MCIC assina protocolo com a CVMóvel para promoção da Morabeza Festival

2017-10-09
Fonte: Governo de Cabo Verde

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e a CVMóvel assinaram no passado dia 28 de setembro, neste Ministério, um protocolo de parceria, tornando a esta operadora de comunicação, parceiro Gold da Morabeza Festival.

O protocolo vem na sequência do plano de investimentos para o ano 2017/2018, que prevê um festival literário em Cabo Verde, no sentido de unir África, Europa, Ásia lusófona e América latina, através do programa de Promoção Nacional das Artes.
A Morabeza Festival Literário de Cabo Verde, uma iniciativa pioneira em Cabo Verde, prevista para acontecer de 30 de outubro a 5 de novembro, tem como objetivo a promoção da leitura e a escrita criativa.

Setembro 2017

 

Os principais desafios do novo presidente do regulador português das comunicações

2017-10-09
Fonte: Jornal de Negócios/ Expresso
Foto por: ANACOM

A elaboração de parecer, não vinculativo, da compra da dona da TVI pela Altice, a revisão das condições contratuais do serviço universal ou a análise do acesso à rede da Fibroglobal por todos os operadores são alguns dos dossiês que João Cadete de Matos terá em mãos durante o mandato.

Compra da Media Capital pela Altice
Um dos dossiês que o novo presidente da Anacom vai ter em mãos é a análise da compra da Media Capital pela Altice, dona da Meo. Apesar do parecer do regulador das comunicações não ser vinculativo, é obrigatório uma vez que se trata de uma operação de concentração de uma empresa do sector que regula. O parecer da Anacom será enviado à Autoridade da Concorrência que, a par com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), têm voto decisivo. Revisão das condições do serviço (...)

Correios do Brasil lançam atendimento de saques e aportes em conta digital

2017-10-08
Fonte: ECT - Correios do Brasil
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Os Correios passam a oferecer, a partir deste mês, um serviço de atendimento a clientes de conta digital e cartão pré-pago para realizar transações de aporte e saque em sua rede de atendimento. A primeira empresa a contratar a solução foi a conta.MOBI, uma startup fintech (empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas voltadas para serviços financeiros). A parceria foi anunciada no passado dia 4 de outubrodurante evento realizado em Belo Horizonte (MG).

Inicialmente, as transações de aporte e saque estarão disponíveis, gratuitamente, na rede de atendimento dos Correios em Minas Gerais. Os próximos estados que oferecerão os serviços serão São Paulo e Rio de Janeiro, e, até o fim do ano, todas as agências postais do país estarão habilitadas.
Para o vice-presidente de Canais dos Correios, Cristiano Barata Morbach, a parceria com a conta.MOBI oferece soluções complementares ao cliente e consolida os Correios como um espaço de multisserviços. Para Morbach, apesar da crescente oferta de (...)

CTT assumem liderança mundial do setor com as suas metas carbónicas

2017-10-08
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT viram aprovadas as suas novas metas de emissões carbónicas pela SBTi – Science Based Target Iniciative. No setor das empresas Postais e de Expresso, a nível mundial, apenas três, incluindo os CTT, estiveram à altura de assumir este compromisso. Destas três empresas, os CTT foram os únicos do seu setor à escala mundial, a fixar metas científicas, não só absolutas mas também relativas.

A SBTi é uma iniciativa conjunta de quatro das mais reputadas organizações internacionais ligadas à sustentabilidade e ao ambiente: o UNGC (UN Global Compact), o CDP (Carbon Disclosure Project), o WRI (World Resources Institute) e o WWF (World Wide Fund for Nature).
A abordagem da SBTi promove a fixação de metas baseadas nos conhecimentos científicos mais avançados, com o objetivo de manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2 graus centígrados. É a iniciativa empresarial mais ambiciosa no (...)

ANACOM lança campanha sobre as novas regras no âmbito das Diretivas RED e CEM

2017-10-08
Fonte: ANACOM
Foto por: ANACOM

A ANACOM lançou, no passado dia 28 de setembro de 2017, uma campanha informativa com o objetivo de divulgar, junto dos operadores económicos, os novos regimes legais aplicáveis a equipamentos de rádio e de comunicações eletrónicas, bem como à sua colocação e disponibilização no mercado.

Esta campanha pretende informar os operadores económicos (fabricantes, mandatários, importadores e distribuidores de equipamentos que utilizem o espectro eletromagnético) sobre as mudanças introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 57/2017, de 9 de junho, que transpõe a Diretiva 2014/53/UE, de 16 de abril (Diretiva RED - equipamentos de rádio), e pelo Decreto-Lei n.º 31/2017, de 22 de março, que transpõe a Diretiva 2014/30/UE, de 26 de fevereiro (Diretiva CEM – compatibilidade eletromagnética). A mensagem transmitida alerta para o facto de todos os (...)

João Cadete de Matos formalizado na liderança da ANACOM

2017-09-07
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: ANACOM

A publicação, em Diário da República, da resolução do Conselho de Ministros que nomeia o novo presidente do regulador, produz efeitos retroativos a partir de 15 de agosto.

O nome de João Cadete de Matos foi oficializado como novo presidente da ANACOM durante os próximos seis anos.
A resolução do Conselho de Ministros que dá luz verde ao nome do presidente foi publicada esta segunda-feira, 4 de setembro, em Diário da República.
"(...) o Conselho de Ministros resolve: (...) Designar, sob proposta do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, João António Cadete de Matos, por um mandato de 6 anos, para o cargo de presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações, cuja (...)

Banco Postal de Angola ‘engorda’ património com a segunda unidade de negócio

2017-09-07
Fonte: Valor Económico
Foto por: Valor Económico

O Banco Postal prevê lançar, na primeira semana de setembro, a segunda linha de negócio da sua estratégia operacional, que privilegia o “comércio e empresários” e a formalização dos pequenos negócios, anunciou a administração da entidade, em nota enviada ao VALOR.

Denominada ‘Comércio e empresários’, a unidade de negócio é a segunda de um grupo de três, e propõe-se apoiar pequenos empresários das economias formal e informal e que “são marginalmente servidas por bancos e instituições de microfinanças”, de acordo com uma nota de apresentação do banco, que festejou o seu primeiro aniversário na semana passada.
Neste segmento, que segue ao Xikila Money – unidade de negócio do banco que permite pagar contas e fazer múltiplas operações a partir do telemóvel – o banco tem reservado (...)

Serviço Exporta fácil, dos Correios, é transformado em projeto mundial pela UPU

2017-09-07
Fonte: Diário de Goiás/ Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

O serviço Exporta Fácil, criado no Brasil há 15 anos pelos Correios, será levado a diversos outros países pela União Postal Universal (UPU), organização internacional que reúne os players do setor postal.

A solução permite a micro, pequenas e médias empresas (PME) expandirem sua base de clientes internacionalmente por meio de uma exportação simplificada e com preços reduzidos. Com base no sucesso da experiência brasileira, a UPU, em parceria com o Governo Brasileiro, lançou o Easy Export Programme, que irá ajudar governos de diversos países na criação de sistemas que facilitem a exportação para as PME locais. O programa baseia-se em três pilares: baixos custos de exportação, simplicidade e cobertura nacional.
A primeira nação a (...)

Banco CTT ultrapassa 200 mil clientes em pouco mais de um ano

2017-09-07
Fonte: Observador/ Público
Foto por: Banco CTT

O Banco CTT ultrapassou os 200 mil clientes pouco mais de um ano depois da entidade financeira ter sido lançada, anunciaram, no passado dia 27 de julho os Correios de Portugal.

"Mais de 700 novos clientes por dia escolheram o Banco CTT desde o início deste ano", referem os Correios de Portugal, adiantando que a instituição financeira "conta já com mais de 200 mil clientes, atingindo uma meta ambiciosa pouco mais de um ano após o início da sua oferta ao público em geral".
Os CTT adiantam que 86% da base de clientes do banco são jovens em idade ativa. "Provámos que era possível criar uma oferta útil, desejada pelas pessoas, e gerar uma relação de confiança como achamos que tem de existir entre (...)

SACS: A primeira ligação direta entre África e América do Sul começa a ser instalada em Luanda

2017-09-07
Fonte: Angola Cables
Foto por: Angola Cables

No passado dia 9 de agosto, a Angola Cables, multinacional angolana de telecomunicações, iniciou o lançamento do cabo submarino SACS, a partir da costa angolana, em Sangano, município da Quissama, um evento que contou com a presença do ministro das telecomunicações e tecnologias de informação, José Carvalho da Rocha, entidades governamentais, operadores do sector económico nacional e internacional, bem como os acionistas e convidados da empresa.
 

A instalação do SACS na costa angolana é um marco importante na conclusão deste projeto estratégico para Angola, de tal modo que representa um virar de página nas comunicações digitais mundiais, sobretudo por ser a primeira ligação direta entre os continentes africano e sul americano, uma rota mais rápida e de elevada capacidade.
Segundo António Nunes, Presidente da Comissão Executiva da Angola Cables, os resultados da construção do SACS são satisfatórios. Quando toda a rede estiver concluída, juntamente com as infraestruturas (...)