Líderes das Comunicações Lusófonas debateram, em Ílhavo (Aveiro, Portugal), a “Internet das Coisas: Desafios e Oportunidades”

2017-12-10
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se em Ílhavo (Aveiro, Portugal), nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, o Encontro de Altos Dirigentes 2017 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional.
A Internet of Things (IoT) tem vindo a implantar-se gradualmente na (...)

Operadores Postais Lusófonos e da América Latina reuniram-se em Lisboa para a 9.ª edição do PDRH dos CTT – Correios de Portugal

2017-12-10
Fonte: AICEP
Foto por: ©CREART2017 – Pedro Jafuno

Nos passados dias 6 a 16 de novembro, os CTT – Correios de Portugal realizaram mais uma edição, a nona, do seu PDRH – Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Criado em 2007, o PDRH é um programa de formação único a nível mundial, destinado a quadros superiores dos CTT e dos operadores postais de Língua Oficial Portuguesa e da América Latina. Tem por objetivo dotar os participantes de um conhecimento transversal sobre a atividade postal, preparando-os para criar, desenvolver, gerir e avaliar projetos nas diversas áreas do setor, bem como para mobilizar equipas e grupos de trabalho.
A 9ª edição do PDRH permitiu aos 20 participantes, oriundos de 11 países – Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, (...)

Correios do Brasil ampliam parceria com e-commerce ao assumir operação logística das lojas virtuais

2017-12-10
Fonte: Info Money
Foto por: Correios do Brasil

Abrir uma loja virtual pode ser a diferença entre um negócio decolar ou ruir, mas se não houver um processo bem estruturado a operação toda acabar por se tornar uma grande dor de cabeça. É preciso ter um local para armazenar os produtos, organização para identificar e separar os pedidos e precisão para entregar as compras nos locais corretos.

Tudo isso deve ser feito de modo rápido e seguro, ou as avaliações negativas dos clientes podem gerar fortes impactos negativos no seu negócio. Nem todos os empresários conseguem montar uma estrutura que permita essa atuação toda de modo eficiente. É justamente para facilitar essa gestão que os Correios oferecem principalmente para as micro, pequenas e médias empresas o serviço Correios Log+, para assumir toda a operação logística de e-commerce dessas companhias. Líder no mercado, a estatal aproveita os ganhos de escala e a expertise no setor (...)

Correios de Macau de olhos nos serviços 5G

2017-12-10
Fonte: Ponto Final
Foto por: Ponto Final

O novo regime de atribuição de licenças de telecomunicações está já em fase de planeamento, mas a Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações ainda não dispõe de uma calendarização no que diz respeito à revisão dos atuais contratos de concessão.

No passado dia 7 de dezembro, em declarações à Rádio Macau, a diretora dos Correios, Derby Lau, garantiu ainda que o Governo se mantém atento aos últimos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente no que diz respeito aos serviços de telecomunicações 5G: “A investigação nas redes 5G está a desenvolver-se rapidamente na China Continental, na Coreia do Sul e no Japão, países onde este serviço deve ser implementado ou em 2019 ou em 2020”, lembrou a responsável.

Dezembro 2017

 

Angola Telecom privatizada e mais concorrência a Isabel dos Santos

2017-12-10
Fonte: Expresso
Foto por: Angola Telecom

Governo angolano anunciou, no passado dia 27 de novembro, que vai lançar um concurso público internacional para a atribuição de uma licença a um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição, e que o Estado vai abrir o capital da Angola Telecom, ficando apenas com 45% do capital.

O anúncio foi feito, em Luanda, pelo Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, garantindo que até final deste ano o regulador do setor terá disponíveis os cadernos de encargos para os investidores interessados.
"Vamos aumentar a concorrência. Vai melhorar o serviço e vamos atuar sobre os preços e a qualidade do serviço", afirmou o governante.
Com a entrada de um novo operador no mercado, a Unitel, operadora móvel controlada por Isabel dos Santos, verá a concorrência aumentar (...)

Instalação do Cabo Submarino Brasil-Angola deve ser concluída este ano

2017-12-10
Fonte: Tele síntese
Foto por: Angola Cables

O South Atlantic Cable System (SACS), primeiro cabo submarino a cruzar o Atlântico Sul, está em etapa final de instalação. Segundo a operadora responsável pela infraestrutura, a Angola Cables, 75% do cabo já está acomodado no fundo do mar. A expectativa é que o lançamento nas águas termine ainda este ano, e que o sistema comece a operar no primeiro trimestre de 2018.

O cabo está sendo implantado pela francesa Orange Marine, especialista em colocação de cabos em águas profundas. A NEC Corporation é responsável pela integração dos sistemas do cabo de fibra ótica para a Angola Cables.
O cabo terá capacidade de pelo menos 40 Tbps. Quando ficar pronto, o SACS será a única ligação entre Angola e Brasil. A fase de instalação em águas profundas deve levar cerca 90 dias. O cabo tem uma extensão de 6.2 mil quilómetros, alojados a profundidades que passam de 5 mil metros, abaixo do nível do mar em alguns (...)

Fusão da TDM e mcel concluída até Dezembro de 2018

2017-12-10
Fonte: O País
Foto por: TDM/mcel

O processo de fusão entre a TDM - Telecomunicações de Moçambique e a mcel - Moçambique Celular deverá estar concluído até dezembro de 2018, altura em que terão sido já criadas as condições necessárias para a convergência de ambas instituições, nas áreas de recursos humanos, de infraestruturas, sistema comercial e vendas e sistemas tecnológicos e de informática.

Esta previsão foi feita por Rafique Jusob, Presidente do Conselho de Administração da mcel e da TDM, à margem do 2.º Conselho de Direção Alargado, que reuniu, entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em Maputo, os gestores provinciais da TDM, para fazer o balanço sobre o plano de negócio de 2017 e aferir o seu grau de execução até setembro do mesmo ano. Esta importante reunião teve como convidados vários quadros da direção da mcel.
Neste momento, a TDM e a mcel, segundo realçou Rafique Jusob, vão ter que trabalhar no sentido de dar (...)

RTP distinguida como marca de excelência

2017-12-10
Fonte: RTP
Foto por: RTP

A RTP foi distinguida como marca de excelência 2017. O Superbrands - marcas de excelência é um estudo que promove o reconhecimento de marcas consideradas de excelência e que oferecem um benefício claro e diferenciador. A RTP é distinguida este ano pela quinta vez pelos consumidores.

Veja aqui a notícia RTP. 

Presidente da ANACOM vai presidir ao Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços Postais em 2019

2017-12-10
Fonte: ANACOM/ Jornal de Negócios
Foto por: ANACOM

O presidente do conselho de administração da ANACOM, João Cadete de Matos, foi eleito por unanimidade presidente do Grupo de Reguladores Europeus dos Assuntos Postais (ERGP) em 2019. A eleição teve lugar no passado dia 30 de novembro, em Bona, na reunião plenária do ERGP.

De acordo com as regras de funcionamento deste Grupo de Reguladores Europeus, o presidente da ANACOM exercerá as funções de vice-presidente em 2018 e também em 2020, para assegurar a continuidade dos trabalhos. Em 2018, a presidência do ERGP será exercida por Jack Hamande, presidente do regulador belga.
O ERGP foi instituído por decisão da Comissão Europeia (CE) em 10 de agosto de 2010, com o objetivo de promover a partilha de experiências regulatórias e de melhores práticas entre todos os reguladores postais. É composto pelas 28 autoridades (...)

Celebração do Centenário da Caixa Económica Postal - Exposição e Lançamento de Álbum Fotográfico

2017-12-09
Fonte: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau
Foto por: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações

Em celebração do Centenário da Caixa Económica Postal, a Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações publicou o Álbum Fotográfico “Um Contributo para a História de Macau”, cujo lançamento teve lugar no dia 21 de setembro de 2017, na Galeria da Estação Postal do Carmo na Taipa, onde também foi inaugurada uma exposição com o mesmo título. A cerimónia de lançamento do álbum e de inauguração da exposição foi presidida pelo Eng. Raimundo Arrais do Rosário, Secretário para os Transportes e Obras Públicas, pela Dra. Lei Ho Ian, Administradora da AMCM em representação do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Chan Sau San, e pela Dra. Lau Wai Meng, Diretora dos CTT.

O Álbum Fotográfico “Um Contributo para a História de Macau” contém um conjunto de imagens inéditas de edifícios que passaram a propriedade da Caixa Económica Postal nos anos de 1930 e 1940. Para além de ser um registo das características arquitetónicas dos edifícios e das condições de vida da sociedade de Macau daquele período, o álbum revela o esforço da Caixa Económica Postal na prestação de abrigo a refugiados nas suas propriedades, durante a guerra contra a invasão do Japão.
O álbum e exposição serviram para (...)