Membros Angolanos da AICEP no “Rumo a um Provedor de Serviços Digitais”

2019-10-12
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Nos passados dias 30 de setembro a 4 de outubro de 2019 realizou-se nas instalações do edifício sede da Angola Telecom, em Luanda (Angola) um Curso de Telecomunicações e Serviços Digitais, organizado pela AICEP e realizado pela Altice Labs, destinado a quadros superiores e intermédios dos membros angolanos da AICEP.

Subordinado ao tema "Rumo a um Provedor de Serviços Digitais", este importante e inovador curso teve essencialmente os seguintes objetivos:
• Identificação das principais motivações para a transformação digital
• Sublinhar a potencialidade da digitalização apoiada em dados produzidos
• Descrição dos vários processos para a transformação digital num fornecedor de serviços de telecomunicações
• Descrever as várias abordagens que colocam o cliente no centro do ciclo de vida dos seus produtos e serviços. (...)

Presidente angolano nomeia administração que irá privatizar Angola Telecom

2019-10-12
Fonte: RTP
Foto por: Angola Telecom

O Presidente angolano, João Lourenço, nomeou, no passado dia 09 de outubro, Adilson Miguel dos Santos presidente do conselho de administração da Angola Telecom, com o mandato expresso de capitalizar a empresa de telecomunicações e conduzi-la à privatização.

João Lourenço assinou e fez publicar um decreto "a nomear um novo conselho de administração para a empresa Angola Telecom-EP, em resultado da conclusão do processo de reestruturação desta, com a finalidade de viabilizar a sua capitalização e de dotá-la de condições de atratividade tendo em vista a sua posterior privatização", anuncia a Presidência angolana, numa nota de imprensa divulgada no dia 09 de outubro.
Com Adilson Miguel dos Santos, foram também nomeados para o novo conselho de administração da Angola Telecom outros (...)

Angola Cables assinou acordo com a TM Global

2019-10-11
Fonte: Menos fios
Foto por: Angola Cables

A Angola Cables assinou recentemente uma parceria com a TM Global, operadora da Malásia, para a realização de testes de baixa latência que permitem em breve oferecer ao mercado uma rota mais curta que ligará a Ásia à América do Sul através do SACS e do cabo SAFE-South Africa Far East cable system, da Telekom Malaysia.

A parceria é particularmente transformadora por permitir ao mercado asiático uma nova opção “Sul-Sul “para redirecionar o seu tráfego de Internet que, atualmente, passa pelo Norte entre a Europa e a América do Norte para chegar aos mercados sul-americanos, afetando consideravelmente a experiência dos consumidores finais nos dois mercados.
A assinatura do acordo coloca Angola e África no centro das trocas comerciais entre as economias das duas regiões, tendo em conta os mais de mil milhões de utilizadores de Internet catalogados nos dois (...)

Angolanos distinguidos em feira em Budapeste

2019-10-10
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Unitel

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), a operadora de telefonia móvel UNITEL e o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola foram distinguidos com o Certificado de Mérito na ITU World Telecom 2019, que terminou no passado dia 12 de setembro, em Budapeste, na Hungria.

O ITU World Telecom é um evento anual que reúne vários países e empresas com o objectivo de partilhar ideias, explorar desafios e estabelecer parcerias. A representação angolana integrou 14 empresas.
Num comunicado, a UNITEL indica que o reconhecimento é “um marco relevante, que reforça o compromisso em continuar a oferecer soluções inovadoras para Angola e os angolanos, e como importante operador do sector continuar a contribuir no desenvolvimento do país”.
Refere igualmente que desde o início do certame tem procedido à (...)

Amazon é uma das interessadas na privatização dos Correios do Brasil

2019-10-10
Fonte: IG Economia
Foto por: ECT - Correios do Brasil

O processo de privatização dos Correios do Brasil, que ainda está em estudo pelo governo federal e precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, já conta com grandes empresas interessadas na compra.

Em junho deste ano, a norte-americana Amazon e a chinesa Alibaba , dona do AliExpress, já demonstravam interesse em participar do leilão.
Em agosto, o governo de Jair Bolsonaro confirmou o desejo de privatizar a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e a incluiu no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que trata dos processos de privatização de empresas públicas federais .

Setembro 2019

 

CTT vai começar a fazer entregas da Amazon em Portugal

2019-10-10
Fonte: Eco/ CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Os CTT – Correios de Portugal vão começar a fazer entregas de encomendas feitas na Amazon em Portugal, após largos meses de negociação, apurou o Dinheiro Vivo. Os Correios não comentam esta informação. O acordo agora fechado estava a ser negociado pelo menos desde o verão do ano passado. Na época, o então CEO Francisco Lacerda admitia a vontade de replicar em Portugal a parceria do operador postal com a Amazon em Espanha. Ao que foi possível apurar o acordo tem a duração de três anos, estendendo-se a todas as categorias de produto.

A intenção foi concretizada agora pela equipa liderada por João Bento, passando os Correios a ser um dos parceiros de entregas da empresa de ecommerce no mercado nacional, reforçando a área de negócio de expresso e encomendas. Desde segunda-feira os CTT passaram igualmente a assegurar a distribuição das raspadinhas e lotarias no país em mais de cinco mil pontos de venda, depois de fechar acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Um negócio há muito ambicionado pelo operador postal, sabe o Dinheiro Vivo. A entrega era até aqui (...)

O 4G chegou, mas o seu reinado pode ser curto

2019-10-10
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: CVTelecom

O 4G acabou de chegar, mas pelas declarações feitas durante a cerimónia de entrega dos certificados aos operadores desta rede, pode ter uma vida curta em Cabo Verde. Tudo porque o 5G pode chegar a Cabo Verde já no próximo ano.

A Agência Reguladora Multissectorial para a Economia (ARME) entregou, no passado dia 18 de setembro, à CV Telecom e à Unitel T+ os certificados de operadores da rede 4G.
No final da cerimónia, Isaías Barreto, PCA da ARME, explicou que o “benefício principal do 4G tem a ver com a conectividade, com a largura de banda e com a velocidade. Estamos a falar de uma rede que, no ponto de vista teórico, pode ser até 500 vezes mais rápida que o 3G”.
Esta grande mais-valia, a grande largura de banda e a rapidez, vai permitir uma (...)

Presidente da RTP diz que criatividade é resposta aos desafios do setor

2019-10-10
Fonte: Sapo/ RTP
Foto por: RTP

O presidente da RTP, Gonçalo Reis, disse no passado dia 19 de setembro à Lusa que a "criatividade" e os "bons conteúdos" são a resposta aos desafios do setor e que a estação pública está atenta às oportunidades do 5G.

Gonçalo Reis falava à Lusa no final da apresentação da programação 2019/2020 da RTP1, que decorreu em Lisboa.
"Os desafios do setor só se respondem com criatividade e com bons conteúdos", afirmou o presidente do Conselho de Administração da RTP.
A estação pública "está a fazer uma aposta em conteúdos de qualidade, inovadores, de caráter de serviço público", sendo simultaneamente "atrativa e próxima dos públicos", fomentando ainda "o setor criativo", sublinhou o gestor.
Gonçalo Reis, (...)

Angola Cables distinguida como melhor operadora de rede global

2019-09-08
Fonte: Nova Gazeta
Foto por: Angola Cables

A multinacional angolana de telecomunicações Angola Cables foi distinguida em duas categorias esta semana, numa das mais reputadas Galas de premiação realizada na África do Sul, pelo “Global Brands Magazine” 2019.

A empresa venceu as categorias de ‘Melhor Operadora de Rede Global de Telecomunicações’ e a de ‘Melhor CEO de Data’, prémio atribuído ao engenheiro António Nunes, que dirige a empresa desde a sua constituição.
O prémio foi anunciado numa gala que contou com a presença de CEO’s e profissionais dos maiores operadores de telecomunicações no continente.
Sedeada em Londres, a “Global Brands Magazine” é uma das mais importantes revistas de marcas, com renome internacional, que disponibiliza análise especializada sobre marcas (...)

RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau

2019-09-08
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: RTP

A RTP vai voltar a ter delegado na Guiné-Bissau, à semelhança do que acontece com os restantes países africanos de língua portuguesa, disse ontem à Lusa o presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Reis.

Lançámos na semana passada um concurso interno para selecionar um ou uma jornalista” para chefe de delegação da Guiné-Bissau, acrescentou o gestor.
Até agora, o delegado na Guiné-Bissau era escolhido pela Lusa e partilhado pelas duas empresas, sendo que era o único país africano de língua portuguesa a ter este modelo.
Esta decisão de voltar a ter um delegado em Bissau vai permitir “assegurar uma maior cobertura pela RTP” e um “maior intercâmbio entre Portugal e a Guiné-Bissau em termos de audiovisual”, (...)