal nos 12 municípios.
Está igualmente incluída a ligação entre os municípios e os centros de dados do gabinete do Primeiro-Ministro, “o que permitirá ao Governo ter a sua própria rede privada” e assim avançar com o processo de ampliação do Governo Eletrónico.
O contrato foi assinado por Mari (...)

ANACOM vai consultar operadores para entrada de 5G em Portugal

2018-04-13
Fonte: Observador
Foto por: ANACOM

A autoridade reguladora das telecomunicações portuguesa quer consultar "operadores, entidades privadas e públicas" para saber como irá disponibilizar o espectro que permitirá a transição para o 5G.

A autoridade reguladora para as telecomunicações portuguesas, em comunicado enviado às redações, anunciou que vai consultar “fabricantes, operadores, entidades privadas e públicas, utilizadores, e outros” para avaliar o interesse na transição para rede 5G, a quinta geração móvel.
Na sequência da Decisão Europeia para a libertação da faixa dos 700 MHz para serviços de comunicações eletrónicas terrestres, e que deverá estar concretizada em meados de 2020, importa avançar este processo”, afirma a autoridade (...)

Número de estabelecimentos dos CTT sobe para 2.368 em setembro de 2017

2018-04-13
Fonte: Observador/ CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Segundo a ANACOM, "o número total de estabelecimentos postais [em setembro de 2017] apresenta um ligeiro crescimento face ao final de 2014", estando em linha com os objetivos dos CTT.

O número de estabelecimentos postais em funcionamento e geridos pelos Correios de Portugal — CTT, em setembro do ano passado, era de 2.368, ligeiramente mais do que em 2016, informou esta terça-feira a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
Segundo o relatório publicado no site da ANACOM, referente ao terceiro trimestre de 2017, “estavam em funcionamento 2.368 estabelecimentos postais, dos quais 608 estações de correio fixas, três estações móveis e 1.757 postos de correio”. No final do terceiro trimestre de 2016, este (...)

Correios do Brasil querem lançar serviços financeiros digitais

2018-04-13
Fonte: Tecnoblog
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Depois de lançarem uma operadora de celular, os Correios querem entrar no mercado de serviços financeiros na internet. De acordo com o Teletime, a Surf Telecom, empresa que administra o Correios Celular, obteve autorização do Banco Central para ter até R$ 500 milhões sob custódia.

Ainda não há muitos detalhes sobre os planos dos Correios. A estatal já oferece serviços bancários básicos por meio do Banco Postal, voltado para a população que não tem acesso ao sistema financeiro. Administrado pelo Banco do Brasil até 2019, o Banco Postal tem 6 mil agências e permite contratar empréstimos e cartão de crédito, além de receber pagamentos de contas.
Os serviços financeiros digitais dos Correios ficarão disponíveis para os clientes da operadora de telefonia móvel da estatal, que hoje possui 111 mil assinantes. O (...)

Sistema de dados da saúde garantido por operadora angolana Unitel

2018-04-13
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Unitel

A sustentabilidade do funcionamento do Sistema de Informação de Saúde (SIS), em implementação em todo o país, pelo Ministério de Tutela, está já assegurada, no quadro de um acordo com a operadora de telefonia móvel Unitel.

O Diretor do Gabinete de Tecnologias de Informação do Ministério da Saúde, Walter Paulo, explicou que a operadora de telefonia garante serviço grátis para acesso aos softwares DHIS2, Open LMIS e outros aplicativos oficiais afins integrados no SIS.
Além da Unitel, o Ministério da Saúde conta na implementação do projeto com o apoio financeiro do Departamento de Estado dos Estados Unidos, país que ajuda Angola com mais de cem milhões de dólares na execução de vários programas do setor, entre os quais o SIS.
Quanto ao (...)