Si Ka Lon e Song Pek Kei visitam CTM para troca de ideias sobre “cidade digital”

2017-12-09
Fonte: Ponto Final
Foto por: Ponto Final

Ao longo dos últimos anos, a Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) tem procurando introduzir novas aplicações tecnológicas e expandir a infra-estrutura da sua rede no âmbito do projeto de desenvolvimento do conceito de “cidade digital”.

Tendo em vista este desígnio, e a ainda o conceito análogo de “Cidade Inteligente”, a CTM recebeu a visita dos deputados Si Ka Lon e Song Pek Kei para abordar ambas as questões, num encontro que contou também com a presença de Vandy Poon, diretor executivo da companhia de telecomunicações.
De acordo com um comunicado da empresa, o diretor executivo da CTM sublinhou a vontade conjunta manifestada pelos dois deputados de “contribuir para a prosperidade de Macau”. Na ocasião, foram apresentados diversos projetos de desenvolvimento da CTM (...)

Timor Telecom oferece acesso Wi-Fi gratuito em espaços públicos via redes SES

2017-12-09
Fonte: Via Satélite
Foto por: Via Satélite

Usando a conectividade da SES Networks, a Timor Telecom (TT) está a testar um serviço aos residentes da capital de Timor-Leste, Dili, a conectividade Wi-Fi de alta velocidade de cortesia em vários espaços públicos. O teste será realizado no aeroporto internacional Presidente Nicolau Lobato, no centro comercial Timor Plaza e na praça Largo de Lecidere.

A Timor Telecom tem estado a utilizar os serviços da SES Networks Medium Earth Orbit (MEO) nos últimos 4 anos para a conectividade internacional. Os serviços de baixa-latência e alto rendimento deu capacidade à Timor Telecom para lançar a ligação 3G mobile no país. Além disso, a equipa de Ativação de Clientes da SES Networks tem fornecido serviços de consultoria à TT no seu lançamento Wi-Fi..

Operadores e Reguladores das Comunicações Lusófonas debateram em Lisboa «Marketing na Sociedade 4.0»

2017-11-14
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se nos passados dias 16 a 18 de outubro de 2017, em Lisboa (Portugal), no Auditório dos CTT – Correios de Portugal, mais um Programa para Jovens de Elevado Potencial (PROJEP) organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (“AICEP”), desta feita com o tema “Marketing na Sociedade 4.0”.

Este programa reuniu Dirigentes, Quadros e Técnicos de Elevado Potencial das empresas operadoras de Comunicações (Correios e Encomendas, Telecomunicações e Conteúdos de Televisão) e dos Órgãos Reguladores do Sector, Membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional.
A inovação tecnológica está a transformar de forma alucinante a forma como se (...)

Correios de Portugal e do Brasil querem facilitar e-Commerce

2017-11-14
Fonte: Computerworld
Foto por: Correios do Brasil

Os Correios de Portugal (CTT) e do Brasil (ECT) firmaram um novo acordo que poderá contribuir para incrementar o comércio eletrónico dos dois países. A parceria visa aumentar a competitividade dos produtos de correio expresso que suportam parte das trocas comerciais entre os países.

Segundo os prestadores de serviços, até agora, as encomendas registadas em circulação entre o Brasil e Portugal precisavam de, em média, 40 dias úteis para ser entregues após o desalfandegamento dos objetos. Com o novo acordo, a previsão é que esse prazo caia para uma média de 12 dias úteis, avançam os correios do Brasil.
Uma das mudanças previstas com o acordo assinado a 27 de Outubro, é a melhoria na qualidade de informação nos fluxos postais, permitindo um rastreamento mais completo que facilita a previsão de entrega das encomendas (...)

Estações postais de Angola estão a ser reabilitadas

2017-11-14
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Correios de Angola

Mais de 100 estações postais dos Correios de Angola, destruídas durante o período de conflito armado, estão a ser reabilitadas, com o objetivo de aumentar o número de serviços nos locais mais recônditos dos municípios e comunas.

A informação foi avançada, em Luanda, pela Presidente do Conselho de Administração dos Correios de Angola, Maria Luísa Andrade, no decurso de uma palestra subordinada ao tema “A Importância dos Correios para a sociedade”, realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo para saudar o Dia Mundial dos Correios, assinalado no passado dia 9 de outubro.
Maria Luísa Andrade disse que a província de Luanda já tem 70 por cento das estações reabilitadas e acentuou que o objetivo do Executivo é recuperar todas as estações postais da era (...)

Cacifos automáticos dos CTT vão passar a “entregar” encomendas

2017-11-14
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Os CTT iniciaram, no início do mês de novembro, um projeto-piloto que vai permitir que, um pouco por toda a cidade de Lisboa, nesta primeira fase, os clientes possam levantar as suas encomendas em cacifos automáticos colocados em locais de grande circulação. O acesso a estes cacifos apresenta uma evolução na conveniência da oferta CTT e-segue, uma vez que as encomendas passam a estar disponíveis para recolha até 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Estes Parcel Lockers são uma proposta adicional que amplia a opção dos clientes, juntando-se à entrega no domicílio do destinatário e aos mais de mil pontos CTT espalhados pelo país em lojas próprias da empresa e de parceiros.
A apresentação deste projeto-piloto será feita aos parceiros dos CTT no E-commerce Day, uma conferência aberta à comunicação social, a realizar-se no próximo dia 10 de novembro na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
O Parque de Estacionamento dos Restauradores, o Centro Comercial (...)

Governo norte-americano e Unitel com parceria para combater malária em Angola

2017-11-14
Fonte: Observador
Foto por: Unitel

O Governo norte-americano anunciou uma parceria com a Unitel para sensibilizar a população, através de mensagens grátis, para a importância do uso de mosquiteiros no combate à malária.

A informação divulgada, no passado dia 7 de novembro, em comunicado pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, refere que a Agência para o Desenvolvimento Internacional e a Unitel vão igualmente aumentar a disponibilidade de mosquiteiros tratados com inseticida para a população.
A parceria permite à USAID explorar os serviços de telecomunicações da Unitel para disponibilizar informação sobre a malária aos atuais mais de 11 milhões de clientes da operadora.
A USAID apoia ainda a campanha nacional do Ministério da Saúde (...)

Angola Cables junta-se à Microsoft para impulsionar a transformação digital em África

2017-11-14
Fonte: Angola Cables
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables estabeleceu parceria com a Microsoft para oferecer soluções de cloud (serviços em nuvem), tornando-se assim um parceiro Microsoft ExpressRoute, capaz de atender às necessidades das organizações instaladas no continente africano proporcionando, deste modo, condições otimizadas para as empresas migrarem os seus aplicativos de negócios e infraestruturas de IT para a cloud, um facto que traduz a aceleração da transformação digital no continente. Com recurso à plataforma de cloud Microsoft Azure, a Angola Cables criou a ACloud Connect para fornecer conexões dedicadas e de alta qualidade a uma rede mundial de 42 regiões Azure oferecidas pela Microsoft e conectividade com o centro de dados Angonap, da Angola Cables, localizado em Luanda.

Desemprenho previsível
Como uma das plataformas de computação na cloud de nível empresarial mais confiáveis e flexíveis do mundo, a Azure permite que as organizações obtenham redes locais com conexão privada. Como as conexões ExpressRoute ultrapassam a internet pública, os clientes experimentam conectividade conável e dedicada, mais rápida e previsível, diferente das conexões convencionais.
Como as conexões ExpressRoute ultrapassam a internet pública, os clientes experimentam conectividade confiável e dedicada, (...)

Qualidade de rede CTM comprovada: uma base sólida para que Macau se torne uma Cidade Inteligente

2017-11-14
Fonte: CTM
Foto por: Wikipedia/ Diego Delso

Para aproveitar a sabedoria coletiva que promove o desenvolvimento de uma cidade inteligente, a CTM e seu principal acionista CITIC Telecom International organizaram, no passado dia 17 de outubro, um Fórum Digital Macau na Universidade de Macau. Durante a ocasião, os oradores convidados partilharam a sua opinião e exemplos de casos bem-sucedidos de outras cidades inteligentes. Para além disso, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau, divulgou um relatório de estudo sobre a qualidade da rede local, e revelou que o desempenho global da rede local é mais envolvente do que o das regiões vizinhas de Zhuhai e Hong Kong em termos de cobertura de rede, velocidade e estabilidade.

Organizado pela CTM e CITIC Telecom International, e coorganizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau e Smart City Alliance Association of Macau, apoiado pelos CTT e pela Associação para Promoção da Ciência e Tecnologia de Macau, com Macau Daily News e TDM como parceiros de media, o "Fórum Digital de Macau" realizou-se em 17 de outubro, na Universidade de Macau. Os anfitriões presidiram a cerimónia, incluindo o Vice-Presidente do Comitê Nacional da CCPPC, Ho Hau Wah, o Presidente da Assembleia Legislativa de (...)

RTP quer mostrar um "país aberto, inclusivo e multicultural" com Eurovisão

2017-11-14
Fonte: TSF
Foto por: RTP

A RTP antecipou, no passado dia 7 de novembro, o Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Lisboa, em maio do próximo ano, com a participação de 42 países, como um evento para mostrar um "país aberto, inclusivo e multicultural".

As afirmações foram feitas pelo Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, numa apresentação em Lisboa, afirmando que a tónica do festival será a simplicidade e que o festival da Eurovisão de 2018 será "o mais económico dos últimos dez anos e talvez um dos mais criativos de sempre".
O Eurofestival, em 2018, "é uma oportunidade de mostrarmos um Portugal positivo, dinâmico, e competitivo", disse Gonçalo Reis, realçando que "estamos precisamente a seis meses da semana" do certame.
A (...)