AICEP visita o Centro de Inovação da DHL na Alemanha

2020-11-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 12 de outubro, dando cumprimento à sua missão, nomeadamente no que respeita à partilha, entre os seus associados, de informação, de divulgação de iniciativas e de melhores práticas no âmbito das comunicações (físicas e/ou eletrónicas) promoveu, com o apoio do Grupo Deutsche Post DHL, uma visita virtual ao seu Centro de Inovação em Troisdorf, na Alemanha.

O centro de Troisdorf, a par de outros 2 existentes em Singapura e nos EUA, é uma verdadeira montra de inovação. Sendo a inovação uma alavanca – aliás, a alavanca – indispensável para o desenvolvimento proactivo das organizações e sendo a DHL líder da indústria logística, esta organização tem vindo a investir consistentemente na pesquisa de tendências e no desenvolvimento de soluções inovadoras. Em qualquer dos Centros de Inovação da DHL inventa-se o futuro. Para isso a DHL promove a colaboração, congregando clientes, instituições de (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina presentes na 12.ª edição do PDRH dos CTT - Correios de Portugal

2020-11-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 26 de outubro a 6 de novembro, os CTT - Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a décima-segunda, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único premiado a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina, que tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
Tendo em consideração as condições sanitárias vividas por todo o mundo devido à pandemia por Covid-19 e (...)

«Segurança das Infraestruturas de Comunicações em Tempos de Pandemia»

2020-11-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um Webinar com a finalidade de debater a «Mudança e Estratégia para o Futuro» das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema «Segurança das Infraestruturas de Comunicações em Tempos de Pandemia».

Esta quinta e última conferência deste Ciclo de Conferências realizou-se no passado dia 14 de outubro, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker, Ângelo Gama (CTO da Angola Cables) – que também moderou a sessão – e como Oradores, Alberto Marques Mendes (Deputy Director Cybersecurity & Privacy da Altice Portugal); Carlos Telles (Managing Director da Up & Running) e Dinohelder Cabral (...)

500 Anos do Correio em Portugal

2020-11-11
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

A 6 de novembro de 1520, em Évora, o Rei D. Manuel I assinou a nomeação oficial de Luís Homem como o primeiro Correio-mor de Portugal.

Esta data ficou para a história como o início da aventura da atividade organizada de correio em Portugal. Para comemorar os 500 anos deste momento histórico, os CTT prepararam três iniciativas, ajustadas, naturalmente, à situação pandémica que se vive atualmente:
Exposição do Mural dos Colaboradores dos Correios no átrio do edifício sede da empresa, em Lisboa, e na entrada das suas instalações na Maia, no norte do país.
Cerimónia evocativa dos 500 Anos do Correio em Portugal na Torre de (...)

Ângelo Gama é o Novo CEO da Angola Cables

2020-11-11
Fonte: Tele Síntese
Foto por: AICEP

A Angola Cables anunciou, no passado dia 30 de outubro, o novo Presidente da Comissão Executiva da empresa, o Eng.º Ângelo Gama, que era o CTO. Ângelo Gama irá substituir António Nunes. O até então CEO da empresa, desde 2009, continuará como administrador para garantir uma transição de continuidade na relação com os parceiros de negócio.

Formado em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Ângelo Gama participou em projetos especializados de gestão e administração de operações de telecomunicações em empresas como a MSTelcom, em Angola, a Three Mobile e Hewlett-Packard (HP), no Reino Unido e na Bélgica. Além disso, tem experiência em consultoria para a Atos Origin, com base na Holanda.

Outubro 2020
 

 

Unitel recebe Licença de Prestador de Serviços de Pagamentos

2020-11-11
Fonte: Unitel
Foto por: Unitel

A UNITEL congratula-se com a decisão do Banco Nacional de Angola que atribuiu, no passado dia 16 de outubro, por despacho do Governador José de Lima Massano, a Licença de Prestador de Serviços de Pagamentos (PSP) à Unitel Serviços Financeiros Móveis (SU), S.A., entidade financeira não bancária.

A atribuição desta licença é a conclusão de um processo submetido em julho do ano corrente, onde todos os preceitos exigidos foram cumpridos, e será um contributo relevante em complementar o ecossistema financeiro de forma marcante, usando o Mobile Money para alargar a inclusão financeira das populações que hoje não acederam ainda aos serviços, ou pelas barreiras inerentes ao mundo financeiro ou por resultado das distâncias geográficas.
O Mobile Money é um sistema de pagamentos com recurso ao telefone móvel, suportado por (...)

RTP Play vai passar a ter APP integrada nas Smart TV da Samsung

2020-11-11
Fonte: Meios e Publicidade
Foto por: RTP

A plataforma de streaming da RTP vai passar a contar com a sua aplicação integrada nas Smart TV da marca Samsung. João Pedro Galveias, Diretor Multimédia da estação pública, considera que esta é “uma parceria que vem não só acrescentar valor ao nosso serviço como também a todos os utilizadores Samsung que passam a contar com a nossa plataforma diretamente nas suas televisões. A RTP continua a apostar na sua plataforma RTP Play com o objetivo de disponibilizar todo o vasto universo diversificado dos nossos conteúdos, de acesso livre, através dos smartphones, tablets, web e TV”, sublinha o mesmo responsável.

O nosso objetivo sempre foi proporcionar as melhores experiências de televisão aos consumidores – e, tendo em consideração que as pessoas passam mais tempo em casa, estamos mais empenhados do que nunca em cumprir essa missão”, justifica, por seu lado, Cláudia Rodrigues, Marketing & Communication Manager da Samsung Portugal.

Outubro 2020

«Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia»

2020-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um Webinar com a finalidade de debater a «Mudança e Estratégia para o Futuro» das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema «Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia».

A quarta conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema «Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia» e realizou-se no passado dia 16 de setembro, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker, Vasco Jesus (Head of Analytics da Mind Over Data) – que também moderou a sessão – e como Oradore(a)s, Augusto Mota de Carvalho (Presidente do Conselho de (...)

«Conteúdos e Media: como a COVID-19 alterou os hábitos de consumo» na AICEP TV

2020-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 7 de outubro de 2020, a AICEP realizou mais uma «Conversa AICEP», desta vez subordinada ao tema «Conteúdos e Media: como a COVID-19 alterou os hábitos de consumo».

Esta conferência decorreu através da 1.ª emissão da AICEPTV, o novo canal de media desta associação internacional que, como referiu João Caboz Santana, Presidente da Direção da AICEP, na abertura deste evento, “foi lançado para levar permanentemente a todos os membros, amigos e parceiros da AICEP, e ao mundo em geral, tudo o que de mais relevante esta associação internacional faz com, pelos e para os seus membros, dando notícias e transmitindo os seus eventos”, como foi o caso desta conferência.
A pandemia e o (...)

Correios do Brasil dominam 44% do mercado de encomendas no Brasil

2020-10-11
Fonte: Ecommerce Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Uma das empresas em processo de desestatização, os Correios, ainda possui muita força no mercado de encomendas no Brasil. A empresa estatal domina 44% do mercado brasileiro e, até por isso, é alvo de disputa de gigantes de logística. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, empresas como Amazon e Magazine Luiza já demonstraram interesse na compra. Há especulações de que a Fedex e a DHL também devem fazer propostas.

Por mais que o mercado de logística tenha crescido nos últimos com a chegada de multinacionais ao Brasil e a criação de outras inúmeras empresas, os Correios ainda parecem crucial para as entregas no país. Maior operadora logística, a empresa alcança todos os 5.570 municípios brasileiros, enquanto os principais concorrentes, juntos, atuam em pouco mais de 600 cidades.
Os contrários à privatização dos Correios usam esses dados como defesa. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e (...)