RTP é a marca de informação mais confiável em Portugal

2020-07-13
Fonte: RTP
Foto por: RTP

Um estudo internacional do Instituto Reuters da Universidade de Oxford analisou mais de 40 países e Portugal é, a par da Finlândia, o país onde mais se confia nas notícias.

A televisão continua a ser a principal fonte de informação para os portugueses. Tal como nos últimos anos, a Internet continua a crescer.
A RTP reúne a preferência dos portugueses enquanto marca de confiança com valores acima de 80 por cento.
Este estudo sublinha também que a pandemia Covid-19 reforçou, junto do público, a necessidade de notícias confiáveis.

Junho 2020

INCM cria entidade responsável pelo controle de tráfego de telecomunicações

2020-07-13
Fonte: ARECOM
Foto por: Troy Squillaci/ Pexels

Unidade de Controle de Tráfego de Telecomunicações (UCTT) é a nova entidade recentemente criada pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), a Autoridade Reguladora das Comunicações, vocacionada para o controle de tráfego, gestão do registo dos cartões SIM, protecção e segurança de redes de telecomunicações.

A UCTT vai, segundo a Resolução nº 3, de 8 de junho de 2020, gerir e manter atualizado o registo de subscritores de serviços de telecomunicações, manter atualizadas as soluções que visam a melhoria constante da qualidade de dados de registo de subscritores, em coordenação com os operadores.
Também, entre outras competências, irá monitorar as comunicações nas redes dos operadores, garantir a proteção de dados dos utilizadores de telecomunicações, e atuar, sempre que necessário, na proteção das redes de telecomunicações contra (...)

Assista na íntegra ao Webinar «Covid-19: Novos Desafios para o Sector das Comunicações»

2020-06-15

Não Conseguiu Participar? Assista o Vídeo na Íntegra aqui

 

“Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19

2020-06-07
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, juntaram-se para a realização de eventos e webinars com a finalidade de debater a “Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19, sendo os subtemas das várias conferências a realizar nos próximos cinco meses relacionados com os grandes desafios para o setor das comunicações, designadamente lusófono, não só os que já tinha antes da pandemia causada pela COVID-19, a nível global, mas também os agora decorrentes da mesma.

A primeira conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema “Covid-19: Novos Desafios para o Sector de Comunicações” e realizou-se no passado dia 4 de Junho, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e, moderada por Kussy Eugénio (Editor-Chefe do jornal na TV Zimbo), teve como oradores: António Nunes (Presidente Executivo da Angola Cables); Américo Muchanga (Presidente do Conselho de Administração da (...)

Presidente Executivo dos CTT nomeado para o Board do IPC

2020-06-07
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

O Presidente Executivo dos CTT, João Bento, foi nomeado para o Board do International Post Corporation (IPC) durante a Assembleia-Geral de Acionistas, que decorreu no passado dia 28 de maio de 2020.

Desde 1989 a definir standards para a melhoria da qualidade de serviço e a desenvolver tecnologia que ajuda os seus membros a permanentemente melhorar os seus serviços de correio internacional, encomendas e expresso, o IPC, com sede em Bruxelas (Bélgica), ao reunir 25 operadores de entre os mais importantes da Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, representa 80% do volume mundial de correio e tem como pilares estratégicos, através de mais e melhor cooperação com e dos seus membros, ajuda-los a manter e até ganhar vantagem competitiva num (...)

E-Commerce Moments 2020

2020-06-07
Fonte: CTT – Correios de Portugal / TVI24
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Os CTT - Correios de Portugal, em parceria com a rádio TSF e o jornal Dinheiro Vivo (Global Media Group), organizaram a 3.ª edição do E-Commerce Moments, que se realizou n passado dia 29 de maio.

A edição deste ano contou com as presenças de Francisco Dias (Decathlon), Patricia Santos (Delta), Paulo Pinto (La Redoute), Alexandre Santos (PcComponentes), Joana Pina Pereira (Worten), Gaspar d'Orey (Dott), Carla Oliveira (FNAC), Sebastiaan Lemmens (OLX), Andreia Grave (Espaço Casa) e Jorge Brito (CIM Coimbra).

Recorde aqui o evento

Presidente dos CTT faz balanço "claramente positivo" do primeiro ano de (...)

Ministro de Angola quer mudança tecnológica dos Correios

2020-06-07
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Correios de Angola

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, deixou, ontem, orientações “concretas” visando a modernização tecnológica da Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (Correios de Angola).

A orientação foi deixada durante uma visita de avaliação ao estado da instituição. O Ministro quer que seja rapidamente suprida as carências, como falta de meios informáticos, assim como assegurar a eficiência da empresa. Manuel Homem defendeu, igualmente, a necessidade de as empresas do sector se tornarem modelos de gestão moderna, rentável e operacional, para apoiar o desenvolvimento social e económico do país.
Acompanhado pelos Secretários de Estado, o Ministro sublinhou que há uma estratégia de médio e longo prazo de apoio aos (...)

Angola Cables e parceiros anunciam rota digital

2020-06-07
Fonte: Inforchannel/ Jornal de Angola/ SET
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables, multinacional de telecomunicações, em parceria com a Universidade Internacional da Flórida (FIU) dos EUA, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Brasil e a Rede Terciária de Educação e Pesquisa da África do Sul (Tenet/SANReN) anunciam a ativação de uma rota digital entre as Américas até a África, para promover colaboração entre redes científicas e acadêmicas a nível intercontinental. A rota terá capacidade inicial de 100Gbps e será conectada por meio dos cabos submarinos Monet, SACS e WACS pertencentes à multinacional. Estas iniciativas fazem parte do projeto da Américas África Research and eduCation Lightpaths (AARCLight).

A Angola Cables, o centro de excelência em pesquisa desenvolvido pela Universidade Internacional da Florida (Ampath) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil, já estavam conectadas, inicialmente a 200Gbps, por meio do cabo Monet. Agora, com o projeto Amlight-SACS, a nova rota de 100Gbps será estendida desde Fortaleza, no Brasil (cidade onde atraca o cabo SACS e se situa o Data Center AngoNAP da multinacional), até ao ponto de troca aberto (ZAOX) na Cidade do Cabo, na África do Sul. A conexão trará benefícios com relação à redundância e à (...)

“Moinhos de vento” (Gonçalo Reis, PCA da RTP)

2020-06-07
Fonte: Gonçalo Reis/ ECO
Foto por: RTP

Como devem as organizações reagir à pandemia? Que ações tomar perante este cisne negro que coloca em causa a economia e a sociedade? Que prioridades estabelecer num contexto absolutamente disruptivo? O que fazer no curto prazo, pensando também numa lógica de futuro?

Na RTP temos focado a nossa energia em iniciativas que marquem claramente o papel distintivo que cabe ao operador de serviço público, atuando como alavanca do setor audiovisual, produzindo conteúdos com impacto para os cidadãos, completando lacunas que o mercado não consegue preencher e promovendo as indústrias criativas.
Começámos pelo lançamento de um pacote de apoio à produção audiovisual independente e ao cinema português, acelerando encomendas aos criadores nacionais, adiantando tesouraria às empresas com projetos concretos em (...)

Situação atual sobre a preparação do 5G em Macau

2020-06-07
Fonte: CTT Macau
Foto por: Pixabay de Pexels

A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (adiante designada por CTT) está a coordenar os testes das tecnologias dos equipamentos para a rede 5G, realizados pelas duas operadoras de telecomunicações móveis de Macau, estando ainda a decorrer a fase preliminar de testes.

Por outro lado, os CTT estão, igualmente, a impulsionar, de forma proactiva, os trabalhos legislativos do «Regime de Convergência de Redes e Serviços de Telecomunicações», o qual abrangerá o licenciamento de convergência que servirá para a exploração das atividades relacionadas com 5G no futuro. Após a obtenção da respetiva licença, as operadoras poderão investir na construção da rede 5G, prestando o serviço 5G aos cidadãos.

Junho 2020