RTP passa a integrar a administração executiva da EBU

2018-12-08
Fonte: Jornal Económico

O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, foi eleito, no passado dia 08 de dezembro, para o Conselho de Administração Executivo da União Europeia de Radiodifusão.

A RTP passa a integrar a administração executiva da EBU, associação europeia de operadores públicos de média”, diz o presidente do canal de televisão do Estado na sua página no Facebook.
A EBU integra 119 organizações, de 56 países, que representam uma audiência potencial de mais de mil milhões de pessoas.
Isto abre uma série de oportunidades à empresa: tecnologia, formação, intercâmbio de conteúdos, co-produções, informação sobre tendências e melhores práticas dos operadores de referência, e é mais (...)

Primeira Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética

2018-12-07
Fonte: INCM
Foto por: INCM

Pela primeira vez no país, realizou-se, em Maputo, de 22 a 23 de novembro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética (mozcyber). Participaram representantes dos sectores de energia, água, telecomunicações, transportes, finanças, defesa e segurança do Estado, administração da justiça, entre outros.

Esta plataforma tem como objetivo a avaliação conjunta dos desafios da segurança cibernética em Moçambique, definir as ações necessárias para a garantia da mesma e divulgar as boas práticas.
Foram organizadores da mozcyber os ministérios dos Transportes e Comunicações, de Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico Profissional, a Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação, o Instituto Nacional do Governo Electrónico e a Associação Moçambicana de (...)

TVCABO presente no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP

2018-12-07
Fonte: TVCABO
Foto por: TVCABO

 A TVCABO participou como orador no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP.

No dia 22 de novembro de 2018, a TVCABO participou como orador no 1.° Diálogo de Empreendedores da CPLP, sob o Tema de Painel “A ciência, tecnologia e inovação como factores impulsionadores do surgimento e desenvolvimento de negócios nos países de língua portuguesa”.
O evento foi organizado pela Organização Nacional do Empreendedores, com o lema “Empreendedorismo, chave de empoderamento económico dos PALOP!”, no Hotel VIP Grand, em Maputo.

Novembro 2018

 

Black Friday já acabou? China triplica agora encomendas dos CTT - Correios de Portugal

2018-12-07
Fonte: DInheiro Vivo
Foto por: CTT - Correios de Portugal

O Black Friday despertou o interesse e a atenção de milhões, mas para os CTT só agora começa. A maioria são encomendas vindas da China

O Natal só chega nos últimos dias de dezembro, mas o final de novembro trouxe uma azáfama gigantesca concentrada em quatro dias de compras online e nas lojas físicas. Como já é habitual, o Black Friday, que continuou durante o fim de semana até à chamada CyberMonday, aumentou o volume de compras que já é significativo por esta altura. “Só passado uma semana sentimos esse grande pico de encomendas”, explicou ao Dinheiro Vivo / Insider Paulo Silva, diretor de transformação, desenvolvimento e operações dos CTT. A maioria dos (...)

Prémio AICEP

2018-11-20
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Com o objetivo de reconhecer e premiar anualmente o trabalho e os resultados obtidos pelos membros efetivos da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) em determinadas categorias, promovendo e estimulando uma cultura de reconhecimento, valorização e premiação pelo trabalho desenvolvido em prol do seu desenvolvimento sustentado, a Direção aprovou a criação do “Prémio AICEP”, a atribuir anualmente, a partir de 2019

O “Prémio AICEP” compreende 3 categorias: Inovação; Liderança e Carreira.
Para mais informação poderão consultar abaixo o respetivo Regulamento.

Membros moçambicanos da AICEP no “Rumo a um Provedor de Serviços Digitais”

2018-11-18
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 22 a 26 de outubro de 2018 realizou-se nas instalações do Instituto de Formação de Telecomunicações da TDM/MCEL, em Maputo (Moçambique) um Curso de Telecomunicações e Serviços Digitais, organizado pela AICEP e realizado pela Altice Labs, destinado a quadros superiores e intermédios dos membros moçambicanos da AICEP.

Subordinado ao tema “Rumo a um Provedor de Serviços Digitais”, este importante e inovador curso compreendeu 4 (quatro) módulos de formação: i) transformação através da experiência digital (DXT); ii) transformação orientada para os dados (DDT); iii) transformação da rede e dos centros de dados (NDT) e iv) tecnologias/conetividade, serviços e convergência e teve, entre outras, como keywords “Cliente Digital”, “Experiência”, “Big Data”, “IoT”, “Business Inteligence”, “Machine Learning”, “Análise (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina reuniram-se em Lisboa para a 10.ª edição do PDRH dos CTT - Correios de Portugal

2018-11-18
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 8 a 18 de outubro, os CTT - Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a décima, do seu PDRH - Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina. Tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
A 10ª edição do PDRH permitiu aos 15 participantes, oriundos de 8 países – Angola, Cabo Verde, Cuba, Equador, Macau, (...)

ECT - Correios do Brasil com novo Presidente

2018-11-18
Fonte: ECT - Correios do Brasil

No passado dia 08 de novembro assumiu a Presidência dos Correios, em Brasília, o General Juarez Aparecido de Paula Cunha, no lugar de Carlos Roberto Fortner.

O novo Presidente da Estatal entrou para o Exército em 1969. Como Oficial General foi Comandante da 4.ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Juiz de Fora/MG; Diretor do Património Histórico e Cultural do Exército no Rio de Janeiro; Diretor-Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa em Washington, nos Estados Unidos; chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília; e Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande/MS.
Desde junho deste ano, o General Juarez ocupava a Presidência do Conselho de Administração dos (...)

CTT apostam na inovação e apontam tendências para o setor postal

2018-11-18
Fonte: Jornal Económico/ CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT divulgaram, no passado dia 25 de outubro, o primeiro Relatório de Inovação CTT. Este é um documento que agrega as principais iniciativas ligadas à inovação, modernização, robotização, digitalização e empreendedorismo.

 O relatório de inovação CTT 2018 começa por enumerar as principais tendências para o setor postal no curto prazo, como a Inteligência Artificial, o Big Data, a Internet (Postal) das Coisas, a Robotização e Automatização, a Realidade Aumentada, a Omnicanalidade, a Crowd-Economy, as Cadeias Avançadas de Distribuição & Logística. No médio e longo prazo estão em causa os veículos autónomos, a realidade virtual, a tecnologia blockchain, a Impressão 3D, a Computação Quântica, a economia circular e logística (...)

Correios de Cabo Verde vão modernizar entregas de encomendas

2018-11-18
Fonte: Jornal Económico
Foto por: Correios de Cabo Verde

Haverá a introdução de computadores de dimensão reduzida com capacidade para, de entre muitos, efetuar registo das encomendas e recolher assinaturas digitais, designados Personal Digital Assistant.

Os Correios de Cabo Verde vão modernizar o serviço de entrega com a introdução de computadores de dimensão reduzida com capacidade para, de entre muitos, efectuar registo das encomendas e recolher assinaturas digitais, designados Personal Digital Assistant (PDA).carta
Num exclusivo à Inforpress, o Administrador Executivo dos Correios de Cabo Verde (CCV), Cipriano Carvalho, explicou que a introdução do PDA está enquadrada no âmbito reformas que a União Postal Universal (UPU), a qual Cabo Verde pertence, está a introduzir a nível (...)