Comércio eletrónico é "alavanca" para o crescimento do negócio dos CTT

2019-07-14
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: CTT - Correios de Portugal

O Diretor de e-Commerce dos CTT, Alberto Pimenta, disse à Lusa que o comércio eletrónico é "alavanca" para o crescimento do negócio dos Correios de Portugal, representando cerca de "20% das encomendas".

O comércio eletrónico é um vetor relevante para o crescimento", um "negócio cada vez mais global", com os consumidores portugueses a fazerem a maioria das suas compras em ‘sites' internacionais devido à oferta", disse o responsável, razão pelo qual os CTT têm parcerias internacionais para garantir a entrega das encomendas.
O comércio eletrónico esteve em destaque na conferência internacional de “e-Commerce e logística Deliver 2019", da qual os CTT foram parceiros estratégicos, na terceira edição daquela que é (...)

Angolana Unitel quer entrar no negócio da banca móvel

2019-07-14
Fonte: Africa 21/ Lusa-Sapo
Foto por: Unitel

O Administrador da Unitel, Miguel Geraldes, afirmou que a operadora móvel angolana está interessada “em explorar” a possibilidade de entrar no negócio da banca móvel que considerou ter “grande impacto” na recuperação económica.

Em declarações à Lusa à margem de uma conferência, em Lisboa, sobre desenvolvimento económico em África, Miguel Geraldes, nomeado Diretor-Geral da empresa em maio, destacou que a entrada da banca móvel (‘mobile money’) em África tem ajudado as economias locais e beneficiado os bancos, considerando que “o ‘mobile money’ é essencial para as economias em choques económicos”.
As próprias entidades angolanas, acrescentou, “demonstraram um grande interesse” em que a Unitel encontrasse uma solução.
Além (...)

Victor Adonai Costa assume Diretoria-Geral da Angola Cables

2019-07-14
Fonte: IPNews /Teletime
Foto por: IPNews

Victor Adonai Costa assumiu o cargo de Diretor-Geral da filial brasileira da Angola Cables, até então ocupado por Regina Menezes. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Telecom e TI, o executivo atuou na presidência e diretoria de grandes empresas do setor.

 

Angola Cables inaugura data center AngoNAP em Fortaleza
Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e com MBA em Finanças pela FGV, ele chega à companhia para liderar os megaempreendimentos que já estão em operação no país – o Data Center AngoNAP Fortaleza e os cabos submarinos de fibra ótica SACS e Monet.
A Angola Cables é uma multinacional de telecomunicações fundada em 2009. Atua nos mercados de cloud, por meio de seus Data Centers, e no de atacado, com (...)

Investidos mais de USD 130 milhões para modernização tecnológica na Tmcel

2019-07-14
Fonte: Superbrands Moçambique
Foto por: Tmcel

O Ministro dos Transportes e Telecomunicações de Moçambique, Carlos Fortes Mesquita, garantiu que até finais do próximo ano a Tmcel voltará a estar numa posição de competição com as outras duas operadoras de telefonia móvel existentes no país. Neste momento, está a ser investido mais de 130 milhões de dólares para a modernização tecnológica.

Segundo o jornal “O País”, o empréstimo de 130 milhões de dólares foi feito pela Exin Bank da China, para a reestruturação tecnológica em todo o país, que inclui a instalação de um outro cabo de fibra óptica para melhorar as comunicações.
De referir que a Tmcel é resultado da fusão das empresas Telecomunicações de Moçambique (TDM) e a Moçambique Celular (Mcel).

Julho 2019

Informação da RTP é a mais confiável em Portugal

2019-07-13
Fonte: RTP
Foto por: RTP

De acordo com o Digital News Report 2019, que analisa o consumo de notícias em 38 países, os portugueses confiam mais em marcas de notícias “respeitáveis”, sendo a televisão e online os meios mais procurados como fonte de notícias. A RTP é a marca mais confiável em Portugal, revela ainda o relatório anual.

Com base no Digital News Report anual, do Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, a televisão é o meio que os portugueses mais procuram como fonte de notícias (81%), seguido de perto pelo online (79%).
Entre as marcas mais confiáveis para o acesso a notícias a nível televisivo está a RTP, seguida da SIC Notícias, de acordo com o relatório. "A televisão pública RTP continua a ser a marca mais confiável", pode ler-se na versão em inglês do documento.
Quanto à confiança nas (...)

ZAP aposta na produção de conteúdos como nova área de negócio

2019-07-12
Fonte: Eco
Foto por: Zap

A operadora angolana ZAP ambiciona tornar-se “proximamente” no maior operador de serviços de televisão da lusofonia. Conta atualmente com cerca de 1,5 milhões de clientes.

A operadora angolana ZAP assume uma “aposta estratégica” na produção de conteúdos e ambiciona tornar-se “proximamente” no maior operador de serviços de televisão da lusofonia.
Inaugurámos recentemente a nossa produtora em Talatona [município nos arredores de Luanda] e até ao final do ano devemos ter cerca de 300 pessoas a trabalhar nesta área de negócio”, disse à Lusa o Diretor-Geral da ZAP, José Carlos Lourenço, salientando este fator de diferenciação da oferta face ao concorrente mais direto em (...)

Nomeado novo PCA da ARECOM

2019-07-12
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

Américo Muchanga é o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM), em substituição da Ema Chicoco, que vinha ocupando o cargo desde julho de 2013. Muchanga desempenhava, até ao momento, as funções de Diretor-Geral da instituição.

Com mais de 25 anos de experiência na área das comunicações, Américo Muchanga foi distinguido, o ano transacto, com o prémio carreira MozTech, em reconhecimento do seu contributo na disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação em Moçambique.
O acto de empossamento ocorreu no Gabinete do Primeiro-Ministro.
"O PCA do INCM que acabámos de empossar tem a responsabilidade de consolidar estes ganhos e continuar a assegurar que o sector das comunicações responda aos desafios futuros da economia do país", exortou o (...)

Assembleia-Geral Anual 2019 da AICEP

2019-06-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 3 de junho, no Montebelo Girassol Maputo Hotel, em Moçambique, a reunião anual da Assembleia-Geral da AICEP, na qual estiveram presentes os representantes dos membros associados dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na referida reunião, entre outros assuntos e para além de se ter aprovado o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao Exercício de 2018, foram também aprovados o Plano de Atividades e o Orçamento para 2019, bem como a realização, em Cabo Verde, em 2020, da próxima reunião da Assembleia-Geral e o XXVIII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.

Junho 2019

XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019

2019-06-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 4 de junho, no Radisson Blu Hotel & Residence, Rani Towers, em Maputo (Moçambique), o XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019, sob o tema “Visão, Inovação e Acção: É Tempo de Futuro”.

Com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores, Altos Diretores e outros Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios e encomendas, comunicações eletrónicas e telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional, bem como de inúmeros outros ilustres (...)

Sessão de Abertura do XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019

2019-06-13
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A sessão de abertura do XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2019, subordinado ao tema “Visão, Inovação e Acção: É Tempo de Futuro”, contou com a presença de Sua Excelência o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Fortes Mesquita; da Presidente do Conselho de Administração da ARECOM – Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique e também Presidente deste XXVII Fórum AICEP, Ema Chicoco; e do Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana.

Nesta cerimónia, a Presidente do Conselho de Administração da ARECOM – Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique e também Presidente deste XXVII Fórum AICEP, Ema Chicoco, saudou os participantes e convidados presentes que se deslocaram dos 9 países e território de língua oficial portuguesa, dando-lhes as boas vindas e enaltecido e sublinhado a importância deste evento e da discussão do respetivo tema.
Como referiu o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, “África foi o continente onde a utilização da (...)