Presidente Executivo dos CTT distinguido por CEO’s europeus do setor e recebe Prémio Internacional 2018 de Liderança na Indústria Postal e de Encomendas

2018-06-18
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Francisco de Lacerda, Presidente Executivo dos CTT, foi o vencedor do prémio Industry Leadership 2018 no evento internacional World Post & Parcel Awards 2018, cuja cerimónia decorreu nesta terça-feira, dia 12 de junho, em Londres.

O prémio visa distinguir gestores que mais se destacaram, a nível internacional, na liderança dum operador postal e de encomendas. Os candidatos resultam de uma “shortlist” nomeada pelo público e são escolhidos subsequentemente por um Comité de anteriores vencedores. Esse Comité, com o seu conhecimento profundo sobre a indústria de correio e encomendas, escolhe o vencedor do Prémio.
Gestores como os CEO’s Philippe Wahl, do grupo La Poste (França), Frank Appel, da Deutsche Post DHL (Alemanha), Moya Green, do Royal Mail (Reino Unido) e (...)

Governo do Brasil nomeia novo Presidente dos Correios

2018-06-15
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto por: ECT - Correios do Brasil

O governo federal do Brasil nomeou Carlos Roberto Fortner como novo Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A nomeação de Fortner, que já estava à frente da estatal interinamente, veio publicada no Diário Oficial da União (DOU) no passado dia 17 de maio.

Maio 2017

Novo Conselho de Administração da RTP

2018-06-15
Fonte: RTP
Foto por: RTP

O novo Conselho de Administração da RTP, constituído por Gonçalo Reis (Presidente), Hugo Figueiredo e Ana Fonseca (Vogais), foi eleito, no passado dia 01 de junho, para o mandato 2018-2010, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.

Desde o passado dia 01 de junho, a RTP tem assim uma nova administração, tendo cessado funções Cristina Vaz Tomé e Nuno Artur Silva.
De acordo deliberação social unânime por escrito, tendo em conta os Estatutos da RTP, segundo o qual cabe ao Conselho Geral Independente (CGI) indigitar os membros da administração, que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) "procedeu à emissão de parecer favorável à avaliação de currículo e adequação de competências ao cargo de gestor público" dos nomes (...)

Express2Me chega a lojas online do Reino Unido

2018-06-15
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

Os CTT – Correios de Portugal vão alargar o serviço Express2Me a cerca de 200 mil lojas online do Reino Unido que não fazem envios para Portugal. O lançamento do Express2Me, no ano passado, para os EUA permitiu o acesso aos portugueses a mais de meio milhão de lojas online americanas, um serviço que agora é alargado para as lojas do Reino Unido.

O Express2Me é um serviço dos CTT que permite fazer compras online em lojas de países que não fazem envios para fora do seu próprio país e uma oferta que representa mais um passo na aposta no comércio eletrónico e um reforço no segmento de Expresso & Encomendas, onde os CTT são líderes de mercado.
Alberto Pimenta, Diretor de E-Commerce dos CTT, diz que “o comércio eletrónico e o Expresso & Encomendas são claramente uma aposta para alavancar o crescimento dos CTT. O alargamento do serviço Express2Me para o Reino Unido (...)

Diretora dos CTT de Macau levou delegação a Beijing

2018-06-15
Fonte: Correios de Macau
Foto por: Correios de Macau

A Diretora dos CTT, Lau Wai Meng, liderou uma delegação oficial destes Serviços, que se deslocou a Beijing (China), entre os dias 7 e 12 de maio de 2018, para visitar a Federação Filatélica Nacional da China, os Correios Nacionais, o Grupo dos Correios da China, o Museu Nacional de Correio e Filatelia da China, o Ministério da Indústria e Tecnologia de Informações e o Gabinete da Comissão Central dos Assuntos de Ciberespaço/Administração do Ciberespaço da China.

No primeiro encontro, com o Presidente da Federação Filatélica Nacional da China, Yang Limin, e membros da Administração, os CTT fizeram uma breve apresentação sobre a situação presente da organização da “35.ª Exposição Internacional Asiática de Filatelia, Macau (2018)”. A Federação partilhou a sua experiência na preparação e promoção de grandes eventos e ambas as partes se pronunciaram sobre uma emissão filatélica conjunta e apoio à referida exposição filatélica a ter lugar em Macau.
No mesmo dia, a delegação (...)

Angola Cables expande cobertura da sua rede global IP

2018-06-15
Fonte: Bit Mag/ Angola Cables
Foto por: Angola Cables

Com a adição de pontos de peering em locais internacionais, incluindo o Brasil, no IX.BR São Paulo e Fortaleza, a Angola Cables expandiu sua cobertura da sua rede global IP. Em nota, o gerente de produtos IP, Darwin Costa, afirmou que os novos pontos de peering irão melhorar o desempenho geral e reduzir significativamente a latência para os consumidores globalmente.

A Angola Cables possui atualmente atividades de peering dentro dos seguintes pontos de troca de tráfego: Angonix (Luanda, Angola), GigaPIX (Lisboa, Portugal), LINX (Londres, UK), DE-CIX (Frankfurt, Alemanha), AMS-IX (Amsterdam, Holanda), France-IX (Marseille, França), Espanix (Madrid, Espanha) e Nap of Africa (Cape Town e Johannesburg, África do Sul).
O elevado volume de conectividade de alta velocidade e serviços provenientes da operacionalização do sistema de cabo Monet, do qual a Angola Cables é um membro do consórcio, faz antever uma melhora (...)

Exposição distingue empresas participantes

2018-06-15
Fonte: Jornal de Angola
Foto por: Feira Internacional de Benguela

A empresa de conteúdos digitais ZAP venceu na categoria Grande Prémio da FIB, o BPC o de melhor participação da banca e serviços financeiros, ENSA o de melhor participação de seguradoras, BAI o de melhores produtos inovadores da banca e serviços financeiros.

No sector agrícola, pescas, maquinas e equipamentos, a vencedora foi a Ferpinta, enquanto a Unitel levou pela segunda vez consecutiva o troféu referente à melhor participação das empresas de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TIC’s).
No sector de comércio, vencedora foi a empresa Tombosy, que marcou presença na FIB pela primeira vez. A melhor participação industrial foi para a Fabrimetal, a NCR venceu a categoria de melhor ativação de marcas, ao Porto do Lobito coube o galardão destinado a melhor (...)

RTP Play quer transformar-se num Netflix português

2018-06-15
Fonte: Público
Foto por: RTP Play

O novo projeto estratégico da RTP para os próximos três anos aposta na inovação dos conteúdos do grupo de rádio e televisão públicas e tenciona colocar o digital como base da estratégica do serviço público. Uma das 35 iniciativas desenhadas pela nova administração liderada por Gonçalo Reis é a transformação da RTP Play, a plataforma de conteúdos do grupo, numa espécie de Netflix ou Foxplay, com o objetivo de “fazer chegar os conteúdos RTP a públicos que preferem outras formas de consumo que não o linear”.

Esta aposta no digital estende-se às rádios, com a intenção de reequipar e transformar as Antenas 1, 2 e 3 para as adequar à nova tendência da visual radio (em que a emissão é também feita em vídeo) e para potenciar as suas emissões através das plataformas online. Para diversificar públicos e chegar aos mais novos, a RTP quer produzir animação e séries e apostar na área dos jogos, como é o caso recente do RTP Arena (com e-sports).
No documento que a administração intitulou “Com os olhos postos no futuro”, a equipa promete (...)

Correios do Brasil vão ampliar e modernizar canais de atendimento, afirma presidente

2018-06-10
Fonte: Correios do Brasil
Foto por: Correios do Brasil

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, apresentou o projeto do novo modelo de atendimento da empresa durante audiência pública no Senado realizada no passado dia 17 de maio. Segundo o dirigente, o principal objetivo da proposta é ampliar e melhorar a qualidade da rede de atendimento dos Correios, a partir da criação de novos canais físicos e digitais. Preveem-se modelos diferenciados, mais enxutos, eficientes e adequados à demanda de cada mercado, sem descuidar das obrigações constitucionais da presença dos Correios em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

O foco é melhorar o atendimento ao cliente, a partir de canais mais dinâmicos, ágeis, e modernos, inspirados nas melhores práticas de correios do mundo. Além disso, o estudo prevê a ampliação da rede física, de 12,7 mil para cerca de 15 mil pontos de atendimento em todo o país, além de novos serviços de logística customizada, com maior valor agregado”, ressaltou Fortner.
Baseado em exemplos bem-sucedidos mundialmente, o estudo realizado pela consultoria Accenture propõe oito novos formatos de canais físicos de atendimento, (...)

Assembleia-Geral Anual 2018 da AICEP

2018-05-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 23 de abril, no Sheraton Grand Macao Hotel, em Macau (RAEM), a reunião anual da Assembleia-Geral da AICEP, na qual estiveram presentes os representantes dos membros associados dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na referida reunião, para além de se ter aprovado o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao Exercício de 2017, foram também aprovadas: a adesão, como novo membro associado, do operador de conteúdos e de televisão RTC – Radiotelevisão Caboverdiana; o Plano de Atividades e o Orçamento para 2018; os Órgãos Sociais para o triénio 2018-2020 e, ainda, a realização, em Moçambique, em 2019, da próxima reunião da Assembleia-Geral e o XXVII Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.