«Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia»

2020-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um Webinar com a finalidade de debater a «Mudança e Estratégia para o Futuro» das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema «Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia».

A quarta conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema «Gestão das Organizações em Tempo de Pandemia» e realizou-se no passado dia 16 de setembro, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker, Vasco Jesus (Head of Analytics da Mind Over Data) – que também moderou a sessão – e como Oradore(a)s, Augusto Mota de Carvalho (Presidente do Conselho de (...)

«Conteúdos e Media: como a COVID-19 alterou os hábitos de consumo» na AICEP TV

2020-10-11
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 7 de outubro de 2020, a AICEP realizou mais uma «Conversa AICEP», desta vez subordinada ao tema «Conteúdos e Media: como a COVID-19 alterou os hábitos de consumo».

Esta conferência decorreu através da 1.ª emissão da AICEPTV, o novo canal de media desta associação internacional que, como referiu João Caboz Santana, Presidente da Direção da AICEP, na abertura deste evento, “foi lançado para levar permanentemente a todos os membros, amigos e parceiros da AICEP, e ao mundo em geral, tudo o que de mais relevante esta associação internacional faz com, pelos e para os seus membros, dando notícias e transmitindo os seus eventos”, como foi o caso desta conferência.
A pandemia e o (...)

Correios do Brasil dominam 44% do mercado de encomendas no Brasil

2020-10-11
Fonte: Ecommerce Brasil
Foto por: Correios do Brasil

Uma das empresas em processo de desestatização, os Correios, ainda possui muita força no mercado de encomendas no Brasil. A empresa estatal domina 44% do mercado brasileiro e, até por isso, é alvo de disputa de gigantes de logística. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, empresas como Amazon e Magazine Luiza já demonstraram interesse na compra. Há especulações de que a Fedex e a DHL também devem fazer propostas.

Por mais que o mercado de logística tenha crescido nos últimos com a chegada de multinacionais ao Brasil e a criação de outras inúmeras empresas, os Correios ainda parecem crucial para as entregas no país. Maior operadora logística, a empresa alcança todos os 5.570 municípios brasileiros, enquanto os principais concorrentes, juntos, atuam em pouco mais de 600 cidades.
Os contrários à privatização dos Correios usam esses dados como defesa. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e (...)

Parceria Estratégica entre os Correios de Cabo Verde e a Caixa Económica de Cabo Verde

2020-10-11
Fonte: Correios de Cabo Verde
Foto por: Correios de Cabo Verde

No âmbito da Parceria Estratégica entre os Correios de Cabo Verde e a Caixa Económica de Cabo Verde, os cidadãos de S. Lourenço dos Órgãos, passam a contar com serviços bancários.

O serviço permitirá aos utentes a efetuar abertura de Contas, Levantamento e Depósito de dinheiro.
O início da Operação na Agência dos Correios de Cabo Verde dos Órgãos foi testemunhado pelo Conselho de Administração dos Correios e Sr. Presidente da Comissão Executiva da Caixa Económica.
O horário de funcionamento da agência local é das 08h00 até as 15h00 de segunda-feira a sexta-feira.

Assinatura do Aditamento do Acordo entre CCV e BAI
Realizou-se no dia 28 de setembro, (...)

CTT e ANAFRE reforçam parceria

2020-10-11
Fonte: CTT - Correios de Portugal
Foto por: CTT - Correios de Portugal

Os CTT - Correios de Portugal e a ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias formalizaram, no passado dia 30 de setembro, pelas 11H00, no Palácio da Mitra, em Lisboa, o acordo quanto aos termos de revisão das condições do Protocolo que vigora entre ambas as instituições desde 2003, no âmbito da prestação de serviços postais em Juntas de Freguesia com Postos de Correios.

Este reforço de parceria consolida, assim, uma relação histórica de quase duas décadas que serve os portugueses naquilo que é o serviço público de correios, nas suas mais importantes funções de proximidade e de serviço às populações.
As Juntas de Freguesia são um parceiro preferencial dos CTT na parte em que a cobertura da rede postal no país é feita através de uma rede de agentes. De facto, ao longo destas quase duas décadas de relação protocolar, as Juntas de Freguesia têm sido fundamentais para a concretização do (...)

Para António Nunes, a África será a ponte digital entre o Brasil e a Ásia

2020-10-11
Fonte: Exame
Foto por: Exame

O continente africano – e mais especificamente os países da região sul, como Angola e África do Sul – poderá tornar-se em alguns anos uma espécie de ponte digital para o tráfego da internet entre os países da América do Sul e da Ásia, facilitando a conexão entre a China e o Brasil, por exemplo. Essa é a visão do executivo Antonio Nunes, Presidente da Angola Cables, companhia responsável por instalar o primeiro cabo submarino de fibra ótica entre o Brasil e o continente africano.

Desde que foi inaugurado há dois anos, o Sistema de Cabos do Atlântico Sul (SACS, na sigla em inglês) permitiu um ganho significativo nas conexões entre o continente africano e o Brasil, reduzindo pela metade a latência — o tempo necessário para que um pacote de dados seja transmitido de um ponto a outro. O SACS tem ainda uma capacidade de transmissão de 42 terabits por segundo, permitindo uma conexão mais veloz para a troca de dados entre as duas regiões.
Em entrevista exclusiva à EXAME, Nunes afirmou que, depois de conectar Angola à (...)

ZAP lidera TV na Lusofonia

2020-10-11
Fonte: Ango Notícias
Foto por: ZAP

A ZAP reforçou o seu papel de liderança no serviço de distribuição de televisão nos mercados da Lusofonia, considerados para este ranking os países mais significativos onde o português é língua oficial como Angola, Moçambique e Portugal (excluiu-se para efeitos desta classificação os Operadores do mercado brasileiro, dada a dimensão continental do país).

Este registo decorre da recente divulgação dos dados da Anacom sobre o mercado Português, no qual o distribuidor com maior número de clientes atingiu em Junho de 2020 os 1,65 milhões de clientes. A ZAP, no mesmo período de referência, ultrapassou a fasquia dos 1,82 milhões de clientes. Com esta marca registou assim um avanço na ordem dos 170 mil clientes, alcançando desta forma a liderança destacada do conjunto destes mercados.
A ZAP, que em 2020 celebra o seu 10.º aniversário, opera em Angola e Moçambique, onde lidera a prestação do (...)

RTP junta-se à Editora Levoir em coleção de BD dedicada a Clássicos da Literatura

2020-10-11
Fonte: Meios e Publicidade
Foto por: Meios e Publicidade

De obras da literatura portuguesa como “Os Maias” ou “Amor de Perdição”, a clássicos da literatura mundial, como “Odisseia”, “Dom Quixote” ou “As Aventuras de Tom Sawyer”, são 14 os livros que irão compor a coleção Grandes Clássicos da Literatura em Banda Desenhada.

A iniciativa, promovida pela RTP e pela editora Levoir, arranca este mês com a publicação dos três primeiros volumes: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne; “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll” e “Odisseia”, de Homero. Seguir-se-ão os restantes 11 volumes com uma periodicidade mensal e um custo de 10,90 euros.
A intenção desta colecção passa por “desafiar as novas gerações a conhecer as obras mais célebres da literatura mundial através de uma linguagem visual e inédita em Portugal”, (...)

INCM celebra 28 anos da sua criação

2020-10-11
Fonte: INCM
Foto por: INCM

O Instituto Nacional das Comunicações (INCM) celebrou no passado dia 10 de setembro, mais um aniversário da sua criação.

Criado através do Decreto n.º 22/92, de 10 de setembro, completa, nesta data, 28 anos, focado na regulação e fiscalização do sector das comunicações, bem como na gestão do espectro das frequências radioelétricas, entre outras competências.
Os 28 anos do INCM acontecem num momento difícil em que o mundo em geral e o país, em particular, é assolado pela pandemia da Covid-19, que até esta data já infectou mais de 4.600 pessoas no país e gerando 28 óbitos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).
Nesta (...)

“e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19”

2020-09-06
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um Webinar com a finalidade de debater a “Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema “e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19”.

A terceira conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema “e-Commerce: e-Respostas à Crise Pandémica do COVID-19” e realizou-se no passado dia 12 de Agosto, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker Alberto Pimenta (Diretor de e-Commerce dos CTT - Correios de Portugal) – que também moderou a sessão – e como Oradores, Alex do Nascimento (Diretor de Negócios da ECT (...)