Conversas AICEP: “Conteúdos e Media: como a Covid-19 alterou os hábitos de consumo”

2020-09-15
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Prosseguindo o ciclo de atividades desta associação internacional, vai realizar-se mais uma conferência internacional, no âmbito das “Conversas AICEP”, desta vez Online e subordinada ao tema “Conteúdos e Media: como a Covid-19 alterou os hábitos de consumo”.

Esta “Conversa AICEP” será realizada online, através da aicep.tv (estreia absoluta!), terá a duração máxima de cerca de 1:30 horas e máxima de cerca de 1:30 horas e realizar-se-á nos seguintes horários de cada País:
Brasil – 10h00
Cabo Verde – 12h00
Guiné-Bissau – 13h00
São Tomé e Príncipe – 13h00
Angola – 14h00
Portugal – 14h00
Moçambique – 15h00
Macau – 21h00
Timor-Leste – 22h00
Esta “Conversa AICEP” terá (...)

“e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19”

2020-09-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um Webinar com a finalidade de debater a “Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema “e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19”.

A terceira conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema “e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19” e realizou-se no passado dia 12 de Agosto, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker Alberto Pimenta (Diretor de e-Commerce dos CTT - Correios de Portugal) – que também moderou a sessão – e como Oradores, Alex do Nascimento (Diretor de Negócios da ECT (...)

Globos ZAP

2020-09-06
Fonte: ZAP
Foto por: ZAP

Pela primeira vez na história da televisão angolana, o público angolano é verdadeiramente soberano”.
Após ter anunciado que em Outubro o ZAP Viva vai realizar uma cerimónia de premiação e reconhecimento do talento angolano, surge agora com novas atualizações: a grande revelação da denominação dos prémios. Globos ZAP é o nome oficial da iniciativa que, nesta primeira edição, focar-se-á nas categorias de Música e Televisão ZAP Viva.

Os Globos ZAP distinguem-se de outros projetos de premiação pelo público angolano ser verdadeiramente soberano, não apenas na escolha dos vencedores como na escolha dos próprios nomeados. “Nos Globos ZAP não existe um painel de ilustres que decide os nomeados para as diferentes categorias. Desde a primeira fase do projeto é o povo angolano que decide os rostos a serem nomeados e, numa segunda fase, os vencedores. Pela primeira vez na história da televisão angolana, o público angolano é verdadeiramente soberano”, refere Jorge Antunes, (...)

Correios do Brasil recebem prémio por excelência na operação internacional

2020-09-06
Fonte: Jornal do Dia
Foto por: Correios do Brasil

Os Correios foram premiados com o selo Bronze pelo EMS Performance Awards, em virtude do seu excelente desempenho operacional no ano de 2019. A premiação internacional é dada pela Cooperativa EMS (Express Mail Service) com o intuito de reconhecer os membros pela qualidade do serviço prestado durante o ano.

Com o prémio, o correio brasileiro faz parte de um grupo exclusivo da rede de serviço expresso internacional, que reúne países com performance operacional de expressiva relevância.
Para receber o selo Bronze, o Brasil alcançou o nível de performance operacional esperado de 90% a 94% dos principais indicadores de performance acordados no Plano de Negócios da Cooperativa EMS, que avalia, dentre outros aspetos, a entrega e a transmissão do evento de rastreamento no prazo e a qualidade do serviço de atenção ao cliente.
O (...)

Correios de Cabo Verde e NOSi estabelecem acordo de parceria estratégica

2020-09-06
Fonte: Correios de Cabo Verde
Foto por: Correios de Cabo Verde

O Núcleo Operacional de Sociedade de Informação (NOSi-EPE) e os Correios de Cabo Verde, S.A., assinaram nesta sexta-feira, 24 de julho, um acordo de parceria estratégica para aceleração da transformação digital e melhoria da prestação de serviços das duas entidades.

O acordo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do NOSi, Eng.º Carlos Tavares Pina, e dos Correios de Cabo Verde (CCV), Eng.º Isidoro Mendes Gomes, na presença do Administrador Executivo e do Diretor de Sistemas e Tecnologias dos CCV, Dr. Osvaldo Pina Monteiro e Eng.º Flávio Semedo, respetivamente.
De acordo com Isidoro Gomes, os Correios de Cabo Verde precisam de parcerias inteligentes e, neste contexto, uma empresa como o NOSi para apoiar no processo de transformação e digitalização da instituição. Entende que este (...)

CTT lançam selos sobre os 150 anos do cabo submarino em Portugal

2020-09-06
Fonte: Postal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT lançaram, no passado dia 27 de agosto, uma emissão filatélica dedicada aos 150 anos do cabo submarino em Portugal, uma inovação na altura considerada a oitava maravilha do Mundo.

Escrevem os Correios de Portugal que "esta emissão homenageia a entrada ao serviço do primeiro cabo telegráfico submarino, como descreve na pagela João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM. Este primeiro cabo submarino ligava Portugal (Carcavelos) ao Reino Unido (Porthcurno) e, na inauguração, foram trocados telegramas entre o Rei D. Luís I e a Rainha Vitória".
A inovação surge numa altura de grande desenvolvimento do comércio internacional, o que levou a que a comunicação por cabo submarino recebesse (...)

Lançamento oficial do projeto da maior Estação Terminal de Cabo Submarinos de Cabo Verde

2020-09-06
Fonte: CVMóvel
Foto por: CVMóvel

Aconteceu, no passado dia 12 de agosto, o lançamento oficial do projeto da maior Estação Terminal de Cabo Submarinos do país, onde estará alojado o ambicioso projeto Ellalink.

Trata-se de um momento histórico para as telecomunicações do país, que marca mais um passo importante no desenvolvimento das comunicações eletrónicas, posicionando Cabo Verde como um dos líderes na transformação digital da região.
O Sistema EllaLink é um cabo submarino de fibra ótica de última geração, projetado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde, um projeto que se reveste de grande importância para o país.

CTM anuncia Centro de Operações de Cibersegurança

2020-09-06
Fonte: Jornal Tribuna de Macau
Foto por: Jornal Tribuna de Macau

A Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) anunciou uma parceria com a “Automated”, uma subsidiária da empresa global de tecnologias da informação “ASL Group”, com vista ao lançamento de um centro de operações para ajudar as empresas locais a cumprir os novos requisitos da Lei de Cibersegurança. O centro estará localizado dentro do edifício da CTM na Taipa e será suportado pelo ‘data center’ da CTM, com uma plataforma de tecnologia dupla que vai apoiar tanto na parte da “informação segura” como na “gestão de eventos”.

O co-lançamento do SOC2 com a ‘Automated’ enriqueceu vários aspectos dos nossos serviços de segurança. Através da solução abrangente de transformação, que inclui infraestrutura, rede e segurança, a CTM ajudará as empresas a desenvolver os seus negócios de uma só vez”, indicou a Vice-Presidente comercial da CTM, Ebel Cham, citada em comunicado. “Macau é um dos principais mercados da ‘Automated’ na região da Ásia-Pacífico […] A cooperação com a CTM, líder no sector de telecomunicações em Macau, atenderá às (...)

Rede Vodacom anuncia 5 grandes objetivos para os próximos cinco anos

2020-09-06
Fonte: Vodacom
Foto por: Vodacom

Para além da expansão da rede, estão em vista outros grandes projetos inovadores e sociais, com o Propósito de manter a sua posição no mercado das comunicações, em resposta à exigência dos moçambicanos.

No quadro dos seus objetivos para os próximos cinco (5) anos, a Vodacom anunciou, no passado dia 31 de Agosto, em Maputo, um projeto de expansão da sua rede, para garantir o acesso dos seus serviços a pelo menos 21 milhões de moçambicanos, até ao ano 2025. A expansão da rede é parte dos cinco grandes objetivos da Vodacom definidos para o próximo quinquénio, contribuindo para o desenvolvimento do País e para a melhoria da vida dos moçambicanos.
Dentro dos objetivos da Vodacom, a responsabilidade social está na linha da frente, daí que a (...)

ARECOM: Um endereço para cada um, uma mensagem para o mundo

2020-09-06
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, lançou no passado dia 22 de julho, na Vila Autárquica da Manhiça, o novo Código de Endereçamento Postal (CEP). O acto segue à conclusão do projeto-piloto que, desde Setembro do ano transato, vinha sendo implementado naquele ponto do país.

Inteirámo-nos, recentemente, aqui na Vila Autárquica da Manhiça, do que foi o decurso de implementação do Projeto-piloto do Código de Endereçamento Postal (CEP). Visitámos as principais vias de acesso e alguns bairros e ficámos vislumbrados pelo que constatámos: o sucesso, sem precedentes, do Projeto-piloto, e proactiva colaboração das autoridades locais com a equipa conjunta do Ministério da Função Pública e Administração Estatal”, disse Abdulai.
Segundo o Ministro, “os resultados encorajadores da colaboração na (...)