Membros moçambicanos da AICEP no “Rumo a um Provedor de Serviços Digitais”

2018-11-18
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 22 a 26 de outubro de 2018 realizou-se nas instalações do Instituto de Formação de Telecomunicações da TDM/MCEL, em Maputo (Moçambique) um Curso de Telecomunicações e Serviços Digitais, organizado pela AICEP e realizado pela Altice Labs, destinado a quadros superiores e intermédios dos membros moçambicanos da AICEP.

Subordinado ao tema “Rumo a um Provedor de Serviços Digitais”, este importante e inovador curso compreendeu 4 (quatro) módulos de formação: i) transformação através da experiência digital (DXT); ii) transformação orientada para os dados (DDT); iii) transformação da rede e dos centros de dados (NDT) e iv) tecnologias/conetividade, serviços e convergência e teve, entre outras, como keywords “Cliente Digital”, “Experiência”, “Big Data”, “IoT”, “Business Inteligence”, “Machine Learning”, “Análise (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina reuniram-se em Lisboa para a 10.ª edição do PDRH dos CTT - Correios de Portugal

2018-11-18
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 8 a 18 de outubro, os CTT - Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a décima, do seu PDRH - Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina. Tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
A 10ª edição do PDRH permitiu aos 15 participantes, oriundos de 8 países – Angola, Cabo Verde, Cuba, Equador, Macau, (...)

ECT - Correios do Brasil com novo Presidente

2018-11-18
Fonte: ECT - Correios do Brasil

No passado dia 08 de novembro assumiu a Presidência dos Correios, em Brasília, o General Juarez Aparecido de Paula Cunha, no lugar de Carlos Roberto Fortner.

O novo Presidente da Estatal entrou para o Exército em 1969. Como Oficial General foi Comandante da 4.ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Juiz de Fora/MG; Diretor do Património Histórico e Cultural do Exército no Rio de Janeiro; Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa em Washington, nos Estados Unidos; chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília; e Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande/MS.
Desde junho deste ano, o General Juarez ocupava a Presidência do Conselho de Administração dos (...)

CTT apostam na inovação e apontam tendências para o setor postal

2018-11-18
Fonte: Jornal Económico/ CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT divulgaram, no passado dia 25 de outubro, o primeiro Relatório de Inovação CTT. Este é um documento que agrega as principais iniciativas ligadas à inovação, modernização, robotização, digitalização e empreendedorismo.

 O relatório de inovação CTT 2018 começa por enumerar as principais tendências para o setor postal no curto prazo, como a Inteligência Artificial, o Big Data, a Internet (Postal) das Coisas, a Robotização e Automatização, a Realidade Aumentada, a Omnicanalidade, a Crowd-Economy, as Cadeias Avançadas de Distribuição & Logística. No médio e longo prazo estão em causa os veículos autónomos, a realidade virtual, a tecnologia blockchain, a Impressão 3D, a Computação Quântica, a economia circular e logística (...)

Correios de Cabo Verde vão modernizar entregas de encomendas

2018-11-18
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Correios de Cabo Verde

Haverá a introdução de computadores de dimensão reduzida com capacidade para, de entre muitos, efetuar registo das encomendas e recolher assinaturas digitais, designados Personal Digital Assistant.

Os Correios de Cabo Verde vão modernizar o serviço de entrega com a introdução de computadores de dimensão reduzida com capacidade para, de entre muitos, efectuar registo das encomendas e recolher assinaturas digitais, designados Personal Digital Assistant (PDA).carta
Num exclusivo à Inforpress, o Administrador Executivo dos Correios de Cabo Verde (CCV), Cipriano Carvalho, explicou que a introdução do PDA está enquadrada no âmbito reformas que a União Postal Universal (UPU), a qual Cabo Verde pertence, está a introduzir a nível (...)

Circuito da Angola Cables coloca África no centro da troca de tráfego entre América Latina, Europa e o Oriente

2018-11-18
Fonte: Angola Cables
Foto por: Angola Cables

Como resultado de uma parceria com a sua congénere da América Latina, Silica Networks, a Angola Cables expandiu a sua rede para o Chile e Argentina, cobrindo, deste modo, a maior parte do continente americano, da Argentina aos Estados Unidos da América, posicionando, através da interligação dos seus sistemas, o continente africano no centro da conectividade entre a América Latina, Europa e o Oriente.

A multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, anunciou a concretização de um passo importante na estratégia de expansão da sua rede no continente americano, com a realização da parceria com a Silica Networks, congénere que opera na América Latina com um anel de bra de doze mil quilómetros, ligando vários países ao longo do Atlântico e do Pacíco, um desenvolvimento que permitiu alcançar também, directamente, a segunda maior economia da América Latina – Argentina.
Com este progresso, a multinacional angolana abre uma (...)

CVTelecom: 4G vem aí

2018-11-18
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: CV Telecom

Está a chegar a Cabo Verde a experiência da Internet móvel de quarta geração.

Os serviços de quarta geração de telefonia móvel, 4G, vão finalmente ser uma realidade em Cabo Verde. A data prevista está apontada para os primeiros meses de 2019, altura em que devem estar concluídos todos os passos do processo de preparação nas vertentes legislativa, de regulação e também ao nível técnico e comercial por parte das operadoras nacionais.
Os grandes atrativos do 4G são a convergência de uma grande variedade de serviços até então acessíveis somente na banda larga fixa, bem como a redução de custos e investimentos (...)

ZAP e Federação renovam contrato

2018-11-18
Fonte: Jornal de Angola

A operadora de televisão por satélite, ZAP, e a Federação Angolana de Futebol (FAF) renovam na próxima semana o contrato de patrocínio do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, denominado “Girabola' ZAP”, época 2018/2019.

Em declarações ao Jornal de Angola, o Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, considerou “prematuro” avançar o valor, mas adiantou que até à última temporada desportiva o contrato estava orçado em 150 milhões de kwanzas.
Relativamente ao valor e à data de assinatura do acordo, vamos anunciar na véspera. Por outro lado, recebemos a informação da redução do montante financeiro pela empresa patrocinadora. O motivo da diminuição ainda é desconhecido”, disse o Presidente. O facto (...)

RTP tem nova Direção de Informação

2018-11-18
Fonte: Jornal Económico/ Meios e Publicidade
Foto por: RTP

A nova Direção de Informação, proposta por Maria Flor Pedroso, foi aprovada. António José Teixeira, Cândida Pinto, Helena Garrido e Hugo Gilberto são os novos Diretores-Adjuntos. Alexandre Brito, Joana Garcia e Rui Romano são os Subdiretores. A notícia foi inicialmente avançada pelo Jornal de Notícias.

Com esta mudança, Cândida Pinto deixa a SIC para ir para a RTP. Já Helena Garrido - antiga Diretora do “Jornal de Negócios” e atual comentadora da RTP e colunista no Observador - junta-se à equipa de Diretores-Adjuntos.
No início de outubro, o Conselho de Administração da RTP anunciou a nomeação da jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de Diretora de Informação da RTP, substituindo Paulo Dentinho.
Na altura a empresa liderada por Gonçalo Reis dizia que o Conselho de Administração da RTP “decidiu nomear a jornalista (...)

Operadores de Correios, de Telecomunicações, de Conteúdos e Reguladores, do Mundo Lusófono presentes em São Francisco e Silicon Valley (EUA)

2018-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se nos passados dias 11 a 13 de setembro, em São Francisco e Silicon Valley (EUA), a 6.ª edição do Global Strategic Innovation International Executive Program 2018, organizada pela «Leadership Business Consulting» especificamente para a AICEP e que contou com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores e Diretores de várias das organizações membros da AICEP, tais como, Angola Cables; Unitel de Angola; MSTelcom de Angola; Cabo Verde Telecom; Correios do Brasil; Unitel T+ de Cabo Verde; Correios de Moçambique; Autoridade Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e CTT - Correios de Portugal.

O setor das Comunicações tem estado em grande evolução e convergência, sendo os atuais modelos de negócios desafiados - designadamente, pelo comércio eletrónico, pelo aumento da importância dos conteúdos, pela cada vez maior digitalização da economia e pela constante necessidade de inovação e de novos modelos de negócio - resultado de uma grande e permanente evolução tecnológica.
A substituição do físico pelo eletrónico, as redes de nova geração, o móvel, a cloud, o big data, as redes sociais, os (...)