Ministro da Justiça da República Democrática de Timor-Leste visita a Sede da AICEP

2018-12-08
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

No passado dia 30 de novembro de 2018, a sede da AICEP, em Lisboa (Portugal), recebeu a ilustre visita de S. Exa. o Ministro da Justiça da República Democrática de Timor-Leste, Dr. Manuel Cárceres da Costa.

Em visita oficial a Lisboa, onde realizou um conjunto de encontros de trabalho, entre os quais com a sua homóloga portuguesa, o Dr. Manuel Cárceres da Costa não quis deixar de visitar as novas instalações da Sede da AICEP, de cumprimentar a Equipa e o Secretariado e de se reunir com o Presidente da Direção desta Associação Internacional, encontro este no qual ambos tiveram a oportunidade de trocar impressões sobre várias matérias e, em particular, sobre o relevante contributo dos atuais membros timorenses para o crescimento da AICEP e sobre como (...)

Líderes das Comunicações Lusófonas debateram em Penalva do Castelo (Portugal), a “Inovação na Era da Transforação Digital”

2018-12-08
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo (Portugal), nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, o Encontro de Altos Dirigentes 2018 da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP).

Este Encontro reuniu Presidentes, CEO’s, Administradores, Diretores e outros Altos Dirigentes das empresas operadoras de comunicações (correios, telecomunicações e conteúdos de televisão) e dos órgãos reguladores do setor, membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o Universo desta Associação Internacional e potenciou uma vez mais a partilha de conhecimento entre todos os intervenientes, (...)

Correios de Cabo Verde criam centro interpretativo de filatelia

2018-12-08
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Correios de Cabo Verde

Os Correios de Cabo Verde (CCV) vão criar um centro interpretativo dedicado à filatelia que servirá também como museu para expor peças ligadas à área dos correios e telecomunicações no país.

O administrador executivo dos CCV, Cipriano Carvalho, afirmou, em entrevista à Inforpress, que o centro será erguido atrás dos Correios no Plateau, no espaço conhecido por “Cruzeiro”, nas proximidades do local onde a câmara pretende construir um miradouro.
A mesma fonte avançou ainda que o projeto já foi elaborado e uma empresa especializada já fez as medições para trabalhar o ‘layout’, faltando agora receber a proposta técnica e financeira.
O que estamos a pretender é criar um centro interpretativo, dentro em (...)

Parceria CTT e AliExpress resulta em 300 mil encomendas

2018-12-08
Fonte: CTT – Correios de Portugal/ Dinheiro Vivo
Foto por: CTT – Correios de Portugal/ Dinheiro Vivo

A parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo Alibaba, para o Festival de Compras do AliExpress ajudou a quase duplicar o número de encomendas a partir de Portugal. Durante o período de promoções do Single’s Day (11 e 12 de novembro), um evento muito semelhante ao “Black Friday”, foram expedidas cerca de 300 mil encomendas e/ou pacotes postais para Portugal, para as quais a parceria entre os CTT e o AliExpress, do Grupo Alibaba, contribuíram de forma decisiva.

Segundo Alberto Pimenta, Diretor de E-Commerce dos CTT, “O volume de encomendas obtidas através desta parceria entre os CTT – Correios de Portugal e o AliExpress, do Grupo AliBaba, confirma que os portugueses estão cada vez mais predispostos a comprar online e que têm confiança no e-commerce, ainda mais se estiverem envolvidas marcas que lhes inspirem confiança. Os CTT têm apostado no comércio eletrónico com um dos eixos estratégicos de desenvolvimento e os resultados desta parceria vieram mostrar que estamos no caminho certo. Apesar de o (...)

Angola Telecom é a primeira a privatizar em plano aprovado pelo PR angolano

2018-12-08
Fonte: Diário de Notícias
Foto por: Angola Telecom

O Governo angolano oficializou, no passado dia 28 de novembro, que está em curso o processo de privatização de 45% do capital social da Angola Telecom que, entretanto, já recebeu do Estado o título que a habilita como terceiro operador nacional da rede móvel.

A informação consta de um edital publicado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que acrescenta que esta alienação se insere já no recente plano intercalar aprovado pelo novo Presidente angolano, João Lourenço, para melhorar a situação económica e social do país.
Nomeadamente, através da exploração de "parcerias público-privadas nos investimentos em infraestruturas e na oferta de bens e serviços púbicos e semipúblicos essenciais", mas também na promoção do "mercado de ações por via da (...)

MSTelcom tem nova Comissão Executiva

2018-12-08
Fonte: MSTelcom
Foto por: MSTelcom

No passado dia 23 de novembro foi nomeada a nova Comissão Executiva da MSTelcom, presidida por Adalberto Nhinguica, anterior Diretor de Finanças, e tendo como vogais Felisberta de Jesus, antiga Diretora de Operações, e Januário Chivangulula.

 

Vodacom: 15 anos cada vez mais ligados

2018-12-08
Fonte: Vodacom
Foto por: Vodacom

A Vodacom Moçambique comemora, dia 15 de Dezembro, o seu décimo quinto aniversário.

Ao longo destes anos ao serviço da causa do desenvolvimento de Moçambique, muitos foram os desafios enfrentados, tendo como pressuposto básico a melhoria das condições de vida de cada moçambicano através dos seus serviços, contribuindo para a erradicação da pobreza.
Lançaram oficialmente a campanha de celebração destes 15 anos da sua presença neste país.
Assista à campanha de 15 anos clicando aqui.

Novembro 2018

Participação dos CTT de Macau na Conferência de Plenipotenciários 2018 da União Internacional das Telecomunicações

2018-12-08
Fonte: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau
Foto por: Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau

A Conferência de Plenipotenciários 2018 (2018 Plenipotentiary Conference, PP-18) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) teve lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos, a 29 de outubro. A Direção dos Serviços de Correios e Telecomunicações (CTT) assistiu à PP-18 na qualidade de membro da delegação da China, chefiada pelo Vice-Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Chen Zhaoxiong.

A Conferência de Plenipotenciários, realizada a cada quatro anos, desempenha o papel de órgão máximo de elaboração de políticas da UIT. Na conferência deste ano foram estabelecidas as políticas gerais da UIT para os próximos quatro anos e foram eleitos novos membros da direção. Quanto à eleição de secretário-geral, o atual Secretário-Geral chinês da UIT, Zhao Houlin, obteve a maior parte dos votos e ganhou mais um mandato.
A participação nesta conferência contribuiu para fortalecer os conhecimentos dos CTT no âmbito das futuras (...)

INACOM premiado na Expo-MOXICO

2018-12-08
Fonte: INACOM
Foto por: INACOM

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) foi premiado como o melhor expositor do Sector das Comunicações Eletrónicas e Serviços Postais, na primeira edição Multissectorial da Feira de Potencialidades e Oportunidades (Expo-MOXICO 2018), que decorreu na cidade do Luena, capital da província do Moxico, de 10 a 13 de outubro passado.

O evento que decorreu na Praça 1.º de Maio, na cidade do Luena, contou com a participação de agentes comerciais, cooperativas agropecuárias, empresas e organismos nacionais das províncias de Benguela, Bié, Huambo, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, em Angola e de empresários das Repúblicas do Congo Democrático e da Zâmbia.
Na abertura aconteceu o corte da fita pelo Ministro do Comércio, Dr. Jofre Van-Dúnem Júnior, ladeado pelo Governador da província, Dr. Gonçalves Muandumba, que enalteceram as potencialidades daquela região de Angola, (...)

Regulador de Moçambique lança leilão do espectro

2018-12-08
Fonte: INCM
Foto por: INCM

As empresas de telefonia móvel celular, designadamente, Vodacom Moçambique (VM), Movitel e Mcel (Moçambique Celular) foram as operadoras de telefonia móvel celular que participaram no leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências, nas faixas de 800MHz, 1800MHz e 2.6GHz, realizado no dia 8 de novembro, em Maputo.

De acordo com o Resolução n.º 4/CA/INCM/2018, aprovada pelo Conselho de Administração (CA) da Autoridade Reguladora das Comunicações (INCM), de 24 de Julho, só poderiam concorrer ao referido leilão os operadores do serviço de telefonia constituídos e a operar no mercado nacional de telecomunicações. O leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências decorreu em três rondas de quarenta e cinco minutos cada, com intervalo de trinta minutos entre elas. Tratou-se de um leilão simultâneo, ascendente e aberto, na medida em que (...)