Unitel STP, S.A.R.L., adere à AICEP

2020-01-13
Fonte: AICEP
Foto por: Unitel STP, S.A.R.L

No passado dia 2 de janeiro de 2020 aderiu à AICEP, como novo membro associado, a nova operadora de telefonia móvel de São Tomé e Príncipe, Unitel STP, S.A.R.L., aumentando, assim, o número de empresas operadoras de telecomunicações presentes na vida desta associação internacional.

A AICEP saúda a entrada deste seu mais recente membro associado, cuja participação no plano de atividades de formação e de cooperação para o desenvolvimento desta associação internacional muito contribuirá para o enriquecimento das referidas atividades.

Janeiro 2020

 

“2020 vai ser um ano de viragem para os CTT”, revela presidente executivo

2020-01-13
Fonte: CTT – Correios de Portugal
Foto por: CTT – Correios de Portugal

O ano de 2020, ano em que se assinalam cinco séculos de correios em Portugal, será um ano “de viragem”, afirma João Bento.

Desafiado pelo ECO a revelar os seus desejos para o próximo ano, João Bento, presidente executivo dos CTT, disse esperar “que se inicie uma nova fase de crescimento dos proveitos” para a companhia.
Para os CTT, o próximo ano é muito relevante, uma vez que se celebram os 500 anos de correio em Portugal e ainda o ano em que termina o contrato de concessão do serviço público universal. Em 2020, deverão ser negociados e estabelecidos os novos termos do novo contrato, algo que João Bento anseia com alguma expectativa.
É (...)

Banco do Brasil e Correios do Brasil encerram contrato do Banco Postal

2020-01-13
Fonte: Época Negócios
Foto por: Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) e os Correios encerraram, no passado 15 de dezembro, o contrato para os serviços do Banco Postal. Na semana anterior, as duas instituições assinaram um novo acordo, temporário, para atividades de correspondente bancário por três meses, até que se conclua a desmobilização dos atuais serviços.“Os Correios continuarão disponibilizando atendimento básico de saques, depósitos, consultas e recebimento de contas em parceria com o BB pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por igual período”, informou o banco, em comunicado ao mercado.

O BB disse ainda que, durante esse período, buscará alternativas para solucionar eventuais impactos aos usuários dos serviços disponibilizados pela rede do Banco Postal.“O contrato do Banco Postal, firmado entre Correios e Banco do Brasil, foi encerrado no dia 15 de dezembro. Até que se conclua a desmobilização da prestação do serviço, os Correios continuarão disponibilizando atendimento básico”, informou os Correios.
Os serviços do Banco Postal estavam ameaçados desde 2017, em razão de altos custos de manutenção e (...)

Unitel T+ (CV), Unitel STP e IZERTIS de Espanha assinam protocolo

2020-01-13
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Expresso das Ilhas

A Unitel T+ (CV) e a Unitel São Tomé e Príncipe (STP), assinaram no passado mês de dezembro um protocolo com a companhia IZERTIS de Espanha.

Este protocolo visa desenvolver uma proposta conjunta voltada para o sector de turismo de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe e pretende tornar a Unitel T+ e a Unitel STP operadoras globais e a IZERTIS como integradora de referência, no sector hoteleiro desses mercados.
Esta parceria vai abranger o fornecimento, a operação e a manutenção dos sistemas de TIC a serem instalados dentro dos Resorts, bem como implementar soluções tecnológicas e serviços de consultoria no campo da transformação e inovação digital.
A iniciativa pretende, (...)

CTM assina memorando de entendimento com Angola Cables

2020-01-13
Fonte: Macauhub
Foto por: Macauhub

Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) e a Angola Cables assinaram recentemente um memorando de entendimento que visa aumentar as oportunidades de negócios entre Macau, a China continental e os países de língua portuguesa, segundo um comunicado divulgado em Macau.

A operadora informa no comunicado que o memorando de entendimento, assinado em Dezembro de 2019, visa igualmente promover estratégias e oportunidades para estabelecer uma ligação entre o projeto da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau a países de língua portuguesa na África e nas Américas.
O presidente executivo da CTM, Vandy Poon Fuk Hei, é citado na nota divulgada dizendo que a empresa que dirige pretende desempenhar um papel significativo na promoção da cooperação comercial entre empresas da China e países de língua portuguesa, (...)

António José Teixeira é o novo diretor de Informação da RTP

2020-01-13
Fonte: Espalha Factos/ Comunidade de Cultura e Arte
Foto por: RTP

António José Teixeira, já considerado um resistente na direção de Informação da RTP, na qual entrou em 2016, é o escolhido para agora liderar a estrutura. José Fragoso foi a primeira escolha, mas a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recusou a acumulação da programação e informação.

O nome do jornalista, que já passou pela SIC Notícias, DN, JN, TSF e Rádio Comercial, é apontado pelo jornal Público como “o mais consensual” dentro da redação. Antes, quando Paulo Dentinho se demitiu, em 2018, Teixeira foi um dos nomes mais apontados como sucessor, mas acabou por ficar como número 2 de Maria Flor Pedroso.
O novo diretor, que também é professor de jornalismo na Universidade Nova de Lisboa (na NOVA FCSH), rodeia-se de uma equipa que só tem nomes da casa. Carlos Daniel é diretor adjunto com a informação (...)

INACOM adia prazo de candidaturas à quarta licença de telecomunicações

2020-01-13
Fonte: Novo Jornal
Foto por: Inacom

O instituto público apresenta como justificação a necessidade de “proporcionar maior exigibilidade ao nível da apresentação de candidaturas” para que as entidades interessadas possam preparar os processos adequadamente.

O Governo realizou várias apresentações internacionais com o objetivo de captar o interesse da parte de grandes operadores nas telecomunicações, depois de o primeiro concurso, em que foi vencedora a angolana Telstar, ter sido anulado porque a empresa “não apresentou resultados operacionais dos últimos três anos, como impunha o caderno de encargos”, segundo um decreto presidencial publicado no dia 18 de abril.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, justificou a decisão com o incumprimento da concorrente em apresentar (...)

Comunicações: Autoridade Reguladora de Moçambique faz balanço de atividades

2020-01-13
Fonte: ARECOM
Foto por: ARECOM

O nosso Governo, através desta Autoridade, tem avançado com esforços conjugados na inclusão dos cidadãos, quer através da massificação das Tecnologias de Informação e Comunicação, quer através da garantia de acessibilidade aos serviços das telecomunicações pelas comunidades”, afirmou Paulo Auade, Governador da Província de Tete, na abertura oficial, da XIII Reunião Anual de Balanço e de Planificação do INCM, a Autoridade Reguladora das Comunicações.

Para reforçar as suas palavras, o timoneiro da província acrescentou que Tete já tem três praças digitais, nos distritos de Angónia, Moatize e cidade capital.
Sentimo-nos, igualmente, honrados com as efetivas ações de fiscalização realizadas pela Delegação de Tete, que têm contribuído grandemente para o combate ao uso ilegal das telecomunicações, às interferências nas comunicações, aos crimes cometidos através de telemóveis, e a outros males originados pelo incumprimento de regulamentos do sector”.
Participaram, (...)

Líderes das Comunicações Lusófonas debateram em Viseu (Portugal) “O Digital e o Futuro dos Negócios”

2019-12-08
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu (Portugal), o “Encontro de Altos Dirigentes” 2019 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) subordinado ao tema “O Digital e o Futuro dos Negócios”.

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional e potenciou uma vez mais a partilha de conhecimento entre todos os intervenientes, (...)

“Angorascom S.A.” substitui Angola Telecom como a terceira operadora de telefonia móvel

2019-12-08
Fonte: Angola 24h/ LUSA/ODECRETO
Foto por: Angola Telecom

O Governo angolano autorizou a subconcessão dos serviços móveis da Angola Telecom, a terceira operadora do país, à empresa Angorascom Telecomunicações, S.A., segundo um despacho presidencial divulgado no passado dia 08 de novembro.

O despacho, datado de 4 de novembro, não explicita as razões para a autorização “excecional” da subconcessão do serviço móvel da Angola Telecom, referindo-se apenas à necessidade de “garantir a promoção da concorrência na oferta de redes e serviços de comunicações eletrónicas em todo o território nacional”.
A agência Lusa procurou obter dados adicionais sobre a Angorascom e seus acionistas através de uma busca na Internet, mas não encontrou qualquer informação.
Está atualmente a decorrer em Angola um (...)