CTT, CML e Associações de Comércio parceiros para promover comércio online

2020-04-05
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT - Correios de Portugal (CTT), a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a União de Associações de Comércio e Serviços (UACS) estabeleceram, no passado dia 25 de março, uma parceria que visa apoiar o comércio na adoção rápida e eficaz de novos canais de venda digitais como alternativa aos canais de vendas tradicionais, acelerando a digitalização dos seus negócios.

Esta iniciativa surge no atual contexto de pandemia Covid-19, em que se devem evitar deslocações desnecessárias, e que está a ter forte impacto sobre a economia nacional, em especial sobre as Pequenas e Médias Empresas (PME), exigindo medidas rápidas e eficazes tendo em vista a sua reativação.
No âmbito desta parceria, são criadas condições de apoio às empresas e, em particular ao comércio do Município de Lisboa, através da aposta nos canais digitais como alternativa aos canais de vendas tradicionais. A Câmara de Lisboa está disponível (...)

Multinacional Angola Cables e Select Services apresentam nova plataforma «Alfa Cloud»

2020-04-05
Fonte: Angola Cables/ bwe vip
Foto por: Angola Cables/ bwe vip

A multinacional angolana, Angola Cables, e a Select Services, apresentam a nova plataforma «Alfa Cloud», um conjunto de serviços que vem responder às necessidades das empresas e organizações, de alojamento dos seus conteúdos.

Ademais, a parceria entre Angola Cables e a Select Services, visa oferecer ao mercado angolano uma solução tecnológica, viável.
Isso, num período de fragilidade económica e dificuldades de acesso a divisas para pagar este tipo de serviço no exterior.
Além de conferir maior segurança, por permitir o alojamento de dados localmente.
E não só, os serviços propostos, podem contribuir para melhorar a produtividade e a inovação das empresas.
De acordo com o Diretor Executivo da Select Services, Lizandro Chissupa, (...)

CTM destina MOP 600 milhões ao projeto de instalação da Primeira Fase 5G

2020-04-05
Fonte: CTM
Foto por: Lisa Fotios no Pexels

Ao mesmo tempo em que assegura a estabilidade da rede para cooperar ativamente com as medidas de Macau (RAEM) na luta contra a pandemia, a Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) aderiu ao plano de lançar o serviço 5G, em Macau, ainda este ano. O primeiro projeto de instalação da fase 5G foi iniciado em março para aproximar Macau do desenvolvimento regional e introduzir o 5G no mercado o mais rápido possível.

Segundo Declan Leong, Vice-Presidente de serviço de rede da CTM, o 5G promoverá muito o desenvolvimento de várias indústrias; por conseguinte, a CTM atribuiu grande importância ao desenvolvimento 5G e destinou MOP 600 milhões para os trabalhos de instalação da primeira fase, que foram gradualmente realizados em vários distritos de Macau desde 10 de março e têm conclusão prevista para junho.
Leong acrescentou que, enquanto apoia o trabalho de controlo da pandemia que está em curso, a CTM tem conduzido a construção da rede 5G de acordo com o (...)

RTP lança pacote de apoio à produção independente audiovisual

2020-04-05
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: RTP

A RTP lançou, no passado dia 31 de março, um pacote de apoio à produção independente audiovisual, onde se inclui a antecipação dos prazos de pagamento para liquidação a pronto, com "impacto imediato" no setor, disse à Lusa o administrador Hugo Figueiredo.

Entre as medidas previstas neste primeiro pacote de apoio está a antecipação dos prazos de pagamento para liquidação a pronto nas várias produções já entregues ou para entrega a curto prazo.
Este pacote "é para ter impacto imediato", afirmou o administrador da RTP, salientando que com estas medidas pretende-se "ajudar na tesouraria das indústrias criativas".
Outra das medidas é a melhoria das condições de pagamento para projetos de cinema, ficção e documentários já aprovados em consultas de conteúdo e que irão (...)

Televisão de Moçambique lança canal internacional em Portugal

2020-04-05
Fonte: Revista Port.com/ Radio Moçambique
Foto por: Revista Port.com

A televisão nacional moçambicana, TVM, lançou pela primeira vez um canal internacional em Portugal.

Segundo Marcos, do Conselho de Administração da emissora, o principal objetivo da expansão para Portugal é permitir que os moçambicanos na Europa possam acompanhar as notícias em Moçambique.
O canal foi oficialmente lançado no passado dia 13 de março e contou com uma delegação de alto escalão liderada pelo presidente do Conselho de Administração da TVM, Faruco Sadique Ibrahimo.
Segundo Marcos, o canal está disponível nos pacotes básicos e acessíveis de televisão em Portugal e outras partes da Europa.
Além das notícias (...)

INCM - Acesso universal: arranca projeto da conectividade rural

2020-04-05
Fonte: ARECOM
Foto por: Fundo do Serviço de Acesso Universal - FSAU

O Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), património autónomo do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), vai implementar o Projeto de Conectividade Rural em 10 locais, nos distritos da Manhiça (Província de Maputo), Macia e Chókwè (Província de Gaza), Massinga (Província de Inhambane), Dondo e Gorongosa (Província de Sofala), Nicoadala (Província da Zambézia), Ribáuè e Monapo (Província de Nampula), e Mandimba (Província do Niassa).

Trata-se de um projeto de inclusão digital que tem o objetivo de prover serviços de Internet de banda larga nas zonas rurais e desenvolver aplicativos e conteúdos relevantes para a economia digital, promovendo iniciativas de emprego e autoemprego sobretudo para os jovens através de plataformas eletrónicas.
Conectividade Rural garante o acesso à banda larga, tendo sido definida a velocidade de 20 Mbps para a transmissão de dados em cada site dos 27 que serão instalados nos 10 distritos.
A propósito, uma equipa multidisciplinar do INCM (...)

Angola Cables disponibiliza infraestrutura para investigação científica e académica

2020-04-03
Fonte: Notícias de Angola
Foto por: Angola Cables

A multinacional angolana, Angola Cables em parceria com a Universidade Internacional da Flórida, dos EUA, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, do Brasil, a Rede Terciária de Educação e Pesquisa da África do Sul, anunciaram a ativação de um link com capacidade inicial de 100Gbps, que liga a América do Norte, América Latina e África, através dos cabos submarinos Monet, SACS e WACS dedicada à colaboração entre Redes Científicas e Académicas a nível intercontinental.

De acordo a uma nota a que o NA teve acesso, o objetivo global do projeto da Americas Africa Research and eduCation Lightpaths, é de consolidar uma rede de conectividade de alta capacidade para o ecossistema das entidades científicas de pesquisa e educação dos EUA, Brasil e África e promover o trabalho colaborativo entre a comunidade académica.
Esta conexão trará benefícios no que toca a redundância e resiliência da conectividade de Redes entre as entidades de Pesquisa e Educação, fornecendo uma rota transatlântica directa e exclusiva entre (...)

CTT e CCP parceiros no apoio à criação de Lojas Online

2020-04-03
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT – Correios de Portugal e a CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal assinaram, no passado dia 23 de março, uma parceria para dar acesso às empresas associadas da CCP às plataformas digitais dos CTT, com o novo serviço Criar Lojas Online.

O objetivo deste acordo, em vigor até 31 de dezembro e automaticamente renovável por um ano, é ajudar as empresas associadas da CCP no acesso às soluções inovadoras dos CTT no comércio eletrónico, em especial a plataforma Criar Lojas Online (www.ctt.pt/criarlojasonline), no sentido de acelerar a digitalização do seu negócio.
Assim, a criação de uma Loja Online na plataforma dos CTT tem condições especiais para os associados da CCP: a ativação da loja online na plataforma dos CTT será gratuita, para aderentes até 31 de dezembro, nos (...)

CTT lançam CTT Express em Espanha

2020-04-03
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT lançaram, no passado dia 21 de fevereiro, uma nova marca em Espanha: a CTT Express, que resulta da integração da Tourline Express na CTT Expresso, e se posiciona como futuro líder de mercado de Expresso & Encomendas na Península Ibérica.

No âmbito do novo posicionamento de marca dos CTT, que reflete a evolução da Empresa e o novo paradigma de mercado, também a empresa em Espanha foi alvo de um processo de rebranding. A nova marca CTT Express reflete os CTT como operador para o mercado ibérico, mostrando uma nova coesão de imagem e também a nova abordagem comercial, com uma nova mensagem: os CTT são o operador de entrega total.
Para João Bento, CEO dos CTT, “o rebranding em Espanha e o novo posicionamento em Portugal são a faceta mais visível da forma como os CTT se (...)

A AICEP debateu «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo»

2020-03-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 3 de março de 2020, a AICEP realizou em simultâneo entre Lisboa (Portugal); Luanda (Angola); Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e S. Tomé, mais uma «Conversa AICEP», desta vez subordinada ao tema «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo».

O mundo está a mudar a um ritmo acelerado. Todos os dias surgem novas tecnologias que mudam a forma como comunicamos, como fazemos negócios ou interagimos com o que nos rodeia. Vivemos num mundo muito mais interligado e, atualmente, computadores, smartphones, tablets, redes sociais, ligações wireless, mobilidade, navegação na nuvem e mensagens instantâneas são parte intrínseca das nossas rotinas diárias.
A transformação digital está a afetar transversalmente a sociedade, independentemente das geografias, tendo impacto na vida das pessoas em (...)