Correios do Brasil e Azul formam parceria para a criação de nova empresa de logística integrada

2018-01-07
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

 Os Correios e a Azul Linhas Aéreas anunciaram, no passado dia 20 de dezembro, a parceria para a criação de uma empresa de solução de logística integrada. A assinatura do memorando de entendimento foi realizada na sede dos Correios, em Brasília, seguida de uma coletiva para a imprensa com os presidentes dos Correios, Guilherme Campos, e da Azul, David Neeleman.

Segundo o presidente dos Correios, este é apenas o começo de um processo que ainda passará por diversas aprovações de órgãos e instâncias competentes. Na prática, a nova empresa oferecerá ao mercado o serviço de gestão de logística integrada para transporte de cargas, com potencial para se tornar a melhor empresa de logística para o e-commerce do país. A previsão é de que as atividades da nova empresa comecem em março de 2018.
A criação da nova empresa é um efeito direto da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais, que (...)

“Brasil passa a ser prioridade para a Angola Cables”, diz Nunes

2018-01-07
Fonte: Tele.Síntese
Foto por: Angola Cables

A partir de 2018, com a inauguração do cabo SACS, que liga Angola ao Ceará, e do data center, localizado em Fortaleza, ambos previstos para o primeiro semestre, o Brasil passa a ser prioridade para a operadora de cabo submarino, tanto quanto o continente africano. É o que revela, nesta entrevista, seu CEO, António Nunes.

A partir do primeiro semestre de 2018, para quando estão programadas tanto a entrada em operação do cabo SACS, que liga Angola ao Brasil, como do seu data center em Fortaleza, no Ceará, a Angola Cables passa a incluir o Brasil em sua lista de prioridades, ao lado do continente africano. Afinal, nos dois últimos anos concentrou aqui parte relevante de seu investimento.
Em cinco anos, a empresa, que nasceu local para apoiar as operadoras angolanas, transformou-se numa pequena multinacional de cabos submarinos. Investiu US$ 300 milhões em parcerias (...)

CTT Macau: Lançamento Oficial do FreeWiFi.MO

2018-01-07
Fonte: CTT Macau
Foto por: CTT Macau

Tendo por objetivo proporcionar aos cidadãos e turistas de Macau uma utilização mais conveniente do serviço gratuito de Wi-Fi, a Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) impulsionou os prestadores de serviços de Internet a fornecer ao público o serviço gratuito de Wi-Fi, em diferentes locais, através de uma rede de denominação uniforme “FreeWiFi.MO”, permitindo que os cidadãos e turistas identifiquem, de forma mais fácil, o serviço público e gratuito de Wi-Fi de Macau.

Os CTT realizaram a cerimónia de lançamento do “FreeWiFi.MO”, no passado dia 13 de dezembro no Museu das Comunicações. A cerimónia foi presidida por Maria Helena de Senna Fernandes, Diretora dos Serviços de Turismo; Luís Correia Gageiro, Subdiretor dos Serviços para os Assuntos de Tráfego; Patrick Ip, CFO e representante do Presidente da Companhia de Telecomunicações de Macau, S.A.R.L. (CTM); Lei Choi Hong, Presidente da Associação Internacional de Desenvolvimento de Indústria Tecnológica de Macau (AIDIT) e Lau Wai Meng, Diretora dos CTT, a (...)

RTP lança série documental sobre o mundo daqui a 60 anos

2018-01-07
Fonte: RTP
Foto por: RTP

Futurólogos, cientistas, personalidades de referência mundial, respondem numa série de quatro documentários feitos para a RTP, debruçando-se sobre domínios como a engenharia genética ou a tecnologia digital.

Aos 60 anos, a RTP decidiu refletir sobre como será o nosso mundo daqui a seis décadas.
Que mudanças vão ser determinantes nas nossas vidas? Que implicações terão as alterações climáticas? O que fará a engenharia genética e a tecnologia digital?
O resultado dessa reflexão é uma nova série documental chamada 2077. O primeiro episódio estreou no dia 02 de janeiro e pode ser visto online aqui.

Janeiro 2017

INCM lança segundo relatório de regulação

2018-01-07
Fonte: INCM
Foto por: INCM

Encontra-se já disponível, desde o dia 28 de dezembro, no site da Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM (www.incm.gov.mz), o Relatório de Regulação 2016, o segundo do género a ser publicado por esta instituição. O primeiro, lançado o ano transato, abrangeu o período entre 2004 e 2015.

O relatório é composto de diferentes partes, correspondentes às atividades desenvolvidas nos domínios de regulação das comunicações eletrónicas e serviços postais, à caracterização e descrição da situação das comunicações e à demonstração das inovações realizadas nas áreas de segurança cibernética e de promoção de novas tecnologias de acesso à Internet de banda larga no meio rural.
Segundo o Relatório de Regulação 2016, as atividades de regulação da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM ficaram, nesse ano, (...)

Unitel e Timor Telecom na lista de vendas da Oi

2018-01-07
Fonte: Jornal de Negócios
Foto por: Oi

A Oi, no âmbito do plano de recuperação, comprometeu-se a vender alguns ativos. Estão entre eles operações que eram da PT.

Para garantir o levantamento de recursos para garantir os pagamentos a que ficou obrigada no plano de recuperação, já colocou alguns ativos na lista para vender.
Entre eles estão duas operações que eram da PT e que, aliás, a Oi já tinha contabilizado como ativos disponíveis para venda.
Agora, reforça a intenção de vender a Unitel, na qual detém 25%, e a Timor Telecom, segundo o processo consultado pelo Negócios e que está já protocolado junto do Tribunal. Era, aliás, era tomada pública do processo que a Pharol exigia para tomar a (...)

Inauguração da estação móvel celular de Vundiça

2018-01-07
Fonte: INCM

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Alberto Fortes Mesquita, inaugurou, no passado dia 18 de dezembro, a Estação de Telefonia Móvel Celular de Vundiça, no distrito de Moamba, Província de Maputo. Posto Administrativo de Pessene.

A construção desta estação de telefonia móvel celular realizou-se à luz de um contrato celebrado entre o Fundo de Serviço de Acesso Universal (FSAU) e a operadora MOVITEL, resultante de um concurso público. Das 30 estações previstas, 22 foram concluídas (sendo uma delas, a que foi inaugurada).
A estação em apreço representa uma mudança estrutural na maneira de viver da população da localidade de Vundiça, dado que antes, ela se encontrava privada dos serviços das telecomunicações e é fruto da visão do Governo de promover o Acesso (...)

Colaboradores dos CTT protagonistas em filmes da CTT Expresso

2018-01-07
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

A CTT Expresso, empresa de transporte urgente dos CTT, produziu três vídeos explicativos dos seus serviços com colaboradores do universo CTT que deram a cara pela marca, como protagonistas.

A pensar nos clientes e nas suas necessidades de perceção da oferta CTT Expresso, relativamente à preparação, envio ou receção de encomendas, a empresa elaborou vídeos em formato de tutoriais para explicar os Envios Internacionais, os Pontos CTT e as Embalagens para envio de vinho. Os vídeos encontram-se disponíveis num link em baixo para transferência e podem ser vistos no canal dos CTT no Youtube no canal de televisão das Lojas CTT, em cttexppresso.pt e em eventos com presença da marca CTT.
O conteúdo do vídeo Envios Internacionais (...)

Líderes das Comunicações Lusófonas debateram, em Ílhavo (Aveiro, Portugal), a “Internet das Coisas: Desafios e Oportunidades”

2017-12-10
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se em Ílhavo (Aveiro, Portugal), nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, o Encontro de Altos Dirigentes 2017 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional.
A Internet of Things (IoT) tem vindo a implantar-se gradualmente na (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina reuniram-se em Lisboa para a 9.ª edição do PDRH dos CTT – Correios de Portugal

2017-12-10
Fonte: AICEP
Foto por: ©CREART2017 – Pedro Jafuno

Nos passados dias 6 a 16 de novembro, os CTT – Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a nona, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina. Tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
A 9ª edição do PDRH permitiu aos 20 participantes, oriundos de 11 países – Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, (...)