CTT lançam selos sobre os 150 anos do cabo submarino em Portugal

2020-09-06
Fonte: Postal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT lançaram, no passado dia 27 de agosto, uma emissão filatélica dedicada aos 150 anos do cabo submarino em Portugal, uma inovação na altura considerada a oitava maravilha do Mundo.

Escrevem os Correios de Portugal que "esta emissão homenageia a entrada ao serviço do primeiro cabo telegráfico submarino, como descreve na pagela João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM. Este primeiro cabo submarino ligava Portugal (Carcavelos) ao Reino Unido (Porthcurno) e, na inauguração, foram trocados telegramas entre o Rei D. Luís I e a Rainha Vitória".
A inovação surge numa altura de grande desenvolvimento do comércio internacional, o que levou a que a comunicação por cabo submarino recebesse (...)

Lançamento oficial do projeto da maior Estação Terminal de Cabo Submarinos de Cabo Verde

2020-09-06
Fonte: CVMóvel
Foto por: CVMóvel

Aconteceu, no passado dia 12 de agosto, o lançamento oficial do projeto da maior Estação Terminal de Cabo Submarinos do país, onde estará alojado o ambicioso projeto Ellalink.

Trata-se de um momento histórico para as telecomunicações do país, que marca mais um passo importante no desenvolvimento das comunicações eletrónicas, posicionando Cabo Verde como um dos líderes na transformação digital da região.
O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra ótica de última geração, projetado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde, um projeto que se reveste de grande importância para o país.

CTM anuncia Centro de Operações de Cibersegurança

2020-09-06
Fonte: Jornal Tribuna de Macau
Foto por: Jornal Tribuna de Macau

A Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) anunciou uma parceria com a “Automated”, uma subsidiária da empresa global de tecnologias da informação “ASL Group”, com vista ao lançamento de um centro de operações para ajudar as empresas locais a cumprir os novos requisitos da Lei de Cibersegurança. O centro estará localizado dentro do edifício da CTM na Taipa e será suportado pelo ‘data center’ da CTM, com uma plataforma de tecnologia dupla que vai apoiar tanto na parte da “informação segura” como na “gestão de eventos”.

O co-lançamento do SOC2 com a ‘Automated’ enriqueceu vários aspectos dos nossos serviços de segurança. Através da solução abrangente de transformação, que inclui infraestrutura, rede e segurança, a CTM ajudará as empresas a desenvolver os seus negócios de uma só vez”, indicou a Vice-Presidente comercial da CTM, Ebel Cham, citada em comunicado. “Macau é um dos principais mercados da ‘Automated’ na região da Ásia-Pacífico […] A cooperação com a CTM, líder no sector de telecomunicações em Macau, atenderá às (...)

Rede Vodacom anuncia 5 grandes objetivos para os próximos cinco anos

2020-09-06
Fonte: Vodacom
Foto por: Vodacom

Para além da expansão da rede, estão em vista outros grandes projetos inovadores e sociais, com o Propósito de manter a sua posição no mercado das comunicações, em resposta à exigência dos moçambicanos.

No quadro dos seus objetivos para os próximos cinco (5) anos, a Vodacom anunciou, no passado dia 31 de Agosto, em Maputo, um projeto de expansão da sua rede, para garantir o acesso dos seus serviços a pelo menos 21 milhões de moçambicanos, até ao ano 2025. A expansão da rede é parte dos cinco grandes objetivos da Vodacom definidos para o próximo quinquénio, contribuindo para o desenvolvimento do País e para a melhoria da vida dos moçambicanos.
Dentro dos objetivos da Vodacom, a responsabilidade social está na linha da frente, daí que a (...)

ARECOM: Um endereço para cada um, uma mensagem para o mundo

2020-09-06
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, lançou no passado dia 22 de julho, na Vila Autárquica da Manhiça, o novo Código de Endereçamento Postal (CEP). O acto segue à conclusão do projeto-piloto que, desde Setembro do ano transato, vinha sendo implementado naquele ponto do país.

Inteirámo-nos, recentemente, aqui na Vila Autárquica da Manhiça, do que foi o decurso de implementação do Projeto-piloto do Código de Endereçamento Postal (CEP). Visitámos as principais vias de acesso e alguns bairros e ficámos vislumbrados pelo que constatámos: o sucesso, sem precedentes, do Projeto-piloto, e proactiva colaboração das autoridades locais com a equipa conjunta do Ministério da Função Pública e Administração Estatal”, disse Abdulai.
Segundo o Ministro, “os resultados encorajadores da colaboração na (...)

Assembleia-Geral Anual 2020 da AICEP

2020-07-17
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 9 de julho, por meios exclusivamente telemáticos - face ao atual contexto pandémico do COVID-19 (Coronavírus), às perspetivas da sua evolução e à necessidade de continuação da implementação coletiva de medidas de prevenção (designadamente, restritivas à circulação das pessoas) contra a propagação do referido vírus em todo o mundo e, em particular, nos vários países e território de expressão portuguesa - a reunião anual da Assembleia-Geral da AICEP, na qual estiveram presentes e participaram os representantes dos membros associados dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na referida reunião, entre outros assuntos e para além de se ter aprovado o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao Exercício de 2019, foram também aprovados o Plano de Atividades e o Orçamento para 2020, bem como a realização, em São Tomé e Príncipe, em 2021, da próxima reunião da Assembleia-Geral e o XXIX Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.

“Cibersegurança Após o COVID-19”

2020-07-16
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um webinar com a finalidade de debater a “Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema “Cibersegurança Após o COVID-19”.

A segunda conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema “Cibersegurança Após o Covid-19” e realizou-se no passado dia 15 de julho, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker Nádia Ribeiro (Líder do Gabinete Jurídico da Angola Cables) – que também moderou a sessão – e como Oradore(a)s Magda Cocco (Partner na Vieira de Almeida & Associados, Portugal); Michel Grispos (...)

Novo Presidente do Conselho de Administração da RTC garante “isenção e imparcialidade” no exercício das suas funções

2020-07-15
Fonte: Inforpress
Foto por: Inforpress

O Presidente do Conselho de Administração da RTC – Radiotelevisão Caboverdiana indigitado pelo Conselho Independente (CI) disse, no passado dia 29 de junho, que está fora dos seus planos um eventual despedimento dos trabalhadores e garante “isenção e imparcialidade” no exercício das suas funções.

Queremos estimular todos os trabalhadores e a questão do despedimento está fora de questão”, assegurou Policarpo de Carvalho, que foi indicado, por unanimidade, para exercer as funções de PCA da Radiotelevisão Caboverdiana.
Policarpo de Carvalho fez essas considerações à Inforpress à margem da audição na Primeira Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma da Estado (CEACDHSRE), presidida pelo Deputado do Movimento para a Democracia (MpD-poder), João Gomes.
Durante a (...)

Correios de Angola tem novo Conselho de Administração

2020-07-14
Fonte: Governo de Angola
Foto por: Correios de Angola

No passado dia 22 de junho foram nomeados e empossados para o Conselho de Administração da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA) Walter Alexandre Pereira Teixeira, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração; Denilson da Fonseca Costa, Administrador Executivo para a Área das Tecnologias de Informação e Comunicação; Manuel Pedro Quizembo, Administrador Executivo para a Área de Marketing e Operações; Verónica Evelise de Carvalho Neto da Costa, Administradora Executiva para a Área de Finanças e Águeda Maria António Francisco Alexandre, para o cargo de Administradora Executiva para a Área Administrativa e Serviços Gerais.

Junho 2020

CVTelecom tem novo Presidente do Conselho de Administração

2020-07-14
Fonte: Rádio de Cabo Verde
Foto por: Rádio de Cabo Verde

João Domingos, antigo presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, já integrava a estrutura diretiva da empresa, como Administrador com o pelouro das Finanças e Logística.

José Luís Livramento sai para ocupar novas funções, a convite do Governo. Fontes da RCV avançam que o antigo Deputado Nacional e Ministro da Educação nos anos 90, deverá assumir funções de Embaixador.
No entanto, confrontado, Livramento não quis especificar que cargo vai assumir, dizendo que está de férias e que na devida altura se saberá.
José Luís Livramento esteve, no passado dia 02 de julho, em direto no Primeiro Jornal da Rádio de Cabo Verde para dar conta das principais decisões saídas da Assembleia-Geral realizada na (...)