ANACOM vai consultar operadores para entrada de 5G em Portugal

2018-04-13
Fonte: Observador
Foto por: ANACOM

A autoridade reguladora das telecomunicações portuguesa quer consultar "operadores, entidades privadas e públicas" para saber como irá disponibilizar o espectro que permitirá a transição para o 5G.

A autoridade reguladora para as telecomunicações portuguesas, em comunicado enviado às redações, anunciou que vai consultar “fabricantes, operadores, entidades privadas e públicas, utilizadores, e outros” para avaliar o interesse na transição para rede 5G, a quinta geração móvel.
Na sequência da Decisão Europeia para a libertação da faixa dos 700 MHz para serviços de comunicações eletrónicas terrestres, e que deverá estar concretizada em meados de 2020, importa avançar este processo”, afirma a autoridade (...)

Número de estabelecimentos dos CTT sobe para 2.368 em setembro de 2017

2018-04-13
Fonte: Observador/ CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Segundo a ANACOM, "o número total de estabelecimentos postais [em setembro de 2017] apresenta um ligeiro crescimento face ao final de 2014", estando em linha com os objetivos dos CTT.

O número de estabelecimentos postais em funcionamento e geridos pelos Correios de Portugal — CTT, em setembro do ano passado, era de 2.368, ligeiramente mais do que em 2016, informou esta terça-feira a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
Segundo o relatório publicado no site da ANACOM, referente ao terceiro trimestre de 2017, “estavam em funcionamento 2.368 estabelecimentos postais, dos quais 608 estações de correio fixas, três estações móveis e 1.757 postos de correio”. No final do terceiro trimestre de 2016, este (...)

Correios do Brasil querem lançar serviços financeiros digitais

2018-04-13
Fonte: Tecnoblog
Foto por: ECT - Correios do Brasil

Depois de lançarem uma operadora de celular, os Correios querem entrar no mercado de serviços financeiros na internet. De acordo com o Teletime, a Surf Telecom, empresa que administra o Correios Celular, obteve autorização do Banco Central para ter até R$ 500 milhões sob custódia.

Ainda não há muitos detalhes sobre os planos dos Correios. A estatal já oferece serviços bancários básicos por meio do Banco Postal, voltado para a população que não tem acesso ao sistema financeiro. Administrado pelo Banco do Brasil até 2019, o Banco Postal tem 6 mil agências e permite contratar empréstimos e cartão de crédito, além de receber pagamentos de contas.
Os serviços financeiros digitais dos Correios ficarão disponíveis para os clientes da operadora de telefonia móvel da estatal, que hoje possui 111 mil assinantes. O (...)

Sistema de dados da saúde garantido por operadora angolana Unitel

2018-04-13
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Unitel

A sustentabilidade do funcionamento do Sistema de Informação de Saúde (SIS), em implementação em todo o país, pelo Ministério de Tutela, está já assegurada, no quadro de um acordo com a operadora de telefonia móvel Unitel.

O Diretor do Gabinete de Tecnologias de Informação do Ministério da Saúde, Walter Paulo, explicou que a operadora de telefonia garante serviço grátis para acesso aos softwares DHIS2, Open LMIS e outros aplicativos oficiais afins integrados no SIS.
Além da Unitel, o Ministério da Saúde conta na implementação do projeto com o apoio financeiro do Departamento de Estado dos Estados Unidos, país que ajuda Angola com mais de cem milhões de dólares na execução de vários programas do setor, entre os quais o SIS.
Quanto ao (...)

CTM realizou o Media Lunch 2018 apresentando as Aplicações da Macau Digital

2018-04-13
Fonte: CTM
Foto por: CTM

O Media Lunch 2018 da CTM realizou-se no passado dia 28 de março, no Macau JW Marriot Hotel, e contou com a participação da alta direção e dos repórteres dos media locais. Durante a ocasião, Vandy Poon, CEO da CTM, apresentou o desempenho geral dos negócios de 2017 e o próximo plano de desenvolvimento da CTM.

Em 2017, a CTM aprimorou continuamente todos os aspectos da infraestrutura de rede e alcançou vários avanços inovadores na busca do projeto para a Macau Digital.

Entrando na Era da Alta Velocidade
Antes do almoço começar, os convidados foram conduzidos por de uma exposição que mostrava os vários aplicativos inteligentes que estão em teste ou prontos para serem lançados pela empresa, incluindo sistema de estacionamento inteligente, sistema inteligente de postes, sistema de sensores de (...)

INACOM coordena Comité de Coordenação de Infraestruturas de Comunicações Electrónicas (INFRACOM) e realiza a sua 1.ª reunião ordinária

2018-04-13
Fonte: INACOM
Foto por: INACOM

O Comité de Coordenação de Infraestruturas de Comunicações Electrónicas (INFRACOM), coordenado pelo INACOM, realizou sua 1.ª reunião ordinária, no dia 9 de março, dando início efetivo às suas atividades, tendo como foco aspetos organizativos, tais como a apresentação do regulamento de partilha de infraestruturas e a proposta do plano de trabalhos.

O regulamento interno também foi apresentado, tendo suscitado várias intervenções, dentre contribuições e pedidos de esclarecimento de conteúdos constantes do documento.
Importa referir que no passado dia 23 de fevereiro de 2018, Sua Excelência Secretário de Estado para as Telecomunicações, Eng.º Mário Augusto da Silva Oliveira, em representação de Sua Excelência Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Dr. José Carvalho da Rocha, presidiu o acto solene de início de atividades do INFRACOM.
O Comité (...)

Seminário de Regulação levou à Praia (Cabo Verde) Membros da AICEP

2018-03-19
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se na cidade da Praia (Cabo Verde), nos passados dias 5 e 6 de março de 2018, o Seminário de Regulação organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), subordinado ao tema “Regulação na Sociedade Digital”, o qual reuniu personalidades de destaque do mundo empresarial e regulatório das áreas das Comunicações e Media dos nove países e territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que se confrontam e lidam diariamente com as novas questões colocadas pela Economia Digital.

Conforme referiu o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, na sessão de abertura deste seminário, “a digitalização das atividades económicas e sociais está no centro da globalização. As possibilidades que hoje temos, enquanto agentes económicos, consumidores e cidadãos de vendermos ou adquirirmos bens (físicos ou digitais) ou serviços ou de acedermos a informação e a conteúdos, de qualquer natureza, em qualquer momento e lugar, tornou o mundo mais pequeno e aproximou-nos uns dos outros, alterando radicalmente a forma como nos (...)

CTT marcam presença no programa “Smart Cities Tour 2018”

2018-03-19
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: Smart Cities Tour 2018

Os CTT estão a marcar presença no programa “Smart Cities Tour 2018”, um conjunto de workshops temáticos organizados pela Information Business School da Universidade Nova e pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, a decorrer desde janeiro até março de 2018. De 11 a 13 de abril tem também início a “Portugal Smart Cities Summit”, um evento que no seu primeiro dia reunirá diversas autarquias num encontro que pretende debater inúmeras questões relevantes de diversas áreas.

O “Smart Cities Tour 2018” apresentou o primeiro workshop no dia 21 de fevereiro, em Albufeira, com o tema “Cidade como Plataforma”. Neste dia, o Responsável de Projetos de Desenvolvimento dos CTT, Francisco Travassos, falou sobre a Transformação Digital a que assistimos hoje em dia, bem como sobre as alterações nas diversas áreas de negócio da empresa que derivam dessa transformação.
O segundo workshop com o tema “Mobilidade” realizou-se dia 23 de fevereiro, sexta-feira, em Ponta Delgada, nos Açores. Contou com a presença do (...)

Angola Cables estabelece parceria com a FiberLight LLC para fornecer conectividade para clientes baseados nos EUA através do cabo submarino Monet

2018-03-19
Fonte: Angola Cables
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables, uma multinacional angolana de telecomunicações especialista em operação e comercialização de capacidade de transmissão e trânsito de IP através de cabos submarinos, anunciou que a FiberLight LLC, com sede nos EUA, fornecerá conectividade backhaul (ao nível das redes periféricas) nos EUA, começando com a região de Miami, Flórida e depois se expandindo para outros locais.

Esta parceria permitirá a entrega de serviços derivados do Monet, uma gama mais ampla de clientes e mercados. O cabo Monet, recentemente instalado, tem uma extensão de 10.556 km, ligando a Flórida ao Brasil. Este sistema é capaz de fornecer um mínimo de 64 Tbps de capacidade, fornecendo uma rota de baixa latência para usuários nos EUA e na América Latina. A Angola Cables opera dois dos seis pares de fibra ótica dentro do sistema de cabos Monet, que permitem a transmissão de dados entre as cidades de São Paulo, Santos e Fortaleza, no Brasil para as (...)

Companhias angolanas lançam novo serviço

2018-03-19
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: MSTelcom

A MSTelcom, subsidiária da Sonangol para as telecomunicações, e a Multichoice Angola, preparam o lançamento de um serviço de televisão, voz e Internet chamado Triple Play, provido em rede de fibra ótica, anunciou uma fonte oficial.

Uma publicação no site da Sonangol, consultada pelo Jornal de Angola, afirma que as duas companhias lançam a operação conjunta para diversificar a carteira de produtos e serviços.
O documento revela que os três serviços já se encontram em fase de teste num projeto-piloto em curso para cerca de 60 clientes na centralidade do Kilamba, consistindo no fornecimento de Internet em banda larga de até 10 megabits por segundo, televisão digital com pacote Bué+ e telefone fixo com chamadas gratuitas na rede da MSTelcom.
De modo a (...)