CTM toma medidas preventivas para enfrentar o vírus Petya

2017-07-12
Fonte: CTM
Foto por: CTM

A última versão do vírus Petya tem-se expandido amplamente, afetando as operações do sistema informático em organizações públicas ou privadas em todo o mundo.

 

Este vírus prejudicial irá criptar os dados nos computadores infetados e fazer com que o proprietário tenha que pagar um resgate.
O Petya é semelhante ao vírus chamado WannaCry, que também está a usar as vulnerabilidades do sistema operativo da Microsoft (MS17-010) para se espalhar. Para garantir a segurança do servidor de proteção e da rede, a CTM concluiu uma atualização abrangente para suas medidas de segurança e aconselha os clientes a instalarem o patch pelo site oficial da Microsoft: (...)

INCM apresenta sistema de gestão aos governos provinciais

2017-07-12
Fonte: INCM
Foto por: INCM

"As oportunidades que a utilização do espectro cria para o desenvolvimento da sociedade, levaram, nos últimos tempos, a um crescente uso das radiocomunicações, tornando inadiável a necessidade de o país dotar-se de um sistema integrado eficaz de gestão do espectro", declarou a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM, Ema Chicoco, por ocasião da apresentação, no passado dia 7 de junho, do Sistema Integrado de Gestão e Monitorização do Espectro Radioeléctrico (SIGMER), ao governo da província de Sofala.

A governadora da província de Sofala, Maria Helena Taipo, familiarizou-se com o funcionamento deste sistema. A cerimónia decorreu no recinto da Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, onde se encontra instalada a antena fixa.
As apresentações do SIGMER tiveram lugar anteriormente nas províncias de Tete, Nampula e Zambézia. Recorde-se que o SIGMER é composto de uma antena fixa e de uma estação móvel e destina-se a gerir o espectro radielétrico, a combater o uso indevido do espectro radielétrico, bem como o de equipamentos e sistemas de (...)

CVMóvel prossegue com a implementação do projeto PDSI: Gil Bispo recebe a sua Sala Multimédia

2017-07-10
Fonte: CVTelecom
Foto por: CVTelecom

O sucesso da implementação do projeto Contributos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (PDSI) é também visível na cara das populações das comunidades beneficiadas com as Salas Multimédia.

Foi assim, no passado dia 20 de junho, na localidade de Gil Bispo, concelho de Santa Catarina (Assomada). A população recebeu, das mãos do PCA da empresa, Eng. José Luís livramento, a sua sala multimédia totalmente apetrechada, com mobiliário, decoração e equipamento informático: 5 computadores, 1 servidor HP, 1 impressora multi-funções e 1 TV LED. Esta oferta inclui ainda a disponibilização do acesso à internet em condições vantajosas.
E porque o projeto não prevê apenas levar as tecnologia às comunidades, mas também ensinar as (...)

Presidente da Direção da AICEP afirma que as tecnologias revolucionam a forma de pensar

2017-06-11
Fonte: O País/ Handza
Foto por: MOZTECH

Por quê falar do digital? Antes de qualquer resposta, o Presidente da Direção da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), João Caboz Santana, convidou os participantes da 4.ª edição de MOZTECH a ver um pequeno filme, no qual se sintetiza o alcance do digital na época contemporânea.

João Caboz Santana disse, no princípio da sua dissertação, que as forças digitais não são algo de novo, embora 15% das pessoas do mundo ainda não tenham acesso à internet.
Para João Caboz Santana, a transformação digital já está a afetar as pessoas, a vários níveis, quer no trabalho, como no lazer e os próprios Estados começam a ser influenciados positivamente, levando à aproximação dos cidadãos e a contribuir para uma alteração de pensamento. As tecnologias levam a uma nova forma de pensar, revolucionam o modelo de Governo, com (...)

CTT testam "drones" para entregar correio

2017-06-11
Fonte: Jornal de Negócios/ CTT - Correios de Portugal

Os CTT testaram a entrega de correio realizada por "drone". A experiência foi executada num raio de três quilómetros, ligando o Centro de Distribuições dos CTT e a sede da companhia no Parque das Nações, em Lisboa.

Os CTT testaram uma forma diferente de entregar correio. O meio escolhido foi um "drone". De acordo com o comunicado enviado às redações pela UPTEC (onde a start-up Connect Robotics está incubada), a empresa de serviço postal executou este teste durante três dias, "num percurso de três quilómetros, feito em cerca de sete minutos".
A experiência, que foi organizada pela start-up Connect Robotics, ligou o Centro de Distribuições dos CTT e a sede da empresa, no Parque das Nações (Lisboa). "Por se tratar de uma área controlada (...)

Correios do Brasil apresentam nova estratégia para se reposicionar no mercado

2017-06-11
Fonte: ECT - Correios do Brasil
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Os Correios do Brasil apresentaram, no passado dia 25 de maio, uma nova estratégia e um novo modelo de estrutura organizacional. A mudança é mais uma das medidas que vêm sendo adotadas para recuperação financeira da empresa e seu reposicionamento no mercado. A iniciativa irá otimizar os processos e aumentar a eficácia dos serviços, rentabilizar a rede e oferecer soluções inovadoras à sociedade.

Com a nova estratégia e a nova estrutura, a estatal reformulará as áreas de atuação de suas vice-presidências, com destaque para a de Setor Público, que será responsável por estreitar o relacionamento com os clientes integrantes dos governos federal, estaduais e municipais.
O objetivo da mudança é intensificar o foco no cliente e aumentar a eficiência e a produtividade corporativa, enquanto explora melhor as sinergias entre os departamentos, aumenta o controlo e a responsabilização de suas ações e reforça sua capacidade digital e de (...)

Angola Cables conecta África e Brasil em prol do desenvolvimento do ensino e pesquisa

2017-06-11
Fonte: Exame/ Tele Síntese
Foto por: Angola Cables

Os mais de 7,5 mil quilómetros que separam Brasília de Luanda tornaram-se quase impercetíveis quando foi usada a rede internacional da Angola Cables, que está baseada em cabos submarinos de fibra ótica, conectando continentes em milissegundos. Professores de instituições de ensino angolanas partilharam as suas experiências e conhecimento com os da Universidade de Brasília (UnB) via web-conferências no seminário internacional “Culturas, espaços e saberes: experiências do Sul”. No Brasil, o evento foi viabilizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e, em Angola, pela operadora multinacional Angola Cables.

Há menos de três anos essa interação seria impossível. As estruturas hoje existentes permitem que o sinal de interligação dedicado entre Angola e Brasil tenha a qualidade necessária para que este tipo de intervenção aconteça. Através da conectividade disponibilizada pela Angola Cables e o SW de gestão de videoconferência da RNP foi possível viabilizar a transmissão com qualidade e a um custo permissível de suporte pelas organizações.
Hoje, a conectividade ainda necessita percorrer distâncias enormes entre Angola e a Europa, passando (...)

Angola Telecom, Correios de Angola e as operadoras Movicel e Unitel parceiros no fornecimento de rede de internet

2017-06-11
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Wikipedia/ L.Willms

Os 14 municípios da província de Malanje beneficiam da rede de Internet, no quadro da política de expansão deste serviço pelo país, revelou, no passado dia 5 de junho, a Chefe do Departamento de Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Idalina Carvalho disse que todas as administrações municipais da província de Malanje contam com os serviços de Internet, apesar de se registar ainda alguma dificuldade no acesso.
Idalina Carvalho disse que outro meio de comunicação que é notório nos 14 municípios da Província de Malanje é a telefonia móvel das duas operadoras.
Idalina Carvalho anunciou o lançamento de um serviço de Internet grátis em alguns pontos da cidade de Malanje, com acesso no Jardim Municipal, Praça 4 de Fevereiro, rotunda do bairro Vila Matilde, Faculdade (...)

Mohamed Rafique Jusob é o novo PCA da Mcel e TDM

2017-06-10
Fonte: O País
Foto por: O País

Mohamed Rafique Jusob é o novo Presidente do Conselho de Administração da Moçambique Celular (Mcel) e Telecomunicações de Moçambique (TDM), empresas que decidiram fundir-se numa só. Jusob foi Diretor-Geral do extinto Centro de Promoção de Investimentos, entre 2000 e 2010, tendo, para já, a difícil missão de resgatar o sector das telecomunicações controlado pelo Estado, pois a Mcel e as TDM encontram-se em situação financeira insustentável.

Mohamed Rafique Jusob é licenciado em Direito e com especialização no Direito Marítimo Internacional. O gestor já ocupou cargos relevantes em Moçambique e a nível internacional, com destaque para o cargo de Vice-Ministro da Indústria, Comércio e Turismo entre 1994 a 2000 e de Administrador Executivo Alternativo no Banco Africado de Desenvolvimento em representação de Moçambique, Angola, Namíbia e Zimbabwe.
Em Maio último, Rafique Jusob terminou um mandato de três anos como membro do Conselho de Administração da Facilidade de Serviços (...)

Uni-CV promove 5.ª Semana da Tecnologia de Informática e Multimédia

2017-06-09
Fonte: Celso Lobo/ A Semana
Foto por: Uni-CV

Com o patrocínio da CV Móvel e da Unitel T+, a Semana de Tecnologia de Informática e Multimédia (TIM) em Cabo Verde regressou, de 22 a 26 de maio, já na sua 5.ª edição, com o tema "Tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem". A sessão de abertura foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no auditório do Campus do Palmarejo, na Cidade da Praia.

Este ano o evento juntou as duas operadores nacionais das telecomunicações como patrocinadores - a CV Móvel e a Unitel T+. Além destas empresas, soma-se também os apoios das empresas tecnológicas ISONE, BONACO, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Green Studio, Transmarini Intelligence e SAPO.
O certame foi organizado pela coordenação do curso de Engenharia Informática e de Computadores e Tecnologias Multimédia e Comunicação. Tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre os vários protagonistas do sector tecnológico (...)