Angola Cables inicia instalação do cabo Sacs na Praia do Futuro após Carnaval

2018-02-11
Fonte: Diário do Nordeste
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables Brasil irá iniciar a fase de instalação do Sacs (South Atlantic Cable System) na Praia do Futuro. O equipamento, que ligará Luanda, em Angola, à Capital cearense, chegou ao Porto do Pecém no primeiro fim-de-semana de fevereiro, mas a fase final de instalação deve ter início por volta do dia 20 de fevereiro e durar em torno de dois dias, segundo informou Rafael Pistono, CEO da Angola Cables Brasil.

"A conclusão depende das condições do mar, das correntes e dos ventos. A expectativa é que a gente conclua em dois ou três dias para que o Sacs comece a rodar até o meio deste ano, junto com a primeira fase do Data Center", disse Pistono. O Data Center, que está sendo construído na Praia do Futuro, está com 40% das obras concluídas com conclusão prevista para o primeiro semestre deste ano. "Essa primeira fase (do Data Center) está com muita aceitação. As três fases seguintes serão feitas conforme a demanda. Mas como a gente (...)

Nomeados novos diretores executivos para a nova empresa TDM/mCel

2018-02-11
Fonte: A Verdade
Foto por: TDM/mCel

No âmbito da fusão das empresas públicas Moçambique Celular (mCel) e Telecomunicações de Moçambique (TDM) acaba de ser concluída mais uma etapa fundamental na transformação destas empresas, numa entidade única competitiva e sustentável no mercado, com a nomeação de quatro novos diretores executivos.

Com efeito, Juvêncio Pedro Maenzana foi selecionado para o cargo de Diretor Executivo de Operações, enquanto Márcia Wiehle Fenita vai desempenhar as funções de Diretora Executiva Comercial.
Para os cargos de Diretor Executivo de Finanças e Diretor Executivo de Pessoal e Serviços Corporativos foram indicados Arlindo Zefanias Dava e Augusto Magobeia Jacinto Fé, respetivamente.
Refira-se que todo o processo de recrutamento e seleção foi aberto, transparente e com um painel de eminentes personalidades, externas àquelas duas empresas, que (...)

2.º Aniversário ZAP Cinemas

2018-02-11
Fonte: ZAP Angola
Foto por: ZAP Angola

O ZAP Cinemas celebrou no dia 25 de janeiro o seu segundo ano de existência com a presença de figuras distintas da sociedade angolana, num cocktail para comemorar a antestreia exclusiva (em Angola) do filme “Maze Runner - A Cura Mortal”.

O evento que teve início às 20 horas contou com a participação especial do grupo de humor “Os Tunezas” e teve um momento especial com direito a brinde e agradecimentos por parte do Dr. Nuno Mortágua, Diretor comercial da ZAP. Para celebrar o segundo aniversário, estiveram presentes celebridades como: M.O.B, João Chaves, Sandra Gomes, Quim Fasano, Marko dos Santos, Wime Bráulio, Stela de Carvalho, Benvindo Magalhães.

Janeiro 2018

Lançamento do Serviço de Nomes de Domínio sob a extensão “.澳門” pelo Centro de Informação da Internet de Macau

2018-02-11
Fonte: CTT - Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau
Foto por: monic

Tendo como objetivo elevar a popularidade dos nomes de domínio de Macau, bem como impulsionar o desenvolvimento estável do serviço de nomes de domínio deste território, a Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) coordenou com o Centro de Informação da Internet de Macau (MONIC) o lançamento do serviço de nomes de domínio sob a extensão “.澳門”, no sentido de melhorar as respetivas disposições relacionadas com os nomes de domínio de Macau.

De acordo com o despacho do Secretário para os Transportes e Obras Públicas n.º 1/2018, publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau n.º 2, I Série, de 8 de janeiro de 2018, foi aprovada a alteração do «Regulamento do Registo de Nomes de Domínio da Internet Representativos da Região Administrativa Especial de Macau», a qual entrou em vigor a 9 de janeiro de 2018.
As alterações ao «Regulamento do Registo de Nomes de Domínio da Internet Representativos da Região Administrativa Especial de Macau» (...)

ANACOM vai ter três novos vogais

2018-01-07
Fonte: ECO - Economia online
Foto por: ANACOM

A CRESAP vai analisar os nomes de dois economistas, João Miguel Coelho e Sandro Mendonça e de uma jurista, Paula Meira Lourenço, para reforçar o conselho de administração do regulador.

João Miguel Coelho, Sandro Mendonça e Paula Meira Lourenço são os três novos nomes propostas pelo Executivo para ocuparem o cargo de vogais da ANACOM. Dois economistas e uma jurista são o reforço previsto para o supervisor das Comunicações.
Os nomes foram entregues à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) para serem avaliados para integrar o conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e que ainda terão de ser alvo de uma audição na Assembleia da República, revela um (...)

Correios do Brasil e Azul formam parceria para a criação de nova empresa de logística integrada

2018-01-07
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

 Os Correios e a Azul Linhas Aéreas anunciaram, no passado dia 20 de dezembro, a parceria para a criação de uma empresa de solução de logística integrada. A assinatura do memorando de entendimento foi realizada na sede dos Correios, em Brasília, seguida de uma coletiva para a imprensa com os presidentes dos Correios, Guilherme Campos, e da Azul, David Neeleman.

Segundo o presidente dos Correios, este é apenas o começo de um processo que ainda passará por diversas aprovações de órgãos e instâncias competentes. Na prática, a nova empresa oferecerá ao mercado o serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas, com potencial para se tornar a melhor empresa de logística para o e-commerce do país. A previsão é de que as atividades da nova empresa comecem em março de 2018.
A criação da nova empresa é um efeito direto da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais, que (...)

“Brasil passa a ser prioridade para a Angola Cables”, diz Nunes

2018-01-07
Fonte: Tele.Síntese
Foto por: Angola Cables

A partir de 2018, com a inauguração do cabo SACS, que liga Angola ao Ceará, e do data center, localizado em Fortaleza, ambos previstos para o primeiro semestre, o Brasil passa a ser prioridade para a operadora de cabo submarino, tanto quanto o continente africano. É o que revela, nesta entrevista, seu CEO, António Nunes.

A partir do primeiro semestre de 2018, para quando estão programadas tanto a entrada em operação do cabo SACS, que liga Angola ao Brasil, como do seu data center em Fortaleza, no Ceará, a Angola Cables passa a incluir o Brasil em sua lista de prioridades, ao lado do continente africano. Afinal, nos dois últimos anos concentrou aqui parte relevante de seu investimento.
Em cinco anos, a empresa, que nasceu local para apoiar as operadoras angolanas, transformou-se numa pequena multinacional de cabos submarinos. Investiu US$ 300 milhões em parcerias (...)

CTT Macau: Lançamento Oficial do FreeWiFi.MO

2018-01-07
Fonte: CTT Macau
Foto por: CTT Macau

Tendo por objetivo proporcionar aos cidadãos e turistas de Macau uma utilização mais conveniente do serviço gratuito de Wi-Fi, a Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) impulsionou os prestadores de serviços de Internet a fornecer ao público o serviço gratuito de Wi-Fi, em diferentes locais, através de uma rede de denominação uniforme “FreeWiFi.MO”, permitindo que os cidadãos e turistas identifiquem, de forma mais fácil, o serviço público e gratuito de Wi-Fi de Macau.

Os CTT realizaram a cerimónia de lançamento do “FreeWiFi.MO”, no passado dia 13 de dezembro no Museu das Comunicações. A cerimónia foi presidida por Maria Helena de Senna Fernandes, Diretora dos Serviços de Turismo; Luís Correia Gageiro, Subdiretor dos Serviços para os Assuntos de Tráfego; Patrick Ip, CFO e representante do Presidente da Companhia de Telecomunicações de Macau, S.A.R.L. (CTM); Lei Choi Hong, Presidente da Associação Internacional de Desenvolvimento de Indústria Tecnológica de Macau (AIDIT) e Lau Wai Meng, Diretora dos CTT, a (...)

RTP lança série documental sobre o mundo daqui a 60 anos

2018-01-07
Fonte: RTP
Foto por: RTP

Futurólogos, cientistas, personalidades de referência mundial, respondem numa série de quatro documentários feitos para a RTP, debruçando-se sobre domínios como a engenharia genética ou a tecnologia digital.

Aos 60 anos, a RTP decidiu refletir sobre como será o nosso mundo daqui a seis décadas.
Que mudanças vão ser determinantes nas nossas vidas? Que implicações terão as alterações climáticas? O que fará a engenharia genética e a tecnologia digital?
O resultado dessa reflexão é uma nova série documental chamada 2077. O primeiro episódio estreou no dia 02 de janeiro e pode ser visto online aqui.

Janeiro 2017

INCM lança segundo relatório de regulação

2018-01-07
Fonte: INCM
Foto por: INCM

Encontra-se já disponível, desde o dia 28 de dezembro, no site da Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM (www.incm.gov.mz), o Relatório de Regulação 2016, o segundo do género a ser publicado por esta instituição. O primeiro, lançado o ano transato, abrangeu o período entre 2004 e 2015.

O relatório é composto de diferentes partes, correspondentes às atividades desenvolvidas nos domínios de regulação das comunicações eletrónicas e serviços postais, à caracterização e descrição da situação das comunicações e à demonstração das inovações realizadas nas áreas de segurança cibernética e de promoção de novas tecnologias de acesso à Internet de banda larga no meio rural.
Segundo o Relatório de Regulação 2016, as atividades de regulação da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM ficaram, nesse ano, (...)