MSTelcom tem nova Comissão Executiva

2018-12-08
Fonte: MSTelcom
Foto por: MSTelcom

No passado dia 23 de novembro foi nomeada a nova Comissão Executiva da MSTelcom, presidida por Adalberto Nhinguica, anterior Diretor de Finanças, e tendo como vogais Felisberta de Jesus, antiga Diretora de Operações, e Januário Chivangulula.

 

Vodacom: 15 anos cada vez mais ligados

2018-12-08
Fonte: Vodacom
Foto por: Vodacom

A Vodacom Moçambique comemora, dia 15 de Dezembro, o seu décimo quinto aniversário.

Ao longo destes anos ao serviço da causa do desenvolvimento de Moçambique, muitos foram os desafios enfrentados, tendo como pressuposto básico a melhoria das condições de vida de cada moçambicano através dos seus serviços, contribuindo para a erradicação da pobreza.
Lançaram oficialmente a campanha de celebração destes 15 anos da sua presença neste país.
Assista à campanha de 15 anos clicando aqui.

Novembro 2018

Participação dos CTT de Macau na Conferência de Plenipotenciários 2018 da União Internacional das Telecomunicações

2018-12-08
Fonte: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau
Foto por: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau

A Conferência de Plenipotenciários 2018 (2018 Plenipotentiary Conference, PP-18) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) teve lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos, a 29 de outubro. A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) assistiu à PP-18 na qualidade de membro da delegação da China, chefiada pelo Vice-Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Chen Zhaoxiong.

A Conferência de Plenipotenciários, realizada a cada quatro anos, desempenha o papel de órgão máximo de elaboração de políticas da UIT. Na conferência deste ano foram estabelecidas as políticas gerais da UIT para os próximos quatro anos e foram eleitos novos membros da direção. Quanto à eleição de secretário-geral, o atual Secretário-Geral chinês da UIT, Zhao Houlin, obteve a maior parte dos votos e ganhou mais um mandato.
A participação nesta conferência contribuiu para fortalecer os conhecimentos dos CTT no âmbito das futuras (...)

INACOM premiado na Expo-MOXICO

2018-12-08
Fonte: INACOM
Foto por: INACOM

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) foi premiado como o melhor expositor do Sector das Comunicações Eletrónicas e Serviços Postais, na primeira edição Multissectorial da Feira de Potencialidades e Oportunidades (Expo-MOXICO 2018), que decorreu na cidade do Luena, capital da província do Moxico, de 10 a 13 de outubro passado.

O evento que decorreu na Praça 1.º de Maio, na cidade do Luena, contou com a participação de agentes comerciais, cooperativas agropecuárias, empresas e organismos nacionais das províncias de Benguela, Bié, Huambo, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, em Angola e de empresários das Repúblicas do Congo Democrático e da Zâmbia.
Na abertura aconteceu o corte da fita pelo Ministro do Comércio, Dr. Jofre Van-Dúnem Júnior, ladeado pelo Governador da província, Dr. Gonçalves Muandumba, que enalteceram as potencialidades daquela região de Angola, (...)

Regulador de Moçambique lança leilão do espectro

2018-12-08
Fonte: INCM
Foto por: INCM

As empresas de telefonia móvel celular, designadamente, Vodacom Moçambique (VM), Movitel e Mcel (Moçambique Celular) foram as operadoras de telefonia móvel celular que participaram no leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências, nas faixas de 800MHz, 1800MHz e 2.6GHz, realizado no dia 8 de novembro, em Maputo.

De acordo com o Resolução n.º 4/CA/INCM/2018, aprovada pelo Conselho de Administração (CA) da Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM), de 24 de Julho, só poderiam concorrer ao referido leilão os operadores do serviço de telefonia constituídos e a operar no mercado nacional de telecomunicações. O leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências decorreu em três rondas de quarenta e cinco minutos cada, com intervalo de trinta minutos entre elas. Tratou-se de um leilão simultâneo, ascendente e aberto, na medida em que (...)

RTP passa a integrar a administração executiva da EBU

2018-12-08
Fonte: Jornal Económico

O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, foi eleito, no passado dia 08 de dezembro, para o Conselho de Administração Executivo da União Europeia de Radiodifusão.

A RTP passa a integrar a administração executiva da EBU, associação europeia de operadores públicos de média”, diz o presidente do canal de televisão do Estado na sua página no Facebook.
A EBU integra 119 organizações, de 56 países, que representam uma audiência potencial de mais de mil milhões de pessoas.
Isto abre uma série de oportunidades à empresa: tecnologia, formação, intercâmbio de conteúdos, co-produções, informação sobre tendências e melhores práticas dos operadores de referência, e é mais (...)

Primeira Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética

2018-12-07
Fonte: INCM
Foto por: INCM

Pela primeira vez no país, realizou-se, em Maputo, de 22 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética (mozcyber). Participaram representantes dos sectores de energia, água, telecomunicações, transportes, finanças, defesa e segurança do Estado, administração da justiça, entre outros.

Esta plataforma tem como objetivo a avaliação conjunta dos desafios da segurança cibernética em Moçambique, definir as ações necessárias para a garantia da mesma e divulgar as boas práticas.
Foram organizadores da mozcyber os ministérios dos Transportes e Comunicações, de Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico Profissional, a Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação, o Instituto Nacional do Governo Electrónico e a Associação Moçambicana de (...)

TVCABO presente no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP

2018-12-07
Fonte: TVCABO
Foto por: TVCABO

 A TVCABO participou como orador no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP.

No dia 22 de novembro de 2018, a TVCABO participou como orador no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP, sob o Tema de Painel “A ciência, tecnologia e inovação como factores impulsionadores do surgimento e desenvolvimento de negócios nos países de língua portuguesa”.
O evento foi organizado pela Organização Nacional do Empreendedores, com o lema “Empreendedorismo, chave de empoderamento económico dos PALOP!”, no Hotel VIP Grand, em Maputo.

Novembro 2018

 

Black Friday já acabou? China triplica agora encomendas dos CTT - Correios de Portugal

2018-12-07
Fonte: DInheiro Vivo
Foto por: CTT - Correios de Portugal

O Black Friday despertou o interesse e a atenção de milhões, mas para os CTT só agora começa. A maioria são encomendas vindas da China

O Natal só chega nos últimos dias de dezembro, mas o final de novembro trouxe uma azáfama gigantesca concentrada em quatro dias de compras online e nas lojas físicas. Como já é habitual, o Black Friday, que continuou durante o fim de semana até à chamada CyberMonday, aumentou o volume de compras que já é significativo por esta altura. “Só passado uma semana sentimos esse grande pico de encomendas”, explicou ao Dinheiro Vivo / Insider Paulo Silva, diretor de transformação, desenvolvimento e operações dos CTT. A maioria dos (...)

Prémio AICEP

2018-11-20
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Com o objetivo de reconhecer e premiar anualmente o trabalho e os resultados obtidos pelos membros efetivos da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) em determinadas categorias, promovendo e estimulando uma cultura de reconhecimento, valorização e premiação pelo trabalho desenvolvido em prol do seu desenvolvimento sustentado, a Direção aprovou a criação do “Prémio AICEP”, a atribuir anualmente, a partir de 2019

O “Prémio AICEP” compreende 3 categorias: Inovação; Liderança e Carreira.
Para mais informação poderão consultar abaixo o respetivo Regulamento.