Operadores e Reguladores das Comunicações Lusófonas vão debater em Lisboa (Portugal) Marketing na Sociedade 4.0

De 2017-10-16 a 2017-10-18
Localização: Lisboa, Portugal

Vai realizar-se nos próximos dias 16 a 18 de outubro de 2017, em Lisboa (Portugal), no Auditório dos CTT – Correios de Portugal, mais um Programa para Jovens de Elevado Potencial (PROJEP) organizado pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (“AICEP”), desta feita com o tema “Marketing na Sociedade 4.0”.

Este programa (maior detalhe a divulgar oportunamente) vai reunir Dirigentes, Quadros e Técnicos de Elevado Potencial das empresas operadoras de Comunicações (Correios e Encomendas, Telecomunicações e Conteúdos de Televisão) e dos Órgãos Reguladores do Sector, Membros da AICEP, dos 9 Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) que constituem o universo desta Associação Internacional.
A inovação tecnológica está a transformar de forma alucinante a forma como se comunica e como se fazem os negócios e todos os dias surgem novas ferramentas que induzem comportamentos diferentes e condicionam uma mudança de paradigma do marketing.
O poder dos consumidores alterou-se radicalmente, sendo mais exigentes, estando mais informados e dispondo de acesso fácil, em qualquer lugar e a qualquer hora, a uma extraordinária riqueza de conteúdos, quer por via de canais média, quer através de redes sociais.
Neste contexto, a competitividade das organizações exige que se reavaliem os modelos de negócio de modo a que consigam dar resposta rápida às necessidades dos clientes e dos restantes stakeholders.
Com este programa pretende-se focar a transformação do marketing numa sociedade digital e a sua integração com os modelos de comunicação tradicionais, fazendo a ponte entre o conhecimento e as melhores práticas.
Social media marketing; search engine optimization, design thinking, medição e monitorização do retorno das iniciativas e soluções integradas multicanal serão, entre outros, os temas que irão ser abordados e trabalhados no âmbito deste programa inovador, durante os 3 dias em que o mesmo se realiza, permitindo aos seus participantes e, assim, às suas respetivas organizações, designadamente:
• Compreender a mudança de paradigma da sociedade e do consumidor;
• Conhecer as oportunidades do mercado e os riscos/potenciais digitais;
• Avaliar o poder das redes sociais e dos seus diversos impulsionadores;
• Projetar e medir as campanhas de marketing social e viral;
• Integrar estratégias de marketing online e offline;
• Maximizar a rentabilidade através de ferramentas digitais de preços e estratégias;
• Desenvolver meios para alavancar tecnologias para criar soluções de realidade aumentada; e
• Explorar novas tecnologias para criar novos mercados.
Este programa vai incidir, por isso, sobre um tema central da Sociedade 4.0, contribuindo o trabalho e debate que se irá fazer para analisar o rumo do marketing que deve ser seguido para acompanhar esta revolução digital. Este contributo para a Sociedade das Comunicações é uma missão em que a Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa se revê e em que se empenha permanentemente, fazendo da mesma, cada vez mais, agora e no futuro, a parceira natural das Comunicações do Mundo da Lusofonia.