Assembleia-Geral Anual 2020 da AICEP

2020-07-17
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

Realizou-se no passado dia 9 de julho, por meios exclusivamente telemáticos - face ao atual contexto pandémico do COVID-19 (Coronavírus), às perspetivas da sua evolução e à necessidade de continuação da implementação coletiva de medidas de prevenção (designadamente, restritivas à circulação das pessoas) contra a propagação do referido vírus em todo o mundo e, em particular, nos vários países e território de expressão portuguesa - a reunião anual da Assembleia-Geral da AICEP, na qual estiveram presentes e participaram os representantes dos membros associados dos 9 países e território de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Na referida reunião, entre outros assuntos e para além de se ter aprovado o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao Exercício de 2019, foram também aprovados o Plano de Atividades e o Orçamento para 2020, bem como a realização, em São Tomé e Príncipe, em 2021, da próxima reunião da Assembleia-Geral e o XXIX Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas.

“Cibersegurança Após o COVID-19”

2020-07-16
Fonte: AICEP
Foto por: AICEP

A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e a multinacional de telecomunicações angolana, Angola Cables, realizaram mais um webinar com a finalidade de debater a “Mudança e Estratégia para o Futuro” das Comunicações no Pós-COVID-19, desta vez especificamente subordinado ao tema “Cibersegurança Após o COVID-19”.

A segunda conferência deste Ciclo de Conferências foi subordinada ao tema “Cibersegurança Após o Covid-19” e realizou-se no passado dia 15 de julho, pelas 10H00 do Brasil; 14H00 de Angola e Portugal; 12H00 de Cabo Verde; 13H00 de São Tomé e Príncipe; 15H00 de Moçambique; 21H00 de Macau e 22H00 de Timor-Leste e teve como Keynote Speaker Nádia Ribeiro (Líder do Gabinete Jurídico da Angola Cables) – que também moderou a sessão – e como Oradore(a)s Magda Cocco (Partner na Vieira de Almeida & Associados, Portugal); Michel Grispos (...)

Novo Presidente do Conselho de Administração da RTC garante “isenção e imparcialidade” no exercício das suas funções

2020-07-15
Fonte: Inforpress
Foto por: Inforpress

O Presidente do Conselho de Administração da RTC – Radiotelevisão Caboverdiana indigitado pelo Conselho Independente (CI) disse, no passado dia 29 de junho, que está fora dos seus planos um eventual despedimento dos trabalhadores e garante “isenção e imparcialidade” no exercício das suas funções.

Queremos estimular todos os trabalhadores e a questão do despedimento está fora de questão”, assegurou Policarpo de Carvalho, que foi indicado, por unanimidade, para exercer as funções de PCA da Radiotelevisão Caboverdiana.
Policarpo de Carvalho fez essas considerações à Inforpress à margem da audição na Primeira Comissão Especializada dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma da Estado (CEACDHSRE), presidida pelo Deputado do Movimento para a Democracia (MpD-poder), João Gomes.
Durante a (...)

Correios de Angola tem novo Conselho de Administração

2020-07-14
Fonte: Governo de Angola
Foto por: Correios de Angola

No passado dia 22 de junho foram nomeados e empossados para o Conselho de Administração da Empresa Nacional dos Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA) Walter Alexandre Pereira Teixeira, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração; Denilson da Fonseca Costa, Administrador Executivo para a Área das Tecnologias de Informação e Comunicação; Manuel Pedro Quizembo, Administrador Executivo para a Área de Marketing e Operações; Verónica Evelise de Carvalho Neto da Costa, Administradora Executiva para a Área de Finanças e Águeda Maria António Francisco Alexandre, para o cargo de Administradora Executiva para a Área Administrativa e Serviços Gerais.

Junho 2020

CVTelecom tem novo Presidente do Conselho de Administração

2020-07-14
Fonte: Rádio de Cabo Verde
Foto por: Rádio de Cabo Verde

João Domingos, antigo presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, já integrava a estrutura diretiva da empresa, como Administrador com o pelouro das Finanças e Logística.

José Luís Livramento sai para ocupar novas funções, a convite do Governo. Fontes da RCV avançam que o antigo Deputado Nacional e Ministro da Educação nos anos 90, deverá assumir funções de Embaixador.
No entanto, confrontado, Livramento não quis especificar que cargo vai assumir, dizendo que está de férias e que na devida altura se saberá.
José Luís Livramento esteve, no passado dia 02 de julho, em direto no Primeiro Jornal da Rádio de Cabo Verde para dar conta das principais decisões saídas da Assembleia-Geral realizada na (...)

Banco CTT eleito o melhor na satisfação de clientes

2020-07-14
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto por: ECSI

O Banco CTT ganhou o prémio ECSI 2020, que avalia o grau de satisfação dos clientes, de acordo com um comunicado divulgado, no passado dia 29 de junho, pela instituição bancária.

Este galardão resulta "de um estudo reconhecido internacionalmente, e avalia o grau de satisfação dos clientes relativamente a bens e serviços disponibilizados em diferentes setores", sublinha o banco.
"O Banco CTT foi assim considerado o banco n.º 1 na satisfação do cliente, com uma pontuação de 8,01 (numa escala de 1 a 10), e das nove dimensões avaliadas pelo ECSI: imagem, expectativa dos clientes, qualidade apercebida, valor apercebido, satisfação, reclamações, confiança, lealdade e presença digital", atingindo nos (...)

António Nunes: “Digitalização trará benefícios à operacionalização da máquina do Estado”

2020-07-14
Fonte: Mercado
Foto por: Angola Cables

O CEO da Angola Cables, António Nunes, sugeriu, durante o Webinar sobre Economia Digital Pós Covid-19, a criação de um plano para os próximos 10 anos de digitalização do País como modelo económico de alternativa ao petróleo, que irá potenciar a evolução tecnológica e será um grande pulo para a evolução de Angola.

Estamos a atravessar um momento histórico importante para a digitalização do País. Há uma crise no sector petrolífero, o nosso principal sector económico está a morrer, sendo esta, uma grande oportunidade para repensarmos no modelo económico nacional olhando para a digitalização como uma nova onda de evolução tecnológica e base para o desenvolvimento, no prazo de 10 anos para darmos um grande pulo na evolução do País”, sustenta António Nunes.
De acordo com o CEO da Angola Cables, o Estado deve criar um ambiente saudável (...)

Unitel celebra o Dia Mundial das Redes Sociais

2020-07-14
Fonte: Unitel
Foto por: Unitel

Com o surgimento da internet, a conexão entre as pessoas tornou-se mais fácil e com o desenvolvimento desta tecnologia de informação, surgiram as Redes Sociais.

Em 2010, numa iniciativa do site norte-americano Mashable, foi celebrado pela primeira vez o Dia Mundial das Redes Sociais, com o objetivo de evidenciar a revolução digital que transformou os media num ambiente social.
Estas plataformas que permitem a conexão entre pessoas, empresas, organizações sociais e afins, têm como base a partilha de informação, criação e divulgação de conteúdos e o fortalecimento de relações.
Como operadora de telecomunicações e provedora de serviços de internet, a UNITEL está presente nas redes (...)

CVTelecom e Unitel T+ aderiram ao Aplicativo móvel “NaNosMon” que irá preservar a liberdade individual

2020-07-14
Fonte: Expresso das Ilhas
Foto por: Expresso das Ilhas

O Aplicativo móvel “NaNosMon” vai rastrear casos infetados da COVID-19, garantindo e preservando a liberdade individual e evitar o colapso do sistema de saúde nacional, revelou hoje um dos mentores do projeto, Hélio Africano Querido Varela.

Em declarações à Inforpress, Hélio Varela explicou que se trata de um projeto de um grupo da sociedade civil que pretende dar o seu contributo no combate à pandemia da COVID-19, sobretudo salvar vidas.
Adiantou que constataram que existe uma fragilidade no processo de rasteiro que é feito manualmente, processo esse que poderá causar colapso no sistema de saúde, razão que está por trás da decisão de avançarem com um aplicativo Open Source, que segue o protocolo internacional DP-3T (Decentralized Privacy-Preserving Tracing) e garante (...)

CTM prevê concluir instalação da cobertura externa da rede 5G até ao final deste mês

2020-07-14
Fonte: Ponto Final/ Miguel Fan
Foto por: CTM

A primeira fase da instalação da rede da tecnologia 5G deverá estar terminada no final de Junho. Num encontro com a imprensa, que decorreu na zona das Ruínas de São Paulo, a CTM realizou uma série de testes para comprovar o funcionamento da rede.

Partiu de Declan Leong, VIce-Presidente para os Serviços da Rede da Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), a informação de que a primeira fase da construção da rede da tecnologia 5G será concluída até ao final de Junho. Ontem, este e outros responsáveis da empresa, acompanharam os jornalistas num passeio que percorreu as ruas entre as Ruínas de São Paulo e a Praça de São Domingos, para que fosse testada a cobertura da rede nessa zona de cidade.
A CTM levou a cabo, desde Março, a primeira fase da instalação da rede 5G, (...)