Operadores de Correios, de Telecomunicações, de Conteúdos e Reguladores, do Mundo Lusófono presentes em São Francisco e Silicon Valley (EUA)

2018-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se nos passados dias 11 a 13 de setembro, em São Francisco e Silicon Valley (EUA), a 6.ª edição do Global Strategic Innovation International Executive Program 2018, organizada pela «Leadership Business Consulting» especificamente para a AICEP e que contou com a presença de Presidentes, CEO’s, Administradores e Diretores de várias das organizações membros da AICEP, tais como, Angola Cables; Unitel de Angola; MSTelcom de Angola; Cabo Verde Telecom; Correios do Brasil; Unitel T+ de Cabo Verde; Correios de Moçambique; Autoridade Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e CTT - Correios de Portugal.

O setor das Comunicações tem estado em grande evolução e convergência, sendo os atuais modelos de negócios desafiados - designadamente, pelo comércio eletrónico, pelo aumento da importância dos conteúdos, pela cada vez maior digitalização da economia e pela constante necessidade de inovação e de novos modelos de negócio - resultado de uma grande e permanente evolução tecnológica.
A substituição do físico pelo eletrónico, as redes de nova geração, o móvel, a cloud, o big data, as redes sociais, os (...)

África sempre

2018-10-11
Fonte: Gonçalo Reis, Observador/ RTP

Este canal é um conceito próprio da RTP, sem paralelo no panorama internacional, oportunamente estabelecido no final dos anos noventa, quando ainda era possível lançar projetos desta envergadura.

Esta semana estivemos em Angola, fomentando o intercâmbio de conteúdos entre a RTP África e a televisão pública angolana e re-equipando a nossa delegação. Há poucos meses estivemos em Cabo Verde, a propósito da cimeira CPLP, realizando ações de formação não só na área da televisão mas também sobre rádio, um meio extraordinariamente popular em África, e ainda iniciando aí a distribuição da RTP3. No início de 2018 reunimos em Lisboa as cinco televisões dos PALOP a propósito dos vinte anos da RTP África, lançando a ambição de bolsas (...)

CTT vão lançar a “Uber das encomendas”. App chega “ainda este ano”

2018-10-11
Fonte: ECO/ CTT – Correios de Portugal

Os CTT querem lançar ainda este ano um serviço de entregas rápido que a empresa considera ser a “Uber das encomendas”. Trata-se de uma aplicação através da qual o utilizador poderá chamar um estafeta, que passa por um local para recolher o objeto e o entrega no destino definido pelo cliente. Dependendo do tipo de serviço escolhido, a entrega pode decorrer em uma ou duas horas, ou no período do decorrer do dia.

Esta informação foi revelada ao ECO por Alberto Pimenta, diretor da área de comércio eletrónico dos CTT. “Vai ser um piloto comercial que vamos lançar ainda este ano, na cidade de Lisboa. É um serviço que vai estar assente em duas apps, para Android e iOS, em que o estafeta também vai ter uma app“, afirmou, em entrevista.
Questionado sobre quem são os concorrentes desta nova aplicação dos CTT, Alberto Pimenta preferiu falar em “fatores diferenciadores”, mas não escondeu as semelhanças do novo conceito desenvolvido (...)

SACS entra em operação: A entrada em funcionamento do primeiro Sistema de Cabos Submarinos do sul do Atlântico vai revolucionar a conectividade global

2018-10-11
Fonte: Angola Cables/ Teletime
Foto por: Angola Cables

O Sistema de Cabos Submarinos do Sul do Atlântico (SACS) está pronto para entrar em funcionamento e aberto ao tráfego. O novo circuito de informação digital é a primeira e mais rápida ligação entre o continente africano e as Américas, com a menor latência e capacidade de fornecer um roteamento mais directo para o tráfego da Internet no Hemisfério Sul.

O SACS, da multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, foi fabricado e instalado pela NEC Corporation, um dos sistemas de cabos submarinos mais avançados a entrar em operação comercial conectando Angola (África) e Brasil (América do Sul).
As velocidades de transferência de dados serão consideravelmente melhoradas (cinco vezes mais rápido do que as rotas de cabos existentes), reduzindo a latência de Fortaleza (Brasil) para Luanda (Angola) de 350 a 63 milésimos de segundo. Luanda, também se conectará a Londres e Miami com (...)

CVMóvel e MCIC renovam parceira

2018-10-11
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: CVMóvel

No âmbito da 2.ª edição da “Morabeza, Festa do Livro”, que este ano acontece na cidade do Mindelo, a CVMóvel, do grupo CVTelecom, e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas renovaram o protocolo de parceria.

A renovação do protocolo com a CVMóvel está enquadrada no programa de promoção nacional do livro, da leitura e da literatura nacional e lusófona. O presente protocolo foi assinado, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, e o PCA da CVTelecom, José Luís Livramento.
Para José Luís Livramento é sempre bom apoiar eventos dessa natureza. “'A Morabeza, Festa do Livro', por aquilo que representou no ano passado enche-nos de orgulho”.
Enche de orgulho o nosso país, pela conjuntura gerada e (...)

Vodacom é a primeira Operadora a lançar tecnologia 4G em Moçambique

2018-10-10
Fonte: Vodacom
Foto por: Vodacom

No mês de julho, a Vodacom renovou o seu compromisso, recebendo uma nova autorização para o seu pleno funcionamento, a Licença Unificada de Telecomunicações. Esta licença permite que, de entre outros vários serviços, se dê inicio ao lançamento da rede 4G (LTE). Foi dentro deste contexto, que no passado dia 27 de setembro, a Vodacom anunciou formalmente, que depois de passar por uma fase de testes, torna-se na primeira Operadora a lançar o serviço 4G em Moçambique.

Esta tecnologia de quarta geração é centrada na rapidez e maior flexibilidade (vídeos, jogos online, chamadas em conferência e outros), sem descartar a importância da voz.
O Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Salimo Abdula, afirmou no seu discurso que “com esta tecnologia, confirmamos o nosso posicionamento como empresa focada na inovação e acima de tudo, em proporcionar uma experiência cada vez melhor para os nossos Clientes. Estamos a dar um importante passo na melhoria dos serviços a todos os níveis, tanto individual (...)

CTM inicia testes para o lançamento da rede 5G em 2020

2018-10-09
Fonte: Hoje Macau/ Macau Business
Foto por: CTM

É na primeira metade de 2020 que a CTM espera colocar a funcionar a quinta geração de internet móvel em Macau. Os testes de rede 5G, que arrancaram em junho, decorrem até ao final do ano.

Foi pelo menos essa a expectativa que o CEO da CTM, Vandy Poon, transmitiu, no passado dia 30 de setembro, durante uma conferência de imprensa, em que deixou claro, porém, que há pressupostos que têm de ser cumpridos, como a atribuição atempada da licença. Segundo o vice-presidente dos serviços de rede da CTM, Declan Leong, a CTM espera obter a licença 5G no próximo ano, dado que estima demorar “pelo menos 13 meses” para instalar a tecnologia essencial para tornar o 5G uma realidade.
Com efeito, há um fator que pode afetar o (...)

Angola desenvolve estudos para implementação do roaming doméstico

2018-10-09
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: INACOM

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) está a desenvolver estudos para implementar o serviço de roaming doméstico no serviço de telefonia móvel, informou, no passado dia 2 de outubro, o órgão regulador do setor, sem, contudo, avançar prazos.

Em declarações aos jornalistas no final de encontro que juntou no INACOM operadores do setor, o Presidente do Conselho de Administração da instituição pública, Leonel Augusto, frisou que a componente técnica está já a ser desenhada.
"Estamos a trabalhar. Vamos agora fazer uma parte dos estudos técnicos com as equipas de engenharia dos vários operadores e, só assim, poderemos determinar, exatamente, de quanto tempo vamos precisar para implementar o roaming doméstico", disse, quando questionado pela agência Lusa.
Segundo o (...)

Correios do Brasil vão lançar o ‘Uber da entrega’

2018-09-07
Fonte: Estadão/ Agência Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Até ao fim deste ano, os Correios do Brasil querem anunciar uma nova empresa de logística para concorrer no mercado de entrega de encomendas. O serviço funcionará praticamente da mesma forma que o Uber. Por meio de uma aplicação no celular, o usuário poderá chamar um prestador de serviço – carro, moto ou até mesmo bicicleta – para que entregue a sua encomenda em determinado endereço.

O Estado apurou que os Correios estão a negociar uma parceria com uma empresa de tecnologia para lançar a aplicação e que a expetativa é bater o martelo nas próximas semanas. O objetivo é oferecer um serviço de “entrega a jato”, em poucas horas.
As informações foram confirmadas pelo presidente dos Correios. “Ainda estamos a fechar os detalhes desse negócio, mas vamos iniciar este serviço ainda neste ano.”
Com esta iniciativa, os Correios querem entrar em um tipo de operação que já virou tendência em outros países. Trata-se (...)

Governo moçambicano quer proposta de fusão de empresas de comunicações até final do ano

2018-09-07
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: TDM/ mCel

 “A proposta está praticamente concluída", disse o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, citado hoje pelo diário "O País".

O Governo tem encontros regulares com o Conselho de Administração das empresas que tem apresentado um nível de desenvolvimento alinhado com as expetativas, referiu.
Por outro lado, "o processo de fusão já está a ocorrer".
"As empresas só têm um único Conselho de Administração", exemplificou, acrescentado que "as próprias lojas já estão preparadas tecnologicamente para atender às atividades das duas empresas".
Mahomed Rafique Jusob foi nomeado há um ano como novo Presidente do Conselho de (...)